[Sociedade] Como é a vossa vida social?

Tudo maravilhoso até aos 32-35 anos, a partir dos filhos, houve grande divergência de percursos e um progressivo afastamento...

Hoje em dia, aos 40, tenho saudades de um copo social e não adiciono um número novo à minha lista telefónica há uns anitos...

Tudo maravilhoso até aos 32-35 anos, a partir dos filhos, houve grande divergência de percursos e um progressivo afastamento...

Hoje em dia, aos 40, tenho saudades de um copo social e não adiciono um número novo à minha lista telefónica há uns anitos...
Verdade que os filhos ajudam a isolar, e depois são eles a gerir a tua vida social.

Tenho a sorte de ter um núcleo de amigos todos com filhos, e quando nos juntamos é a alegria da pequenada.

Depois começas a ter como conhecidos (não digo amigos) os pais dos amigos dos pequenos, ora porque é festas, ora porque os encontras no desporto, ora porque combinam ir à praia para as crianças brincarem... O normal.

Estou como tu, nos entas, e os últimos números adicionados ou são relativos aos pequenos ou a negócios...

PS: antes dos filhos mudei-me para outra cidade, e aí convivia mais com alguma malta do trabalho, desde jantares, copos, futebol...

Last edited:
Como é a vossa vida social?

…Se um dia a Maria acabar contigo, e se com isso fores ao chão ou precisares de desabafar, quem vais procurar? Os teus pais?

Foi o que aconteceu comigo o ano passado. Ao fim de 19 anos a relação com a Maria terminou. Sem amigos não é fácil. Aos 20 é fácil refazer a vida social, mesmo para uma pessoa ultra reservada como eu. Aos 40, nem por isso… Na altura o meu escape foi o ginásio. Mas agora nem isso (problemas nas costas).

Tenho características muito similares ao escapelivre, são poucos que entendem esta forma de ser e estar.
Tenho por habito dizer que meu amigo é o dinheiro, esse sim nunca me deixou ficar mal [;)]

Tenho características muito similares ao escapelivre, são poucos que entendem esta forma de ser e estar.
Tenho por habito dizer que meu amigo é o dinheiro, esse sim nunca me deixou ficar mal [;)]

Só junto a isso os animais e siga...

Agora mais a sério:
Tive uma situação há meia dúzia de anos que me deixou com PSPT. Precisei/o de acompanhamento e medicação - que até nem estão a resultar lá muito.

Entretanto para a maioria que conhecia naquele tempo, o Picard já não é o mesmo. Agora anda todo assim, diz-se que fez assado. Entre mentiras e meias verdades dei por mim num limbo como nunca tinha imaginado.
Eu até era um tipo porreiro, culto, desenrascado, criativo e sempre disposto a ajudar. Isso, em grande parte, já não existe.

Nem sei explicar aqui por palavras a falta que um verdadeiro Amigo me faz... nem que fosse um mero conhecido com quem pudesse tomar um café e conversar trivialidades.

Agora mais a sério:
Tive uma situação há meia dúzia de anos que me deixou com PSPT. Precisei/o de acompanhamento e medicação - que até nem estão a resultar lá muito.

Entretanto para a maioria que conhecia naquele tempo, o Picard já não é o mesmo. Agora anda todo assim, diz-se que fez assado. Entre mentiras e meias verdades dei por mim num limbo como nunca tinha imaginado.
Eu até era um tipo porreiro, culto, desenrascado, criativo e sempre disposto a ajudar. Isso, em grande parte, já não existe.

Nem sei explicar aqui por palavras a falta que um verdadeiro Amigo me faz... nem que fosse um mero conhecido com quem pudesse tomar um café e conversar trivialidades.

Nunca senti nada disso, mas apesar das tuas palavras amargas, é bom saber que este forum (algumas vezes) funciona como ajuda quando a malta precisa. [;)]

Afinal somos uma imensa minoria,
também só tenho a Maria e dois amigos. Com o covid nem tenho visto os amigos, sobra a família.

Se me separasse da Maria, ia voltar a ser complicado.

No meu caso nunca foi fácil fazer amigos.

Até os da faculdade já não nos falamos. Exceto FB ou jantares de turma.

No meu caso ainda tive o afastamento, tive 18 meses no Brasil, o que ajudou a quebrar a vida social com os amigos..

Sent from my RMX1931 using Tapatalk

Afinal somos uma imensa minoria,
também só tenho a Maria e dois amigos. Com o covid nem tenho visto os amigos, sobra a família.

Se me separasse da Maria, ia voltar a ser complicado.

No meu caso nunca foi fácil fazer amigos.

Até os da faculdade já não nos falamos. Exceto FB ou jantares de turma.

No meu caso ainda tive o afastamento, tive 18 meses no Brasil, o que ajudou a quebrar a vida social com os amigos..

18 meses não é muito tempo, na minha opinião. Penso que aí a questão é: "como era a vossa relação antes da partida para o Brasil?" Talvez a base não fosse já sólida.

18 meses não é muito tempo, na minha opinião. Penso que aí a questão é: "como era a vossa relação antes da partida para o Brasil?" Talvez a base não fosse já sólida.
É uma hipótese.

Também não ajudou uma divisão no grupo, em 2.

Foi há 20 anos atrás, ainda nem havia smartphones.

É verdade que nunca fui daquelas pessoas de ligar aos amigos, e estarmos na conversa, mas eles eram iguais.

Agora mais a sério:

o que é pspt?

edit: esclarecido
entao mas se o que queres é so alguem pa tomar um cafe e conversar isso é o mais facil de arranjar lol

Last edited:
Como já alguém disse atrás: "Os amigos são a família que escolhemos"

No meu caso, não tenho grandes problemas com vida social ou com a "prisão adjacente" à mesma. Simplesmente quando tenho tempo disponível ou quando algo é agendado faço questão de aparecer em eventos de amigos. É tempo que se passa com prazer, não o vejo como uma questão de frete.

Relativamente a fazer novos amigos/conhecidos, aos 30's anos, vejo com relativa facilidade dado os 1500 hobbies que tenho ou o interesse que muitas coisas me despertam, até o facto de ser curioso/bom conversador leva a que tenha interesse (sem ter 2os interesses) em conhecer pessoas. De um/a conhecido/a a amigo/a, o processo é um pouco mais lento do que quando eramos miúdos, até porque há menos tempo disponível para cultivar a amizade, mas tenho vários exemplos que por um passatempo, as pessoas passaram de desconhecidas por completo a conhecidos e por fim a amigos.

EDIT: Uma achega, cada vez acho mais interesse o estudo das "ligações humanas". Algo que nunca liguei muito, mas hoje em dia acho muito interessante o estudo do "eu", da "vida social", das emoções e como tudo se interliga!

Last edited:
Muitos dos homens acima dos 35 mantêm ou arranjam hobbies para voltar a ter amigos.
A maioria das pessoas até pode considerar isto, e eu considero, sanidade mental.

Back