Como gasta mais? Ponto morto a descer ou engatado?

citação:Originalmente colocada por Mr.Hide

Resumindo:

Se um carro com injecção electrónica for embalado (seja a descer ou a subir) e engatado e sem pressão no acelerador o consumo é ZERO.

A excepção será se as rotações forem abaixo do ralenti, em que aí sim é injectado combustível para manter o ralenti.

Penso que a ultima dúvida que persiste para alguns Users (que começaram a dizer que descer em ponto-morto gastava menos que engatado, mas ao longo das várias páginas deste tópico chegaram à conclusão que estavam errados e evoluiram e bem o discurso) é se a descida for infinita, e o motor estiver sempre acima do ralenti e for arrefecendo(nem que seja por temperaturas negativas), chegará a um ponto em que terá que ser injectado combustível?

Nestas condições extremas penso que sim, será injectado combustível para manter uma temperatura minima do motor. E entao? Não deixa de gastar ZERO em 99,99% dos casos!
Penso que li no site wikipedia que se for engatado durante algum tempo a gestão electrónica poderá de vez em quando injectar algum combustível para evitar a oxigenação em demasia dentro da camara de combustão.

citação:Originalmente colocada por Invisible Man

citação:Originalmente colocada por REDLINER_

citação:Originalmente colocada por rjtd21

Bem, axo que facilmente se comprova que o carro gasta zero quando engatado, e mais do que isso ao ralenti.
Mas quando vao com o carro engatado, o carro perde velocidade, dependendo do tamanho da inclinação. E poderá perder o suficiente que obrigue a acelerar. Neste caso, não seria mais proveitoso ir em ponto morto a gastar um pouco mais, mas sem nunca ser necessário acelerar? Ou ir engatado e acelerar sempre que se perde velocidade/rotação.

Boa pergunta! Também já a fiz a mim várias vezes e cheguei a conclusão que depende da situação!

No meu caso e por regra geral opto por voltar a acelerar até ganhar embalo suficiente e depois voltar a retirar o pé do acelerador (mas isto só compensa se o carro já não for completamente a bater as ultimas em termos de embalo, tem de ser doseado senão na aceleração fica tudo o que se poupou :D )
Pode não estar relacionado com o tópico, mas é muito perigoso fazer uma grande descida com o carro desengatado! Fica o alerta.
Cumps
Invisible

Não é "bem" assim;)

Bem, axo que facilmente se comprova que o carro gasta zero quando engatado, e mais do que isso ao ralenti.
Mas quando vao com o carro engatado, o carro perde velocidade, dependendo do tamanho da inclinação. E poderá perder o suficiente que obrigue a acelerar. Neste caso, não seria mais proveitoso ir em ponto morto a gastar um pouco mais, mas sem nunca ser necessário acelerar? Ou ir engatado e acelerar sempre que se perde velocidade/rotação.

Boa pergunta! Também já a fiz a mim várias vezes e cheguei a conclusão que depende da situação!

No meu caso e por regra geral opto por voltar a acelerar até ganhar embalo suficiente e depois voltar a retirar o pé do acelerador (mas isto só compensa se o carro já não for completamente a bater as ultimas em termos de embalo, tem de ser doseado senão na aceleração fica tudo o que se poupou :D )
Pode não estar relacionado com o tópico, mas é muito perigoso fazer uma grande descida com o carro desengatado! Fica o alerta.
Cumps
Invisible

O que supostamenete se "pouparia" em combustivel,gasta-se em pastilhas de travão.
Para alem do perigo que é descer com o carro desengatado.

Saludos

citação:Originalmente colocada por ChegalhaVara

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

Mas quando se carrega no pedal do travão, o consumo instantâneo sobe... assim como quando se liga o AC , ou a DA trabalha, etc.....

Mas qual indirectamente qual quê...

Tentaste ao menos perceber o q expliquei?
nephilim, o q aumenta nao e so a aceleradela q vem a seguir, é o facto de o carro estar a andar a menos velocidade, se o carro estiver o relantin parado, gasta mais q ao relantim mas a 20km/h capiche?;)

[:0] pera lá um carro a andar(numa recta) a 20klm/h gasta mais que parado ao relenti isto por hora.

