Como é possível? - Funcionários Públicos

citação:Originalmente colocada por Jota17

De mês a mês este tópico repete-se, só muda mesmo o título!
As personagens são sempre as mesmas! Um que tem o trauma do funcionalismo público (nunca deve ter passado nos concursos), outro que saca teorias da wikipédia, outros que falam por falar, outros mandam smiles...
Enfim, fico à espera do próximo mês![8)]

:D
:)
[8D]
;)

citação:Originalmente colocada por pjota

Pois é Jacaré, mas se houvesse escolas públicas de qualidade os pais não teriam de fazer o tal esforço suplementar. Se, ainda assim, preferem um ensino diferenciado, então parece-me justo que o paguem.

E se o estado não tivesse que gastar dinheiro em escolas públicas? E se o estado apenas garantisse o pagamente dos estudos a quem não tem posses para colocar um filho num colégio privado?

Talvez assim esta questão nem se colocasse.

citação:Originalmente colocada por J.R.

Eu concordo com o fim de qq benefício;).

Se queres fazer o esforço de ir para o Privado... problema teu;).

Mas esses fins e simplificações deverão ser para DIMINUIR o estado e não TENTAR dar serviços de qualidade que são sempre mais caros do que o que valem.

Com isso terias impostos mais baixos e a estimulação da economia.

Não para o Estado estimular a economia... que sai sempre asneira.

Exactamente.

Mas enquanto tivermos uma política de estado providência, com todos os seus impostos e despesismos associados, dificilmente será justo que se possa pedir fins de benefícios fiscais... apesar de tambem eu não concordar com este princípio! ;)

citação:Originalmente colocada por Jacare

Pois é Jacaré, mas se houvesse escolas públicas de qualidade os pais não teriam de fazer o tal esforço suplementar. Se, ainda assim, preferem um ensino diferenciado, então parece-me justo que o paguem.

E se o estado não tivesse que gastar dinheiro em escolas públicas? E se o estado apenas garantisse o pagamente dos estudos a quem não tem posses para colocar um filho num colégio privado?

Talvez assim esta questão nem se colocasse.
Fala-nos de exemplos de ensino básico obrigatório nas mãos de privados (em substituição do Estado) e já agora, com sucesso. :)

Jacaré,

É que o Ensino Privado não tem de lidar com os casos sociais graves, não tem de lidar com os alunos excluídos socialmente, só lida com alunos bem integrados socialmente, com um bom ambiente familiar, logo tem sempre mehores resultados.

Se tu correres na Fórmula 1, com um Ferrari ou um Renault vais sempre ter tempos brilhantes, agora se correres com um Minardi, arriscas-te a nem sequer passar das qualificações...

Percebes a analogia e daí a diferença?

O países nórdicos que tanto se admira por aqui, tem impostos elevados e no entanto tem saúde e educação gratuita e uma justiça rápida, melhores vencimentos e melhor qualidade de vida.

A diferença é que lá a educação das pessoas permite que eles percebam que os impostos que pagam são para o bem de todos.

Por cá os impostos são proporcionalmente tb bastante altos, mas não se vê nada e os poucos privilegiados que beneficiam de apoios estatais e incentivos com os benefícios fiscais ainda se queixam.

É uma questão de se ser mal formado e falar de barriga cheia, algo que a maioria da população pagadora de impostos não pode fazer.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Ena, estão aqui quase todos. Falta só o André. :)

Eu agora não posso comentar, não tenho o vosso tempo :D[:p] (eu quero dias com 34h!!! [}:)][:X]) particularmente a largueza de tempo do amigo Pé Leve, Nthor e zerorpm cof cof e demais funcionários do tópico [8D]:D

É só mesmo ver o que vocês dizem no intervalo entre uma apófise pterigoideia do esfenóide e uma articulação bicôndilotrocleameniscartrose [}:)][}:)][}:)][}:)]

Ai, que boa vida eu tinha [}:)][}:)][}:)]

Fui :)

citação:Originalmente colocada por André

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Ena, estão aqui quase todos. Falta só o André. :)

Eu agora não posso comentar, não tenho o vosso tempo :D[:p] (eu quero dias com 34h!!! [}:)][:X]) particularmente a largueza de tempo do amigo Pé Leve, Nthor e zerorpm cof cof e demais funcionários do tópico [8D]:D

É só mesmo ver o que vocês dizem no intervalo entre uma apófise pterigoideia do esfenóide e uma articulação bicôndilotrocleameniscartrose [}:)][}:)][}:)][}:)]

Ai, que boa vida eu tinha [}:)][}:)][}:)]

Fui :)
"Só vêem o vinho que eu bebo, não vêem os tombos que eu dou" (conheces o provérbio?!...)...[:p]

Havia de ser para quê?
Por acaso queres bons professores nas escolas ou bons médicos nos hospitais a trabalharem de graça? E depois queixam-se da qualidade dos serviços.
Há um preço a pagar pelos serviços de qualidade. A questão é que queremos óptimos serviços a baixos custos. E isso não é do domínio da gestão, é mais uma questão de fé. O problema é que não há milagres...

