comprar no olx!!!

Aproveitando o tópico:

Vi um anuncio no olx, contactei o vendedor, adquiri um telemóvel a baixo custo, tinha fotos e tudo aparentava estar correcto, fiz a transferência e enviei comprovativo. O vendedor pediu a morada a qual eu cedi e disse ainda que no mesmo dia se pudesse ainda enviava, logo de seguida o anuncio foi retirado. Até aqui tudo bem, passaram-se 5 dias (fim-de-semana incluído), entendo que possa haver algum atraso no envio, já tentei questionar o vendedor ao longo deste tempo se já enviou e nunca obtive resposta até ao momento. Já tinha feito compras e vendas sem problema, começo a ficar com uma comichão que fui burlado e a pessoa ainda lá tem outro anuncio.
Contactei o olx e disseram que não podem fazer nada (é o mal de não terem sistema de feedback nem paypal), contactei a Deco e dizem que devo aguardar uns dias e depois apresentar queixa na policia, tenho 6 meses para o fazer a contar do dia da ocorrência.

Supondo que isto é uma burla para além de imprimir a conversação, anuncio e comprovativo de pagamento, que outros dados preciso? Sei supostamente um nome e um NIB. Dados da localização estão na operadora e através do NIB chega-se facilmente aonde o $ está.
Eu quero saber o que posso fazer, para não chegar à policia e levar uma resposta tipo máquina "ah e tal não podemos fazer nada", quero ir munido até de decretos-lei se for preciso. Não é pelo $, é mesmo para dar a lição a quem de direito.

Qual quê! Presencialmente!

Mas já comprei um portátil assim, pagando adiantado, por transferência bancária. Por acaso este em que escrevo neste momento, já lá vão cerca de seis anos [:cool:]

Mas há casos e caso, claro.

Eu comprei quase tudo sem ver o material, paguei via PayPal e por duas ou três vezes, via transf bancária. Nunca tive nenhum azar :).
Como vendedor, tento receber sempre pelos mesmos métodos. Quando me pedem envios à cobrança, só o faço com a condição de me pagarem primeiro o valor dos portes. Caso contrário, não aceito...
Já me queimei duas vezes com compradores que não levantaram a encomenda e fiquei a arder com o valor do envio...

Já tive algumas trocas de mensagens engraçadas com os burlões do OLX. Respondo sempre no gozo! [:D]

A ultima:
Sure. No problem. But first if you're lying I will cast you an spell and you will have 7 years of bad luck and disease. Your dick will fall down and you will get AIDS. This is the monster of the liars:

580DA566-3D02-43A9-AE28-FF0A382013F8

Forces of the damn I summon you to pursuit the liars that read this message and cast them with 7 plagues of hell.

If you're lying and don't want anything to happen to you please send me an email apologizing for you bad attitudes and I will turn off the spell.

Vuduu jikomanetas.

No dia 15/02/2015, às 19:42, Yendry Sosa <yandrysosa101@gmail.com> escreveu:
Hello, I'm Engineer doctor Sosa Yandry from Russia, i'm presently on
ship near Greece, and am interested in buying your item to my friend
in Georgia as a birthday gift, and the payment will be via bank
transfer to your account. and the shipment will be done by CCT COURIER
Express 10-14 days delivery get back to me if you are interested in
selling it to me for us to proceed. Looking forward to reading from
you immediately

Nao respondeu mais! [:)]

sou utilizador do olx desde o inicio e nunca levei um barrete porque todas as compras que faço são em mão e experimento tudo até ao mais pequeno promaior.

já fiz varias vendas para diversas zonas do pais através dos correios e reparei que o pessoal que mora longe corre muitos riscos desnecessários.

eu prefiro gastar 50 eur de combustível para ir buscar o artigo em mão do que tentar poupar ao máximo e depois levar um barrete.

existem certas coisas e certos anúncios que são claramente banhadas garantidas, por isso há que escolher bem.

Já comprei e vendi muita coisa no olx/custo justo, e foi sempre em mão. Assim o material é verificado, para depois não haver tretas.

Já comprei no ebay, mas aí havia a protecção do PP

então só contactaste por email e ele não te responde, é isso?

