[Sociedade] Como é a vossa vida social?

Não entendas isto como juízo de valor.

Mas nunca senti que os amigos diminuíssem a minha liberdade. Quando nos encontramos, acho que ninguém está a fazer um frete a ninguém.

Se um dia a Maria acabar contigo, e se com isso fores ao chão ou precisares de desabafar, quem vais procurar? Os teus pais?
Mas também por isso é que eu digo que " em certa medida " é uma liberdade.
Ou falsa sensação de.
Talvez porque eu não goste de me relacionar com outras pessoas e então é liberdade saber que ninguem me vai ligar ou vice versa, ou combinar algo por ex.

Essa ultima frase, pois, um gajo nunca sabe o dia de amanhã.

Há relações que acabam ao fim de 20 ou 30 anos e não deve ser fácil. E terás toda a razão.
É um risco que corro.

Imagina, se eu algum dia chegar a velhinho e a maria tiver ido 1º que eu , e os pais tambem já tiverem ido, estou condenado à solidão até porque tambem não quero filhos.

Ora, no fundo, prefiro nem pensar nisso.

Mas tambem nunca é tarde para se fazer amizades mesmo que aos 90.

Mas também por isso é que eu digo que " em certa medida " é uma liberdade.
Ou falsa sensação de.
Talvez porque eu não goste de me relacionar com outras pessoas e então é liberdade saber que ninguem me vai ligar ou vice versa, ou combinar algo por ex.

Essa ultima frase, pois, um gajo nunca sabe o dia de amanhã.

Há relações que acabam ao fim de 20 ou 30 anos e não deve ser fácil. E terás toda a razão.
É um risco que corro.

Imagina, se eu algum dia chegar a velhinho e a maria tiver ido 1º que eu , e os pais tambem já tiverem ido, estou condenado à solidão até porque tambem não quero filhos.

Ora, no fundo, prefiro nem pensar nisso.

Mas tambem nunca é tarde para se fazer amizades mesmo que aos 90.

Por isso costumo dizer; aprende primeiro a estar sozinho, depois sim podes estar com os outros. Assim nunca crias "dependências" digamos assim..

E atenção, tu podes ser amigo doutra pessoa sem sentires a strain na tua liberdade (até porque a partir do momento em que sentes isso, já não é um amigo, mas sim um apêndice).

Mas compreendo bem o teu ponto de vista.

Last edited:
Por norma deixo as pessoas conhecerem-me um pouco, até para testar as águas digamos assim (mas nada que me comprometa digamos assim). Sempre na base da reciprocidade (dou na mesma medida que recebo). Eu sou daqueles que selecciona muito bem quem (tento deixar entrar) no meu núcleo duro (e faço-o sobretudo para proteger a mim e aos meus, afinal conheço-me bastante bem, estou bem ciente das minhas capacidades e limitações a todos os níveis). O problema normalmente é quando começo a ver e a ouvir alarmes [:D][:D][:D] ... (tenho a capacidade de saber o bom timing para me retirar caso seja preciso)

Por isso sim, diria que de certa forma a superficialidade das "relações" do dia-a-dia acaba por me chegar (como disse gosto das pessoas, mas à distância, porque cada vez que tento deixar alguém entrar saio sempre a perder e isso começa a pesar - e o meu coração e cabeça merecem paz de espírito). E como já disse também ainda está para nascer quem me prove o contrário, que estou enganado.

Uma pequena provocação [:D] Se calhar o problema está em ti, não andas a escolher bem ou tens queda para certas pessoas.

Uma pequena provocação [:D] Se calhar o problema está em ti, não andas a escolher bem ou tens queda para certas pessoas.

Como disse, se calhar tenho o feitio demasiado bom [:D] e/ou se calhar tenho mesmo mau karma. [:D] Por isso se calhar a opção da tábua rasa não é má / descabida de todo.. [:D] (problema de ser WYSIWYG)

Somos o resultado das nossas experiências e decisões

Last edited:
Vida social...

AHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHA

(Buaaaaá)

Como se define "amigo" ? O que é um "amigo" ?

Há tantos graus diferentes de amizade... onde é que se coloca a fronteira ?

Ora, para não quinar mais ali o tópico do telebules, e por sugestão do user SargentoCross, fica aqui o tópico para 1 tema que nem sempre é fácil de compreender.

Então, como eu estava lá a comentar acerca de mim:

não tenho amigos, não quero, sei que há gente muito boa, mas é a minha forma de ser.
Sensação de liberdade em certa medida, porque não tenho que me comprometer com ninguém, nem dever favores, rigorosamente nada.

No trabalho o máx que faço é ir ao cafe com 2 ou 3 colegas máx, nada de confiança. Sou prestável e simpático, e nunca vou a eventos nem jantares de natal nem essas futilidades ( futilidades no meu entender ).

No entanto aos fins de semana estou quase sempre fora de casa a passear de carro e comboio.

E vocês ?

Revejo-me bastante nisto. Não que seja um anti-social, bem longe disso, mas gosto de ter o privilégio de apenas conviver com quem quero e quando quero. Dito isto, também falo assim porque tenho a Maria como fiel e constante companheira e sinto-me bem assim. Se ela me falta, já tudo fica muito diferente. Felizmente isso só acontece de forma muito esporádica, devido a ela ter família noutro país, mas quando acontece dou por mim a contar os minutos e as horas. [:D]

Aí recorro bastante mais à companhia dos meus pais (através de visitas à casa deles).

Como disse, se calhar tenho o feitio demasiado bom [:D] e/ou se calhar tenho mesmo mau karma. [:D] Por isso se calhar a opção da tábua rasa não é má / descabida de todo.. [:D] (problema de ser WYSIWYG)

Somos o resultado das nossas experiências e decisões

Simplesmente tens de abrir os olhos e a fazer melhor algumas escolhas.

Não é nada que não aconteça a todos nós, uns mais cedo outros mais tarde.

Para mim há os amigos, as pessoas mais próximas. As restantes, são conhecidos.

Simplesmente tens de abrir os olhos e a fazer melhor algumas escolhas.

Não é nada que não aconteça a todos nós, uns mais cedo outros mais tarde.

Pois, já tentei muita coisa diferente, já dei hipóteses suficientes às pessoas (ás mesmas e a pessoas diferentes) e mesmo assim não resultou (e também já tomei uma ou outra decisão menos boa, mas isso faz parte, é natural e é assim que também aprendemos/crescemos), por isso decidi o que decidi e sou como sou. Pelo menos tenho a consciência tranquila da minha parte de que sempre fiz (e faço) tudo ao meu alcance, muitas vezes indo the extra mile. Como diria uma pessoa, you burned me good (tenho este defeito de dar e de nunca esperar receber seja o que for de alguém, até porque é a única forma genuina de dar), mas prontes, como disse também já aprendi muita coisa, cimentei uma boa base e afinei agulhas na forma de encarar a vida. E o que vale é que a vida é um boomerang; conforme a vida traz, a vida leva. E em relação às pessoas, pouco mais tenho a aprender (ou sequer a surpreender).

Em resumo não preciso de abrir os olhos (que os tenho sempre bem abertos - eu vejo tudo, o que quero e o que não quero), precisava era que a vida não tivesse uma pontaria tão desafinada [:)][:)][:)]

Last edited:

Para mim é a diferença entre me importar ou não com alguém, que define a fronteira entre amigo e conhecido.

Não tenho vida social, tenho amigos, mas estou preso numa rotina, casa, trabalho, ginasio, assim que saio fora disto entro em curto circuito. Mais logo desenvolvo o post.