A conversa é repartições publicas meu caro!
Sobre os baixos ordenados dos médicos e professores não generalize. De tres familiares que lecionam dois trazem á volta de 1250€ e o outro anda perto de 1000. Ganham pouco?

citação:Originalmente colocada por Nthor

citação:Originalmente colocada por FGO

repartição pública é publico,
Mas não é o cabaret da coxa

O serviço publico serve exactamente para ajudar o país a funcionar e não um grunho qql mal disposto e sem educação, no tempo do Salazar não havia cá faltas de educação, já sabiam como elas mordiam...

pagos com o nosso dinheiro
Eu sou funcionário publico e ainda nenhum cidadão me pagou pelo meu trabalho, mas se estas assim tão cheio de vontade em pagar manda aí teu mail para eu te dar o numero da minha conta

tem obrigação de atenderem como deve ser, temos o direito de sermos bem e melhores atendidos que no pivado.
Acho que ainda não percebeste o funcionamento da coisa, qql pessoa que tenha contacto com o publico, apenas tem obrigação de cumprir o serviço com educação e celeridade, dentro do possível, nem mais, nem menos.

Não trabalho em nenhuma repartição, apenas uso o senso comum para escrever assim ;).

Cabaré da coxa seguramente não o é. Mas que se poderá chamar ao local de trabalho que se abandona para ir ao mercado, ou ao café as vezes que se quer e lhes apetece?

Pois... que é FP já eu me tinha apercebido, realmente dói quando se põe o dedo na ferida, azar meu caro azar!

Cumprir o serviço com celeridade, esta palavra não existe no vocábulo dos FPs.

citação:Originalmente colocada por zerorpm

Pergunto como é possível o desperdício de dinheiro em coisas fúteis...

A ex-Ministra da Educação Carmo Seabra, muda-se da 5 de Outubro para a 24 de Julho, custo das mudanças = 40 mil contos.

Vem a nova Ministra, não quer estar na 24 de Julho e volta para a 5 de Outubro, custo das mudanças = 40 mil contos

A empresa Marcolino tem um saldo positivo de 80 mil contos na sua conta, em menos de um ano...

FGO, comenta lá isto!!!

O que é que isto tem a ver com o tópico????
De qualquer das maneiras respondo-lhe que essa é mais uma a juntar ao saco das medidas incompreensíveis.
A primeira mudou-se porquê? Aquilo não tinha condições?
A segunda retornou ao principio porquê? Será que para onde a primeira se mudou não tinha na realidade condições? Se assim for porque raio se mudou a primeira?
A minha opinião é mais que de uma burrinha (Carmo Seabra) não pode sair grandes ideias. Lembro-lhe o dia das eleições que a dita Sra. afirmou em frente ás TVs que não compreendia, não sabia o que se passava para tal derrota.

zerorpm, comente lá isto!!!

FGO com o que tu pagas de IRS, depois apresentas as deduções com facturas de medicamentos dos teus familiares e não sei mais o quê... PAGAS ZERO de IRS....

Queres mandar areia para os olhos de quem?

O que pago, como pago, ou quando pago, nem o Sr. nem ninguém tem rigorosamente nada com isso. Contas essas faço-as eu com o fisco!

Mas já que pensa que sabe, porque na realidade fala da boca para fora explique este caso:
Retenção na fonte: 5600€
Reembolso:2250€
Realmente esta pessoa paga ZERO de IRS. Quer mais casos destes?

