[Comparativo] Confronto 3 carrinhas usadas

Para carros grandes e pesados talvez um 6 cilindros a gasóleo seja mais adequado, se falarmos de um grande SUV tipo X5 ou de um segmento F como o série 7 por exemplo. Mesmo para um segmento E talvez, para um segmento D mais pequeno e ágil já é preferível um 4 cilindros a gasolina.

Mas depois há sempre uma componente de preferência pessoal e de contexto.

Embora pareça estranho a alguns, há muito boa gente que prefere conduzir motores a gasóleo e é uma posição respeitável, nos últimos 20 anos houve uma enorme proliferação dos carros a gasóleo e muitas pessoas viveram quase só essa realidade, não tendo nalguns casos grandes referência e experiência de carros a gasolina.

Creio que as pessoas não preferem carros a gasóleo. As pessoas preferem é carros sobrealimentados.

Deêm-lhes um diesel atmosférico para as mãos ou um Otto turbinado e as coisas facilmente mudam de perspectiva.

Na minha opinião a questão nunca esteve no combustível

Creio que as pessoas não preferem carros a gasóleo. As pessoas preferem é carros sobrealimentados.

Deêm-lhes um diesel atmosférico para as mãos ou um Otto turbinado e as coisas facilmente mudam de perspectiva.

Sim, as pessoas gostam de ter resposta imediata sem muita complicação e daí a preferência dos sobrealimentados, ainda que depois muitos andem em subrotação e a resposta só seja mais ou menos imediata ....

De qualquer forma no panorama actual e pegando em carros muito representados no nosso mercado, muitos preferem a disponibilidade do A180d ao A200 a gasolina. Claro que este último anda mais, porque é consideravelmente mais potente, mas nas rpms mais utilizadas, ali entre o ralenti e metade das rpms que o motor faz o A180d é mais disponível.

Por isso é que coisas como as cx auto nos ICE ou os carros eléctricos causam também algum furor, por descomplicarem e darem o que têm de forma mais fácil.

Não esquecer que vivemos num Mundo em que cada vez mais as pessoas não lêem mais do que os títulos das noticias e duas ou três linhas, não aprofundam assuntos, é o imediatismo aplicado a tudo.

As pessoas preferem carros com custos de utilização mais baratos. Se a gasolina em 2000 custasse metade do preço do gasóleo o parque automóvel nunca teria sido inundado por carros a gasóleo.

Gasolina 4 cilindros. Menos problemas com FAPs, combustivel mais barato.

É uma perspetiva e bastante válida.

O rendimento provavelmente é próximo, os consumos também.

Uma boa pessoa para dar opinião é o BrunoD que já conviveu prolongadamente com as duas realidades, ainda que talvez em carros não muito parecidos.

Daí eu ter questionado algo que ainda ninguém me soube responder: o que é melhor? Otto 4 cilindros ou Diesel 6 cilindros?

Na questão dos consumos, para peso e potência não muito distante, talvez um 6 cilindros a diesel consuma o mesmo que um 4 cilindros a gasolina.

Na questão dos consumos, para peso e potência não muito distante, talvez um 6 cilindros a diesel consuma o mesmo que um 4 cilindros a gasolina.

Sim, possivelmente, mas coisa menos coisa, pelo menos as diferenças não serão muito relevantes, por exemplo entre um 530d e um 530i.

Quando falamos em preferências sobre determinado tipo de motor, temos de separar os carros novos dos usados. Se vamos comprar novo, podemos escolher o que queremos, pois a oferta é quase interminável, estando apenas limitada pelo nosso orçamento.

Já nos carros usados a coisa não se coloca da mesma forma. Se falarmos de carros usados recentes dos segmentos B ou C, começa a haver bastante oferta a gasolina ou gasóleo. Podemos escolher.

Subindo de segmento, a escolha é virtualmente impossível. Pegando no segmento D, se usarmos os mesmos critérios para os dois tipos de motorização, temos para aí 100 exemplares Diesel para cada exemplar a gasolina. Ou seja, mesmo que tenhamos preferência por um motor a gasolina, torna-se muito difícil conseguir fazer essa opção. Claro que existe o caminho da importação, mas falemos apenas de unidades já matriculadas em PT.

Aliás, o meu caso é precisamente esse. Eu tenho um segmento D a gasóleo, mas não porque faço realmente questão de ter um Diesel. Não faço, de todo. Nem sou gajo de Diesel. A questão é que unidades daquele motor com motor a gasolina decente haverá, literalmente, meia-dúzia em PT. As poucas que já apareceram no SV tinham sempre, aqui ou ali, pormenores que me afastaram. Enquanto nos Diesel a escolha foi muito mais variada e… simples.

Mas agora tenho de ficar agarrado ao F10 o resto da minha vida, é?? :confused: E quem disse que eu ia vendê-lo em stand...?

Não, não tens que ficar agarrado ao F10 a vida toda, não faz é sentido nenhum pagar para ficar pior servido, apenas é só isso.

A trocar que seja por algo melhor agora pagar ou perder dinheiro para trocar um F10 por um skoda é que é meio coiso..

A questão nunca esteve nos combustíveis, a questão esteve e está sempre nas políticas de incentivo dos governos.
São as políticas que determinam as opções das pessoas, e durante algumas décadas os governos incentivaram o diesel pk achavam que era menos poluente. Atualmente as políticas de incentivo são para os eléctricos e por isso mesmo cada vez mais veremos nas nossas estradas carros eléctricos.

Com as cores / estofos / jantes / motor, etc.

Para ver se este carro te apaixona não somente por 1 ano :)

Aprendi da pior forma que exterior cinza e interior preto para mim não funciona! :sh)

Vi há tempos um 4 GC com a cor do meu, mas interior claro e fiquei babado... Portanto, isso também está a ser tido em consideração. Já "dispensei" vários anúncios em que o resto até se encaixava nos critérios, "só" por causa disso. [;)]

A Jaguar na verdade é uma excelente opção na relação razão/emoção, é de segmento superior às outras duas e tem a melhor mecânica além do natural charme de um automóvel britânico. Mas sendo uma Jaguar sofre do preconceito em relação à marca como acontece com a Alfa Romeo ou a Maserati. Esse modelo é também antiquado, é de 2006 mas isso pode ser positivo em termos de maturidade no entanto os interiores nota-se que já são muito datados.

Last edited:
Back