Comutador duplo de escada

Se não for pedir de mais, tira uma foto a parte de traz dos interruptores, estou convencido que o problema esta ai.
Porque se a luz pisca, quer dizer que há fuga e imergia, ou tens um muito grave problema de isolamento(o que não acredito).

Resposta de uma marca de lâmpadas:
Vem por meio deste informar a este respeitadíssimo Portal, que ficamos surpresos com a reclamação de nº ******, pois tínhamos a situação como resolvida, porém, já foi respondido ao Consumidor o que pode poderia estar ocorrendo com seu produto, segue resposta anteriormente passada ao Consumidor, no dia **/**/****.

Lâmpadas piscando após desligadas ainda estão recebendo energia em pequena quantidade, segue abaixo explicação do nosso departamento técnico.

"Para uma lâmpada piscar desligada sem duvida a mesma está recebendo algum nível de energia, por menor que este seja. Isto pode ocorrer por diversos motivos tais como:

1 – Instalação elétrica, onde a fase pode estar ligada a lâmpada e o neutro ao interruptor, e o correto seria o contrario.

2 – Aterramento pouco eficiente.

3 – Variação nos lotes de fabricação e mais sensibilidade da lâmpada a estes efeitos da instalação elétrica citados anteriormente.

Como as possibilidades são várias, não temos como determinar corretamente o que está ocorrendo, mas com certeza alguma energia chega a lâmpada pois a mesma não possui nenhum tipo de fonte de energia (bateria por exemplo) para fazer com que a lâmpada pisque. De qualquer modo é importante ressaltar que este fenômeno não reduz a vida útil da lâmpada e nem aumenta seu consumo de energia, se tratando de um montante insignificante de energia."

Desta forma agradecemos pelo contato.

Atenciosamente,

Last edited:
Não percebi...
Consegues colocar foto?

não consegui por a foto, ponho em casa

tux:
-neutro na lâmpada e fase no interruptor
-não tem terra
-compradas no mesmo dia vieram no mesmo embrulho, agora só vendo...

-o interruptor desligado deixa passar corrente! o que não acho normal!

Last edited:
não consegui por a foto, ponho em casa

tux:
-neutro na lâmpada e fase no interruptor
-não tem terra
-compradas no mesmo dia vieram no mesmo embrulho, agora só vendo...

-o interruptor desligado deixa passar corrente! o que não acho normal!

De certeza absoluta que tens isso mal ligado.
Por isto:
led! com transformador e é só 1 plafond que pisca, o outro que está em paralelo, não pisca

Por isso é que eu fiz o esquema, e referi que todas as lâmpadas têm de estar em paralelo.
Além disso, se dizes que os interruptores deixam passar corrente, é porque estão mal
ligados.

Quando conseguires, mete foto também das ligações nos comutadores de escada.
Os comutadores de escada têm 3 ligações, todas para a mesma polaridade da corrente.
No diagrama coloquei a polaridade negativa a ser interrompida pelos comutadores, e
a positiva a ligar directamente a cada uma das lâmpadas.

De certeza absoluta que tens isso mal ligado.
Por isto:

Por isso é que eu fiz o esquema, e referi que todas as lâmpadas têm de estar em paralelo.
Além disso, se dizes que os interruptores deixam passar corrente, é porque estão mal
ligados.

Quando conseguires, mete foto também das ligações nos comutadores de escada.
Os comutadores de escada têm 3 ligações, todas para a mesma polaridade da corrente.
No diagrama coloquei a polaridade negativa a ser interrompida pelos comutadores, e
a positiva a ligar directamente a cada uma das lâmpadas.

tenho de tirar fotos ao que tenho lá então para vocês verem como está a ligação feita! as ligações depois nos comutadores estão feitas como diz no esquema da legrand... não entendo...

por incrivel que pareça... ficou tudo ok sem eu mexer em nada :|

muito estranho

agora resta ligar os restantes leds da outra parte para ver se também piscam ou não!

Back