Como é que isto é possível???

A propósito, há ali um fail colossal por parte da/o jornalista: pergunta o símbolo químico da água.

A água não tem símbolo químico, tem fórmula química (o tal H2O). [:D]

O objectivo destes videos é massajar os egos das pessoas que os vêm, porque afinal não se sentem tão ignorantes como de facto são.

Ignorantes somos todos, só muda a àrea do nosso conhecimento.

Saibam ver estes videos de forma objectiva, e perceberem que isto não é a representação de um País, grupo, ou tipo de pessoas.
Percebo o que dizes e em parte concordo... Mas depois penso na geração do meu pai (se fosse vivo teria hoje mais de 80 anos) e tenho de admitir que na geração dele havia um melhor domínio das matérias fora da área de especialização.

Olá.
Fui aluno do ISPA, Instituto onde foi realizado este inquérito. Fiquei abismado com tamanha ignorância, não dos alunos, mas da Jornalista.
Senão vejamos, foram 10 questões realizadas a cada aluno, dessas 10 questões apenas deram importância às questões erradas! Isto não é jornalismo. E muito sinceramente, não sei dizer o que isto é!

Felizmente há alguém que se sentiu ofendido e vai tomar as devidas providências.
João Ladeiras e a entrevista polémica da Sábado | tabonito.pt

Há algo aí que falha:

"4. Uma das coisas mais extraordinárias dos últimos anos em Portugal é o facto de terem chegado às universidades, com enorme esforço dos pais, jovens que foram os primeiros da sua família a acabar o secundário, os primeiros da sua terra a frequentar uma universidade. Curiosamente, as conversas ao jantar lá em casa não versavam sobre a Capela Sistina, os diários de referência não eram uma companhia habitual e as tardes passadas no Centro Cultural de Belém não eram o programa de domingo mais frequente.

5. Comparados com a anterior geração de universitários, estes jovens sabem menos - é perfeitamente natural. As elites continuam lá, não se apoquentem que não foram a lado nenhum. Mas já não são a maioria."

Com tanta informação que é acessível imediatamente como é hoje, sabem menos?

De certeza absoluta que o meio em que poderiam absorver informação está a ser mal aproveitado.

Qualquer gajo no cú de judas tem acesso à net e conta em redes sociais, mas... sabe menos?

Sem desculpar algumas das respostas, temos que encarar este vídeo com muito cuidado.

Do ponto de vista jornalístico trata-se de manipulação da notícia para apresentar uma mensagem clara: Os Universitários são ignorantes. Toda a montagem está dirijida para esse objectivo: A música de fundo de gozo, as expressões e a subtileza de mostrar dois entrevistados que parecem estrangeiros a acertar perguntas.

Para ser uma reportagem credível teria que mencionar o número de entrevistados, o número de perguntas respondidas e percentagem de perguntas acertadas. Mas isso não cabe na agenda dos "jornalistas" que a meu ver desrespeitaram uns 3 ou 4 pontos do artigo 14 do estatuto do jornalista: Imparcialidade, rigor, não humilhar, não manipular.

Eu se quiser "provo" que os jornalistas portugueses são maus: Pego em erros que eles cometam, junto-os todos e apresento-os. Crio uma realidade paralela e que é facilmente assimilável pela Opinião Pública.

Repito: isto não desculpa muitas das respostas ou o desinteresse dos alunos e jovens em geral. Simplesmente não serve como prova.

Voltar
Superior