Consideras-te purista?

Consideras-te purista?

• Total voters
    108
Rapaz, nem com um kit de xénon ias lá...[;)]

És melhor que o resto de nós, ou melhor deves pensar nisso, acho bem que tenhas essa ilusão...

De resto mais bla bla bla... Enfim eu é que sei...

Foi o meu lá blá sobre purismo q te deu a ideia, confessa lá ou já a tinhas em mente e estavas à espera de fazer brotar às 3 e picos da matina? [:D] [:D]

Q falta de humildade, meu!! Para a proxima registo a patente das ideias! (boca p Nitro e para ti, claro!)

Fica lá c purismo e o williams, não sejas é desagradavel pq a arrogancia é inversamente proporcional à falta de argumentação convincente para defender as nossas convicções, sejam elas certas ou erradas...

E, tu q não estás na crise de meia-idade[:D] devias usar mais os termos "acho" ou "parece-me" ou ainda "penso"...

Só te ficavam bem.

Boa noite

Last edited:
Foi o meu lá blá sobre purismo q te deu a ideia, confessa lá ou já a tinhas em mente e estavas à espera de fazer brotar às 3 e picos da matina? [:D] [:D]

Q falta de humildade, meu!! Para a proxima registo a patente das ideias! (boca p Nitro e para ti, claro!)

Fica lá c purismo e o williams, não sejas é desagradavel pq a arrogancia é inversamente proporcional à falta de argumentação convincente para defender as nossas convicções, sejam elas certas ou erradas...

E, tu q não estás na crise de meia-idade[:D] devias usar mais os termos "acho" ou "parece-me" ou ainda "penso"...

Só te ficavam bem.

Boa noite

Arrogante, nada, apenas uso da arrogância quando a usam comigo.
Falta de argumentação convincente, a tua também é muito pouco convincente aos meus olhos, mas não desmereço o teu ponto de vista por ser diferente do meu[;)] o contrário não se verifica, por isso...
A frase a bold, também a podias ler acho que te ia fazer bem.

Prefiro gastar cerca de €80 para fazer cerca de 400 / 600Km com um motor a gasolina interessante, do que fazer o dobro disso com um Diesel.

Michael

EDIT: ...e não tem nada a ver com os carros 'puros' que alguns mencionam. ...Nâo me importo, pelo contrário prefiro ter: caixa sequencial sem pedal de embraiagem, turbos, montes de electrônica, etc.
:) ....desde que o prazer esteja primeiro.

Last edited:
Não me considero um purista fanático, longe disso, até porque sou muito comodista. Conforto, insonorização, bons bancos (sofás) e algum equipamento básico (vidros eléctricos, ar condicionado, comando do fecho central) são vectores que considero importantes num carro. E o ABS em muitas situações também dá jeito...

No entanto há coisas que não dispenso, tais como uma direcção comunicativa e com "peso" certo, um tacto de pedais correcto... e um motor a gasolina. [:D]

Regra geral, os carros que me enchem as medidas são a maioria dos Sedans e Coupés de luxo dos anos 80 e 90, têm precisamente o sumo que eu gosto num carro[br:)]. No entanto, dou-me bem com a condução de qualquer carro na faixa etária dos 10-20 anos, desde os segmentos B aos desportivos.

Abomino a condução artificial dos utilitários dos dias de hoje, e isto a meu ver não é ser purista. Caramba, há carros cuja condução se assemelha verdadeiramente a jogos pilotados com volantes dos anos 90 sem force-feedback e cujos pedais não têm qualquer sensibilidade a diferenças de pressão. Assumidamente é algo que não me agrada!

Claro que como 2º carro, agrada-me a ideia de ter algo mais purista e "rude", onde se sinta mais a mecânica e aonde o condutor esteja ainda em maior sintonia com o carro, mas isso.... para saídas ocasionais de desbunda.[;)]

Acho que se devia modificar o título para:

"Gostas de engolir sapos?"

"Sim ou não?"

Tudo quanto a engenharia meta o bedelho, não se pode ser fundamentalista a defender tecnologias desactualizadas que já foram postas de parta há muito...

Mas que é que se há-de fazer, somos assim, né?

