Consideras-te purista?

Consideras-te purista?

• Total voters
    108
Do tempo q já passei aqui no forum, já deu para "conhecer" as opiniões de mtos users, e de certa maneira, li duas páginas deste tópico e se calhar houve dois posts q me surpreenderam.

O q falta aqui, é q há mtas pessoas independentemente da idade, q experimentaram ainda poucos carros. Ou então deram a volta oa bairro, q é manifestamente pouco, para se aperceberem de diferenças.

Antes de mais, o q é ser purista? Pelos vistos por aqui, é guiar um rwd, sem auxilios, patati patata.
Quantos de nós, já os guiaram?

Além disso confundem carros desportivos, com carros banais com 20 ou 30 anos.
Tal cmo o v7 em brincadeira, fez a analogia c as mulheres, eu também adoro automoveis. Repito, automoveis. Seja ele um perfeito 2cv, pq respondeu em completo ao seu caderno de encargos, ou RR q me delicia com os seus pormenores de conforto.
Isto significa, q tanto me chama a atenção qdo vejo um corsa A dos primeiros em optimo estado, como um 914. Adoro quando vejo um marina ainda a funcionar, ou vejo uma sherpa em estado novo perdida numa aldeia na serra algarvia. Gosto de comparar automoveis, velhos, novos, classicos. Gosto de os experimentar para poder ter base de comparações.

Gosto de poder dizer, c a segurança de quem já experimentou, q usar no dia a dia um utilitário dos anos 80 a carburador, c jantes pequenas, choke, má insonorização, nenhuma segurança passiva, travoes de disco só À frente, é chato. Usei-os por mto anos. Se tenho saudades? Sim. Gostava de dar uma voltinha de vez em quando, mas de os utilizar no dia a dia n. Concordo c o q o rca33 disse.

N deixo de achar engraçado, de ver aqui o ax mtas x realçado, especialmente as versões mais desportivas. Acho curioso de vários aspectos. Primeiro o ax, assim cmo mtos dos utilitarios dos anos 80 e 90 n são para mim oldschool, e segundo, muitos dos q o por aqui o elogiam, veriam rapidamente a vida a andar para atrás quando tentassem andar depressa c eles.
Concordo c o q o JGTB disse, pois conduzir o carro pela boca dos outros é giro, mas pegar num e30 e descobrir q as derivas de traseira qdo acontecem sem q estejamos À espera podem deixar-nos mazelas fisica e psicológicas pois descobrimos q n temos os reflexos do rohl.
Curioso q n falam no trd, q para mim é um carro mitico, pois ainda hje faz consumos q outros n fazem embora à custa de mtos compromissos.

Eu adoro o 106 GTI, no entanto, cansa-me ao fim do dia, começo c saudades da insonorização do Passat, e de muitas outras coisas.
Experimentem muitos carros, isso é q é engraçado, percebam a evolução ao longo das décadas. Percebam q em 1980, quem conduzia um r5 e n experimentava um classe S, n percebia o abismo q ía de um ao outro. Vejam os crash-tests antigos, e percebam o q mudou.
Travem a fundo em carros diferentes, e percebam a diferença.
Façam um percurso c curvas um pco mais depressa, e percebam a diferença.
Acima de tudo, percebam q gozar um carro, n é necesariamente andar depressa, nem é tudo à volta de cv, mas sim de sensações.

Eheh, olha que não, apesar de gostar de carros "terra-a-terra", no dia-a-dia já não consigo prescindir do ar condicionado e da direccção assistida, principalmente agora que ando a fazer muitos quilómetros, neste calor abrasador. [;)] Até no meu antigo E30 tinha AC! [:D] E o RPM também anda com AC, mas depois compensa com técnicas hardcore de redução de peso, eheh.

Mas, apesar disso, considero-me mais purista que muita gente, no sentido em que gosto de receber feedback do carro, algo que outras pessoas prescindem prontamente.

