Como é possível? - Funcionários Públicos

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

citação:Originalmente colocada por Omega

Isso do vitalicio vai acabar mais dia menos dia.....
Sim, isso dos contratos de trabalho vitalícios vai acabar em breve! O que vai permanecer vitalícia é a "vida activa" (mesmo sem trabalho), pois por este caminho um dia a reforma desaparece por completo...[8]

Nessa altura espero que os mais penalizados sejam os defensores deste modelo desumano que apenas se preocupa em nivelar por baixo e agravar o fosso entre os muito ricos e os, cada vez em maior número, mais pobres.

Atenção que eu não defendo esse modelo.
Acho que há funções que ou são abraçadas de forma vitalicia ou o resultado poderá ficar sempre áquem do que deveria ficar....

citação:Originalmente colocada por Manoel

Tanta demagogia junta!

E também muita opinião escorreita, esclarecida e lúcida.

Para os demagogos do costume e em particular para o mais quezilento de todos (todos sabemos quem é...) o meu presente de Natal:

Vá-se entretendo, "meu caro"...

[}:)]

20061217231246_Palha.jpg

[:p]
Acho de extremo mau gosto e espero que se não repita...

Isso do vitalicio vai acabar mais dia menos dia.....
Sim, isso dos contratos de trabalho vitalícios vai acabar em breve! O que vai permanecer vitalícia é a "vida activa" (mesmo sem trabalho), pois por este caminho um dia a reforma desaparece por completo...[8]

Nessa altura espero que os mais penalizados sejam os defensores deste modelo desumano que apenas se preocupa em nivelar por baixo e agravar o fosso entre os muito ricos e os, cada vez em maior número, mais pobres.

Atenção que eu não defendo esse modelo.
Acho que há funções que ou são abraçadas de forma vitalicia ou o resultado poderá ficar sempre áquem do que deveria ficar....
Evidentemente, mas o modelo que estamos a seguir não nos encaminha para isso, daí a minha grande apreensão!

Até nem é por mim, pois funções como a minha, ou como a tua, estão para já livres disso, mas o futuro não é nada risonho...

citação:Originalmente colocada por Manoel

Tanta demagogia junta!

E também muita opinião escorreita, esclarecida e lúcida.

Para os demagogos do costume e em particular para o mais quezilento de todos (todos sabemos quem é...) o meu presente de Natal:

Vá-se entretendo, "meu caro"...

Excelente comentário, cheio de razão, mt melhor do que aqueles q está a criticar [8][8][8][xx(][xx(][xx(]

Boas, mais uma semana começa hoje na minha "rica" vida de FP...bom trabalho para todos caros colegas da FP...para os do privado...fui tão péssimamente atendido este fim de semana! Na Vodafone parecem funcionários públicos de há 20 anos atrás!! [8]

O privado é tão produtivo que a economia portuguesa não avança!!

citação:Originalmente colocada por MariaR

citação:Originalmente colocada por Nthor

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Nthor,

Tens que perceber qual a diferença entre o serviço público e o privado. :)
Eu percebo, há pelos vistos muitos que não, nem a função nem nos objectivos.

E havendo quem não perceba torna-se realativamente fácil atiçar instintos primarios nas pessoas, quando o verdadeiro problema não tem nada a ver com trabalhadores do privado ou da função pública, mas isso não interessa muito que se discuta e que se divulgue.

É inegável que certos bens e serviços comuns da sociedade sejam fornecidos e garantidos pelo Estado.

O que é inaceitável é que certos F.P. possam continuar a ser absolutamente incompetentes e indiferentes aos elevados famosos objectivos que justifcam a existência de serviços públicos.

