Conduzir sem carta

que carro conduzes?

eu tava a dizer que tambem dou uns giros sem carta...[:blush:]

Tem mais piada ainda contar isso à PSP ou GNR e depois ao Juiz...
Eles acham um piadão...
Não se esqueçam que se trata de um crime que dá prisão...tipo aqueles quartos mal cheirosos e nem ao fim de semana nos deixam sair...:sh)

Quando andava a fazer escalas no TPIC do Porto defendi muitos que estavam na situação que tu estás agora. Não deixava de ser engraçado, uma vez que eu também já fui arguido há uns anos por ter praticado esse mesmo crime.

Se é a primeira vez, com grande probabilidade vais ser condenado a pagar uma multa, nada mais do que isso. Não deves ter orgulho nisso, mas também não percas o sono com esta questão. Acredita que este precalço não te vai impedir de nada na tua vida. [;)]

Há por aqui mais moralistas do que no Vaticano. [:D]

Conheço quem tenha sido apanhado sem carta, teve de pagar uma multa e ficou algum tempo de pena suspensa. É provavelmente o que te vai acontecer.

Infelizmente anda muita gente na estrada que nunca deveria ter carta sequer e conheço gente que conduziu anos sem carta e nunca tiveram qualquer problema, nem acidentes sequer. Atenção que não sou defensor de quem conduz sem carta, apenas quis mostrar o meu ponto de vista.
Mas como habita todo o tipo de gente neste planeta, temos que tentar co-habitar.
O que importa é reconheceres o erro e uma vez que vais ser mais um condutor na estrada, dentro em breve, faz por ser um bom condutor, dá o exemplo.
E não passes cartão a alguns comentários que por aqui vão surgindo porque, embora não pareça, anda por aqui muita gente certamente, que não é exemplo para ninguém.

Era o que eu diria....

Tanta coisa so porque foi apanhado a conduzir sem carta? Pelos vossos comentarios parece que o rapaz matou alguem, por amor de deus... É obvio que o que fez foi errado, mas daí a dizerem que devia ir preso... nao sao nada exagerados.

É obvio que vais ter que aceitar as consequencias do teu acto, mas nao te preocupes que nao vais ter que apanhar sabonetes na prisão. No maximo dos maximos és capaz de pagar uma multa e na pior das hipoteses so poderes tirar a carta aos 21. Pior que isso não é.
Tiveste azar, foste apanhado. Para a próxima certifica-te que não és![:D]

Espero que seja uma multa pesadita!!!

Realmente acho graça este comentários.
Quem aqui nunca conduziu nem que seja 2 metros sem carta?

Quem nos seus 14 anos conduzia o carro do pai , num estacionamento ou algo parecido?

Realmente só devem existir pessoas aqui neste forum que cumprem todos os limites e regras de transito e TODOS pagam impostos e contribuem para uma bela sociedade..

Ridiculo alguns comentários aqui...

On topic:
O maximo que te vai acontecer é levares uma multa e NADA MAIS.

Eu não condigo perceber qual é o grande problema em acreditar nisso... a sério que não!

O problema não está em não acreditar.
Eu acredito, nao percebo é ppl que diz q tem que o rapaz tem que ir preso, multas pesadas bla bla bla...

Acho isso simplesmente ridiculo e cheio de hipocrisia...

O problema não está em não acreditar.
Eu acredito, nao percebo é ppl que diz q tem que o rapaz tem que ir preso, multas pesadas bla bla bla...

Acho isso simplesmente ridiculo e cheio de hipocrisia...

Tens toda a razão. É hipocrisia, quem não tem telhados de vidro que atire a primeira pedra.

Infelizmente vivemos num pais onde reina o deixa andar. Sinceramente acho que uns dias na prisão não lhe iriam fazer mal nenhum.

A atitude que tu e muita gente neste fórum tem do deixa lá, foi apanhado sem carta é a principal razão do estado lastimável da condução em Portugal.

Eu muito raramente concordo com os posts do user Luis Capelo, mas desta vez ele tem toda a razão. Não é porque outros fazem que nós podemos fazer.

Os portugueses têm de se considerar que um carro é uma arma letal, e que, o devem utilizar de forma responsável.

Mais tarde, vais analisar esta situação e ver a quantidade de pessoas que puseste em perigo.

Cumps do santinho.

Tens toda a razão. É hipocrisia, quem não tem telhados de vidro que atire a primeira pedra.

Infelizmente vivemos num pais onde reina o deixa andar. Sinceramente acho que uns dias na prisão não lhe iriam fazer mal nenhum.

A atitude que tu e muita gente neste fórum tem do deixa lá, foi apanhado sem carta é a principal razão do estado lastimável da condução em Portugal.

Eu muito raramente concordo com os posts do user Luis Capelo, mas desta vez ele tem toda a razão. Não é porque outros fazem que nós podemos fazer.

Os portugueses têm de se considerar que um carro é uma arma letal, e que, o devem utilizar de forma responsável.