“Queres mandar areia para os olhos de quem?”

citação:Originalmente colocada por Leonardo Sinisgalli

O que é engraçado é a ligeireza das pessoas em criticarem os funcionários públicos.
Se vão a um banco ou a um médico (ainda mais comum) ou até a uma oficina e têm de esperar 2 e 3 horas (já me aconteceu no médico), ninguém reclama.
Agora quando é numa repartição pública , toda a gente acha que tem de ser imediatamente atendido...
(PS: eu não sou funcionário público).

banco é particular, se não gostamos vamos a outro.
médico é particular, se não gostamos vamos a outro.
oficina é particular, se não gostamos vamos a outro.

repartição pública é publico, pagos com o nosso dinheiro tem obrigação de atenderem como deve ser, temos o direito de sermos bem e melhores atendidos que no pivado.
A conversa já vai adiantada mas não tive tempo para responder antes...
Parece que não se percebeu o que quis dizer.
Para quem tem falta de "percebas", cá fica.
Para se fazer um determinado serviço, há necessidade de se alocar um determinado tempo compatível e razoável.
Se se excede esse tempo, o serviço é lento.
Se se cumpre em menos tempo, o serviço é rápido.
Se o tempo é o esperado, o serviço é normal.
Isto é válido para todos os serviços</u>, públicos ou privados, não há nada a fazer, é uma lei da vida...
Portanto, os utilizadores de todos </u>os serviços têm o direito de reclamar quando o serviço é lento (ou mau).
O que estranho é que estas reclamações só surgem em serviços públicos!
Porque não reclamar também dos privados?
Ah, espera, já sei, é aquela história de se poder ir a outro...
Mas isso é argumento???
Se um privado comercializa um serviço, esse serviço é destinado ao público e todos nós, como público, temos o direito de ser bem atendidos.
Ou acham que não?
Ou acham que por irem a um médico privado ele tem o direito de atentar conta a vossa saúde, ou numa oficina privada podem estourar o vosso precioso carrinho que vocês não se importam...? "Ah é privado e tal, por isso, tudo bem". É isto?

Se querem saber, os funcionários públicos têm mais responsabilidades do que os seus colegas do sector privado, mesmo em cargos semelhantes.
Sabiam que podem reclamar de qualquer funcionário público através (pelo menos) do livro de reclamações? Isto só é válido para os funcionários da privada com este governo.
Sabiam que existem crimes no Código Penal (uma data deles) que são exclusivos para quem é funcionário público? E que os mesmos factos praticados por um funcionário do sector privado não são crime?
Isto só para dizer que a responsabilidade é (ou deve ser) transversal à nossa sociedade e que os funcionários públicos são dos primeiros a assumir essa responsabilidade.
Enquanto continuarmos a pensar que existe uma grande separação entre privado e público não vamos a lado nenhum.
De facto, os serviços públicos são pagos com os nossos impostos (que os funcionários públicos pagam na integra).
Mas este facto dispensa os serviços privados de responsabilidade?
Os privados funcionam graças aos impostos que todos nós pagamos. Se não, os privados que paguem, cada um deles, do seu bolso, as estradas, as comunicações telefónicas, o transporte e produção de energia (eléctrica e outras), o transporte e acondicionamento de água, etc...
Não pagam, pois não?
Somos todos nós que pagamos, não somos? E isto para que os privados funcionem...
E não podemos exigir?
Resolve-se tudo com um "é privado, não faz mal que seja uma porcaria"?
Acham que o país vai a algum lado, assim?
Acham que os privados não são importantes no desenvolvimento do país?
Acham que os podemos dispensar de exigir rigor e qualidade nos seus serviços?
Mas aqui a malta é toda comunista???[8D]

Meu caro, eu tenho a certeza que não vou para SUPRA...[:p]

E se fosse arranjava logo lugar... Juristas são o que mais faltam na FP;)

Diz-se (eles FPs) que ganham mal e fazem muito, mas se tivesse que ir para supra (não é TOYOTA) arranjava logo tacho como jurista, pois são os que mais fazem falta na FP.
Que raio.... se ganham mal e trabalham muito porque motivo lá quer ficar? Masoquismo?

Caro Leonardo Sinisgalli
A questão resume-se a isto:
O tempo de espera que passo nos cartórios privados é um quarto (1/4) do tempo despendido nos públicos. Ou sou eu que tenho muita sorte ou os outros tem muito azar!

Já agora quanto aos cartórios, conheço advogados que preferem os privados porque se anda mais depressa mas também conheço advogados (alguns até são os mesmos) que, quando a situação é complexa, preferem os públicos porque nos privados "não sabem nada"...

citação:Originalmente colocada por Leonardo Sinisgalli

Já agora quanto aos cartórios, conheço advogados que preferem os privados porque se anda mais depressa mas também conheço advogados (alguns até são os mesmos) que, quando a situação é complexa, preferem os públicos porque nos privados "não sabem nada"...
[:0].
São exactamente as mesmas pessoas.
Do Notário aos funcionários.

Só que deixei de ser tratado com desdém e ser atendido por especial favor para passar a ser um..... CLIENTE;).

Voltar
Superior