Como cortar a barba sem sofrimento

só sei k knd tava na cama ouvi um trovao bem perto, a casa tremeu toda..e eu tremi a seguir e deixei-me estar imóvel na cama[:)]
era helicopteros, camioes dos bombeiros, carros e carros a passar pelo fanqueiro porque a rotunda da BP tava intransitável...és de que zona?

ah mas eu gosto mt de fazer a barba(ou pêlo neste caso)

Moro em Sto. Ant. Cavaleiros, por aqui acho em Frielas só a nado, mas eu não tava cá! :sh)

Conheço pessoal que mora aí na tua zona!

Eu fazia 3 pequenas sugestões:

- tomar banho antes... e lavar o rosto com água muito quente ou colocar panos quentes;
- fazer uma mistura de gel de barbear nivea com espuma e utilizar essa mistura;
- e ao contrário do que se pensa, nunca barber no sentido contrário ao nascimento do pelo.

boa sorte

Esta é uma regra dita por muitos entendidos, mas queria ver um escanhoado bem feito sem ser desta forma :rolleyes: .

Last edited:
Esta é uma regra dita por muitos intendidos, mas queria ver um escanhoado bem feito sem ser desta forma :rolleyes: .
[:D] Pois isso é bom para os rapazitos de 12/13 anos quando começam a ter penugem, para a cara se ir habituando a lamina, escanhoar é garantia de uma barba bem feita.

Um factor importante mas que por vezes não se refere é, para quem usa laminas, usar sempre agua fria na limpeza da lamina durante o barbear, ainda que se molhe a cara com agua tépida ou quente antes de aplicar a espuma ou o gel.

Isto pq a agua fria permite manter sempre a lamina nas melhores condições de corte, ao contrario da agua quente que dilata o metal.

Last edited:
Eu faço a barba no banho [:D]
tenho um espelho pequeno e uso qualquer gel de barbear.
Basta fazer no banho e passar algumas vezes com a gilette no chuveiro para limpar e aquecer a lamina! é indolor e muito rápido [:D] No fim do banho, antes de sair passo a cara por agua fresca.

no seguimento de outro topico e descobrindo este tenho uma pergunta aqui aos entendidos: faço a barba 2 vezes por semana e por baixo do queixo fico sempre a arranhar depois de fazer a barba. o resto da face fica um mimo [:D] mas aqui nao.
e faço sempre uma passagem no sentido do crescimento do pelo e depois ao contrario

que me aconselham sem ter que ir ao barbeiro?

no seguimento de outro topico e descobrindo este tenho uma pergunta aqui aos entendidos: faço a barba 2 vezes por semana e por baixo do queixo fico sempre a arranhar depois de fazer a barba. o resto da face fica um mimo [:D] mas aqui nao.
e faço sempre uma passagem no sentido do crescimento do pelo e depois ao contrario

que me aconselham sem ter que ir ao barbeiro?

experimenta passar água MUITO quente (o mais que aguentares) pela zona uns 2 ou 3 minutos antes. comigo resulta na perfeição. Quando faço isso, fico com a pele completamente lisa. Quando não faço, nota-se bem.

Há muitos anos estou a procura da solução para cortar a barba sem nenhum tipo de sequela tipo alergias, irritação da pele, cortes que deitam aqueles irritantes pingos de sangue minúsculos mas que ardem como sei lá o quê....

Já tentei máquinas eléctricas, mas essas causam uma alergia indescritível.. fico mais ou menos parecido com um camarão no final do processo.

Já tentei todos os tipos de lâminas disponíveis no mercado, mas todas tem algum defeito (se é que se pode chamar defeito)... umas não cortam direito, outras cortam mas causam alergia, outras cortam mas fazem deitar sangue, etc

Neste momento encontrei uma solução perto do ideal, que é composta pelo seguinte:

- Lavar o rosto com água MUITO QUENTE 3-4 minutos antes
- Gel de barbear Nivea Gel Refrescante (embalagem azul)
- Lâmina Bic Comfort 3
- Água MUITO FRIA no fim
- After Shave Nivea Balsam Sensitiv

Esta combinação tem resultado bastante bem, no entanto agradeço se alguém colocar aqui outro tipo de combinação que resulta, uma vez que cortar a barba é das PIORES coisas que pode existir :)

Pelo menos para mim

Podes melhorar a cena com cremes "pre-shave", e passando a usar outro gel...

Por exemplo um Proraso em pasta ou em sabão (um sabão muito mais soft que o de lavar as mãos, quase pasta), meteres numa tijela, e usares um bom pincel de pelo de doninha.

Aquece antes a tijela com a água quente, e o pincel também, faz a barba com mais que uma passagem (mas todas muito suaves), e mantem a tijela a boiar a água, para não ficar fria...

experimenta passar água MUITO quente (o mais que aguentares) pela zona uns 2 ou 3 minutos antes. comigo resulta na perfeição. Quando faço isso, fico com a pele completamente lisa. Quando não faço, nota-se bem.

cala-te que tu usas um maçarico[:D]

Imagem+1002.jpg

vou tentar usar esse truque, obrigado [;)]

água quente, sem dúvida. Amolece a barba, abre os póros e hidrata.

mas tão ou mais importante é não "agredir" a pele a barbear.

considero que o absolutamente essencial, o "segredo", é quanto mais ao de leve passarem a(s) lâmina(s) melhor.

Se ela for boa e estiver em condições, corta na perfeição sem esforço, ou seja, temos um escanhoar com suavidade. Gostam da ideia ? então experimentem.

acho que um dos problemas recorrentes, é o pessoal "sentir" sempre a barba, entrando numa que quanto mais raspa mais àspera parece que a cara fica, e é verdade, mas por via da "agressão" à pele.

