LuisCapelo
New member
que belo país... cheio de leis que ninguém faz cumprir.
O resultado do julgamento vai depender do juiz que te julgar. Como é óbvio não vais preso.
Pagarás uma multa de x dias.
Tens 18 anos, presumo que estudes e não trabalhes. Se sim, vai à junta de freguesia e pede um atestado de insuficiência económica, afim de teres apoio judiciário.
Tens que arranjar um advogado (ou em alternativa, o tribunal vai nomear-te um)
De resto é o que te disseram... Estas arrependido, estas prestes a fazer exame de condução.... respeitinho na sala de audiencia..
No final, o advogado que meta um requerimento para que esta incidência não conste no cadastro.
É proibido conduzir sem carta? É.
E o que acontece se for apanhado? NADA.
Isso não é incoerente? Shhhhhh.
![]()
este post é elucidativo.
no meu caso quando fui apanhado nao houve a presença de nenhum advogado. o juiz falou comigo de uma maneira aberta e sem formalidades. acho que ele proprio vê bem quem esta do outro lado. obviamente olhou para mim e nao viu nenhum assassino nem nenhum delinquente e como tal a sançao a ser aplicada foi em funçao daquilo que "viu" de mim. em principio, e partindo do pressuposto que nao houve grandes alteraçoes nas leis, ele fara o mesmo contigo.
quanto a passar dias na prisao... bem, se o sistema judicial portugues e as penas a aplicar se regessem e fossem determinadas pelo simples delito em si, sem avaliaçao de outros factores inerentes, entao cada sujeito que cometesse dado delito teria à partida a pena aplicada, nao seriam necessarios tribunais. acho muito bem a aplicaçao de uma multa (de valor variavel) e a presença em tribunal afim do juiz deliberar a melhor das penas a aplicar (se necessario prisao). agora dizer à partida prisao?! ridiculo... seja por conduzir sem carta, por roubar,....
no meu caso paguei 30 contos (na altura ainda nao estavamos com a moeda unica) e ficou registado no meu cadastro por um periodo de 5 anos, ou seja, se tudo correr bem em Abril/Maio de 2008 ficarei com o cadastro limpo.
A juíza que me julgou também não devia ver-me como nenhum assassino, mas não dispensou as formalidades. Segundo a advogada, é uma questão de sorte, pois existem juízes verdadeiramente filhos da ****.
Acho que neste caso o tribunal deveria ter feito pagar uma multa e assunto resolvido, já que o exame era 3 dias depois do julgamento! Mas este país é uma vergonha! Enfim!
So sabem fazer leis para o que lhes interessa!
conduzir sem estar habilitado para o fazer, ou seja, sem ter carta de condução, é crime, por isso se tiver o azar de ser apanhado pelas autoridades competentes, é presente a tribunal.Épa... podes traduzir isso por miúdos, se fazes favor.
Obrigado
Olá a todos
Vou a avivar este tópico.
O meu filho tem 17 anos, já conduz a algum tempo em propriedades privadas, agora estou aos poucos a habitua-lo à estrada, tipo domingo de manhã e noites sempre comigo ao lado e em estradas muito pouco movimentadas.
Mas claro que estamos sujeitos a sermos multados.
A questão é quanto é a multa e quais as consequências, não ainda não está inscrito na escola, falta ainda 1 mês para o poder fazer.
Ficam já avisados os moralistas de que não lhes estou a pedir , moralidades, portanto abstenham-se.
Agradeço desde já aos que respondam.
conduzir sem estar habilitado para o fazer, ou seja, sem ter carta de condução, é crime, por isso se tiver o azar de ser apanhado pelas autoridades competentes, é presente a tribunal.
depois, o juiz decide[]