Como explodir uma lâmpada?

Se eu tivesse uma máquina do tempo tinhas ido à casa de banho lá de casa.
Não sei porquê, mas explodiu a lâmpada e estoirou o vidro do blog que a esconde.
Foi só preciso ligar a luz.

Já fiz essa do micro-ondas :sh)
Dá luz depois rebenta é giro[:D]

Respondendo ao tópico.

Explodir literalmente é difícil, dado que a lâmpada está em vácuo., a têndencia é implodir para ser exacto.
usar uma pressão de ar deve funcionar para esse efeito.

Para explodir (para fora) talvez furando o aluminio com uma broca e injectar ar comprimido.

A ligação eléctrica sem disjuntores (EDP incluída) permite que a corrente (I) irá tender para infinito (I=U/R) em que R (resistência) é igual a zero e U (voltagem) é constante. E muita corrente significa...muito calor! E este calor irá derreter os condutores num instante.

Pois, mas a resistência não é igual a zero os cabos(fio condutor) tem resistência R=ρ*l/A sendo l o comprimento do fio e A a área da secção.

Já fiz essa do micro-ondas :sh)
Dá luz depois rebenta é giro[:D]

Respondendo ao tópico.

Explodir literalmente é difícil, dado que a lâmpada está em vácuo., a têndencia é implodir para ser exacto.
usar uma pressão de ar deve funcionar para esse efeito.

Para explodir (para fora) talvez furando o aluminio com uma broca e injectar ar comprimido.
Inicialmente era em vácuo mas depois passou-se a usar uma mistura de gases inertes. Exactamente por causa do risco de implosão.

Resistência que por norma é negligenciável em utilização doméstica. [;)]

Sim mas tendo em conta o cenário proposto teríamos de ter em conta a distância não ao quadro mas sim ao PT e ai já entram os cabos usados na rede de distribuição. LOOOOOOOOOl isto já vai numas proporções muito complexas e ridículas[:D]. Pá vou-me ficar pela resposta curta ao @jktfah vai dar ***** da grossa.[:)]

Essa dos gases inertes ou vácuo era uma dúvida que tinha. Portanto sempre a aprender por aqui.

Acumulação de calor (por défice de dissipação, gordura) não é boa ideia. Porque isso pode demorar uma eternidade.... para quem filma é esquecer.

Continuo a dizer que existem 2 formas. A da gota de água fria, projectada numa direcção escondida em relação à câmara, ou introduzindo ar atmosférico.

O Afcivic já deu uma ideia de como meter ar lá dentro [;)]

Mete-a no congelador durante uma hora, a seguir tiras fora manda-lhe com ar quente do secador. Talvez resulte.

Se o pessoal nos próximos tempos ficar sem electricidade.... já temos culpada! [:D] e não é uma cegonha!

Vejam lá é a quantidade de lâmpadas incandescentes que tem disponíveis pois tendo em conta que a venda está proibida podem vir a ter falta de material para arrebentar.[:p]

Edit: E com esta posta daqui a pouco vou ter os GOE à porta acho que vou por uma bandeira branca na janela. xD

Last edited:
Mete-a no congelador durante uma hora, a seguir tiras fora manda-lhe com ar quente do secador. Talvez resulte.

Já experimentei. Não funcionou. [:D]

Se o pessoal nos próximos tempos ficar sem electricidade.... já temos culpada! [:D] e não é uma cegonha!

anigif_enhanced-8685-1407452228-4.gif

Já experimentei. Não funcionou. [:D]

É natural: elas até estão preparadas para gradientes térmicos. Aquecem desde a temperatura ambiente até altas temperaturas em pouco tempo.

O que elas não suportam são assimetrias. Daí a gota de água. Quente mais frio, contracção rápida de uma pequena secção. Ou a teoria da pastilha elástica: uma zona que não dissipa calor como o restante. Portanto ela não dilata/encolhe por igual... e parte porque a forma não mantém.

Logo na gravação vou usar 50fps. Depois, consoante o resultado final, e consoante o tempo que tiver, ou vou ter um prof a ajudar-me nas mesas de edição ou o Vegas dá uma mãozinha.

O pessoal aqui anda todo entretido a arranjar forma de explodir a lâmpada, mas ninguém fala da parte da gravação... :) :)

50 fps duvido que dê para fazer muito, pelo menos para assegurar fuidez do video. Isso dá na melhor das hipóteses para reduzir a velocidade para metade.

O ideal seria fazer com pelo menos 120 fps (e digo 120 porque há por aí uns iPhones que o fazem), ou idealmente acima de 240 fps. Este valor já permitiria reduzir a velocidade para 1/10, quase, sem perda de fuidez (considerando o video normal com 24 a 25 fps).

Isso no melhor dos casos cria um clarão devido ao curto-circuito no casquilho (e o disjuntor dispara). A lâmpada, essa, ficará intacta.
Bem, já fiz isso quando era puto e sei que resulta, mas não vou aqui estar a teimar com ninguém, pois não é esse o propósito! [;)]

A ideia do Vocsa parece ser a mais simples.

Como parto do princípio que não vais filmar a 360º, não se notará na filmagem.

Back