Se sentirem esse efeito, experimentem um dia fazerem a barba ao de leve, provávelmente deixando a barba mais mal feita.

No dia seguinte voltam a fazer, e vão ver que não só o trabalho é mais confortável como a pele fica melhor, e com a continuação a pele fica sempre macia.

Há sempre "aquele" dia que estamos mais apertados de tempo e toma lá disto...mas não há crise, é só repetir a sequência que referi.

Claro que são imprescindíveis os cremes, mas as marcas são com cada um.

Ah...faço a barba diáriamente há muitos anos [:blush:]

Felizmente sou um dos sortudos que consegue um barbear impecável sem sequer ter de olhar para o espelho usando maquina de barbear (a mais recente é philishave). Desde a adolescência me habituei a fazer sempre com máquina e tirando umas irritações muito ocasionais até agora não me posso queixar...alias...ainda hoje fiz a barba no carro a caminho do emprego de manhã [:D]

Respeito imensamente quem tem de perder tempo e €€€ absurdos numa coisa que para mim nunca foi problematica. Boa sorte!

Eu tenho uma tendência incrível para ter pelos da barba encravados.
Como se não bastasse, era frequente ter a pele na zona do queixo, bastante irritada.

Já tinha experimentado de tudo um pouco até recorrer de novo a um dermatologista que me receitou um tratamento, onde nesse dia deixei 250€ na farmácia :sh)

Os pelos... continuam a encravar! [:D] [8b]
Irritações, nunca mais tive, de vez em quando lá posso sentir uma ligeira impressão, mas nada de mais nem comparável ao que era.

O "truque" é passar com um creme hidratante e amaciador da pele 10 minutos antes de fazer a barba, e deixar repousar durante esse período.

Quando vou começar a fazer a barba, molho bem a cara, passo 3 gotas de um óleo pela cara, deixo actuar 30 segs e o barbear torna-se MUITO mais confortável. Mal sentimos as lâminas a passar, passa a ser um deslizar agradável.

A 1ª vez que experimentei isto, julguei que estava no céu [:D]

Para quem estiver interessado, posso colocar aqui o nome do creme e do óleo (agora não me lembro), mas deixo já o aviso que são caros:

- a bisnaga do creme é pequena e dura cerca de 1 mês e meio (a fazer a barba todos os dias úteis), cuta 27€ e o óleo vem num recipiente muito pequeno e custa 9€.

Faço a barba no banho com uma Philipshave CoolSkin e dou os retoques (raio das máquinas nunca conseguem chegar a todos os sítios) com uma Fusion Power.

Coloca aqui sff o nome dos produtos que usas !

cala-te que tu usas um maçarico[:D]

View attachment 66207

Já vistes as pragas que te andam a desejar!?[:p]

Tu foge,pá!...[:)]

Parece que há adeptos:

9.jpg

10.jpg

Para finalizar nada melhor que um bom after-shave:

15.jpg

mais fotos aqui: BaraSkit.se - Thousands of entertaining images, Lighter shave

Também já passei pelo que descreve acima dado que tenho a combinação de
pele sensivel+barba cerrada e dura[8b]

Basicamente corri os sistemas todos (vários tipos de descartáveis,philishave's, brauns etc...) ao longo destes anos e actualmente
tenho o problema controlado com uma combinação old style[;)]

-Lavar o rosto com água bem quente

-Massajar o rosto com umas gotas de óleo (Clarins, Occitanne mas o que prefiro - é uma descoberta recente e tuga ainda por cima - Musgo Real da Claus Porto) e deixar actuar uns minutos.

-Enquanto espero que o óleo actue aproveito agarro no pinçel e faço a "espuma" com sabão de barbear da Geo. F Trumpers - adoro os da linha Sandalwood - mas tenho curiosidade em experimentar o creme de barbear Musgo Real.

-Espalho a espuma e deixo actuar enquanto "amacio" a navalha -danger is my midlle name[:D] -

-Faço uma primeira passagem a favor do crescimento do pelo sempre com a minima pressão possivel-a lâmina tem de cortar por si sem ser necessário fazer pressão[;)]

-Uma segunda passagem perpendicular ao sentido de crescimento do pelo

- Se quizer um barbeado apurado ao máximo (BBS-Baby Butt Shave para os amigos) uma ultima passagem contra o sentido de crescimento dos pelos.

-Se ocurrerem micro cortes (uma borbulha ou imperfeição) utilizar logo um lápis hemostático (disponivel nas farmácias) arde um pouco mas é muito eficaz.

- Lavar a cara com água fria

-Pessoalmente não uso aftershave mas sim um creme/gel hidratante da Biotherm--> Aquasensitive

Com este "sistema" consegui tranformar o que era um pesadelo num prazer
(como felizmente o meu trabalho não implica que tenho de andar sempre barbeado, posso dar-me ao luxo de executar este "ritual" como forma de descompressão quando saio de turno e a "cara metade" aprecia[;)] )

Uns link's que podem ajudar:

Coupe-Chou Club --> em Françês [:p]

shavemyface.com :: Index --> em Inglês e espectacular apr:)

Welcome to Geo F Trumper

Espero que ajude nalguma coisa [:cool:]
dasse tu deves demorar mais tempo que uma mulher na casa de banho

Por mais estúpido que possa parecer, eu dou-me melhor com giletes já gastas do que com elas novas.
A barba fica bem feita e nao me corto.[:cool:]

E uso o Gel do Pingo Doce, resulta que é uma maravilha.

Na minha pele é um espectaculo.[;)]

Pode parecer estranho, mas no meu caso é a melhor combinação que ja experimentei. ( e já exprimentei bastantes)[;)]

Back