Boa noite, estou a pensar comprar um jipe para começar a andar fora de estrada e para ser o meu carro de dia a dia basicamente quando chove, pois ando de mota nos restantes dias. E o percurso casa/trabalho é de 2 km.
Sou da zona de Coimbra e os meus pais têm um Land Rover discovery 300 e comecei a ir com aquilo dar umas voltas pela serra da Lousã e apanhei o gosto.
Basicamente quero um jipe bom para fora de estrada mas que também já ande qualquer coisa para quando quiser ir dar uma volta nele em auto estrada que consiga ir facilmente a 120 km/h. (O que no discovery faço com facilidade)
Tenho preferência por um jipe longo, de 7 lugares.
Sinceramente os jipes que me chamam mais atenção são os Nissan Patrol GR, mas já me disseram que são jipes muito pesados e que para por aquilo andar bem fora de estrada tem de se investir muito.
Qual a vossa opinião?
O máximo que pretendo gastar são uns 15k €, podendo chegar aos 20k€ se for um jipe muito bom.
Obrigado
Tens aí um bom plafond para um jipe em 2ª mão.
Contudo não te deixes levar pela emoção pois é fácil comprares um limão.
As premissas de que falas não são claras. Se a ideia for evoluir o GR é o maior moneypit que conheço.
Existem centenas de Grs com dinheiro enterrado até aos dentes e a conversa acaba por ser sempre a mesma...falta de motor.
Como tal e sendo o miotor uma das "peças fundamentais" numa viatura TT começaria a minha lista de sugestão pelo:
1º Toyota Land Cruiser KZJ95 3.0 TD, mas falta-lhe o bloqueio traseiro mas 1200 € resolvem isso, contudo parecem que trazem ouro e apesar de tudo na minha opinião não justificam o que pedem por eles. Material muito caro.
2º Pajero 2.8 TD GLS Abas Largas Longo, um motor quase ao nível do toyota, a transmissão mais evoluída do segmento e peca por cursos de suspensão mais reduzidos que o Toyota mas colmata isso com bloqueio traseiro do diferencial
3º Discovery TD5: possivelmente um dos melhores modelos e mais fiáveis da Land Rover dos últimos anos. Excelente Overlander e com muito espaço. A sofisticação da transmissão é pouca e merecia mais, existe sempre a possibilidade de instalar bloqueios à posteriori. Material barato
4º Patrol GR Y60 ou Y61. Tenho preferência pelo Y60 contudo o 2.8 Td é muito fraco em baixas. O Y61 melhora algo com o intercooler, mas quer trabalho para se tirar rendimento e a fiabilidade é baixa. Quanto ao chassis é dos melhores TTs que existem no mundo. Leia-se suspensão e robustez. Se ideia for evoluir para um TT mais agreste o Y61/60 é escolha obrigatória
5º Tens Pajeros Dis (o curto é o melhor para tt), Mercedes ML, Touaregs, etc...
Agora teres um Pajero DID e um Patrol GR na mesma escolha estás equivocado quanto aquilo que pretendes.
O GR é um jipe de 2 eixos rígidos, basicamente parece um camião a ser conduzido.
O Pajero DID é um veículo que se conduz como um normal ligeiro. As suspensões independentes, carroçaria monocasco, etc, etc.
Até um ML W163 é mais puro TT que o Pajero DID por manter um chassis de travessas e de aço soldadas.
Como tal é bom que tenhas claro o que pretendes fazer com o jipe no futuro, mas se queres andar com jipes nos dias de chuva, o GR era o último que eu escolhia, aliás jipes e chuva não joga bem.
Nesse aspeto o DID leva uma vantagem clara sobre o GR, pois pode andar em 4x4 permanente e é muito mais seguro e um projeto mais recente.
Se não fosse pela lotação as pickups são uma boa opção e são sempre mais recentes.
Esta é a minha opinião apenas mas eu posso parecer suspeito.
O mais importante é que sendo de Coimbra podes dar uma salto até a Aveiro para umas TTzadas independente da máquina [

]
Lousã também conheço mas não tão bem como gostava...não vejo aqui nenhum GR [

]