Ora, para não quinar mais ali o tópico do telebules, e por sugestão do user SargentoCross, fica aqui o tópico para 1 tema que nem sempre é fácil de compreender.

não tenho amigos, não quero, sei que há gente muito boa, mas é a minha forma de ser.
Sensação de liberdade em certa medida, porque não tenho que me comprometer com ninguém, nem dever favores, rigorosamente nada.

No trabalho o máx que faço é ir ao cafe com 2 ou 3 colegas máx, nada de confiança. Sou prestável e simpático, e nunca vou a eventos nem jantares de natal nem essas futilidades ( futilidades no meu entender ).

No entanto aos fins de semana estou quase sempre fora de casa a passear de carro e comboio.

E vocês ?

Estive a ler este tópico e acho-o bastante interessante.
Confesso que estou assim um bocado como tu. Toda a minha vida foi dedicado aos meus filhos, esposa pais e sogros e não sobra tempo para "amigos". Verdadeiros amigos não os há!
Contudo, tenho muitoooos conhecidos isso tenho. Quando o rei faz anos, lá vou beber um copo com eles e não tenho pachorra para aturar conversas da treta (sempre a mesmas do tipo negacionismo, politica, futebol...e "olha só aquela gaja dava-lhe 1 ou 2" !!..dava nada carago) e fins de semana é com a Família.
Ouço muita música e leio alguma coisa e de quando em vez venho aqui postar a minha posta de pescada!!
E chega! É tudo por agora...

No meu caso pessoal sinto cada vez mais que os amigos que tenho aos 33 já foram feitos. A maioria deles antes da faculdade.

E que ficaram para a vida. São a família que escolhemos.

nomeadamente no pós-26 anos acho que já não faço amigos, apenas conhecidos.

a principal diferença é que já não tenho disponibilidade mental para conseguir ser amigo de pessoas que não tenham interesses muito próximos, ao passo que as amizades antigas dos tempos da escola não se regem por esses critérios. Se for a ver, a maioria desses amigos próximos são radicalmente diferentes de mim e com interesses muito diferentes porque as vidas são diferentes mas basta 5 minutos juntos a falar de nada, que tudo faz sentido. Acho que se os conhecesse hoje provavelmente nao seriam meus amigos, o que é estranho.

nao sei explicar isto melhor

eu próprio consigo ver uma irracionalidade grande nisto mas acho que é a mesma coisa com a família/sangue: muitas vezes já nao temos até grande afinidade mas há uma proximidade incondicional que nao se explica, está formada, para sempre.

André, não creio que seja estranho. Diria até que é o normal. E isto só vem "provar" que muitas das coisas que acontecem nas nossas vidas são ocasionais e que a infância e a adolescência são sempre épocas marcadas por um grande simbolismo e que deixam marcas nas nossas personalidades. Para o bem e para o mal.

Não é à toa que aquelas tiradas do Markl sobre os anos 80 exercem tanto fascínio sobre os quarentões. Porque a malta identifica todas aquelas vivências com "o meu tempo".

O que tu dizes acerca de que hoje os teus amigos possivelmente não seriam teus amigos é um bom exemplo disso. A associação à nossa infância e adolescência o contacto com aquelas pessoas, e que foram importantes na nossa vida/crescimento.

Eu tenho 2 amigos de infância que acabam por ser exatamente o exemplo que estás a dar. Vivíamos no mesmo prédio, mesmas idades. Claro que a proximidade era grande. Hoje em dia vamos falando de vez em quando, já falámos em combinar uma jantarada. Sei que basta 5 minutos para pormos a conversa em dia. Mas se nos conhecêssemos agora, quase certeza que não nos tornaríamos grande amigos: um é o gajo D. Juan quarentão, outro é aquele gajo motard que gosta de saltar de paraquedas, e eu sou aquele gajo que retira mais prazer em estudar e em conhecer coisas do que exatamente nas atividades que eles gostam de praticar. [:D]

E vocês ?

porra.. e es feliz assim ? gostas de passear sozinho ??

Vida social...

AHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHA

(Buaaaaá)

Back