Continuariam a "desempenhar" as funções para as quais são pagos e alguns de forma principesca, caso não estivessem protegidos por "contratos vitalícios" e por líderes igualmente incompetentes?
pagam-me 35 horas semanais mais os suplementos nocturnos (que, acreditem ou não preferia estar em casa com os meus miudos mas sou obrigado a faze-las). Por lei tenho que fazer 35 horas semanais porque é o que recebo mas faço regularmente 48 porque os doentes não tiram folga e tem que haver quem trate deles. Horas extraordinarias? Só em sonhos. O tempo que faço a mais nem em horas normais me é pago. Fica no horario contabilizado em tempo que o hospital me deve, para me poder retribuir em folgas "quando puder" que quer dizer basicamente qd o Benfica fôr campeão europeu...
Se Portugal está onde está não é exclusivamente por causa dos funcionarios publicos, meus amigos.
E se as progressões na carreira até estão congeladas o que faz que eu receba basicamente o que recebia à 4 anos atras e eu até compreendo que tenha que ser assim para endireitar-mos as contas do defice publico não posso aceitar qua ande a trabalhar para o Estado mais de 60 horas por mês do que deveria e não ver um tostão de dinheiro a mais. Se é para fazer trabalho humanitario vou para Africa ou então que me passem pelo menos um atestado de trabalho não remunerado e humanitario em Portugal, para eu poder ter deduções no IRS e descontos no Continente, ora bolas... Ou a malta cá do burgo precisa dos meus favores, como funcionario publico?
Alguns, certamente mas a maioria...
Alias, os salarios mais elevados (declaraveis porque por baixo da mesa já se sabe...) continuam a ser dos gestores de topo de empresas privadas

Não quero ser injusto e de acordo com o que já escrevi atras, existem bons e maus profissionais na FP.

Hoje fui ao Município de Odivelas(Ribeirada) pedir uma planta de imóvel, planta de localização do prédio e licença de habitação. Conclusão, fui prontamente atendido com simpatia e profissionalismo. Falei com 3 FP's diferentes e foram impecaveis, mais depressa não podia ser!

É pena que todas as repartições publicas que não sejam como esta, como a que mencionei no 1º post.

citação:Originalmente colocada por ManymilesR

Boas, mais uma semana começa hoje na minha "rica" vida de FP...bom trabalho para todos caros colegas da FP...para os do privado...fui tão péssimamente atendido este fim de semana! Na Vodafone parecem funcionários públicos de há 20 anos atrás!! [8]

Essa é que é a verdade, que dói... Mas como temos a função pública para responsabilizar continua tudo explicado e nem há necessidade de produzir mais e melhor, para além de ser-se mais competitivo no mercado interno e europeu!...[8]

Pé Leve, deixa-te disso.

Já agora, uma amiga minha, economista, teve um jantar de natal com algumas colegas de faculdade. Uma delas está a trabalhar nas finanças e recebe de 4 em 4 meses um prémio que corresponde a 1 vencimento normal. Esse prémio é-lhe atribuído se não faltar.

É verdade, ou foi só uma conversa para picar os outros? É que são mais 3 meses de ordenado. A juntar aos outros 14, dá 17. [:0]

Pé Leve, deixa-te disso.

Já agora, uma amiga minha, economista, teve um jantar de natal com algumas colegas de faculdade. Uma delas está a trabalhar nas finanças e recebe de 4 em 4 meses um prémio que corresponde a 1 vencimento normal. Esse prémio é-lhe atribuído se não faltar.

É verdade, ou foi só uma conversa para picar os outros? É que são mais 3 meses de ordenado. A juntar aos outros 14, dá 17. [:0]
Isso é um prémio de produtividade que o Estado concede pela recuperação de impostos!...;)

E não vejo o espanto desse extra, pois todos concordam, por exemplo, que os bons gestores devem ganhar bem! Então porque não os bons funcionários públicos?;)

citação:Originalmente colocada por ManymilesR

pois, temos um estado comilão :D;)[:p]

Pé Leve, deixa-te disso.