Não sou purista!
Tanto gosto dos ditos puros (seja lá o que isso for) como dos outros.
Até gosto de SUV's vejam lá [:D]

Consigo tirar prazer da condução a guiar vários conceitos e estilos diferentes... não tem que ser uma grande máquina nem tão pouco um desportivo.
O 2CV, por exemplo, dá um gozo bestial... mais que alguns, ditos, desportivos.
Mas depois também aprecio um Impreza GT, um V70 T5, um Porsche 911... mas agora ando numa fase PickUp Navara D40... dá-me pica aqueles 174cv e mais de 400Nm de binário pendrados no eixo traseiro... e à chuva? uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii que pica que dá! [;)]

Purista sim... Desde que me conheço, aliás os carros que tenho e que fui eu a escolher reflectem isso. Apenas procurei o que queria, RWD e FWD, sem ajudas fora a direcção assistida e o servo-freio e NA de preferência.
Para o meu tipo de condução é o ideal, gosto de sentir a mecânica das coisas, a linearidade da resposta, que não seja um chip a decidir se aplica ou não mais força e equílirbio de travagem, aqui quem manda sou eu.

Quando calco o acelerador com força a mais as rodas patinam furiosamente, não há controlo de estabilidade nem de tracção, aqui tudo o que acontece é produto de azelhice ou inspiração e as recompensas são enormes, e as respostas são sorrisos e cumplicidade, o carro não reage de duas formas diferentes, a mecânica das coisas não o permite e se queimo uma travagem também se deve a um excesso de confiança.

Este purismo deve-se ao facto de os carros não terem o mesmo sabor dos carros dos 90's, está tudo muito filtrado e facilitado, antes o carro podía-nos matar e nós achávamos justo, tipo justiça poética, desrespeitei-te e tenho o meu castigo, mas hoje em dia não o carro tem de nos proteger, não há diálogo com o acelerador, travões e chassis, há um diálogo com uma série de sensores que vão julgar o que é melhor para mim, para mim não serve, tenho de dar hipótese de o carro me tentar matar, o gozo vem daqui, no limite saber o que é brincar no fio da navalha e não aceitar ordens de um computador...

Purista sim, porque me permite conduzir qualquer carro de hoje rápido, mas será que os "putos" de hoje conseguem conduzir rápido um "carro puro" de há 15/30 anos atrás!?
O cobra resumuiu em todas as palavras o que eu sinto. Sim considero-me um Purista na verdadeira ascenção da palavra.[;)] Por mim um carro tem de vir desprovido de ajudas electrónicas, apenas considero essencial para a minha segurança o uso de ABS se for o caso, baixo peso, despido de extras, apenas o que me interessa o prazer que posso retirar da máquina. Um desportivo sem dúvida de preferencia um old-school e a gasolina. Jipes, SUV's e tudo o mais passa-me completamente ao lado. Mas sei reconhecer o lado bom da inovação mas isso para mim não é prioridades.

Se penso mais depressa nas condições de segurança de um carro q no motor, qd me sugerem experimentar um carro? Sim

Se compro um carro a pensar primeiro naquilo q ele me pode oferecer no dia-a-dia, naquilo q eu e os outro utilizadores (familia) pretendem em vez de qq satisfação pessoal e egoista? Sim

Se estou farto de ver mortes mais nauseantes q poéticas em carros sem condições nenhumas de segurança mas xipados até ao tecto c tudo o q é supostamente búe-da-cool-dinamico-extra-mega-power-tudo-o-resto-paletes-de-superfluo? Infelizmente sim e talvez sofra do sindrome do ginecologista...[:D]

Se apesar de já ter varios cursos de condução desportiva e defensiva, acho sempre preferivel umas boas ajudas tecnologicas do q me fiar no kit de unhas? Sem duvida...

Por tudo isto, acho q a minha resposta é q sou pouco "puro"...[:p]

Bom tópico, Cobra. Ainda bem q te devo ter dado umas luzes...[:)]
Este homem dá-lhe forte nas palavras..[:)] [:)]

Purista sim... Desde que me conheço, aliás os carros que tenho e que fui eu a escolher reflectem isso. Apenas procurei o que queria, RWD e FWD, sem ajudas fora a direcção assistida e o servo-freio e NA de preferência.
Para o meu tipo de condução é o ideal, gosto de sentir a mecânica das coisas, a linearidade da resposta, que não seja um chip a decidir se aplica ou não mais força e equílirbio de travagem, aqui quem manda sou eu.

