Como cortar a barba sem sofrimento

Há um produto que se põe na cara e funciona tipo os cremes de depilação.

A seguir passa-se uma espátula e os pelos saiem.

Tenho um amigo meu que só consegue fazer a barba assim.

Eu tenho uma tendência incrível para ter pelos da barba encravados.
Como se não bastasse, era frequente ter a pele na zona do queixo, bastante irritada.

Já tinha experimentado de tudo um pouco até recorrer de novo a um dermatologista que me receitou um tratamento, onde nesse dia deixei 250€ na farmácia :sh)

Os pelos... continuam a encravar! [:D] [8b]
Irritações, nunca mais tive, de vez em quando lá posso sentir uma ligeira impressão, mas nada de mais nem comparável ao que era.

O "truque" é passar com um creme hidratante e amaciador da pele 10 minutos antes de fazer a barba, e deixar repousar durante esse período.

Quando vou começar a fazer a barba, molho bem a cara, passo 3 gotas de um óleo pela cara, deixo actuar 30 segs e o barbear torna-se MUITO mais confortável. Mal sentimos as lâminas a passar, passa a ser um deslizar agradável.

A 1ª vez que experimentei isto, julguei que estava no céu [:D]

Para quem estiver interessado, posso colocar aqui o nome do creme e do óleo (agora não me lembro), mas deixo já o aviso que são caros:

- a bisnaga do creme é pequena e dura cerca de 1 mês e meio (a fazer a barba todos os dias úteis), cuta 27€ e o óleo vem num recipiente muito pequeno e custa 9€.

Faço a barba no banho com uma Philipshave CoolSkin e dou os retoques (raio das máquinas nunca conseguem chegar a todos os sítios) com uma Fusion Power.

Quanto é que gastam por mês para cortar a barba?
Por aqui: 0€

Como nunca preciso de andar com a barba impecavel, desfaço-a com uma maquina de cortar cabelo, pente 0! Assim, nao irrita a pele e nunca fica o rosto completamente sem barba, coisa que tambem nao gosto.[;)]

No principio é assim... com o tempo vão ganhando calo no rosto, e grande parte desses problemas desaparecem...

Máquinas não aprecio, não fazem o corte apurado que uma lâmina produz...

Gosto de usar navalha(com laminas descartaveis) para fazer a barba quando tenho tempo, tipo ao fim de semana. Durante a semana uso mach3, são as laminas que me adapto melhor. Como espuma uso uma da nivea sensitive, com pincel para espalhar melhor...

Em relação ás irritações recomendo óleo de amendoas doces, ou mesmo aquele óleo j&j para bebes, hidrata melhor a pele que muitos cremes gordos do mercado.

Abraço ;)

Eu no inicio também era assim, barba só ao fim de semana e cortava, fazia 2 a 3 vezes por semana cortava igual.
Até que um dia meti na cabeça desfazer todos os dias. Andei um largo tempo com a cara lixada, mas a própria pele abituou-se e agora é um regalo, se por ventura um dia não fizer a barba sinto-me mal.
Como faço a barba sempre com os pêlos curtos, depois do banho gel da gillete e mach 3 fusion ( que me dura........e dura..........e dura), no fim bálsamo da nívea [;)] [;)] [;)]

No principio é assim... com o tempo vão ganhando calo no rosto, e grande parte desses problemas desaparecem...

Máquinas não aprecio, não fazem o corte apurado que uma lâmina produz...

Gosto de usar navalha(com laminas descartáveis) para fazer a barba quando tenho tempo, tipo ao fim de semana. Durante a semana uso mach3, são as laminas que me adapto melhor. Como espuma uso uma da nivea sensitive, com pincel para espalhar melhor...

Em relação ás irritações recomendo óleo de amendoas doces, ou mesmo aquele óleo j&j para bebes, hidrata melhor a pele que muitos cremes gordos do mercado.

Abraço ;)
Estou farto de procurar uma dessas, mas não encontro, sabes onde posso encontrar?

Obrigado.

Agora uso uma maquina Braun com ela uso movimentos lentos para cima e para baixo. Na primeira semana irritou-me a pele mas depois de a minha pele se habituar tem feito um trabalho melhor e mais simples que a gilette e sem irritações nem cortes.
Quando usava a gillete começava por fazer a barba antes do banho (a pele com a humidade expande-se), usava agua fria (não abre tanto os poros, mas em contrapartida encolhe os folhiculos e é antiinflamatoria pelo que não irrita tanto a pele, nem pouco mais ou menos) e com gillete usava movimentos lentos, e fazia a favor do sentido dos pelos (nos dias especiais fazia a barba duas vezes uma favor e depois outra na perpendicular do sentido dos pelos, o resultado é aquase igual a fazer contra mas com a mais valia de ter menos cortes e irritação).
Outro truque não fazer a barba pelo menos um dia por semana.