Desculpa mas isso não tem nada haver com função publica, uma vez q não existe essa politica de incentivos na carreira. O que se passa e tb acontece em mtas outras instituições publicas é o seguinte: a tua amiga, apesar de trabalhar numa repartição publica tem um CTI ou seja contrato por tempo indeterminado que lhe assegura as mesmas regalias como um funcionario publico mas não entra no chamado quadro da função publica, que o governo quer diminuir a tanto custo e por isso abre menos vagas sendo que vai diminuindo progressivamente conforme a malta vai para a reforma.

Diferenças:O CTI não dá direito às progressões automaticas de carreira (sendo que tb a FP não as tem, uma vez que foram congeladas) e tens um horario alargado de 40 horas contra as 35 da FP sendo que não te podes recusar a fazer mais horas caso o serviço ou as necessidades assim o determinem. Em compensação és avaliado de 3 em 3 meses segundo uma grelha de pontos e se tiveres mais de 75% (onde entra a assiduidade e tb outros factores subjectivos como a tua disponibilidade para fazeres horas a mais, por exemplo...) tens direito a um incentivo que varia entre os 20 e os 30%.

Na pratica o que acontece comigo: eu sou FP e tenho inumeros colegas em CTI. Eu trabalho 35 horas semanais e recebo, vamos supôr 1500E porque estou no 2º escalão de graduado da carreira.
Os meus colegas recem formados de CTI fazem 40 horas semanais e tem um salario base de suponhamos 1200 E. Mas como tem os incentivos e tem uma avaliação superior a 75% (ainda que, como recem-profissionais tenham as limitações normais de quem não sabe fazer mta coisa) acabam por ganhar 1200+30% salario base ou seja 1560E, mais do que eu. Na pratica, como eles são sobrecarregados com horas a mais nós, a malta da FP "oferece-se" para fazer tb alguns turnos a mais para não serem exclusivamente eles os "burros de carga". Mas como não tens politica de incentivos visto seres da FP bem que podes ser assiduo, trabalhador, fazeres 50 horas por mês a mais do que és obrigado, que não vês nem um "tusto". Percebeste?
Desculpem o testamento

Isso é um prémio de produtividade que o Estado concede pela recuperação de impostos!...;)

E não vejo o espanto desse extra, pois todos concordam, por exemplo, que os bons gestores devem ganhar bem! Então porque não os bons funcionários públicos?;)
O que eu disse é que o prémio é sobre a assiduidade. Confirma-se? ;)

Eu sei que eles têm esse prémio a cada três meses sobre a produtividade e não lhes conheço mais nenhum, mas o Omega pode esclarecer-te melhor...;)

citação:Originalmente colocada por manucas

Pé Leve, deixa-te disso.

Em compensação és avaliado de 3 em 3 meses segundo uma grelha de pontos e se tiveres mais de 75% (onde entra a assiduidade e tb outros factores subjectivos como a tua disponibilidade para fazeres horas a mais, por exemplo...) tens direito a um incentivo que varia entre os 20 e os 30%.
Percebeste?

Manucas, ok, já percebi. :)
Não tinha visto a tua resposta, pois fiquei-me na página 1.

E esse modelo é idêntico para todos, ou varia por Ministério?

Manucas, ok, já percebi. :)
Não tinha visto a tua resposta, pois fiquei-me na página 1.

E esse modelo é idêntico para todos, ou varia por Ministério?

Pelo que percebo do assunto até pode variar no próprio ministério, depende das administrações, pelo menos na saúde é assim que funciona...em média os ordenados dos CTI acrescem em 20% devido às 40 horas e penso que nada tem a haver com assiduidade, pelo menos na saúde!
;)

Eu sei que eles têm esse prémio a cada três meses sobre a produtividade e não lhes conheço mais nenhum, mas o Omega pode esclarecer-te melhor...;)

Está tudo mais ou menos já explicado, mas penso que este artigo ajuda a explicar melhor.

http://dn.sapo.pt/2006/03/29/economia/governo_atribui_milhoes_euros_fundo_.html

Voltar
Superior