Utilizei o sistema de email do olx para contactar, entretanto a conta foi desactivada (curiosamente depois de eu ter exposto o caso ao olx e eles terem dito que nada podiam fazer). A mesma pessoa tinha ainda outro anuncio a decorrer portanto assumo que tenha enganado mais alguém e desactivou a conta.
Imprimi as conversas, tenho NIB, logo tratarei de saber o nome completo da pessoa que está associada ao mesmo para mais tarde apresentar queixa na PSP.
A questão é que eu não quero ir perder tempo para tribunal, pois os custos judiciários rapidamente vão ultrapassar o valor da compra, é daquelas coisas que se resolve bem tendo amigos nos sítios certos e não por via da justiça, pois nessa eu não confio.

Já me informei no meu banco, para pedir um estorno teria que pagar 75€ e eles iriam comunicar com o beneficiário e só com autorização deste é que o $ poderia ou não ser devolvido. Acabava por perder $, tempo e obviamente ele não devolveria o montante.

comprar no olx!!!

Há tempos comprei um MacBook no OLX. Fiz o negócio em mãos e não fui burlado, mas fui alvo de várias tentativas. Atrevo-me a dizer que pelo menos 1 em cada 5 anúncios de venda de material Apple é burla. Desde preços demasiado bons para serem verdade (a maior parte), mas passando também por tentativas de enganar o cliente quanto às características do equipamento. Eles aproveitam-se do facto dos MacBook Pro serem todos exteriormente iguais ou muito parecidos entre eles e vendem gato por lebre. No processo de busca do MacBook explorei 2 anúncios assim. Num deles pedi para me mandar o ecrãs das propriedades do Mac e lá vinha um MacBook core2duo quando o vendedor dizia que era um core i5. Noutro fiz o mesmo e o tipo teve o desplante de me mandar um print de ecrãs falso (era alegadamente um MacBook Pro de 2014. Combinamos encontrar-nos no Colombo em Lisboa e quando pego no computador vi logo que se tratava de tratava de um MacBook Pro mais antigo porque ainda era dos que tinha a entrada para a drive do CD. Confrontei o tipo com o assunto e ele fez-se de parvo dizendo que tinha vários anúncios e que se calhar se tinha confundido. Pegou no computador à pressa e foi-se logo embora. Fez bem, pela sua saúde.
Denunciei ambos os vendedores ao OLX mas nunca verifiquei se foram banidos.

Última edição:
Compras e vendas no OLX, só à cobrança...

Isso não adianta nada.. Até pode ser pior que por transferência bancária.

Os produtos recebidos à cobrança, só podem ser abertos após o pagamento. Ninguém garante que o fulano mande uma caixa vazia ou com uma laranja podre como fizeram a um colega meu há uns anos. Bem, se calhar a laranja até estava boa quando saiu de lá, apodreceu foi pelo caminho [:D]

O que é de evitar são os pagamentos por referência de MB. Isso é uma jogada xpto, em que dá para descobrir o tipo mas dá mais trabalho.

Para envios à cobrança, também não o faço. Quem quiser, que pague antes por transferência bancária e só depois do dinheiro estar na conta é que envio. Isto porque para além do dinheiro levar imenso tempo a chegar às mãos (pelo menos antigamente levava), se o tipo não levantar a encomenda, tinha eu de pagar os portes para lá e.. para cá! Como me chegou a acontecer.

Isso não adianta nada.. Até pode ser pior que por transferência bancária.

Os produtos recebidos à cobrança, só podem ser abertos após o pagamento. Ninguém garante que o fulano mande uma caixa vazia ou com uma laranja podre como fizeram a um colega meu há uns anos. Bem, se calhar a laranja até estava boa quando saiu de lá, apodreceu foi pelo caminho [:D]

O que é de evitar são os pagamentos por referência de MB. Isso é uma jogada xpto, em que dá para descobrir o tipo mas dá mais trabalho.

Para envios à cobrança, também não o faço. Quem quiser, que pague antes por transferência bancária e só depois do dinheiro estar na conta é que envio. Isto porque para além do dinheiro levar imenso tempo a chegar às mãos (pelo menos antigamente levava), se o tipo não levantar a encomenda, tinha eu de pagar os portes para lá e.. para cá! Como me chegou a acontecer.

A grande mais valia da cobrança para quem compra é ter acesso a morada do remetente, assim acaba por ser uma garantia maior de sucesso na compra, no OLX só compro em mão ou pela via da cobrança, na minha óptica é o mais seguro tanto para comprador como para quem vende.

Voltar
Superior