Quando calco o acelerador com força a mais as rodas patinam furiosamente, não há controlo de estabilidade nem de tracção, aqui tudo o que acontece é produto de azelhice ou inspiração e as recompensas são enormes, e as respostas são sorrisos e cumplicidade, o carro não reage de duas formas diferentes, a mecânica das coisas não o permite e se queimo uma travagem também se deve a um excesso de confiança.

Este purismo deve-se ao facto de os carros não terem o mesmo sabor dos carros dos 90's, está tudo muito filtrado e facilitado, antes o carro podía-nos matar e nós achávamos justo, tipo justiça poética, desrespeitei-te e tenho o meu castigo, mas hoje em dia não o carro tem de nos proteger, não há diálogo com o acelerador, travões e chassis, há um diálogo com uma série de sensores que vão julgar o que é melhor para mim, para mim não serve, tenho de dar hipótese de o carro me tentar matar, o gozo vem daqui, no limite saber o que é brincar no fio da navalha e não aceitar ordens de um computador...

Purista sim, porque me permite conduzir qualquer carro de hoje rápido, mas será que os "putos" de hoje conseguem conduzir rápido um "carro puro" de há 15/30 anos atrás!?

O cobra resumuiu em todas as palavras o que eu sinto. Sim considero-me um Purista na verdadeira ascenção da palavra.[;)] Por mim um carro tem de vir desprovido de ajudas electrónicas, apenas considero essencial para a minha segurança o uso de ABS se for o caso, baixo peso, despido de extras, apenas o que me interessa o prazer que posso retirar da máquina. Um desportivo sem dúvida de preferencia um old-school e a gasolina. Jipes, SUV's e tudo o mais passa-me completamente ao lado. Mas sei reconhecer o lado bom da inovação mas isso para mim não é prioridades.

Eh lá puristas do camandro!! [;)]

Se eu bem percebi... ainda andam a carburadores e platinados não é?[:p]
Pk se não querem ajudas electrónicas... a centralina não está aí a fazer nada... toca a afinar o carburador com a chavinha de fenda vá.
Vidros electricos??? então e a bela da manete do elevador??? como é?
Bom... daqui a nada estão a dizer que têm direcção assistida e travões de servo-freio queres ver??!!
Pneuzinho XPTO??? que é feito dos velhos Seiberling???
Jantes de liga??? mau mau.... [:p]

Eh lá puristas do camandro!! [;)]

Se eu bem percebi... ainda andam a carburadores e platinados não é?[:p]
Pk se não querem ajudas electrónicas... a centralina não está aí a fazer nada... toca a afinar o carburador com a chavinha de fenda vá.
Vidros electricos??? então e a bela da manete do elevador??? como é?
Bom... daqui a nada estão a dizer que têm direcção assistida e travões de servo-freio queres ver??!!
Pneuzinho XPTO??? que é feito dos velhos Seiberling???
Jantes de liga??? mau mau.... [:p]
Ai ai nem me faças lembrar nos velhos carburadores.[:D] [:p] [:cool:]

eu gosto muito de carros da velha guarda, mas como meio de transporte não acho que seja importante o feeling do carro, o arranque, a dinâmica apurada, até porque existem regras na estrada, ou será que não?
prefiro um carro seguro e confortavel com motor qb para o dia a dia, pois a estrada não está para brincadeiras (camaras e radares por todo lado), claro que para dar o gosto ao pé há estradas na serra para isso, e aí o meio de transporte fica na garagem.

Os carros que hoje proporcionam a experiência pura de condução normalmente não estão ao alcance de todas as bolsas. E o mais engraçado e lembrando-me de um dos últimos o Bmw M3 CSL, em que a Bm proporcionava um M3, mais leve, com o fundo da mala em cartão, sem insonorização e com um monte de truques de competição vendia-o mais caro que o irmão gémeo falso mais equipado, é a situação do menos por mais, mas pela rapidez com que se venderam...
O mesmo se aplica aos Lotus e Catherams, vendem-se sempre bem, soldaduras e metal à mostra, não são carros racionais, têm muito mais de paixão do que racionalidade, se são usados no dia-a-dia, sim, muita gente o faz, será que são cómodos e seguros, provavelmente não, e isso importa a quem os compra, também não...

