comprar rampas de serviço

O ideal é ter as 2 coisas.

Cada uma tem a sua aplicação. Macacos e preguiças quando é preciso mexer em rodas, travões, suspensões e uma plataforma para quando é preciso algo mais brusco como mexer em caixa/motor e afins e a estabilidade é importante para se fazer força à vontade mas é preciso um acesso ao fundo do carro.

Dependendo da madeira isso faz-se bem. Até com umas tomadas e lâmpadas para iluminar.

Madeira arranjas melhor numa serração que num AKI. Nesse tipo de lojas a madeira é em geral de pinho que não é a mais resistente. É madeira para decoração ou coisas de jardim.

Eu tenho usado o macaco com preguiças, mas já houve situações em que me socorri de umas rampas improvisadas para as rodas da frente. Sempre com preguiças por baixo, na segurança não se facilita.

Essas rampas dos vette são brutais, só falta servir cafézinho[:cool:]

Cump.

Rampas, macacos, barrotes, madeiras, preguiças, etc.... utilizo de tudo [:D].
As rampas dão uma boa estabilidade para trabalhar debaixo do carro.
Uma coisa não tira a vez a outra.
As minhas rampas com uns 285/75R16 em cima [;)]
P8100087.jpg

Falando em macacos, tenho um bom em casa, o meu problema é onde o usar no carro, se eu quiser levantar a frente toda ou a traseira, para lhe colocar suportes, onde é que o posso colocar, no chassis? onde?

Se tiveres o manual do carro, dá uma vista de olhos no mesmo.

Regra, onde fala do local de aplicação do macaco do carro, também fala onde são os pontos, no caso de usar o macaco hidráulico. [;)]

Se tiveres o manual do carro, dá uma vista de olhos no mesmo.

Regra, onde fala do local de aplicação do macaco do carro, também fala onde são os pontos, no caso de usar o macaco hidráulico. [;)]

Vou dar uma vista de olhos, obg.

Rampas, macacos, barrotes, madeiras, preguiças, etc.... utilizo de tudo [:D].
As rampas dão uma boa estabilidade para trabalhar debaixo do carro.
Uma coisa não tira a vez a outra.
As minhas rampas com uns 285/75R16 em cima [;)]
P8100087.jpg

boa tarde, essas são rampas da norauto? pode dizer se faz favor qual a medida de largura da parte onde assenta o pneu? obrigado

boa tarde, essas são rampas da norauto? pode dizer se faz favor qual a medida de largura da parte onde assenta o pneu? obrigado

Boas tarde
Sim comprei na Norauto o par já praí à uns 2/3 anos.
Vou ver a medida e depois coloco aqui [;)]

barrotes há lá. mas madeira para segurar o carro?
idiot2.gif

Um toro de madeira aguenta o triplo ou o quádruplo do que qualquer dessas preguiças de Norautos e afins.

Eu não brinco com a minha segurança. A minha integridade a depender de meia dúzia de ferros soldados? Não obrigado, prefiro madeira maciça.

Neste anos todos nem um único sobressalto. É levantar com o macaco e espetar-lhe os toros que tenho já a muito tempo. Nem mexe.

Expliquem-me lá uma coisa:

Para se mudar o óleo ao carro este deve ser escorrido com o carro plano.

Se subir a rampa, retirarem o bujon e escorrerem o carter, fica lá muito óleo antigo dada a inclinação.

Se quiserem colocar o carro plano, podem deixa-lo descair desligado (não aconselhável) para fora das rampas.

E depois, como o colocam nas rampas para recolocar o bujon e resguardos? A trabalhar sem óleo?

Expliquem-me lá uma coisa:

Para se mudar o óleo ao carro este deve ser escorrido com o carro plano.

Se subir a rampa, retirarem o bujon e escorrerem o carter, fica lá muito óleo antigo dada a inclinação.

Se quiserem colocar o carro plano, podem deixa-lo descair desligado (não aconselhável) para fora das rampas.

E depois, como o colocam nas rampas para recolocar o bujon e resguardos? A trabalhar sem óleo?

Eu levanto com o macaco, inclinando-o para o lado em que está o bocal do óleo (depende do carro).

Depois passado uns bons minutos desço o macaco e deixo-o a escorrer mais tempo.

Tiro o filtro do óleo e deixo a escorrer.

