Pronto, já te deram miminhos...[

]
Mas voltemos à sessão de porrada: assim como eu tenho colegas de que me envergonho, tu tens alguns a quem estimo as melhoras.
E o que é mais interessante é que o mundo automóvel é suficientemente complexo para já exigir um upgrade efectivo nos quadros dé pessoal.
Eu tenho a convicção que as equipas de venda se fazem pelas chefias intermédias - se o Director e o Chefe de Vendas forem bons quadros, seleccionarão bons comerciais para trabalharem com eles e organizarão a estrutura de forma eficaz.
O problema é que a maioria dos directores e chefes são ex-vendedores promovidos pela antiguidade, cheios de vicios e paranóias - muitas vezes com gente boa a querer trabalhar com eles, que acaba por sair para a concorrência.
Aliás, conheço algumas equipas de vendas com taxas de deserção impressionantes - uma delas é de um importante concessionário Mercedes.
Em casas mais pequenas, já encontrei sitios em que é impossível fazer qualquer coisa de jeito, dada a monstruosidade do gerente ou dono da concessão.
Mas espero que esses estejam condenados pelo mercado. A selecção natural encarrega-se deles (muitas vezes estão protegidos por relações antigas e privilegiadas com importadores).
Há ainda uma questão fundamental nisto tudo: as chefias têm que perceber que é necessário formação à séria - que não passa por sessões de teambuilding ou show-off de apresentação de novos modelo, mas sim formação técnica à séria.
Sei que alguns apostaram fortemente - mérito da SIVA - mas outros ainda estão a trabalhar no século passado.