Computadores portáteis: quais as melhores opções?

Em capacidade de processamento, claro!

Para que é que eu quero um portátil de 1kg e menos de 2cm se ele raramente sai do sitio?

Então não queres um portátil. Queres um transportável.
Ou se raramente sai do sítio, compravas era um desktop que para a mesma capacidade de processamento provavelmente ficava a metade do preço...

Correm [:D]

Há por ai um projecto para correr Windows 10 ARM no Lumia 950 XL (Snapdragon 810) que corre apps X86 através de emulação.

https://mspoweruser.com/instructions-now-available-to-install-windows-on-arm-on-the-lumia-950-xl/

Percebeste o que quis dizer. [;)]

Não se podem comparar processadores ARM com x86(64) pois os ARM pela sua arquitectura à partida muito mais simples são capazes de consumir muito menos energia para o mesmo poder de processamento.

Dito isto, o penúltimo portátil que tive foi um quad-core, o rMBP de 15" com o i7-4850HQ. Provavelmente se não tivesse avariado do nada, ainda o tinha. Mas a Apple tem uma forma de gestão de energia muito própria, e normalmente os CPU's que usa estão muito limitados em termos de boost, o que mantém o consumo muito abaixo do TDP anunciado.

Também era um bom compromisso, sofria um pouco em termos de portabilidade.

Ou se raramente sai do sítio, compravas era um desktop que para a mesma capacidade de processamento provavelmente ficava a metade do preço...

Um portátil só porque pesa 3kg, já não é portátil?
Ainda não há muito tempo, um portátil com este peso era apelidado de ultra-leve ...
Já tenho desktop, precisava mesmo de um transportável potente..[:D]

Um portátil só porque pesa 3kg, já não é portátil?
Ainda não há muito tempo, um portátil com este peso era apelidado de ultra-leve ...
Já tenho desktop, precisava mesmo de um transportável potente..[:D]

O meu 4200u continua a cumprir no meu dia a dia. Tem 4 anos e meio quase.

Esta gente anda muito exigente, todos querem mil tretas, mas depois o computador e usado para meia dúzia de coisas.

Esta gente anda muito exigente, todos querem mil tretas, mas depois o computador e usado para meia dúzia de coisas.

Agora disseste uma verdade. 16GB de RAM, SSD super rápido, gráfica potente, CPU topo de gama, tudo pra correr Word, Excel e Google Chrome [:)]

Estou a escrever de um 4200M, com 8GB de RAM e 250GB de SSD, só compro outro quando este quando deixar de funcionar e a reparacao ficar acima dos 100€. Nao tenho nada a apontar, ainda me satisfaz a 100% para o uso que lhe dou.

Agora disseste uma verdade. 16GB de RAM, SSD super rápido, gráfica potente, CPU topo de gama, tudo pra correr Word, Excel e Google Chrome [:)]

Quem compra portáteis com esse tipo de especificações normalmente precisa.
Eu tenho um com um 7700HQ, GTX1060 e 16GB de RAM e não chega, precisava de 32GB de RAM por exemplo...

Última edição:
Carissimos, tenho em casa algo deste género:

https://www.fnac.pt/Asus-X552MJ-SX040H-Computador-Portatil-Portatil-Essencial/a884424

E estou farto de ouvir a mulher queixar-se do arrastão. Colocar mais memória vai resolver alguma coisa? É usado para operações básicas mas mexe-se muito mal :sh)
É normal. Acho que tudo nesse portátil contribui para a lentidão. Não há nada que se aproveite. Dizes que é usado em tarefas básicas. Passar de 4gb para 8gb vai ter mais impacto na tua carteira do que na performance. Talvez um SSD possa ajudar um pouco, mas não faz milagres.

Última edição:
O meu portátil de trabalho tem 32 GB de RAM e expremo-a toda muitas vezes com um único programa (Cytoscape).
O que posso dizer é que o portátil tem 4 anos e continua com um desempenho fantástico.
Pessoalmente nunca daria 2500€ (que foi o custo dele) por um portátil mas que se nota na longevidade, nota.

Estou a mudar agora de um HP 640 para um Lenovo X270. Acho que fiz má escolha, apesar de ser super leve e coiso, mal consigo ler naquele ecrã!
80% do tempo é para ser usado na secretária com docking, mas sem um monitor externo vai ser uma sofreguidão...

Quem compra portáteis com esse tipo de especificações normalmente precisa.
Eu tenho um com um 7700HQ, GTX1060 e 16GB de RAM e não chega, precisava de 32GB de RAM por exemplo...

Não é bem assim, aliás está longe de ser assim.
Basta olhar para os smartphones: em regra a maior parte das pessoas compram máquinas muito acima daquilo que realmente precisam.
Nos computadores não é muito diferente...

Voltar
Superior