Não obstante acho que, por exemplo, o PauloFVF é dos tipos mais puristas que por aqui anda. Basta ver pelo W115. [:cool:] Eu não sei se era capaz de trocar o meu xunáite por um W115. [:D]

Se algum dia deres uma voltinha c ele.
Depressa percebes q é tudo filtrado, pelo menos ao q era possível na época.

Eheh, olha que não, apesar de gostar de carros "terra-a-terra", no dia-a-dia já não consigo prescindir do ar condicionado e da direccção assistida, principalmente agora que ando a fazer muitos quilómetros, neste calor abrasador. [;)] Até no meu antigo E30 tinha AC! [:D] E o RPM também anda com AC, mas depois compensa com técnicas hardcore de redução de peso, eheh.

Mas, apesar disso, considero-me mais purista que muita gente, no sentido em que gosto de receber feedback do carro, algo que outras pessoas prescindem prontamente.

Não obstante acho que, por exemplo, o PauloFVF é dos tipos mais puristas que por aqui anda. Basta ver pelo W115. [:cool:] Eu não sei se era capaz de trocar o meu xunáite por um W115. [:D]

[:D][:D]
O W115 até nem é completamente hardcore!
É antigo e oldschool, mas consegue ser minimamente utilizável, com certo conforto, no dia a dia!
BTW, reparo que existe mesmo muita gente (senão toda) que não prescinde do A/C.
Pessoalmente não nego a sua utilidade, mas o fim não justifica os meios.:rolleyes:

UI, UI...

ESPRIT, essa foi profunda.

Cumprimentos

[:D] [:D]

Por acaso até te incluo no grupo q sabe do q fala, nem sempre concordamos, mas pelo menos nota-se q experimentas e só depois falas, é q dominar "fugidas" no NS4Speed tbem eu, mas qdo é ao vivo numa estrada perdida, com bermas, árvores, muros e bate-chapas q cobra já é outra coisa.

Do tempo q já passei aqui no forum, já deu para "conhecer" as opiniões de mtos users, e de certa maneira, li duas páginas deste tópico e se calhar houve dois posts q me surpreenderam.

O q falta aqui, é q há mtas pessoas independentemente da idade, q experimentaram ainda poucos carros. Ou então deram a volta oa bairro, q é manifestamente pouco, para se aperceberem de diferenças.

Antes de mais, o q é ser purista? Pelos vistos por aqui, é guiar um rwd, sem auxilios, patati patata.

Tal cmo o v7 em brincadeira, fez a analogia c as mulheres, eu também adoro automoveis. Repito, automoveis. Seja ele um perfeito 2cv, pq respondeu em completo ao seu caderno de encargos, ou RR q me delicia com os seus pormenores de conforto.
Isto significa, q tanto me chama a atenção qdo vejo um corsa A dos primeiros em optimo estado, como um 914. Adoro quando vejo um marina ainda a funcionar, ou vejo uma sherpa em estado novo perdida numa aldeia na serra algarvia. Gosto de comparar automoveis, velhos, novos, classicos. Gosto de os experimentar para poder ter base de comparações.

Gosto de poder dizer, c a segurança de quem já experimentou, q usar no dia a dia um utilitário dos anos 80 a carburador, c jantes pequenas, choke, má insonorização, nenhuma segurança passiva, travoes de disco só À frente, é chato. Usei-os por mto anos. Se tenho saudades? Sim. Gostava de dar uma voltinha de vez em quando, mas de os utilizar no dia a dia n. Concordo c o q o rca33 disse.

