comprar no olx!!!

Sei que é diferente mas aqui na empresa pagamos várias encomendas que chegam à cobrança e muitas com cheque. O cheque só é aceite se apresentarmos também o cartão de cidadão da pessoa que passou o cheque. Não sei que garantia isso dá.

Envio à cobrança. O máximo que podes perder é o valor do envio, porque se não for levantado, o artigo é te entregue novamente. [;)]

E depois ainda tem de pagar novamente os portes para levantar o artigo... Pelo menos antigamente era assim. Deixei de enviar o que quer que seja à cobrança por isso. Enviava, pagava portes, não levantavam... E para eu reaver o artigo ainda tinha de tornar a pagar portes.

Quem quer pague antecipadamente por TB, quem não quiser, paciência [;)]

Convém não esquecer que um cheque, apesar de dar chatice até receber, também dá alguns dados sobre o comprador e, mais importante, é um título que pode ser accionado.

O que eu acho inadmissível é os CTT aceitarem pagamento por cheque nos envios a cobrança e depois descartarem-se no caso do mesmo ser "careca", se eles aceitam pagamentos em cheque então têm de se responsabilizar por esse tipo de pagamento ou simplesmente não aceitar esse tipo de pagamento, não é o cliente que pagou um serviço que tem que ficar com essa responsabilidade. Eu já vendo a 6 anos e nunca me aconteceu essa situação de envios a cobrança e levar com "Cheque Careca" mas se algum dia me acontecer vai ser para levar até as ultimas estâncias.

Mas do que me lembro é o cliente que está a fazer uso do serviço dos CTT que decide a forma de receber o pagamento. Caso não queira receber dessa forma, quem entrega a encomenda e recebe o dinheiro não aceita essa forma de pagamento.

Os CTT põem à disposição do cliente várias opções e o cliente escolhe a que quiser e com a que se sentir mais confortável.

Ou já não é assim?

Convém não esquecer que um cheque, apesar de dar chatice até receber, também dá alguns dados sobre o comprador e, mais importante, é um título que pode ser accionado.

Já agora dentro deste assunto nos dias de hoje os bancos não são obrigados a pagar o cheque até certo valor? (150€ acho eu)

Já comprei e vendi muita coisa no OLX e felizmente sempre correu bem.

Mas fui burlado onde não esperava: no zwame, por alguem que se fez passar por outro gajo durante uns dias e fez dezenas de negocios em que uma carrada de malta ficou a arder...
Isto tambem é preciso sorte às vezes.

Quanto ao MaximusDecimus, há sempre alguem que tem que arriscar mais quando o negocio não é feito em mãos porque infelizmente não conhecemos quem está no outro lado nem sabemos quais as suas reais intenções.

Enquanto vendedor, acho que deve ser este a "mandar" no negocio.. as condições são definidas por ele e o comprador aceita-as ou não. Por segurança e caso o valor não seja muito alto, não vejo porque nao possas pedir a trasnferencia do dinheiro previamente e esperas pela entrada do dinheiro na tua conta (um suposto envio de um comprovativo não prova nada porque pode ser photoshop ou podem até pedir para anular a transferencia). A alternativa boa tambem me parece a sugestão dada pelo yoan.

Faço muitas compras/vendas no OLX e quando recebo a questão de feedback de melhorias pela parte do OLX digo sempre o mesmo: é necessário implementar um sistema de feedback de utilizadores. Isto é extremamente essencial numa plataforma de compra e venda online.
Já venho do tempo do Miau e é diferente negociares com alguem com feedback positivo ou negativo e mesmo dentro das pessoas com feedback positivivo é diferente falares com alguem com >100 positivo ou uma pessoa com >10 positivo. E já nem falo daqueles vendedores que tinham >1000 positivo que era muito seguro...

Em relação ao OLX adoptei a estratégia de só fazer negócios em mão... Dá-me ideia de existirem pessoas que ou não têm nada para fazer ou sei lá, e pedem as coisas por envio com portes e não levantam só porque sim...

Curiosamente ultimamente tenho feito bastante dinheiro porque decidi vender toda a tralha que já não uso, isto foi uma decisão após mudar de casa e vi que levei atrás muita tralha desnecessária...
Há coisas que vendo com preço muito baixo e em estado novo mas sei que nunca mais vou usar.
Por este motivo, acho que se fazem excelentes negócios lá.

Como comprador há muita coisa que deixei de comprar novo...

Já Vendi bastantes coisas, já comprei algumas também. Nunca tive problemas.

Compras sempre fiz em mão, vendas cheguei a enviar à cobrança.

De facto o feedback era importantíssimo...

Depende, se o queres enganar ou nao lol

Desde já obrigado a todos pelo contributo[;)]apr:)

@Robie, se por um lado é seguro para mim (vendedor) receber o dinheiro na minha conta antes de enviar o objeto, por outro lado é um risco enorme para o comprador. Que garantia tem ele de que não recebe um calhau em casa? Eu não compraria nada assim... Por isso estava a tentar descobrir qual a melhor forma de proceder, havendo garantias para ambas as partes.

@Carlo: obrigado pela achega[;)] Desconhecia essa possibilidade (pagamento de encomenda à cobrança por cheque e possível burla inerente)...

