Eu compreendo o que queres dizer acerca da mais valia de um computador de 1.700-2.000€ mas dependendo dos trabalhos um mais barato pode funcionar muito bem.
Em Setembro do ano passado tivemos que comprar um computador para a minha mulher cuja utilização principal é Word, Excel, PDF e pesquisa na Net, queria gastar no máximo à volta de 750€ e por esse dinheiro compramos um Asus K556U de 15'4" tem I7 7500U, disco SSD 256Gb, 8 Gb de RAM e ecrã HD e funciona muito bem, em termos de velocidade não o noto mais lento do que o meu MacBook Pro de 2014 que tem especificações semelhantes e neste momento estou a usar este computador para trabalhar em Autocad porque não gosto do Autocad para o Mac e o meu Pro é só de 13" que torna-se cansativo usar o Autocad em ecrãs tão pequenos e o computador está a desenrascar-se muito bem[

]
Agora a qualidade de construção e o ecrã apesar de eles dizerem que é HD realmente não são grande coisa e o Windows 10 apesar de estar muito melhor do que me lembrava também não é muito do meu agrado.
Ao preço que andam os Macs se tiver que substituir o meu provavelmente lá sairei da Apple porque neste momento ao contrário do que quando comprei o meu MacBook Pro não preciso da portabilidade, daí ter comprado de 13" e preciso sim de um ecrã maior e os MacBook de 15" têm um preço obsceno e provavelmente faria uma escolha como a tua do Lenovo pelo ecrã e qualidade de construção, mas se decidir por um como o Asus que comprei também não ficarei mal servido. [

]