Como cortar a barba sem sofrimento

View attachment 152154
152154d1602462446-como-cortar-barba-sem-sofrimento-img_20201009_190705.jpg

Esta combinação tem resultado bem comigo
Obrigado pela partilha. apr:) Já alguma vez experimentas-te o stick La Toja? Se sim, que tal a diferença para esse?

Entretanto encontrei umas imagens do After Shave Balsamo sensitive Deliplus 0% de álcool que se vende no Mercadona (gostei do doseador).

d42b5d441014079ec680024f6d2bbe9c.jpg

Aqui os ingredientes do Deliplus After Shave Balsamo 0% de álcool.
5d54a45f61894d8615b0acf846c1891b.jpg

Last edited:
Comprei uma Wilkinson DE Classic (4,50€ numa Beauty Store) e as lâminas King C. Gillette (aproveitei a promoção dos 25% no Continente e ficaram por 3,74€). Vamos lá ver se me adapto.

https://www.continente.pt/stores/co...Catalog_MegastoreContinenteOnline_Continente)

Aproveito e agradeço ao @Jogador pela ajuda por pm.

Nada a agradecer
Fazer o pré com água e sabonete de glicerina
Espuma na taça ou diretamente no pincel cuidado com a quantidade de água, muita e não tens proteção, pouca e não tens deslize, deve parecer claras em castelo.
Pouca pressão na safety razor e vai correr bem
Que creme ou sabão tens?

Stick La Toja.

Boa vai correr bem depois conta
Edit: não conheço as lâminas ainda não experimentei
Experimentei ontem e posso dizer que gostei, mas notei que tenho de praticar mais para aquilo ficar perfeito.
Não me cortei apr:), mas demorei imenso tempo para desfazer a barba (acho que nunca demorei tanto tempo como ontem), porque estava cheio de cuidado com os "ângulos de ataque" da lâmina, mas no geral acho que correu bem (não fiquei com marcas na cara [:D]).
A parte da cara até foi relativamente fácil, mas o pescoço...[8b] notei algumas vezes que parecia que estava a espetar o canto da lâmina na pele. Ainda olhei umas poucas de vezes para a lâmina para tentar perceber se estava bem alinhada, ou se já estava danificada... Tenho mesmo de praticar. Desta vez utilizei as lâminas Gillette King C Gillette, mas para a próxima vez vou utilizar as lâminas Wilkinson para experimentar.

Quantas barbas (+- é apenas para ter uma noção do normal) vocês conseguem desfazer com uma lâmina destas.

Last edited:
Há muito que ando curioso para experimentar essas lâminas "old school". Ainda não me convenci a comprar, com medo de não me adaptar. Uso barba, relativamente curta, contorno do pescoço e linha de barba aparada. Não costumo cortar a barba toda. Tenho usado, regularmente a máquina para aparar e Mach3 desde há muitos anos. Mas confesso que gostava de ter um kit desses. Andava a ver as Wilkinson, mas esta nova entrada no mercado da Gilette chamou-me a atenção.

Experimentei ontem e posso dizer que gostei, mas notei que tenho de praticar mais para aquilo ficar perfeito.
Não me cortei apr:), mas demorei imenso tempo para desfazer a barba (acho que nunca demorei tanto tempo como ontem), porque estava cheio de cuidado com os "ângulos de ataque" da lâmina, mas no geral acho que correu bem (não fiquei com marcas na cara [:D]).
A parte da cara até foi relativamente fácil, mas o pescoço...[8b] notei algumas vezes que parecia que estava a espetar o canto da lâmina na pele. Ainda olhei umas poucas de vezes para a lâmina para tentar perceber se estava bem alinhada, ou se já estava danificada... Tenho mesmo de praticar. Desta vez utilizei as lâminas Gillette King C Gillette, mas para a próxima vez vou utilizar as lâminas Wilkinson para experimentar.

Quantas barbas (+- é apenas para ter uma noção do normal) vocês conseguem desfazer com uma lâmina destas.

Ainda bem que correu bem
Em relação a demorar é normal as primeiras vezes depois é sempre a andar, também penso que não me cortei nas 1as vezes mas depois de algum tempo perdi o respeito a máquina e pumba que é para ver se estás vivo
Em relação ao número de vezes, isso é muito relativo tem muito a ver com a tua barba e com o facto de te sentires ainda confortável com o corte.
Há lâminas que só uso 2 vezes e outras que uso 4, já cheguei a fazer 6 mas pelo custo das lâminas não vale o risco, no entanto há quem faça mais vezes e sem problema

Nada a agradecer
Fazer o pré com água e sabonete de glicerina
Espuma na taça ou diretamente no pincel cuidado com a quantidade de água, muita e não tens proteção, pouca e não tens deslize, deve parecer claras em castelo.
Pouca pressão na safety razor e vai correr bem
Que creme ou sabão tens?
Já agora, o sabonete de glicerina da Cien (eu tenho o sabonete da Cien com 1/4 de creme hidratante e na composição diz que tem glicerina, será que também dá?) serve bem, ou é necessário algum sabonete especial?

2019novkw44_004.jpg

s-l1600.jpg

Para fazer o pré barba, é lavar a cara normalmente com o sabonete, ou existe algum procedimento mais especial?

Last edited:
Já agora, o sabonete de glicerina da Cien (eu tenho o sabonete da Cien com 1/4 de creme hidratante e na composição diz que tem glicerina, será que também dá?) serve bem, ou é necessário algum sabonete especial?

