Como é viver na Ramada, Odivelas - AJUDA!!!

crosario

New member
Boas pessoal,

É o seguinte, ando a ver umas casas maiores para trocar a minha e vi uns negócios engraçados na Ramada, que é uam freguesia de Odivelas.

Gostaria que o pessoal que conhece me ajudasse... já que parece que neste forúm se encontra ajuda para praticamente tudo... :)

Será que tem uma boa qualidade de vida? A vizinhança é boa? O ordenamento como é, muitas casas, poucos espaços verdes? Bairros problemáticos perto, existem? Se sim, quais? Transportes, tem alguma coisa? E escolas? E pré-escolas?
Eu gosto, por exemplo, de dar umas voltas de bicicleta... serve para isso? Ou é como certos sitios que conheço que uma pessoa até tem medo de sair a rua?

Dissertem para aí e ajudem-me um pouco... já andei na página da C.M.Odivelas mas é tudo a puxar a brasa a sardinha deles... ou seja, é tudo muito bonito...

Obrigado pessoal e aguardo as vossas opiniões...

O melhor conselho que te posso dar é, vai lá por volta das 19:00 para veres as pessoas a chegar do emprego e veres como são.

Janta lá num restaurante/café qualquer para veres as pessoas que circulam pela zona.

Presta atenção à tua volta para veres movimentações suspeitas se as houver...[;)]

Não conheço a zona, mas era o que eu faria!![;)]

Presta atenção aos carros que por lá estão estacionados também.....verifica se existem alguns com fechaduras arrombadas...

Tudo coisas que podem indicar se a zona será agradável ou um pouco problemática!

Tenho uma amiga que vive lá...segundo ela é um atraso de vida...tens de apanhar um autocarro até odivelas e depois metro para ir até lisboa e esse autocarro há poucos e de noite acabam cedo. Ou seja só de carro o que tb é mau porque há bichas de transito indeterminaveis nas horas de ponta[:cool:]

A zona é teoricamente calma...

Bom conselho, Bruno![;)]

Já mudei de casa MUITAS vezes...e, em algumas situações, fiz o mesmo.

Fui até ao local várias vezes, a horas diferentes, durante a semana e em fins-de-semana.

Passar por lá á noite, tarde (meia-noite, uma da manhã) dá para teres uma ideia se é um sítio muito movimentado fora de horas, e que tipo de movimento..
Aproveita o fim-de-semana, e leva a bike, e dá umas voltas por lá. Ficas a conhecer o sítio de uma perspectiva diferente.[;)]

O melhor conselho que te posso dar é, vai lá por volta das 19:00 para veres as pessoas a chegar do emprego e veres como são.

Janta lá num restaurante/café qualquer para veres as pessoas que circulam pela zona.

Presta atenção à tua volta para veres movimentações suspeitas se as houver...[;)]

Não conheço a zona, mas era o que eu faria!![;)]

Presta atenção aos carros que por lá estão estacionados também.....verifica se existem alguns com fechaduras arrombadas...

Tudo coisas que podem indicar se a zona será agradável ou um pouco problemática!

Exacto foi o mesmo que fiz.

Não cheguei ao ponto de ver se existam carros com fechadura arrombada, mas dei uma volta por lá ao fim de semana, e durante a semana por volta das 19H.

Prezo mt a qualidade de para me mudar para um sitio assim "ás escuras"...

Tenho uma amiga que vive lá...segundo ela é um atraso de vida...tens de apanhar um autocarro até odivelas e depois metro para ir até lisboa e esse autocarro há poucos e de noite acabam cedo. Ou seja só de carro o que tb é mau porque há bichas de transito indeterminaveis nas horas de ponta[:cool:]

A zona é teoricamente calma...

Huumm... interessante...

Pois, por acaso é um dos meus medos é a questão do trânsito... se bem que, por exemplo, por vezes saio do trabalho faço o IC17 e ao passar pelo acesso que vai para a Ramada nunca encontro muito trânsito... ou seja, parece-me que está melhor servido do que onde moro (caí lá quase de pára-quedas...)...

Mas, independentemente do trânsito porque saio cedo e chego tarde (sempre fora das horas de ponta e sempre de carro), queria saber era se é uma zona calma e menos mal frequentada, digamos assim...

Exacto foi o mesmo que fiz.

