[Comparativo] Confronto 3 carrinhas usadas

Para carros grandes e pesados talvez um 6 cilindros a gasóleo seja mais adequado, se falarmos de um grande SUV tipo X5 ou de um segmento F como o série 7 por exemplo. Mesmo para um segmento E talvez, para um segmento D mais pequeno e ágil já é preferível um 4 cilindros a gasolina.

Mas depois há sempre uma componente de preferência pessoal e de contexto.

Embora pareça estranho a alguns, há muito boa gente que prefere conduzir motores a gasóleo e é uma posição respeitável, nos últimos 20 anos houve uma enorme proliferação dos carros a gasóleo e muitas pessoas viveram quase só essa realidade, não tendo nalguns casos grandes referência e experiência de carros a gasolina.

Creio que as pessoas não preferem carros a gasóleo. As pessoas preferem é carros sobrealimentados.

Deêm-lhes um diesel atmosférico para as mãos ou um Otto turbinado e as coisas facilmente mudam de perspectiva.

Na minha opinião a questão nunca esteve no combustível

Creio que as pessoas não preferem carros a gasóleo. As pessoas preferem é carros sobrealimentados.

Deêm-lhes um diesel atmosférico para as mãos ou um Otto turbinado e as coisas facilmente mudam de perspectiva.

Sim, as pessoas gostam de ter resposta imediata sem muita complicação e daí a preferência dos sobrealimentados, ainda que depois muitos andem em subrotação e a resposta só seja mais ou menos imediata ....

De qualquer forma no panorama actual e pegando em carros muito representados no nosso mercado, muitos preferem a disponibilidade do A180d ao A200 a gasolina. Claro que este último anda mais, porque é consideravelmente mais potente, mas nas rpms mais utilizadas, ali entre o ralenti e metade das rpms que o motor faz o A180d é mais disponível.

Por isso é que coisas como as cx auto nos ICE ou os carros eléctricos causam também algum furor, por descomplicarem e darem o que têm de forma mais fácil.

Não esquecer que vivemos num Mundo em que cada vez mais as pessoas não lêem mais do que os títulos das noticias e duas ou três linhas, não aprofundam assuntos, é o imediatismo aplicado a tudo.

As pessoas preferem carros com custos de utilização mais baratos. Se a gasolina em 2000 custasse metade do preço do gasóleo o parque automóvel nunca teria sido inundado por carros a gasóleo.

Gasolina 4 cilindros. Menos problemas com FAPs, combustivel mais barato.

É uma perspetiva e bastante válida.

O rendimento provavelmente é próximo, os consumos também.

Uma boa pessoa para dar opinião é o BrunoD que já conviveu prolongadamente com as duas realidades, ainda que talvez em carros não muito parecidos.

Quando falamos em preferências sobre determinado tipo de motor, temos de separar os carros novos dos usados. Se vamos comprar novo, podemos escolher o que queremos, pois a oferta é quase interminável, estando apenas limitada pelo nosso orçamento.

Já nos carros usados a coisa não se coloca da mesma forma. Se falarmos de carros usados recentes dos segmentos B ou C, começa a haver bastante oferta a gasolina ou gasóleo. Podemos escolher.

Subindo de segmento, a escolha é virtualmente impossível. Pegando no segmento D, se usarmos os mesmos critérios para os dois tipos de motorização, temos para aí 100 exemplares Diesel para cada exemplar a gasolina. Ou seja, mesmo que tenhamos preferência por um motor a gasolina, torna-se muito difícil conseguir fazer essa opção. Claro que existe o caminho da importação, mas falemos apenas de unidades já matriculadas em PT.

Aliás, o meu caso é precisamente esse. Eu tenho um segmento D a gasóleo, mas não porque faço realmente questão de ter um Diesel. Não faço, de todo. Nem sou gajo de Diesel. A questão é que unidades daquele motor com motor a gasolina decente haverá, literalmente, meia-dúzia em PT. As poucas que já apareceram no SV tinham sempre, aqui ou ali, pormenores que me afastaram. Enquanto nos Diesel a escolha foi muito mais variada e… simples.

Mas agora tenho de ficar agarrado ao F10 o resto da minha vida, é?? :confused: E quem disse que eu ia vendê-lo em stand...?

Não, não tens que ficar agarrado ao F10 a vida toda, não faz é sentido nenhum pagar para ficar pior servido, apenas é só isso.

A trocar que seja por algo melhor agora pagar ou perder dinheiro para trocar um F10 por um skoda é que é meio coiso..

A questão nunca esteve nos combustíveis, a questão esteve e está sempre nas políticas de incentivo dos governos.
São as políticas que determinam as opções das pessoas, e durante algumas décadas os governos incentivaram o diesel pk achavam que era menos poluente. Atualmente as políticas de incentivo são para os eléctricos e por isso mesmo cada vez mais veremos nas nossas estradas carros eléctricos.

Com as cores / estofos / jantes / motor, etc.

Para ver se este carro te apaixona não somente por 1 ano :)

Aprendi da pior forma que exterior cinza e interior preto para mim não funciona! :sh)

Vi há tempos um 4 GC com a cor do meu, mas interior claro e fiquei babado... Portanto, isso também está a ser tido em consideração. Já "dispensei" vários anúncios em que o resto até se encaixava nos critérios, "só" por causa disso. [;)]

A Jaguar na verdade é uma excelente opção na relação razão/emoção, é de segmento superior às outras duas e tem a melhor mecânica além do natural charme de um automóvel britânico. Mas sendo uma Jaguar sofre do preconceito em relação à marca como acontece com a Alfa Romeo ou a Maserati. Esse modelo é também antiquado, é de 2006 mas isso pode ser positivo em termos de maturidade no entanto os interiores nota-se que já são muito datados.

Última edição:
Voltar
Superior