O que aqui interessa são aqueles momentos especiais em que se retira o sumo da máquina quer seja em serra ou em TD, e aqui a racionalidade fica à porta, Vidros eléctricos, Dvd, GPS, Controle de tracção, ESP, DSC, etc.,... São siglas que só acrescentam peso à máquina, mas se quem compra já sabe onde está o mal!???
Na cabeça de quem não vê isto com a paixão que merece é uma heresia, ou é um perigo, e nós precisamos de ajudas e cuidado com o Kit unhas ou falta dele e é uma forma egoísta de ver as coisas...

Enfim, comprar um carro para mim nunca será um acto racional completo, terá sempre uma forte componente emocional, a minha esposa que não partilha da paixão, compra os frigoríficos e eu compro o que me dá prazer...

O purismo para mim onde fica... Aos poucos começou a morrer, muita electrónica, muito controle, acho que a próxima inovação será um botão para fazer powerslides!!! Mas fazendo fé na F1, acredito no regresso ao passado, sem ajudas e é dar calor à peça, os verdadeiros mitos e ìcones da performance, nasceram nos anos 80'/90', carros que fixaram novos standards de performance, que interessa se não têm vidros eléctricos, ou ABS é isso que separa um bom de um mau carro!?? Para mim não...
Para mim se me quisessem proporcionar uma experiência de condução única num carro à escolha, seria algo como Ferrari F40, Ferrari 288GTO, Mclaren F1, Catheram R500 Superlight ou um JPE special, estes sim parecem ser carros para emoções fortes, e ao pé deles Veyron e companhia pouco me dizem, podem ser mais rápidos, eficazes ou seguros, mas não é isto que procuro num carro, não é o quão rápido é de A-B mas a experiência, e as perguntas e respostas...

Não me considero purista mas gosto do carro na sua expressão mais pura, 3,4 ou 5 portas, ou seja não ligo a carrinhas, monovolumes, etc..

Gosto quando há comunicação entre o carro e o condutor, gosto de ouvir o motor, gosto de caixas manuais, de ter o controlo do carro, gosto que o travão de mão seja mesmo de mão, gosto de bater no red-line, gosto da adrenalina quando o carro passa os limites e obriga o condutor a puxar pela sua perícia para o controlar de novo...

Enfim, gosto quando sinto que há sintonia entre a máquina e o condutor, se isso faz de mim um purista não sei, mas eu não me considero purista...

PS: dado que o fórum é sobre carros, creio que não é ilustrativo da realidade, uma vez que quem aqui vem gosta de carros e não os vê simplesmente como um meio de transporte.

Completamente.

Em especial se ser purista significa detestar aberrações como SUVs e monovolumes! [:p]

Ok, está lançado o caos! [:)]

Completamente.

Em especial se ser purista significa detestar aberrações como SUVs e monovolumes! [:p]

Ok, está lançado o caos! [:)]

Seu incendiário!!!
Largas a bomba H e foges[:)][:)]

Mais um tópico de ódio aos Suvs não!!!

Eu adoro gajas, mas consigo achar interessantes mulheres de géneros, idades, etc. muito diferentes.

Homens não acho graça nenhuma, mesmo aos mais imberbes e afeminados.

Será que sou purista :confused:

O que gosto mesmo é um lobo é pele de cordeiro, ou seja, um 2 em 1, em que quando me apetece ir relaxado não ouça o motor, confortável com o AC ligado e a ouvir uma musiquinha....se me dá um vipe meter 2 abaixo, puxar pelas rotações e ouvir o motor até às 7 ou 8k rpm, aumentar o volume do rádio abrir tecto e vidros e aí vai disto!!!!

O que tenho agora corresponde a esta descrição...mas 2 segmentos abaixo e menos 150cv do que desejava!!![;)]

Algo deste género: (540i)

CIMG4728-house-big.jpg

Last edited:
:confused: :confused: O que é ser purista?

Se existir uma definição que todos aceitem, logo vejo se me enquadro ou não nela![;)]

pessoalmente o que me interessa num veículo é a sua relação peso/potência, tudo o que seja menos de 4 acho que vale a pena perder algum tempo de volta daquilo...[:cool:] [:cool:]
seja novo, velho, azul, encarnado, alto, baixo...

Back