N deixo de achar engraçado, de ver aqui o ax mtas x realçado, especialmente as versões mais desportivas. Acho curioso de vários aspectos. Primeiro o ax, assim cmo mtos dos utilitarios dos anos 80 e 90 n são para mim oldschool, e segundo, muitos dos q o por aqui o elogiam, veriam rapidamente a vida a andar para atrás quando tentassem andar depressa c eles.
Concordo c o q o JGTB disse, pois conduzir o carro pela boca dos outros é giro, mas pegar num e30 e descobrir q as derivas de traseira qdo acontecem sem q estejamos À espera podem deixar-nos mazelas fisica e psicológicas pois descobrimos q n temos os reflexos do rohl.
Curioso q n falam no trd, q para mim é um carro mitico, pois ainda hje faz consumos q outros n fazem embora à custa de mtos compromissos.

Eu adoro o 106 GTI, no entanto, cansa-me ao fim do dia, começo c saudades da insonorização do Passat, e de muitas outras coisas.
Experimentem muitos carros, isso é q é engraçado, percebam a evolução ao longo das décadas. Percebam q em 1980, quem conduzia um r5 e n experimentava um classe S, n percebia o abismo q ía de um ao outro. Vejam os crash-tests antigos, e percebam o q mudou.
Acima de tudo, percebam q gozar um carro, n é necesariamente andar depressa, nem é tudo à volta de cv, mas sim de sensações.

Muito bom este teu post !!

é um prazer ler algo escrito com tanto conhecimento, alma e bom-senso. Penso exactamente da mesma forma [;)]

Acho que te contradizes um pouco, ESPRIT.
Durante o teu post realças o facto de que devemos experimentar os automóveis todos e mostras que, de certa forma, preferes na maior parte do tempo, automóveis que tenham boa segurança, bons travões, conforto, etc; para andarmos depressa, fazer curvas e testar travões.
No entanto, na tua última frase dizes para apreciarmos as sensações, mesmo que feitas a baixas velocidades.
Isto já foi dito. Já se disse por aqui que para se sentir prazer em determinadas coisas e ocasiões, não é necessário velocidades. Mesmo parado, é possível retirar prazer de um carro à moda antiga.
Não acredito que quem disse que era purista, nunca tenha andado em carros modernos e antigos, em RWD e FWD, de 20 ou 200cv. De certeza que todos já os experimentamos e por os termos experimentado, é que sabemos do que gostamos.

Quando chegou cá a casa o Hodna MA8, eu estava em pulgas para sentir a diferença entre o K10 (rude, desconfortável etc) para o mA8 (mais confortável, DA, etc).
Achei engraçado nos primeiros tempos, mas logo me cansei.
Não do carro em si, porque gosto bastante, mas das sensaçoes que transmitia que eram muito menores ao K10 e estamos a falar de um carro com 12 anos.
Nos mais recentes então aí é que acho um tédio de todo o tamanho.

É para veres o porquê de uma pessoa se identificar com os carros antigos porque, simplesmente, não se identifica com a maior parte dos modernos.[;)]

O paralelismo com as mulheres devia ser mais do género, a mulher fácil e a mulher mais difícil, mais complicada de se conseguir "domar", é a diferença entre ter uma "mulher selvagem" e quase sempre imprevísivel tipo uma diaba e uma mulher pacata, fácil e completamente previsível,eu neste caso escolhi também a primeira.
Mas eu sou aquele tipo que na roda de amigos, quando me diziam:
-"Epa aquela não, não tens hipótese, a gaja vai te dar corte"!!!
Era o maior incentivo que me poderiam dar...

Quando me dizem que um determinado carro é um grande desafio de dominar, mas que dá grande prazer, a primeira coisa que faço é ir lá ver o que ele vale, mas se "antigamente" haviam carros destes tipo Alfa 75, AE86, Miata Na, Alfa Gtv 1750 de uma gama média, hoje em dia, nada proposto na gama média tem "mau feitio" é tudo muito bem comportado, filtrado, etc.,... Daí ter de se apelar ao "purismo" que é sempre relativo, para se sentir aquele prazer original, mecânico e compensador...

