Os carros que hoje proporcionam a experiência pura de condução normalmente não estão ao alcance de todas as bolsas. E o mais engraçado e lembrando-me de um dos últimos o Bmw M3 CSL, em que a Bm proporcionava um M3, mais leve, com o fundo da mala em cartão, sem insonorização e com um monte de truques de competição vendia-o mais caro que o irmão gémeo falso mais equipado, é a situação do menos por mais, mas pela rapidez com que se venderam...
O mesmo se aplica aos Lotus e Catherams, vendem-se sempre bem, soldaduras e metal à mostra, não são carros racionais, têm muito mais de paixão do que racionalidade, se são usados no dia-a-dia, sim, muita gente o faz, será que são cómodos e seguros, provavelmente não, e isso importa a quem os compra, também não...
O que aqui interessa são aqueles momentos especiais em que se retira o sumo da máquina quer seja em serra ou em TD, e aqui a racionalidade fica à porta, Vidros eléctricos, Dvd, GPS, Controle de tracção, ESP, DSC, etc.,... São siglas que só acrescentam peso à máquina, mas se quem compra já sabe onde está o mal!???
Na cabeça de quem não vê isto com a paixão que merece é uma heresia, ou é um perigo, e nós precisamos de ajudas e cuidado com o Kit unhas ou falta dele e é uma forma egoísta de ver as coisas...
Enfim, comprar um carro para mim nunca será um acto racional completo, terá sempre uma forte componente emocional, a minha esposa que não partilha da paixão, compra os frigoríficos e eu compro o que me dá prazer...
O purismo para mim onde fica... Aos poucos começou a morrer, muita electrónica, muito controle, acho que a próxima inovação será um botão para fazer powerslides!!! Mas fazendo fé na F1, acredito no regresso ao passado, sem ajudas e é dar calor à peça, os verdadeiros mitos e ìcones da performance, nasceram nos anos 80'/90', carros que fixaram novos standards de performance, que interessa se não têm vidros eléctricos, ou ABS é isso que separa um bom de um mau carro!?? Para mim não...
Para mim se me quisessem proporcionar uma experiência de condução única num carro à escolha, seria algo como Ferrari F40, Ferrari 288GTO, Mclaren F1, Catheram R500 Superlight ou um JPE special, estes sim parecem ser carros para emoções fortes, e ao pé deles Veyron e companhia pouco me dizem, podem ser mais rápidos, eficazes ou seguros, mas não é isto que procuro num carro, não é o quão rápido é de A-B mas a experiência, e as perguntas e respostas...