Como cortar a barba sem sofrimento

Safety_Razor_96cf793e-b931-48bc-bc08-103844073eb6.jpg

E há um pormenor que por vezes fica esquecido de ser mencionado e que também influencia bastante a qualidade do resultado final

Nunca se deve passar a Safety Razor pelo rosto sem o mesmo ter água e isto por muito bom que o sabão/creme ou SR seja nunca compensará a falta da água no cabeçal da SR

Chegaram hoje estas lâminas Wilkinson Sword Gillette.[;)]

152982d1611931337-como-cortar-barba-sem-sofrimento-img_20210129_143600.jpg

View attachment 152982

152983d1611931380-como-cortar-barba-sem-sofrimento-img_20210129_143623.jpg

View attachment 152983

152984d1611931398-como-cortar-barba-sem-sofrimento-img_20210129_143649.jpg

View attachment 152984

Compradas no OLX (excelente vendedor apr:)).

Até gosto da safety razor da Wilkinson, não sou é muito fã das lâminas Wilkinson, ainda assim na minha opinião são melhores que as bic
A razor da Wilkinson é mais agressiva que a King c Gillette daí os cortes
Mas ainda bem que te estás a adaptar com a King
Eu tenho que ser sincero, eu acho que a Wilkinson baratinha (então se a equiparmos com uma lâmina Gillette Nacet, ou uma Rapira Platinum Lux...) é mais eficiente do que a King C Gillette.

Eu acho que a King C Gillette é a máquina a adquirir para quem vem das multilâminas. A transição faz-se muito naturalmente. O cabo é longo, a combinação máquina com a lâmina King C Gillette é muito confortável e permissiva. Uma boa / razoável espuma e a experiência de barbear é logo melhor que uma multilâminas. Para a máquina ser quase como andar de bicicleta com as rodinhas de lado [:D], é emparelha-la com uma lâmina Gillette Wilkinson e a experiência fica quase à prova de erros.[;)] Não é a mais eficiente combinação (longe disso), mas é das utilizações mais descontraídas que se pode ter com uma safety razor. Mesmo sabendo que cometemos um erro e vamos levantar a máquina à espera que apareça lá o sangue, ela não "ferrra" e o sangue não vai aparecer.[;)]

Já que estou a falar da lâmina Gillette Wilkinson, esta juntamente com a máquina Slant plástica made in Germany, é mais uma lâmina que permite um corte eficaz (não dos mais eficazes, porque por ex. a Rapira Platinum Lux, dá uma abada) e confortável, porque aquela máquina, até com um "serrote" como lâmina ela vai barbear.[:D]

Last edited:
Ontem visitei uma Beauty Store em busca do creme de barbear Lavanda, mas mais uma vez não o encontrei (é incrível como é tão difícil encontrar este creme nacional em lojas físicas).

Saí de lá com um creme Proraso (não ia desperdiçar a viagem [:p]) branco (tinha o branco, o vermelho e o azul) a 2,96€.[;)] Apanhei sem querer uma promoção (a promoção da Proraso está na pág. 10 no folheto deles).

Promo_Beauty_Janeiro_2021.indd (worldstores.pt)

153225d1614438027-como-cortar-barba-sem-sofrimento-box-cream-proraso-white.jpg

View attachment 153225

153226d1614438054-como-cortar-barba-sem-sofrimento-proraso-white.jpg

View attachment 153226

153227d1614438076-como-cortar-barba-sem-sofrimento-ingredients-cream-proraso-white.jpg

View attachment 153227

153228d1614438094-como-cortar-barba-sem-sofrimento-cream-proraso-white.jpg

View attachment 153228
Já experimentei o creme Proraso White. [;)]

Tenho a dizer, que oferece mais protecção que o creme Palmolive sensitive e que o creme Lea / Bonté. Em termos de deslize, este é um pouco (ligeiramente) menor que o Palmolive sensitive e superior ao Lea / Bonté.
Para obtermos uma espuma em condições, dá um pouco (coisa de nada) mais de trabalho que o Palmolive Sensitive e do que o Lea / Bonté, mas nada que assuste os experientes (aquilo é fácil).

Pelo o preço que eu o adquiri (é de 150ml), considero que seja um creme superior ao Palmolive Sensitive e ao Lea / Bonté e recomendo a todos a experiência.

Last edited:
Pois... Também me aconteceu isso quando comprei o creme de barbear Palmolive Sensitive (2,00€+- numa loja Eu Poupo). Quando dei por ela, já não sabia da embalagem com a listagem dos ingredientes. [8b]

153136d1613396956-como-cortar-barba-sem-sofrimento-creme-palmolive-sensitive.jpg

View attachment 153136

Vocês não se acreditam, mas é mais fácil eu conseguir encontrar Palmolive Sensitive do que creme de barbear Lavanda (é um produto nacional [8b] ).