Claro que se formos em viagem qdo mais pararmos mais gastamos pk a distancia tb está associada ao tempo que se demora.

citação:Originalmente colocada por 2.0sportup

Cumps
Invisible

Não é "bem" assim;)

Não é perigoso?[:0]:(

Saludos

Depende da situação. São varias as variaveis que se devem analizar para optar por fazer uma descida ou recta desengatado ou engatado na mudança mais alta possivel, partindo do presuposto que conduzimos um carro actual.

Três exemplos:
1-O nível de inclinação
2-A quantidade de curvas na estrada
3-O fim da descida ou recta

1-Se for muito inclinada, de modo a que se consiga manter a velocidade que se leva com o carro engatado então é deixar engatado (se não pretenderem ganhar balanço para a recta ou subida após a descida)

2-Se for uma estrada muito sinuosa não é aconselhavel desengatar de modo a obter sempre mais controlo sob o carro mesmo que isso melhore os consumos.

3-Se no fim da recta têm um semaforo vermelho por exemplo, deixem engatado até parar. Já se têm uma recta ou subida desengatem o carro pois assim a inercia que o carro leva sem qualquer travão permite percorrer um maior número de metros(ou Km) sem haver necessidade de injecção de combustivel extra por parte do acelerador.

Cumps

citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

citação:Originalmente colocada por Nephilim
As peças de um motor não se tocam;)
Esta afirmação é rídicula. Não sei para que precisamos de meter óleo no motor, se afinal as peças do motor não se tocam... [8)]

Nitrofurano o oleo que se poe no motor é mesmo para as peças não se tocarem, não haver ferro com ferro... entre cada peça existe uma "lamina" de oleo continuo que caí em "chuva" em cima das peças para evitar que elas estejam em contacto umas com as outras. Evitando por isso o ferro a tocar no ferro.

Mal de um motor que esteja ferro a tocar no ferro...;)

citação:Originalmente colocada por ChegalhaVara

Tentaste ao menos perceber o q expliquei?
nephilim, o q aumenta nao e so a aceleradela q vem a seguir, é o facto de o carro estar a andar a menos velocidade, se o carro estiver o relantin parado, gasta mais q ao relantim mas a 20km/h capiche?;)
Isso é tão discutível...

l/hora? l/km? engatado? e em que mudança? e qual o esforço e quantidade de combustível que está a ser injectado em cada ciclo? and so on...

Sempreabrir: mais ou menos, depende da situação;)

Se for uma estrada sinuosa sim é perigoso sem duvida.

Já se for uma recta em que se aparecer algo o que tens de fazer é travar e provavelmente desviar o carro em travagem, até é mais seguro levar o carro desengatado.

Este foi um dos pontos mais discutidos no curso de condução defensiva do INEM, aquilo era toda a gente a discutir:D. No fim lá ficou bem percebido o porquê:

Se levas o carro engatado e tens de travar e desviar de algo em travagem, os travões e ESP, têm que lidar com algo mais do que o carro: o motor em funcionamento o que é prejudicial.

Cumps

citação:Originalmente colocada por pontopt

Nephilim (versão 11/01/2007 : 22:48:17)
citação:Garanto que em ponto morto o carro gasta menos...por alguma razão se diz que está ao "relenti"
tou a falar só a nivel de consumos... e se formos a descer e a travar com o motor gasta mto pk o motor vai com alguma rotação.

Nephilim (versão 12/01/2007 : 19:04:03)
citação:Resumidamente a minha divergencia contigo é que tu dizes que existe um corte de energia a 100% e eu digo que o corte é parcial mas gasta algum
E esta hein?! Mudou o discurso, nota-se uma certa evolução! [^]

Não se trata de evolução mas sim coisas diferentes.;)

No primeiro exemplo é real e trata-se de um carro a carburador, como mtos que existem por aí.