Pois, o facto de estas plataformas "tugas" não disporem de um sistema de avaliação de negócios e compradores/vendedores é uma falha gravíssima... O Ebay já funciona assim há muito tempo, e é também por isso que é líder indiscutível. Não custava nada "copiar" a ideia, mas mesmo assim parece que não está fácil:sh)[:D]

Mais uma vez obrigado a TODOS [;)]

aconselho a confirmarem o preço via sms ou email por exemplo para ficar como prova...uma vez fui enganada, tenho a certeza absoluta que o aldrabao alterou o preço à ultima da hora no anuncio..mas é com os erros que se aprende e NUNCA mais ninguém me vai enganar com essa!!!

@Robie, se por um lado é seguro para mim (vendedor) receber o dinheiro na minha conta antes de enviar o objeto, por outro lado é um risco enorme para o comprador. Que garantia tem ele de que não recebe um calhau em casa? Eu não compraria nada assim... Por isso estava a tentar descobrir qual a melhor forma de proceder, havendo garantias para ambas as partes.

@Carlo: obrigado pela achega[;)] Desconhecia essa possibilidade (pagamento de encomenda à cobrança por cheque e possível burla inerente)...

Pois, o facto de estas plataformas "tugas" não disporem de um sistema de avaliação de negócios e compradores/vendedores é uma falha gravíssima... O Ebay já funciona assim há muito tempo, e é também por isso que é líder indiscutível. Não custava nada "copiar" a ideia, mas mesmo assim parece que não está fácil:sh)[:D]

Mais uma vez obrigado a TODOS [;)]

Atenção que o OLX e afins tem de tudo menos ser tuga (e sistema de feedback) :P [:D]
A ideia foi importada para pt, limpou uma data de concorrentes fortes que já cá tinha e fazem o que querem porque ninguém está disposto a investir nessa área, que diga-se de passagem, está mais que saturada.

Experiencia próprias, vende-se e compra-se melhor nos grupos do face :)

Isso agora tem a ver com a seriedade do vendedor.

Já vendi uma ps4 por quase 400€ e com o valor adiantado via transferência, iphones, etc tudo por correio, e ninguém ficou a arder.

Experiencia próprias, vende-se e compra-se melhor nos grupos do face :)

Não te impede de ser enganado tambem. À uns meses uma fulana foi aldrabada com um iphone 6, pagou 600€ +/- e nos correios recebeu um telemovel de plastico/brincar.

Confrontou o fulano e o mesmo disse lhe que a vida estava dificil.

Mas do que me lembro é o cliente que está a fazer uso do serviço dos CTT que decide a forma de receber o pagamento. Caso não queira receber dessa forma, quem entrega a encomenda e recebe o dinheiro não aceita essa forma de pagamento.

Os CTT põem à disposição do cliente várias opções e o cliente escolhe a que quiser e com a que se sentir mais confortável.

Ou já não é assim?

Infelizmente não é assim, no formulário de envio a cobrança não existe a opção de escolha do tipo de pagamento que o vendedor deseja, ou seja no caso de o comprador pagar por cheque no caso do mesmo for " careca" quem sofre é o vendedor embora a responsabilidade de aceitar esse tipo pagamento seja dos CTT. Resumindo , os CTT aceitam um tipo de pagamento que não é 100% seguro e o cliente ( que esta a pagar um serviço) é que acarta com as consequências.

Bem, acho que fui enganado.... comprei um jogo para a PS3 e PS4, eram os únicos anúncios que o vendedor tinha...

Paguei por Transferência bancária (30€) no fim de semana(mesmo banco), e na segunda feira perguntei ao vendedor se tinha enviado, respondeu que sim.... e desapareceu. Conta inactiva.

Hoje esperei pelos jogos, e nada... a única hipótese de ainda receber os jogos, é se estes forem enviados em correio normal(eu pedi expressamente o envio em correio registado).

Agora, os únicos dados que tenho é o NIB e a nome do titular da conta. Como somos do mesmo banco, será que o banco me fornece algum dado do vendedor?

Ou terei que fazer queixa na GNR por burla, quando passar o tempo do correio normal?

por isso é que eu não faço negócios por TB, apenas contra reembolso ou em dinheiro(em mão), ao menos não dou hipótese de ser enganado...

agora se ele te mandou isso por correio normal, vais ter que aguardar, mas mais me parece que levas-te uma bela banhada, isso sim...

por isso é que eu não faço negócios por TB, apenas contra reembolso ou em dinheiro(em mão), ao menos não dou hipótese de ser enganado...

agora se ele te mandou isso por correio normal, vais ter que aguardar, mas mais me parece que levas-te uma bela banhada, isso sim...

Mas por contra reembolso não podes ser enganado na mesma?...envia te uma caixa vazia[:cool:]

Tenho andando a fazer uma limpeza na tralha que já não tem uso, principalmente coisas de bebes/criança, e tem sido sempre no OLX, e é cara-a-cara.

Nem faço de outro modo.

Mas por contra reembolso não podes ser enganado na mesma?...envia te uma caixa vazia[:cool:]

Realmente... Muitas das burlas que tenho conhecimento são mesmo com envios à cobrança. Existe uma falsa sensação de segurança e o pessoal arrisca muito mais, nem pensa duas vezes. Mas quando abrem a caixa e está vazia ou com uma pedra lá dentro, não podem ir atrás do carteiro pedir o dinheiro de volta.

Voltar
Superior