Bem lol não sou tão purista como alguns users que por aqui andam mas mm assim...

não existe nenhum carro actual que se possa conduzir que eu comprasse, simplesmente, mm os chamados "hot-hatchs" não me despertam qq tipo de interesse...demasiado pesados, demasiado isolamento acustico, demasiada electronica, comportamento demasiado linear, pneus largos de mais, não permitem explorar o limite em estradas normais, etc...experimentei por exemplo um leon cupra tfsi e digo com toda a certeza que dá-me muito mais gozo um qq renault 5 ou ax 1.1 nas curvinhas do que aquilo, a velocidade não´é tudo

quando conduzo carros novos a primeira coisa é desligar logo o ESP lo, acho qu conhecendo bem o carro só atrapalha, mm em situações perigosas...

de resto por exemplo comprei um civic ek3 1.5 ls 3p (porque necessitava de um carro de baixos consumos e diesel estava claro fora de hipótese lol lol) e já saiu roda suplente, carregador de cds, as colunas vão embora talvez a proxima semana e se tiver paciencia e arranjar uma tampa o radio e antena tambem,os tapetes atrás e cinto do 5ºpassageiro tb já foram, etc...não é tão harcore como alguns users, mas mm assim acho que estou bem:)

[:D] [:D]

Por acaso até te incluo no grupo q sabe do q fala, nem sempre concordamos, mas pelo menos nota-se q experimentas e só depois falas, é q dominar "fugidas" no NS4Speed tbem eu, mas qdo é ao vivo numa estrada perdida, com bermas, árvores, muros e bate-chapas q cobra já é outra coisa.

Na vida real o retry/restart, quando possivel, não demora 5s, é bem verdade...

A propósito do W115, tens plena razão... O facto de um carro ser antigo torna-o menos artificial, mais "honesto" na forma como mostra o seu temperamento, mas não o torna mais desportivo ou acutilante... Muita vezes confunde-se antigo com divertido/desportivo/rápido/puro... Alguns são, outros nem por isso.

Acho que te contradizes um pouco, ESPRIT.
Durante o teu post realças o facto de que devemos experimentar os automóveis todos e mostras que, de certa forma, preferes na maior parte do tempo, automóveis que tenham boa segurança, bons travões, conforto, etc; para andarmos depressa, fazer curvas e testar travões.
No entanto, na tua última frase dizes para apreciarmos as sensações, mesmo que feitas a baixas velocidades.
Isto já foi dito. Já se disse por aqui que para se sentir prazer em determinadas coisas e ocasiões, não é necessário velocidades. Mesmo parado, é possível retirar prazer de um carro à moda antiga.
Não acredito que quem disse que era purista, nunca tenha andado em carros modernos e antigos, em RWD e FWD, de 20 ou 200cv. De certeza que todos já os experimentamos e por os termos experimentado, é que sabemos do que gostamos.

Quando chegou cá a casa o Hodna MA8, eu estava em pulgas para sentir a diferença entre o K10 (rude, desconfortável etc) para o mA8 (mais confortável, DA, etc).
Achei engraçado nos primeiros tempos, mas logo me cansei.
Não do carro em si, porque gosto bastante, mas das sensaçoes que transmitia que eram muito menores ao K10 e estamos a falar de um carro com 12 anos.
Nos mais recentes então aí é que acho um tédio de todo o tamanho.

É para veres o porquê de uma pessoa se identificar com os carros antigos porque, simplesmente, não se identifica com a maior parte dos modernos.[;)]

Creio q n é uma contradição.
As sensações n são só de velocidade. São de conforto,luxo, incómodo, etc.
O meu post n é de maneira nenhuma pa dizer mal de quem se identifica c os carros mais velhos, mas sim para alertar, e tentar deixar a semente, de q n pensem q já chegaram à conclusão final.
Aposto q os mais velhos por aqui, tbem já pensaram q hardcore é q é bom, e aos poucos foram relativizando esse pensamento.
E se manterem o pensamento óptimo, ainda bem q é assim, senão gostavamos tdos do mesmo, e andávamos tdos astrás das mesmas mulheres.

