[Sociedade] Como é a vossa vida social?

EscapeLivre

Well-known member
Ora, para não quinar mais ali o tópico do telebules, e por sugestão do user SargentoCross, fica aqui o tópico para 1 tema que nem sempre é fácil de compreender.

Então, como eu estava lá a comentar acerca de mim:

não tenho amigos, não quero, sei que há gente muito boa, mas é a minha forma de ser.
Sensação de liberdade em certa medida, porque não tenho que me comprometer com ninguém, nem dever favores, rigorosamente nada.

No trabalho o máx que faço é ir ao cafe com 2 ou 3 colegas máx, nada de confiança. Sou prestável e simpático, e nunca vou a eventos nem jantares de natal nem essas futilidades ( futilidades no meu entender ).

No entanto aos fins de semana estou quase sempre fora de casa a passear de carro e comboio.

E vocês ?

Se não for pedir muito aos moderadores para moverem esses posts aqui para este tópico, para ficar tudo dentro do contexto... (e assim também já me ficam a conhecer melhor, apesar de não haver muito para saber sobre mim [:D])

Last edited:
Ora, para não quinar mais ali o tópico do telebules, e por sugestão do user SargentoCross, fica aqui o tópico para 1 tema que nem sempre é fácil de compreender.

não tenho amigos, não quero, sei que há gente muito boa, mas é a minha forma de ser.
Sensação de liberdade em certa medida, porque não tenho que me comprometer com ninguém, nem dever favores, rigorosamente nada.

No trabalho o máx que faço é ir ao cafe com 2 ou 3 colegas máx, nada de confiança. Sou prestável e simpático, e nunca vou a eventos nem jantares de natal nem essas futilidades ( futilidades no meu entender ).

No entanto aos fins de semana estou quase sempre fora de casa a passear de carro e comboio.

E vocês ?

Não tem conjuge? Se tem não a/o considera amiga/o?

Um pequeno aparte quando se referem a generalizações; regra geral não sou de generalizar, mas confesso que tenho um bom faro e visão para filtrar as pessoas e só uma vez ou outra o meu radar não funciona. E já vi (e vivi) o suficiente para poder dizer isto com algum grau de confiança.

Em termos gerais a medida que se envelhece o número de amigos diminuí drasticamente.

Já vi um estudo inglês sobre o isso em homens ingleses.... Homens quanto mais velhos mais solitários.

Portanto não se preocupem...se não têm 20 ou 30s... é normal...

Em termos gerais a medida que se envelhece o número de amigos diminuí drasticamente.

Já vi um estudo inglês sobre o isso em homens ingleses.... Homens quanto mais velhos mais solitários.

Isso é espectável.

Os que tens vão morrendo e é difícil fazer novos.

Um pequeno aparte quando se referem a generalizações; regra geral não sou de generalizar, mas confesso que tenho um bom faro e visão para filtrar as pessoas e só uma vez ou outra o meu radar não funciona. E já vi (e vivi) o suficiente para poder dizer isto com algum grau de confiança.

E ainda assim podes enganar-te no bom ou no mau sentido, se permitires ou não conhecer melhor as pessoas.

Satisfaz-te a superficialidade das "relações" do dia-a-dia (tudo o que sai fora do núcleo duro)?

A típica vida social de um gajo com mau feitio. [:)]

nem sempre

conheço muita gente com o perfil do escapelivre: são introvertidos e agarrados, não tirando grande prazer na interação com os outros mas não têm necessariamente mau feitio.

E ainda assim podes enganar-te no bom ou no mau sentido, se permitires ou não conhecer melhor as pessoas.

Satisfaz-te a superficialidade das "relações" do dia-a-dia (tudo o que sai fora do núcleo duro)?

Por norma deixo as pessoas conhecerem-me um pouco, até para testar as águas digamos assim (mas nada que me comprometa digamos assim). Sempre na base da reciprocidade (dou na mesma medida que recebo). Eu sou daqueles que selecciona muito bem quem (tento deixar entrar) no meu núcleo duro (e faço-o sobretudo para proteger a mim e aos meus, afinal conheço-me bastante bem, estou bem ciente das minhas capacidades e limitações a todos os níveis). O problema normalmente é quando começo a ver e a ouvir alarmes [:D][:D][:D] ... (tenho a capacidade de saber o bom timing para me retirar caso seja preciso)

Por isso sim, diria que de certa forma a superficialidade das "relações" do dia-a-dia acaba por me chegar (como disse gosto das pessoas, mas à distância, porque cada vez que tento deixar alguém entrar saio sempre a perder e isso começa a pesar - e o meu coração e cabeça merecem paz de espírito). E como já disse também ainda está para nascer quem me prove o contrário, que estou enganado. E estando já habituado a estar e carregar tudo sempre sozinho, sem contar com alguém...

Last edited:

E vocês ?

Não entendas isto como juízo de valor.

Mas nunca senti que os amigos diminuíssem a minha liberdade. Quando nos encontramos, acho que ninguém está a fazer um frete a ninguém.

Se um dia a Maria acabar contigo, e se com isso fores ao chão ou precisares de desabafar, quem vais procurar? Os teus pais?

No meu caso pessoal sinto cada vez mais que os amigos que tenho aos 33 já foram feitos. A maioria deles antes da faculdade.

E que ficaram para a vida. São a família que escolhemos.

nomeadamente no pós-26 anos acho que já não faço amigos, apenas conhecidos.

a principal diferença é que já não tenho disponibilidade mental para conseguir ser amigo de pessoas que não tenham interesses muito próximos, ao passo que as amizades antigas dos tempos da escola não se regem por esses critérios. Se for a ver, a maioria desses amigos próximos são radicalmente diferentes de mim e com interesses muito diferentes porque as vidas são diferentes mas basta 5 minutos juntos a falar de nada, que tudo faz sentido. Acho que se os conhecesse hoje provavelmente nao seriam meus amigos, o que é estranho.

nao sei explicar isto melhor

eu próprio consigo ver uma irracionalidade grande nisto mas acho que é a mesma coisa com a família/sangue: muitas vezes já nao temos até grande afinidade mas há uma proximidade incondicional que nao se explica, está formada, para sempre.

Last edited:
Cada qual é como é, mas sim, és um bocado estranho :D

És filho único? Família pequena (poucos primos e assim)?
Filho único, família directa e com quem me dou reduzida sim.

Basicamente é a " maria " , pais, e avó.
Com os " sogros " dou-me um pouco menos mas a relação com eles é saudavel.

Back