Para fazer o pré barba, é lavar a cara normalmente com o sabonete, ou existe algum procedimento mais especial?
Esse não é adequado parece-me
Compra 1 simples sabonete de glicerina, há com cheiro a mel morango etc mas o cheiro não interessa, nem 50centimos custa se não estou em erro penso que até vêm embalados em plástico transparente.
Em qualquer hiper encontras, e sim é só lavar a cara(barba) com o sabonete e passar por água no final e seguir com o creme para barbear e lâmina em cima

Não funciona assim, para usar o sabonete de glicerina como pré shave não é lavar a cara com o sabão de glicerina e tirar depois, tens de o deixar ficar na cara e depois aplicares a espuma com o pincel por cima do sabonete de glicerina.
Eu nunca notei nem muita nem pouca diferença ou seja para mim com sabão ou sem sabão de glicerina é igual mas cada caso é um caso e a tua experiência pode ter um resultado diferente da minha, por isso nada melhor do que experimentares e depois escreve aqui o resultado [;)]

Last edited:
Pensei que fosse assim, foi como me recomendaram e não me tenho dado nada mal aliás uma altura não o fiz e estranhei imenso
Mas não sou de todo profissional e posso ter induzido em erro

2019novkw44_004.jpg

s-l1600.jpg

Esse não é adequado parece-me
Compra 1 simples sabonete de glicerina, há com cheiro a mel morango etc mas o cheiro não interessa, nem 50centimos custa se não estou em erro penso que até vêm embalados em plástico transparente.
Em qualquer hiper encontras, e sim é só lavar a cara(barba) com o sabonete e passar por água no final e seguir com o creme para barbear e lâmina em cima

A Glicerina convém ser de qualidade, um bom e tradicional sabão de Glicerina português. Os indicados são lixo, para a barba.

Vê numa qualquer GS, por exemplo, Confiança, [;)]

A Glicerina convém ser de qualidade, um bom e tradicional sabão de Glicerina português. Os indicados são lixo, para a barba.

Sigo um fórum dedicado ao barbear clássico e as informações que vou passando são as informações que leio por lá na maior parte das vezes.
A de lavar a cara com o sabonete foi o meu barbeiro que recomendou mas esta do sabonete de glicerina li por lá

Não compliquem o que é fácil, esqueçam os sabões de glicerina. Um bom sabão/creme de barbear e um pincel é quanto basta.

Last edited:

Lá estive a ver os sabonetes confiança... aquilo é um mundo. Entretanto estive a estudar mais um pouco e como eu tenho pele com tendência a oleosa, acho que o melhor mesmo para mim é o sabonete de enxofre. Um dos sabonetes técnicos da confiança. Pelos vistos tem propriedades emulientes. apr:)

Para quem não tem pele com tendência a oleosa, se calhar é melhor darem uma vista de olhos noutro sabonete técnica da Confiança, o sabonete de leite de burra.

"O sabonete de enxofre da Confiança surgiu para responder às necessidades das peles hiper seborreicas, uma vez que contribui para reduzir a produção de oleosidade excessiva.A sua fórmula é 100% vegetal, contendo o óleo de amêndoas doces que amacia a pele após o enxaguamento.
O enxofre é um ingrediente reconhecido pela sua ação anti-microbiana e seborreguladora, utilizado para o tratamento de diversas patologias provocadas pelo excesso de oleosidade da pele e proliferação de bactérias ou fungos."

688172220160525130426_13.PNG

Sigo um fórum dedicado ao barbear clássico e as informações que vou passando são as informações que leio por lá na maior parte das vezes.
A de lavar a cara com o sabonete foi o meu barbeiro que recomendou mas esta do sabonete de glicerina li por lá
Obrigado por isso.
Não compliquem o que é fácil, esqueçam os sabões de glicerina. Um bom sabão/creme de barbear e um pincel é quanto basta.
Não se trata de complicar, é apenas recolher informação para tentar perceber um pouco mais do assunto.

Last edited:
Não se trata de complicar, é apenas recolher informação para tentar perceber um pouco mais do assunto.

A única maneira de começares a perceber do assunto é ignorares a net e iniciares de vez a nobre arte do barbear clássico, o que é bom para os outros pode não ser para ti. experimenta, experimenta e experimenta. Tens bons cremes aqui pelo burgo i.e: veleiro, musgo real, lavanda, gibbs etc.etc. Para teres uma ideia, comprei dezenas de safety razors, algumas bem caras, baseado em opiniões da net, de há cinco anos para cá estou a usar uma maquineta slant de plástico alemã que me custou 3 €, é a que melhor se adaptou à minha pele e ao meu tipo de barba.[;)]

Como já foi dito anteriormente esse sabonete da fotografia não serve e para mim em vez do de glicerina mais vale usar azeite como pré shave, sim também existe óleo para fazer a barba ou para se usar como pré shave mas se for Diy é muito fácil de fazer como por exemplo: azeite com óleo de castor(e podes também acrescentar óleo de jojoba/óleo de semente de uva/etc) se não gostares do cheiro podes acrescentar um pouco de óleo essencial ao teu gosto, ou então comprar um Nuagé que é barato e para ver se resulta seja Diy ou este da Nuagé fica barato.
Também existe pré shaves em creme e baratos como por exemplo os Proraso.
Também não sou profissional na área mas tenho é muitos anos de uso e experiência com muito destes materiais [;)]
A "maquineta" que tenho usado mais é um mix de 3, uma mistura de 3 partes (top cap de uma, baseplate de outra e cabo de outra) e cada uma de sua nação e marca mas que resulta bem com o meu tipo de barba e pele.

Last edited:
Se calhar já falaram por aqui, mas um colega disse-me que o bálsamo 444 é excelente após barbear.
Ainda por cima é português.
dca0504cc21a1509978e54629b0969e3.jpg

Onde posso comprar disto?

Eu comprei o 444 numa drogaria de rua e tenho ideia de já ter visto no Intermarché mas não tenho a certeza

Back