Conduzir e escrever SMS aumenta risco de acidente

Nosferato

New member
Estudo publicado nos Estados Unidos defende que escrever mensagens quando se está a conduzir é mais perigoso do que atender o telemóvel.
O principal problema vem do facto do condutor ser obrigado a desviar os olhos da estrada para poder dactilografar a sua mensagem, sublinha o inquérito, realizado pelo Virginia Tech Transportation Institute (VTTI).
Geralmente, as tarefas que obrigam o condutor a baixar os olhos são as que apresentam o maior risco de acidente, sublinha o VITI.
No caso dos textos de SMS (mensagens curtas), o estudo mostrou que o condutor pode desviar o seu olhar durante um período que pode ir até a seis segundos.
"Isso equivale a percorrer o comprimento de um terreno de futebol (uma centena de metros) a cerca de 90 km/h sem olhar para a estrada", sublinha o estudo.
"Discutir ao telefone permite aos condutores manter os olhos na estrada e não representa um risco tão grande para a segurança", prossegue o estudo.
O VTTI indica igualmente que o simples facto de escrever um número de telefone, uma acção que também implica baixar os olhos, aumenta o risco de acidente 2,8 vezes, para os veículos ligeiros.
Este risco reduz-se ligeiramente, para 1,3 vezes, durante a conversação.
Procurar um objecto no seu automóvel coloca igualmente em perigo o condutor, num risco 1,4 vezes maior.
Estes resultados são diferentes para os veículos pesados: o risco enquanto se escreve um número é 5,9 vezes maior e 6,7 vezes para procurar um objecto. Mas é sensivelmente idêntico para escrever SMS (23,2).
Consequentemente, o VITI apela à proibição de escrever SMS ao volante.
De acordo com o diário "New York Times", esta proibição já existe em 14 dos 50 Estados norte-americanos.
Para o seu inquérito, o VTTI utilizou aparelhos que permitem observar o comportamento de condutores no equivalente a 10 milhões de quilómetros de estrada.

Fonte:JN

Concordo ... é bem mais perigoso ir a escrever do que a falar ... penso que isso é logico... nao seria preciso um estudo.

Deveria ser igualmente proibido, fumar enquanto se conduz.

Pois, realmente é óbvio, não é preciso um estudo para isso.

Que tal um estudo para saber se conduzir com o jornal à frente dos olhos aumenta o risco de acidente?

Concordo ... é bem mais perigoso ir a escrever do que a falar ... penso que isso é logico... nao seria preciso um estudo.

Deveria ser igualmente proibido, fumar enquanto se conduz.

quem é fuamador faz isso com tanta naturalidade que nao interfere em nada

so se for a acender, mas com o isqueiro do carro nao desvio o olhar da estrada

Até se percebe um pouco o estudo ... os americanos sao completamente viciados nas text msg's ... a moda dos blackberrys ficou por lá !

Os americanos precisaram de um estudo para saberem isso?:eek:
Mais uma desculpa para receber financiamento do Washington. Se o governo federal fosse mais rigidos na critéria do financiamento de estudos, treta como este "estudo" nunca seria realizado.

Até se percebe um pouco o estudo ... os americanos sao completamente viciados nas text msg's ... a moda dos blackberrys ficou por lá !
Isso e que a larga maioria conduzem carros com caixas automáticas. Se eles andava com caixa manual, de certeza que isto não seria um assunto.

quem é fuamador faz isso com tanta naturalidade que nao interfere em nada

Sim mas há sempre o risco de deixar cair o cigarro ... de uma beata voar pela janela para uma mata etc...
Não seria o primeiro a ter um acidente por causa de um cigarro no meio das pernas ... (eu conheço quem ja teve)

É a minha opinião... mete-se sempre um bocado de impressão ver o pessoal a conduzir e fumar ... deve interferir qualquer coisa i guess.

Virginia Tech Transportation Institute (VTTI)

Isso explica tudo. Foi efectuado por uma instituição de uma universidade bem acreditada. Logo, o financiamento federal é quase automático.

É que esses estudos normalmente recebm fundos do governo federal, mas também não me supreendia se houve algum dinheiro também das associações de ex-alunos(alumni) que também são entidades com bolso bem profundos.

Sim mas há sempre o risco de deixar cair o cigarro ... de uma beata voar pela janela para uma mata etc...
Não seria o primeiro a ter um acidente por causa de um cigarro no meio das pernas ... (eu conheço quem ja teve)

É a minha opinião... mete-se sempre um bocado de impressão ver o pessoal a conduzir e fumar ... deve interferir qualquer coisa i guess.
Não interfere nada.

E eu pergunto: Qual é o condutor que no seu estado normal envia SMS enquanto conduz?

Qual ?

É só saíres à rua ... nao falta malta a mandar sms's a conduzir ...

Mulheres entao .... (a minha tá sempre a levar na cabeça) .

E eu pergunto: Qual é o condutor que no seu estado normal envia SMS enquanto conduz?
Como disse, os Americanos, na sua larga maioria, são habituados a conduzir com caixa automática. Acredita que isso faz uma diferença enorme no comportamento dos condutores.

Sem ter de meter mudanças em intervalos curtos e só preocupar com o aclerador e travão, tens as mãos completamente livres para que um esteja no volante e o outro pode fazer qualquer coisa, desde fumar um cigarro, enviar SMSs, beber um café, etc...

Não é que isso é um comportamente seguro, mas a tentação para fazer tal é muito presente mesmo.

Faz o IC19 todo...quando apanhares um carro na faixa do meio a menos de 80Km/h meio aos ziguezagues, olha lá para dentro...a probabilidade de ser uma senhora/rapariga (não é machismo, é comprovado e vejo isto quase todos os dias) a escrever no telemóvel ronda os 80%...

É a conhecida habilidade delas de fazerem 'n' coisas ao mesmo tempo...

Cumpts

É mato. Então as gajas....

Já cheguei a ver uma a mandar sms's e a conduzir durante uma chuvada. Ah, e ia de óculos escuros e sem luzes. Os ecrans hoje tem um brilho que até cega. :D

Eu já enviei sms.
Parado em semáforos ou em filas, para todos os efeitos estou a conduzir, já que estou ao volante e o carro em funcionamento. [:D][;)]

Em andamento não... não comecem já a bater.

Felizmente existem os americanos para fazer estes estudos. apr:)

Back