Para mim é engraçado perceber o q a industria, n diria avançou, mas pos à disposição. Arriscaria dizer, q muita boa gente, se conduzisse um cortina dos anos 70 ou similar, ía ter uns sustos nas primeiras travagens.

N digo a ninguem pa mudar, mas apenas pa irem com calma, vão experimentando. E tomem atenção a muitos aspectos. Acredito, q o nicho de mercado para carros q proporcionam sensações desportivas cruas, vai sempre existir.

Engraçado, na minha óptica, seria comparar o w115 do pauloFVF, com um concorrente da época, e um utilitário da época.

Certamente veríamos, q a diferença premium-generalista, e de segmentos é enormeeeee.

Como disse o v7, daqui a 10 anos anda tudo de monovolume e estão cá outros com o mesmo discurso... Isto é como as borbulhas, todos temos em determinada altura, mas acaba por desaparecer... Nuns mais tarde que noutros, mas desaparece... [:D]

Haverá alguns, q por sorte ou trabalho ou ambos, terão a hipotese de poder ter um brinquedo para usar apenas quando querem.

E isso, é o ideal, ou então um m5 no dia a dia (só pa picar).

Engraçado, na minha óptica, seria comparar o w115 do pauloFVF, com um concorrente da época, e um utilitário da época.

Certamente veríamos, q a diferença premium-generalista, e de segmentos é enormeeeee.

Claro... Olha, ontem andei num Volvo 240 Turbo, que foi em tempos o topo de gama da Volvo. Comparar aquilo com o Reanult 5 da época chega a ser chocante...[:D]

Como disse o v7, daqui a 10 anos anda tudo de monovolume e estão cá outros com o mesmo discurso... Isto é como as borbulhas, todos temos em determinada altura, mas acaba por desaparecer... Nuns mais tarde que noutros, mas desaparece... [:D]

Eu acho que não é uma questão de idade, é mais espiríto e gosto pelas coisas...

Monovolumes e Suvs, não me parece mesmo, são a negação do que procuro na experiência de condução, logo são riscados à partida, não por preconceito porque já experimentei e não gostei, é mesmo por ficarem muito aquém das minhas expectativas do que é conduzir.

Eu acho que não é uma questão de idade, é mais espiríto e gosto pelas coisas...

Monovolumes e Suvs, não me parece mesmo, são a negação do que procuro na experiência de condução, logo são riscados à partida, não por preconceito porque já experimentei e não gostei, é mesmo por ficarem muito aquém das minhas expectativas do que é conduzir.

Também espero nunca ser visto num monovolume...[:D]

Eu compreendo o que dizem, mas acho esse discurso, em certa medida, lirico (e não levem a mal). Há excepções, certamente, e eu acho que conheço o Rei da excepções...

Ontem, entre amigos, trocamos opiniões acerca de que carro novo comprariamos +- com o orçamento de um M3 (125000€), sem ligar a custos de utilização, sendo carro para utilização diária... As opiniões dividiram-se em Cayman S, GTR e Lotus Exige S.

Somos todos amantes da condução, dos carros dinâmicos e do prazer de conduzir... E só o Lotus é que é mesmo puro. Os outros são pesados e cheios de electrónica. Mas serão pachorrentos e pouco divertidos? Não encaixam no teu perfil de carro divertido?

Cumprimentos

Mas lá há alguém purista aqui? Seja lá o que isso for....

Há é gajos com tempo a mais para a imaginação e para se masturbarem mentalmente com os textos que escrevem na Internet e já que não lhes crescem os pelos nas mãos, como agoiravam os antigos, parece que lhes crescem no juízo e depois começam a acreditar-se nas historias que escrevem..