Não cheguei ao ponto de ver se existam carros com fechadura arrombada, mas dei uma volta por lá ao fim de semana, e durante a semana por volta das 19H.

Prezo mt a qualidade de para me mudar para um sitio assim "ás escuras"...

És de Coruche C3_soul?

Sou de Almeirim, mas a vida é por Lx... :)

Obrg pela tua opinião...

És de Coruche C3_soul?

Sou de Almeirim, mas a vida é por Lx... :)

Obrg pela tua opinião...

O Ribatejo em peso a mudar-se para lx [:D]

É bem verdade, gosto muito da minha terra (Almeirim também é bastante agradavel, vou lá sempre à ModaAlfa comprar roupa [:D] ), mas vida faz se é em Lisboa... :(

Pelas festas é sempre a altura em que se vê grande parte do pessoal de volta à terra.

As de Coruche estão quase [:cool:]

Conheço bastante bem a zona pelo que peço para especificar a zona.
Ribeirada, Jardins da Radial, Casal do Chapim - muito bom
Zona antiga - Ramada, Bons Dias - não tanto

Escola Secundária e do outro lado da estrada Primária.

Tens acesso directo á CREL e CRIL, metro em Odivelas que até dá para ir a pé (não é perto mas dá para ir). E tem rodoviaria com tanta frequencia como em qualquer outro lado.

A única coisa que posso dizer é que as carreiras para a Ramada/Bons Dias/Radial/Chapim são sossegadas, nunca tenho problemas por ali... ;-)

Conheço bastante bem a zona pelo que peço para especificar a zona.
Ribeirada, Jardins da Radial, Casal do Chapim - muito bom
Zona antiga - Ramada, Bons Dias - não tanto

Escola Secundária e do outro lado da estrada Primária.

Tens acesso directo á CREL e CRIL, metro em Odivelas que até dá para ir a pé (não é perto mas dá para ir). E tem rodoviaria com tanta frequencia como em qualquer outro lado.

Ora aqui está uma descrição perfeita! Melhor é difícil, usando tão poucas teclas!!!

Na prática, é uma zona limítrofe de Odivelas e até de Lisboa, típico dormitório, com muita construção (algumas áreas verdes, mas não muito), poucos serviços e relativamente próximo de Lx (ser rápido já é relativo), para andar de bicicleta é bom preparares as pernas, pois o relevo é maioritariamente irregular é uma zona ventosa, sobretudo a parte mais alta.

Em termos de segurança, já nada é seguro, mas há pior. Quanto a zonas mais problemáticas há disso em todo o lado! Basta pensar que a 2 ou 3 kms dali tens bairros mais complicados!

Sei ainda que o preço da habitação caiu bastante por ali (é geral), mas pelo dinheiro que estás disposto a gastar, se vens trabalhar em lx, experimenta ir ver a Alta de Lisboa. Também a segurança podia ser melhor, mas pelo menos estás em lx.

A Ramada é muito grande e pode-se considerar dividida em duas pela estrada que vai para Caneças.

A zona mais moderna é onde está a urbanização do Jardim da Radial, que por sua vez liga com a urbanização do Chapim.

Tem muitos e bons espaços verdes e é uma zona calma, as ruas são largas e bem pavimentadas. Tem bancos, farmácia e supermercados perto, inclusive o Continente.

Fica mesmo junto ao IC22, o que quer dizer que o acesso através da CRIL, CREL ou Calçada do Carriche é rápido.

Quem pretenda ir para a Cril ou Odivelas Parque tem também um bom acesso pela estrada de Caneças.

A estação de Metro de Odivelas fica a cerca de 1km indo a pé, de carro deve ser o dobro.

O defeito que tem é que está numa encosta, se para ir para Odivelas todos os santos ajudam, ao contrário não é fácil, mesmo de bicicleta. Mas sítio mais arejado deve ser difícil de encontrar. Em altitude deve ficar ao nível das Torres da Bela Vista.

Last edited:
O Ribatejo em peso a mudar-se para lx [:D]

É bem verdade, gosto muito da minha terra (Almeirim também é bastante agradavel, vou lá sempre à ModaAlfa comprar roupa [:D] ), mas vida faz se é em Lisboa... :(

Pelas festas é sempre a altura em que se vê grande parte do pessoal de volta à terra.

