Tens aí um bom plafond para um jipe em 2ª mão.
Contudo não te deixes levar pela emoção pois é fácil comprares um limão.
As premissas de que falas não são claras. Se a ideia for evoluir o GR é o maior moneypit que conheço.
Existem centenas de Grs com dinheiro enterrado até aos dentes e a conversa acaba por ser sempre a mesma...falta de motor.
Como tal e sendo o miotor uma das "peças fundamentais" numa viatura TT começaria a minha lista de sugestão pelo:
1º Toyota Land Cruiser KZJ95 3.0 TD, mas falta-lhe o bloqueio traseiro mas 1200 € resolvem isso, contudo parecem que trazem ouro e apesar de tudo na minha opinião não justificam o que pedem por eles. Material muito caro.
2º Pajero 2.8 TD GLS Abas Largas Longo, um motor quase ao nível do toyota, a transmissão mais evoluída do segmento e peca por cursos de suspensão mais reduzidos que o Toyota mas colmata isso com bloqueio traseiro do diferencial
3º Discovery TD5: possivelmente um dos melhores modelos e mais fiáveis da Land Rover dos últimos anos. Excelente Overlander e com muito espaço. A sofisticação da transmissão é pouca e merecia mais, existe sempre a possibilidade de instalar bloqueios à posteriori. Material barato
4º
Patrol GR Y60 ou Y61. Tenho preferência pelo Y60 contudo o 2.8 Td é muito fraco em baixas. O Y61 melhora algo com o intercooler, mas quer trabalho para se tirar rendimento e a fiabilidade é baixa. Quanto ao chassis é dos melhores TTs que existem no mundo. Leia-se suspensão e robustez. Se ideia for evoluir para um TT mais agreste o Y61/60 é escolha obrigatória
5º Tens Pajeros Dis (o curto é o melhor para tt), Mercedes ML, Touaregs, etc...
Agora teres um Pajero DID e um Patrol GR na mesma escolha estás equivocado quanto aquilo que pretendes.
O GR é um jipe de 2 eixos rígidos,
basicamente parece um camião a ser conduzido.
O Pajero DID é um veículo que se conduz como um normal ligeiro. As suspensões independentes, carroçaria monocasco, etc, etc.
Até um ML W163 é mais puro TT que o Pajero DID por manter um chassis de travessas e de aço soldadas.
Como tal é bom que tenhas claro o que pretendes fazer com o jipe no futuro, mas se queres andar com jipes nos dias de chuva, o GR era o último que eu escolhia, aliás jipes e chuva não joga bem.
Nesse aspeto o DID leva uma vantagem clara sobre o GR, pois pode andar em 4x4 permanente e é muito mais seguro e um projeto mais recente.
Se não fosse pela lotação as pickups são uma boa opção e são sempre mais recentes.
...não vejo aqui nenhum GR [

]