No segundo exemplo é um carro com injecção electronica mais moderno que doseia o combustivel e corta parcialmente em alguns casos.
Só não acredito que o corte a 100%;)

Como vez não mudei o discurso.:)

Já se for uma recta em que se aparecer algo o que tens de fazer é travar e provavelmente desviar o carro em travagem, até é mais seguro levar o carro desengatado.
Epá, se eu souber que vou bater ando mais devagar :D

Duvido que a maioria dos utilizadores ande com veículos do Inem ;)

Já agora, também consigo ter um motor a trabalhar e gastar 0 litros de combustível com o carro parado, embora por um curto período de tempo. E esta, hein? ;)
[:0]
Explica lá em que situação?

Nitrofurano o oleo que se poe no motor é mesmo para as peças não se tocarem, não haver ferro com ferro... entre cada peça existe uma "lamina" de oleo continuo que caí em "chuva" em cima das peças para evitar que elas estejam em contacto umas com as outras. Evitando por isso o ferro a tocar no ferro.

Eu sei isso... e também sei que não existe algo como coeficiente de atrito 0 no interior de um motor. O óleo não ELIMINA o atrito, DIMINUI-O.

Estamos a discutir consumos e já se fala que é mais seguro levar um carro desengatado??[:0][:0][:0]

levar um carro desengatado pode ser mto perigoso...entao se for um camião nem pensar nisso é bom...[xx(]

Já agora, também consigo ter um motor a trabalhar e gastar 0 litros de combustível com o carro parado, embora por um curto período de tempo. E esta, hein? ;)
Acelero o motor, tiro o pé e enquanto ele está a descer de rotação e não chega ao regime de ralenti está a consumir 0. Ups, ou será que consome "qualquer coisa"? :D[:p]

citação:Originalmente colocada por worldtiki

Epá, se eu souber que vou bater ando mais devagar :D

Duvido que a maioria dos utilizadores ande com veículos do Inem ;)

Eu não disse que isto se aplicava a carros de emergência, pelo contrario;).

Isto é para uma condução normal e poupada com carros relativamente recentes:). Além disso não precisas de saber se vais bater, apenas se a estrada tem ou não curvas e se são apertadas ou não.

Exemplo: estrada nacional com ligeira inclinação, muita visibilidade e curvas relativamente suaves. Aqui podes desengatar, tens visibilidade, deves deixar o carro solto o que te faz poupar combustivel pois não tens o travão do motor, e continuas em segurança pois com um imprevisto será necessário uma travagem e talvez um desvio em apoio coisa que desengatado até é mais facil de fazer para travões e ESP.

Já se tens curvas apertadas ou sem visibilidade não arrisques com o carro solto pois aí não podes por exemplo controlar uma saida de frente num FWD em que usar os travões seria perigoso.

Tudo depende da estrada e carro que tens.:)

Estamos a discutir consumos e já se fala que é mais seguro levar um carro desengatado??[:0][:0][:0]

levar um carro desengatado pode ser mto perigoso...entao se for um camião nem pensar nisso é bom...[xx(]

Então é assim?

Lê-se metade dos posts e depois manda-se postas de pescada?

Le com atenção e vais ver que percebes o que disse;)

20071905744_78378_0.jpg

Nephilim, prova-me que esta gaja é boa.

Acelero o motor, tiro o pé e enquanto ele está a descer de rotação e não chega ao regime de ralenti está a consumir 0. Ups, ou será que consome "qualquer coisa"? :D[:p]

Ora bem...é uma boa experiencia...

aceleras estás a injectar no motor uma boa dose de combustivel...ao largares o acelarador apenas fica a entrar um minimo de combustivel para o motor funcionar.
Isto parado é mais facil de ser testado, pode ser testado pelo barulho e pelos gases de escape.

eu gostava de saber onde está escrito (mas oficialmente)que um carro em funcionamento pode ter periodos sem entrada de combustivel, pelo que sei só os hibridos o conseguem fazer.

Eu sei isso... e também sei que não existe algo como coeficiente de atrito 0 no interior de um motor. O óleo não ELIMINA o atrito, DIMINUI-O.

exacto...mas diminui BEMMMMM... o atrito;)

Voltar
Superior