Depois volto a subir o macaco para colocar o parafuso do cárter e colocar o resguardo inferior antes de colocar o novo óleo.

Para trocar o óleo não é preciso rampas nem toros, o macaco basta.

Eu levanto com o macaco, inclinando-o para o lado em que está o bocal do óleo (depende do carro).

Depois passado uns bons minutos desço o macaco e deixo-o a escorrer mais tempo.

Tiro o filtro do óleo e deixo a escorrer.

Depois volto a subir o macaco para colocar o parafuso do cárter e colocar o resguardo inferior antes de colocar o novo óleo.

Para trocar o óleo não é preciso rampas nem toros, o macaco basta.

Isso é exatamente o quer eu faço...dai não entender muito bem como se muda (corretamente) o óleo com rampas. [:D]

Quanto aos toros......eu não me meto debaixo de nenhum carro apenas seguro pelo macaco. Preguiças, sempre! [;)]

E uso macacos destes...

macaco%20rd%20pu%20bovenau.jpg

Last edited:
Também já andei a pensar comprar umas rampas para fazer a troca de óleo em casa, mas desisti. Estive a ver aquilo no Roady e pareceu-me que eram muito fracas, para além de estreitas (para pneus >185).
Depois pensei em comprar uns cavaletes, mas também desisti. Por uns cepos de madeiras só em carro velho e mesmo assim não sei, existe sempre a possibilidade de amolarem alguma coisa, porque não existe um sitio prefeito para os colocarem, como já foi dito.
Para agravar todos estes sistemas tem em comum o facto de o carro não ficar nivelado, o que pode ser uma condicionante como foi referido...
O ideal seria mesmo uma fossa (ou melhor um elevador tipo os das oficinas) mas está fora de questão como é óbvio, pelo custo absurdo.
Como tenho compressor também andei a namora um aspirador de óleo (de oficina) de 24L (pequeno), ficam a volta de 260€-300€ (preços da net), acho que seria o ideal para mim, não tinha de desmontar forras (Golf mk4) e era bastante limpo, mas a faltam € e a irracionalidade da compra mataram a ideia.

Conclusão: fiquei quietinho...

Last edited:
Também já andei a pensar comprar umas rampas para fazer a troca de óleo em casa, mas desisti. Estive a ver aquilo no Roady e pareceu-me que eram muito fracas, para além de estreitas (para pneus >185).
Depois pensei em comprar uns cavaletes, mas também desisti. Por uns cepos de madeiras só em carro velho e mesmo assim não sei, existe sempre a possibilidade de amolarem alguma coisa, porque não existe um sitio prefeito para os colocarem, como já foi dito.
Para agravar todos estes sistemas tem em comum o facto de o carro não ficar nivelado, o que pode ser uma condicionante como foi referido...
O ideal seria mesmo uma fossa (ou melhor um elevador tipo os das oficinas) mas está fora de questão como é óbvio, pelo custo absurdo.
Como tenho compressor também andei a namora um aspirador de óleo (de oficina) de 24L (pequeno), ficam a volta de 260€-300€ (preços da net), acho que seria o ideal para mim, não tinha de desmontar forras (Golf mk4) e era bastante limpo, mas a faltam € e a irracionalidade da compra mataram a ideia de poupança também.

Conclusão: fiquei quietinho...

Aspirador de óleo? Isso é a maior porcaria que introduziram nas oficinas. :sh)

Aspirador de óleo? Isso é a maior porcaria que introduziram nas oficinas. :sh)

Isso é um exagerado. Tem vantagens e desvantagens como em tudo na vida.
Os motores mais recentes estão preparados para o óleo sair desta forma. Basta tirar o bujão e reparar que após a aspiração não sai mais nada.
Qualquer concecionário de marca (seja qual for) usa atualmente este sistema, por questões ambientais e indicações dos fabricantes.

Agora se me perguntam se deve-se fazer sempre a troca desta forma, eu respondo que não.
Basta ter alguns cuidados, trocar o óleo nos prazos indicados para não chegar a ganhar borra (óleo com especificações superiores e mais finos são mais indicados para sair desta forma), trocar o filtro de óleo (local onde ficam as limalhas) e de forma intercalar retirar o óleo também pelo bujão.

Afirmar que aspirar o óleo é uma porcaria é um exagero completo.

Back