As de Coruche estão quase [:cool:]

Já trabalho em Lx à cerca de 3 anos... moro cá ao mesmo tempo...
Gosto de cá estar, mas a terra pá... ai a terrinha... :)

De 15 em 15 dias é certinho... :)

Cumps.

Pois, estou a ver que todas as zonas são assim... ora são óptimas, ora 1 ou 2 kms ao lado tem um bairro problemático...

É um facto e não nos conseguimos livrar disso em Lisboa...

Em relação ao sitio especifico... nao sei... :) Ainda tenho de ir investigar...

Quem quiser dar mais opiniões...

Obrigado a todos!!!

Já muita coisa foi dita, umas certíssimas, outras que não se devem referir á Ramada que conheço, mas enfim!

Com pleno conhecimento de causa, digo:

- Rede de transportes públicos muito completa (ver site Rodoviária de Lisboa), de onde destaco o metropolitano cuja estação terminal fica "colada" á freguesia da Ramada.

- Por comparação com muitas outras zonas residenciais, tem muitas zonas ajardinadas e a JF cuida muito bem desses espaços. Alem disso, tens a zona da Serra da Amoreira, Montemor, Caneças que tem muita zona florestal, ideal para quem gosta de uns longos passeios de bicicleta.

- Nas zonas mais recentes (algumas já com mais de 10 anos), todos os prédios têm garagens mas mesmo assim em determinadas zonas o estacionamento nocturno pode ser dificil. Noutras zonas é o paraíso.

- De um modo geral, todas as ruas estão bem asfaltadas, marcadas e sinalizadas.

- Existe tudo o que é comércio, de onde destaco vários balcões de bancos, lojas dos mais diversos ramos, o Odivelas Parque a 3kms, o Continente de Loures a 3k e o Loures Shopping a uns 6 ou 7kms, todos com acessos por vias rápidas ou AE desde a Ramada.

- Quanto ao trânsito, quem sai da Ramada pelo IC22, se for para Norte, não tem trânsito seja qual for a hora, quem vai para Oeste, idem, quem vai para Lisboa tem que passar a Calçada de Carriche apanha algum trânsito. No entanto, nunca demorei mais de 30 minutos entre a Ramada e a zona de Sete Rios, de automóvel e sem artimanhas, ou seja, direitinho na fila tal como os outros. Claro que, em caso de acidente na C. Carriche ou IC22 demora mais, mas isso acontece em qualquer lado.

- Os bairros são maioritariamente de construção recente, habitados por familias de "classe média" (se é que isso existe), não havendo qualquer bairro social ou mais manhoso nas imediações. A frequência é boa e não tem havido problemas relevantes, a não ser um caixote do lixo incendiado aparentemente por putos que não têm mais que fazer e um assalto a um veiculo que tive conhecimento há dias. Mas onde é que isto não acontece?

Enfim, não é a melhor zona do mundo, mas está muito longe de ser a pior, qualquer duvida, dispõe.[;)]

PS: De facto convem dizeres a zona em que estás interessado pois existe a Ramada "velha" e a Ramada "nova", sendo que há diferenças, especialmente no tipo de comércio e idade da população.

Essa da Ramada não ter transportes é que...:sh)

Odivelas é o paraíso dos acessos viários, é um autêntico "hub". Dali vai-se para todas as direcções num piscar de olhos, nunca se está a mais de 5 minutos de uma AE ou via rápida.

Essa da Ramada não ter transportes é que...:sh)

Odivelas é o paraíso dos acessos viários, é um autêntico "hub". Dali vai-se para todas as direcções num piscar de olhos, nunca se está a mais de 5 minutos de uma AE ou via rápida.

Eu digo sempre isso, mas há quem não acredite![:D][;)]

NUNCA compre casa no Jardim da Amoreira, não se meta nisso, considerado como bairro "In" É VIOLENTO! Eu gostava que vocês vivessem no nº 25 da Av. 25 de Abril, para verem o que é violência a sério, a polícia já lá foi umas 7 vezes! Tentam arrombar portas aos pontapés, metem motas a frente das arrecadações dos vizinhos, estacionamento selvagem dentro dos parqueamentos. Barulhos infernais de toda a espécie. Até num deficiente físico bateram! Aquilo é violência em todos os sentidos da palavra! É pior que a Cova da Moura acredite!

Back