Compravam um carro vindo da UBER?

nogueiraribeiro

Well-known member
Surgiu-me esta questão, primeiro a jeito pessoal, mas também a título de discussão.

Tropeçei numa oportunidade brutal para comprar um carro usado a um preço interessante. Preferia não entrar em detalhes, mas é um carro de 35000€ (novo) que com 2 anos fica por 20.000€ e conta com 60.000 kms.

Esteticamente, interior e exterior nada a destacar. Quiçá uma jante ligeiramente roçada e um ligeiro toque num para choques, de resto, tudo imaculado.

Fiquei muito curioso porque o preço é bom demais, procurando na net versoes semelhantes do mesmo ano, o mais barato é 2500€ acima. A cereja no topo do bolo (ou não), é que este negócio é na própria marca, com 2 anos de garantia total.

Ao puxar pelo assunto e mostrando estanheza, descubro que o carro foi cedido ao serviço da UBER, provavelmente dai o "pacote" do negócio, mas não ponho em causa até porque a pessoa em questão foi muito honesta e transparente e colocou tudo sem reservas, não encontro nada escondido, o que é raro.

A questão aqui é, voces compraram um carro proveniente de utilização UBER ou semelhante? Seria como comprar um Taxi mas melhor, ou pior? O que acham sobre isto, concretamente sobre este negócio, e genericamente?

Nunca seria carro para o meu dinheiro. Não estou com isto a dizer que o carro não presta ou que foi mal usado, e acredito que muita gente o compraria mesmo sabendo a utilização que teve, mas para mim não dava.

não vejo mal em ter sido uber, até porque isso não quer dizer que tenha sido mal tratado.

uso com alguma frequência serviços desse tipo e salvo raras excepções, todos conduzem bem e sem muita pressa.

já vi muita gente a conduzir pior e são particulares.

Claro que sim . Esses carros andam sempre bem cuidados até porque no final dos 2 anos de contrato tem de estar em excelentes condições senao é preciso pagar cada risquinho que apareça na avaliação.

Nunca seria carro para o meu dinheiro. Não estou com isto a dizer que o carro não presta ou que foi mal usado, e acredito que muita gente o compraria mesmo sabendo a utilização que teve, mas para mim não dava.

Pois eu já penso ao contrário. Conheci um velhote pacato que para arrancar era até a embraiagem cheirar a queimado, andava quilómetros a fio em nacional em 2.ª e 3.ª, etc. Será isso preferível ou:

Este, que não tendo sido usado por muito tempo nas condições que foi, não era carro para andar em correrias, pois o serviço que é exige uma condução cuidada, o carro é recente e tem garantia de fábrica e está com bom preço e sem kms exagerados. Está bom para ir para a sucata, é? Sinceramente, não vejo onde é que está o drama... :confused:

Bem, a compra em concessionário e a garantia total de 2 anos quase que responde á pergunta.

A única coisa que me deixa de pé atrás são os kms, isto porque o ultimo UBER que "me passou pelas mãos" fez quase 100k kms num ano...

Claro que cada caso é um caso, mas 60k kms para dois anos parecem-me manifestamente pouco para um veiculo nessa atividade.

EDIT: mais precisamente 95k kms em 14 meses, o que dá uma média aproximada de 6500kms/mês e 80000kms ano.

Last edited:

Lino, eu referi que não estava a dizer que o carro estaria mau ou tinha sido mal utilizado, e muito menos sucata.
Mas não seria primeira opção, para mim, um carro que eu soubesse que andaria os dias inteiros de manhã à noite constantemente em trânsito citadino. São opções...

Bem, a compra em concessionário e a garantia total de 2 anos quase que responde á pergunta.

A única coisa que me deixa de pé atrás são os kms, isto porque o ultimo UBER que "me passou pelas mãos" fez quase 100k kms num ano...

Claro que cada caso é um caso, mas 60k kms para dois anos parecem-me manifestamente pouco para um veiculo nessa atividade.

EDIT: mais precisamente 95k kms em 14 meses, o que dá uma média aproximada de 6500kms/mês e 80000kms ano.

Exacto. Eu utilizo com alguma frequência estes serviços, e reparo que os kms são sempre consideráveis, e é natural que assim seja, tal como os táxis.

Deixo apenas uma mais nota: ser carro de Uber não garante que é sempre conduzido com tranquilidade e suavidade.

Tenho visto algumas personagens que têm duas formas de conduzir: quando levam passageiro são uns santos, quando estão em vazio/a caminho do cliente descarregam a frustração de andar devagar.

E como já foi dito, esses 60kkm devem ser praticamente todos a ritmo de cidade (claro que em nenhum carro usado é garantido que tenha feito melhores percursos, ou tivesse sido conduzido melhor).

Exacto. Eu utilizo com alguma frequência estes serviços, e reparo que os kms são sempre consideráveis, e é natural que assim seja, tal como os táxis.

Pois, até porque a andar 30000 kms/ano não paga as despesas.

A titulo de exemplo, só de seguro automóvel com DP, eu pago 330€ pelo meu Megane. O carro a que me referi era uma Megane III ST, com um capital seguro 2000€ superior ao meu, e paga 1500€/ano de seguro!

Pois, até porque a andar 30000 kms/ano não paga as despesas.

A titulo de exemplo, só de seguro automóvel com DP, eu pago 330€ pelo meu Megane. O carro a que me referi era uma Megane III ST, com um capital seguro 2000€ superior ao meu, e paga 1500€/ano de seguro!

É isso. Os próprios contratos de renting destas viaturas, pela quilometragem contratada por ano, têm rendas muito mais altas que as nossas viaturas normais.

Claro que encararia essa possibilidade. No passado comprei um carro de uma rent-a-car e nunca tive problema algum com ele a não ser manutenção. Ainda por cima com 2 anos de garantia no concessionário da marca. Apenas verificaria o livro das revisões para ver se condizia com a quilometragem.

Eu partilho a opinião do Mgomes.

Um carro passar a sua vida maioritariamente em contexto urbano, parece-me das utilizações menos saudáveis. Preferia um carro de um acelera bem mantido.

De qualquer forma se o carro é de 35 mil euros antes de descontos, nem acho os 20 mil euros um preço assim tão bom, para 2 anos e 60 mil km.

O último Uber em que andei tinha 275 mil km e era um Octávia carrinha, creio que de 2014, limpinho e impecável, mas com a embraiagem toda fdd. Claro que este não terá sido Uber toda a vida, porque o serviço é recente.

Olhando aos km's é realmente impossivel que um carro da UBER só tenha 60 mil em 2 anos. A media ronda os 70 mil / ano .

Não acredito nesses km's se tiver sido uber durante 2 anos. E um diesel recente com percursos maioritariamente urbanos, o FAP já deve ter tido melhores dias.

Os Uber têm que pedalar pelo menos 14 horas por dia para pagar as despesas e a comissão do motorista. Não duvido do bom estado do carro até porque como já foi dito são carros que têm uma condução calma e têm que andar cuidados, só duvido dos kms o que ainda por cima num carro que nunca fez uma IPO são muito difíceis de comprovar. Para mim esse carro tem pelo menos mais cem mil em cima, agora cabe a ti se os dois anos de garantia e os 2500€ de diferença compensam isso.

A pergunta faz-me lembrar aquela do “casavas com uma prostituta ?”

Ou com uma gaja que, não sendo prostituta, já teve vários homens...? Mas, lá está, para todos os efeitos não é prostituta!!

Podes ainda ir mais longe, como dizia um colega da faculdade: eu para mim só gajas virgens... [:p]

Back