Este creme tem um cheiro pouco intenso (não o sei descrever) e oferece um bom deslize. o deslize é superior ao creme da Bonté. Um iniciante, consegue fazer espuma muito facilmente com este creme. É mesmo muito fácil conseguir uma espuma de qualidade e ela mantém-se durante bastante tempo (não seca facilmente). É cremosa e brilhante. Em termos de protecção, o creme da Bonté é superior ao Palmolive sensitive. Não é que seja mau, apenas o Bonté é superior nesse aspecto.
PSoares, sei que também utilizas o creme de barbear Palmolive. Já alguma vez experimentas-te o creme Palmolive Sensitive? Eu gostava de tirar uma teima, com alguém que já o tivesse experimentado. Eu acho que aquele creme torna os pelos bem mais moles (noto no pincel), do que o que seria normal dos cremes, mas queria ouvir uma segunda opinião em relação a este assunto (pode ser placebo).

O que eu tenho a certeza, é que é extremamente fácil fazer uma espuma de qualidade com este creme. apr:) Quem está a começar, é o creme a experimentar para saber qual é o aspecto de uma espuma de qualidade.

Caramba, vocês fazem disto uma arte! Eu desde que apareceu a Gillette Mach3 vai para mais de 20 anos parei por aí![:D] Antes disso cheguei a usar dessas máquinas de lâmina simples, mas sinceramente desde que apareceram as mach3 e outras similares considerei a questão da barba um problema resolvido.

Caramba, vocês fazem disto uma arte! Eu desde que apareceu a Gillette Mach3 vai para mais de 20 anos parei por aí![:D] Antes disso cheguei a usar dessas máquinas de lâmina simples, mas sinceramente desde que apareceram as mach3 e outras similares considerei a questão da barba um problema resolvido.

Sim tendo em conta a suavidade da mach3 e derivadas subsequentes...achei este tópico um pouco sem sentido, mas tenho gostado de acompanhar as derivações.
Eu quando estou com pressa é philishave elétrica de 3 cabeças e siga.
agora até uso a evolução uma gilette fusion proglide copm pilha...que vibra e ajuda no corte.
Quando a barbicha está maior que 3 dias e para um trim antes da lâmina...porque quanto maior está o pêlo maior a probabilidade de sair um corte indesejado...uso uma philips Oneblade.

E a coisa anda por aí sem grandes complicações...e não tenho uma pele fácil, pois em puto tive acne com alguma gravidade que na altura só desapareceu com o famigerado Roacutan que na altura era novidade mágica.

PSoares, sei que também utilizas o creme de barbear Palmolive. Já alguma vez experimentas-te o creme Palmolive Sensitive? Eu gostava de tirar uma teima, com alguém que já o tivesse experimentado. Eu acho que aquele creme torna os pelos bem mais moles (noto no pincel), do que o que seria normal dos cremes, mas queria ouvir uma segunda opinião em relação a este assunto (pode ser placebo).

O que eu tenho a certeza, é que é extremamente fácil fazer uma espuma de qualidade com este creme. apr:) Quem está a começar, é o creme a experimentar para saber qual é o aspecto de uma espuma de qualidade.
Sim,é verdade,não é efeito placebo.

Palmolive e Omega têm esse efeito.

Isto é só uma pequena gaveta de "alguns" dos pinceis, mas falta mais algumas gavetas e móveis mais apetrechadas (que essa gaveta da foto) mas que têm mais pinceis, Safety Razor, lâminas, sabões, cremes, taças, etc, etc.
Entretanto, já deixei de comprar "coisas" para barbear á alguns anos e isto parece que não á meio de diminuir [:D]

(como exemplo deixo aqui umas fotos já antigas )
Estas são umas fotos antigas e desactualizadas e falta ai muitas outras coisas destas e de outras Marcas e isto é só um exemplo do que se pode colecionar do Barbear á moda antiga [:D]

hFfJpPC.jpg

Alguns pinceis Edwin Jagger (sintéticos) mas faltam ai mais, inclusive os de texugo

fxD4jmc.jpg

Merkur (só 5 falta o resto)

U7y5IVk.jpg

Isto foi somando aos poucos e ao longo dos anos e quando dei por ela já tinha material a mais e que vai durar muitos e muitos anos mas mesmo assim de vez em quando lá ia comprando mais qualquer coisa, de á uns anos para cá e na actualidade é que já nem me dou ao trabalho de comprar mais nada porque senão isto nunca mais diminui, mas pela velocidade que isto vai diminuindo acho que ainda vai sobrar muita coisa para um dia deixar de herança para o meu filho [:)][:D] [:)]

Boas !

Experimentei a Razor da Wilkinson com as lâminas da Razor...bem que diferença. É a pior coisa. Fiquei todo cortado, o peso e a pega da Razor não servem para mim. Até a cabeça onde encaixa a lâmina, pois assim piora o desfazer da bara.

Não recomendo.

a safety razor da wilkinson ( a classica) com uma pequena mod fica fantastica.

eu fiz à minha essa mod e no meio de tantas que tenho acaba muitas vezes por ser a escolhida!

a mod consiste em desbastar uma linha das "escadas " a (zona onde a seta está a apontar) e fica outra maquina!

muito mais agressiva!

4e26784792f980e968abc57c3920f090.jpg

Last edited:
Back