Creio q n é uma contradição.
As sensações n são só de velocidade. São de conforto,luxo, incómodo, etc.
O meu post n é de maneira nenhuma pa dizer mal de quem se identifica c os carros mais velhos, mas sim para alertar, e tentar deixar a semente, de q n pensem q já chegaram à conclusão final.
Aposto q os mais velhos por aqui, tbem já pensaram q hardcore é q é bom, e aos poucos foram relativizando esse pensamento.
E se manterem o pensamento óptimo, ainda bem q é assim, senão gostavamos tdos do mesmo, e andávamos tdos astrás das mesmas mulheres.

Para mim é engraçado perceber o q a industria, n diria avançou, mas pos à disposição. Arriscaria dizer, q muita boa gente, se conduzisse um cortina dos anos 70 ou similar, ía ter uns sustos nas primeiras travagens.

N digo a ninguem pa mudar, mas apenas pa irem com calma, vão experimentando. E tomem atenção a muitos aspectos. Acredito, q o nicho de mercado para carros q proporcionam sensações desportivas cruas, vai sempre existir.

Mas já estás a pensar no futuro...
Já estás a dizer de ante-mão que um dia iremos mudar.
Eu falo no presente.
Neste momento, o que me desperta as sensações que pretendo (luxos fora da equação) são os carros mais antigos.
Neste momento não me identifico com os automóveis actuais.
Não sigo que no futuro prefiro outras coisas (terei que preferir porque as mulheres não vão na cantiga dos oldschool[:D]), mas isso não é para já.
A melhor forma de viver a juventude é portar-me como tal.

Também espero nunca ser visto num monovolume...[:D]

Eu compreendo o que dizem, mas acho esse discurso, em certa medida, lirico (e não levem a mal). Há excepções, certamente, e eu acho que conheço o Rei da excepções...

Ontem, entre amigos, trocamos opiniões acerca de que carro novo comprariamos +- com o orçamento de um M3 (125000€), sem ligar a custos de utilização, sendo carro para utilização diária... As opiniões dividiram-se em Cayman S, GTR e Lotus Exige S.

Somos todos amantes da condução, dos carros dinâmicos e do prazer de conduzir... E só o Lotus é que é mesmo puro. Os outros são pesados e cheios de electrónica. Mas serão pachorrentos e pouco divertidos? Não encaixam no teu perfil de carro divertido?

Cumprimentos

Claro que sim, devem ser carros divertidíssimos, mas vai de encontro ao que tenho defendido, são carros feitos para a estrada, com o prazer de condução como pano de fundo, fazendo poucas concessões ao conforto, ou seja na prática voltamos aquela questão de que nas gamas médias actuais, em todos os segmentos, são poucos os carros feitos com esta filosofia, temos de subir a fasquia para encontrarmos os carros especiais, carros para entusiastas.

A questão do purismo é sempre relativa a algo, por exemplo, eu penso que o purismo tem a ver com simplicidade, pouca complexidade mecânica, e o objectivo do divertimento... A relatividade do purismo para mim tem esta forma, eu prescindo de rádio CD, ABS, EBD, DSC, VE, e mais uma série de extras, por exemplo para mim a DA variável é uma grande vantagem, de resto não exijo muito mais de uma carro, a não ser que seja excitante...

Por exemplo e pode parecer um contra-senso no orçamento que apresentaste o carro a comprar seria um M3 CSL E46 , um carro automático, mas que para mim representa o purismo hoje em dia.

Sei que muita gente quase que exige estar a conduzir como se estivesse no sofá lá em casa com todas as mordomias, tudo muito calmo, pouco ruído, e tudo sob controle, eu não, gosto de coisas mais frenéticas, ruidosas, para que me sinta vivo depois de um dia cansativo no trabalho, e rapidamente me volte o sorriso quando as coisas correm menos bem, e este é um poder que nem todos os carros têm...

Pode parecer lirismo, e para alguns até ridículo, mas é a única forma que eu encaro o fenómeno automóvel, com muita paixão acima de tudo...

Back