PS: as laminas das maquinas electricas até terem de ser trocadas demoram uma eternidade

Last edited:
Há muitos anos estou a procura da solução para cortar a barba sem nenhum tipo de sequela tipo alergias, irritação da pele, cortes que deitam aqueles irritantes pingos de sangue minúsculos mas que ardem como sei lá o quê....

Já tentei máquinas eléctricas, mas essas causam uma alergia indescritível.. fico mais ou menos parecido com um camarão no final do processo.

Já tentei todos os tipos de lâminas disponíveis no mercado, mas todas tem algum defeito (se é que se pode chamar defeito)... umas não cortam direito, outras cortam mas causam alergia, outras cortam mas fazem deitar sangue, etc

Neste momento encontrei uma solução perto do ideal, que é composta pelo seguinte:

- Lavar o rosto com água MUITO QUENTE 3-4 minutos antes
- Gel de barbear Nivea Gel Refrescante (embalagem azul)
- Lâmina Bic Comfort 3
- Água MUITO FRIA no fim
- After Shave Nivea Balsam Sensitiv

Esta combinação tem resultado bastante bem, no entanto agradeço se alguém colocar aqui outro tipo de combinação que resulta, uma vez que cortar a barba é das PIORES coisas que pode existir :)

Pelo menos para mim
Independentemente do que fizeres a seguir, antes de fazer a barba a água quente é sempre essencial, nem que seja no decurso de um bom banho de imersão! [;)]

Depois de anos a cortar com lâminas (mach3) comprei uma coolskin. Corto a barba todos os dias (ou quase) e aplico um bálsamo after shave. O segredo das máquinas é nunca mais usar lâminas.

Já me lembrei de comprar uma dessas para ver se perco menos tempo de manhã, mas nunca o fiz porque em tempos tive uma philishave, das melhores que havia na altura, mas nunca me adaptei bem. Era difícil fazer a barba como deve ser na zona do bigode debaixo do nariz, e também no pescço e no contorno do queixo. Além disso, aquele movimentodos rotores aquecia muito a pele.

eu faço sempre no banho. como tenho espelhos na cabine e os utensilios la é a forma mais eficiente para mim, senao tambem me custa um bocado[s)] quanto a laminas, ou uso a mach3 ou a wilkinson sword (acho que é assim). a segunda tem 4 laminas e é bem mais suave. o gel que uso é o gillette mach3 para pele sensivel.

O pior que se pode fazer e não compreendo como há tanta gente a fazê-lo é misturar uma máquina e uma lâmina.

Nem uma nem outra irão cortar ao seu nível de eficiência pleno.

Principalmente a máquina. Que necessita de cerca duas a três semanas para que os pelos se "habituem".

Seguindo esta regra, qualquer boa, e friso boa, máquina (atendendo ao tipo de feição - pessoalmente não me dou com Philips) terá grande vantagem sobre uma lâmina.

______

Só agora li:

Depois de anos a cortar com lâminas (mach3) comprei uma coolskin. Corto a barba todos os dias (ou quase) e aplico um bálsamo after shave. O segredo das máquinas é nunca mais usar lâminas.

Este é o segredo. Eu uso Braun. Dou-me melhor nas zonas curvas. 0 irritações 0 pelos encravados e acabaram-se as mistelas de gel, águas, toalhas e afins. Tomar banho, passar a máquina, passar hidratante e está feito.

Last edited:
Uso a Mach3 com o gel da Gillette também.
Quanto tenho a barba maior, faço a minha espuma de barba com sabonete e massajo bem toda a cara com a água bem quente. Tiro o sabonete da cara com água quente.

Depois é só fazer a barba que já não me corto.

O problema é que sempre que a faço fico sempre com a pele muito irritada na zona da maçã de adão, o que é mau. E o raio dos pêlos encravados. Ponho sempre creme hidratante da Àvene. Quando continua vermelho e a picar ponho em cima o creme Nívea, que serve para tudo.apr:)

Para mim falta encontrar "O" creme hidratante.[:cool:]

Last edited:
Pincel de barbear;

Gel Gillete para peles sensiveis - que meto no pincel e passo ambos por água quente antes de espalhar pela cara;

Lâminas Wilkinson Extreme 3 - Flexiveis;

Depois lâmina a correr de baixo para cima ...... diáriamente.

Banho de água quente depois;

Depois after-shave Fusion/Gillete - actualmente tb em Gel, mas já usei outro sem ser em gel.
Durante muito tempo usei Old Spice.

Talvez 1 ou 2 vezes por ano faça ligeiros cortes ....mas não me lembro se fiz algum o ano passado.

maquina da philips e pronto... a pele só se irritou nas 2 ou 3 primeiras vezes.. agroa chego, corto, after-shave e ta a andar..

Back