Mais tarde, vais analisar esta situação e ver a quantidade de pessoas que puseste em perigo.

Cumps do santinho.

Tudo bem, o que ele fez foi perigoso. Mas uma arma letal? Ele se nao tem carta, quase que aposto (embora nao tenha a certeza) que andou devagar, pois a confiança nem sequer é muita precisamente por nao ter carta. Logo nao acho que um carro a 40 ou 50 ou 60km/h numa estrada dita "normal" que seja uma arma letal... a nao ser que a estrada tenha 1,8m de largura e com varios cruzamentos de peoes e/ou carros...
Nunca andaste em excesso de velocidade? tipo 160 numa auto-estrada? Entao tb devias ir passar uns dias à prisao para ver se aprendias. Achas que tem algum cabimento isto? Nem 8, nem 80.

Claro que é preciso frisar que o que ele fez NAO SE DEVE EM CASO ALGUM fazer, é proibido por lei.

Claro que é preciso frisar que o que ele fez NÃO SE DEVE EM CASO ALGUM fazer, é proibido por lei.

Não consideras um automóvel uma arma letal?

Para tua informação, uma pessoa atropelada a 50km/h tem 50% de probabilidade de morrer. Essa probabilidade aumenta para próximo dos 90% se o automóvel se deslocar a 70km/h.

Uma pessoa sem carta tem tendência a reagir muito mais devagar do que um condutor experiente. A probabilidade de cometer um erro grave é muito mais elevada.

Pensa um pouco no que disse. Se quiseres tirar dúvidas podes sempre atirar-te para a frente de um carro a 50 km/h. Duvido muito que gostes da experiência.

Já agora, a jeito de aparte, um jovem de 18 anos, com ou sem carta anda tudo menos devagar. Falo por experiência própria.

Eu já andei em excesso de velocidade, já cometi infracções, etc. Nunca neguei nem negarei isso. Isso não invalida que o que ele fez esteja errado e que deva ser penalizado por isso, tal como eu serei um dia caso me apanhem a cometer uma ilegalidade.

Cumps

Cumps do santinho.

Atenção que não o defendi, nem defendo tamanho erro.
Nao afirmei que "deixa lá" ou " só foi apanhado sem carta".

Apenas me faz imensa repulsa as pessoas dizerem que devia ser preso, pagar multa etc etc.
Seguramente MUITA gente aqui, qualificadados (ou nao) para conduzir fazem erros GRAVES, PERIGOSOS e COLOCAM a vida de 3ºs em risco, por isso não cuspam para o ar.

E alem disso não acredito que o rapaz andou a tentar " matar " pessoas com o carro ou a provocar acidentes.

Apenas a minha opinião e atenção que NAO o defendi.

Atenção que não o defendi, nem defendo tamanho erro.
Não afirmei que "deixa lá" ou " só foi apanhado sem carta".

Apenas me faz imensa repulsa as pessoas dizerem que devia ser preso, pagar multa etc etc.
Seguramente MUITA gente aqui, qualificados (ou não) para conduzir fazem erros GRAVES, PERIGOSOS e COLOCAM a vida de 3ºs em risco, por isso não cuspam para o ar.

E alem disso não acredito que o rapaz andou a tentar " matar " pessoas com o carro ou a provocar acidentes.

Apenas a minha opinião e atenção que NÃO o defendi.

Todos temos direito a uma opinião. E eu não disse que o defendeste ou deixaste de defender. Aliás eu concordo em parte com a tua opinião.

Eu não disse nada demais. Também não acredito que o rapaz tenha andado por aí a atropelar velhinhas e mulheres grávidas. Mas que o podia ter feito inadvertidamente podia. Era só esse o ponto a que queria chegar.

E continuo a dizer que uma noite na prisão não mata ninguém e assusta um bocado.

Pegando no que já foi dito e repetido, só para esclarecer uns pontos:

- o que lhe aconteceu, não foi azar (azar é cair de costas e partir a...), mas uma consequência dos seus actos. Na minha opinião, uma semana seria demais, mas uma noitinha só para o susto não fazia mal a ninguém

- nem todos os condutores, ao contrário do que alguns parecem pensar, conduzem desde os 14 anos o carro do pai por esses estacionamentos ou zonas industriais fora.

- o facto de qualquer condutor já ter cometido infracções não dá nenhuma justificação. Qualquer pessoa sabe quando está a fazer m#$%&, e que quando a está a fazer, está sujeita a pagar por isso.

- se chamar ao carro arma pode ser errado, já que o propósito dele não é propriamente matar, notem que o "letal" está muito bem aplicado. Muito mais facilmente que imaginamos se mata alguém com um carro.

- com ou sem jeito, com ou sem cuidado. Ele até podia ser campeão de rally... acho que é mais ou menos seguro que: sem carta não pode conduzir. Porque, para efeitos de responsabilização... pode-se responsabilizar alguém que tenha sido instruído e examinado sobre a condução, mas não alguém que não tenha. Andar na estrada não é um direito, mas uma concessão. Que é dada a quem prova que sabe.

Back