Consideras-te purista?

Consideras-te purista?

• Total voters
    108
Acho que o avatar do Paulo ficou um bocado desactualizado.[:D] Com um petroleiro a bordo será que deixou de ser um purista?[:p]

Neps...

eu continuo a afirmar que Diesel é trampa, é betoneira é tractor é um degredo!

o que eu mais odeio no meu w115 é ser diesel [:)]

mas encontrar um destes otto a preço convidativo é tão dificil como encontrar uma boa peça de roupa nas ultimas semanas de saldos [:D]

... o GTR recente que é uma especie de computador com rodas ou seja a antítese dos puros. ...

Concordo em absoluto!

Mas acho que anda por aqui alguma confusão ou eu já estou confuso :confused:
Também conheço mal os users e nem percebo muito bem, se estão a falar a sério ou a brincar :) Até já se disse que ser purista era ser religioso !?!?!

Purista na condução, a meu ver, é preferir "sentir" o carro e ser o próprio a comandá-lo.
Não tem nada a ver com gostar de chaços velhos ou ser avesso à última tecnologia aplicada à física automóvel ou ao conforto.

No exemplo que deram, abaixo, escolhia certamente o Elise. Mas nunca para carro do dia a dia. Não consigo entrar, nem sair dele, sem ser de gatas [:D]

Claro que para isto, tem que se ter alguma liberdade de escolha. Quando não se tem, guia-se o carro possível e tenta-se gozar ao máximo o melhor que ele nos pode dar [;)]
E não se deixa de ser purista por isso! Nem pelo carro que se guia, nem como se o guia!

Se algum dia deres uma voltinha c ele.
Depressa percebes q é tudo filtrado, pelo menos ao q era possível na época.

[:D][:D]
O W115 até nem é completamente hardcore!
É antigo e oldschool, mas consegue ser minimamente utilizável, com certo conforto, no dia a dia!
BTW, reparo que existe mesmo muita gente (senão toda) que não prescinde do A/C.
Pessoalmente não nego a sua utilidade, mas o fim não justifica os meios.:rolleyes:

Pá, o w115 não tem nada, mas nada do que vocês chamam de filtrado ou de minimamente utilizável, ou pelo menos assim o entendo[;)] tendo em conta o que hoje em dia se chama de filtrado, aliás este MB para mim é tão filtrado como o meu toyota, mas com a agravante de nao ter apoios de cabeça, os bancos não terem apoio em lado nenhum e a esponja ser mais mole do que um puff!

vamos ver ..

é enorme.......
não tem DA
Não tem AC e as janelas por serem recuadas entra pouco vento
os estofos basta 30segundos ao sol que ficam a arder
não tem sequer encostos de cabeça (sabem o que é fazer 100km numa coisa sem isso???)
tem 4 mudanças apenas e uma vel máx de +-130km/h (conseguem fazer uma viagem de 200km a 80/100?)
Gasta buéeeeeeeeees
Tem mais podres do que a sé [:D]
os retrovisores servem quase tanto como os de uma mota
10º os farois da TDM iluminavam mais
11º faz uma matracada capaz de levar á loucura a mais sã das pessoas (agora compreendo os taxista) [:)]
12º só se pode ouvir rádio

Concordo em absoluto!

Mas acho que anda por aqui alguma confusão ou eu já estou confuso :confused:
Também conheço mal os users e nem percebo muito bem, se estão a falar a sério ou a brincar :) Até já se disse que ser purista era ser religioso !?!?!

Purista na condução, a meu ver, é preferir "sentir" o carro e ser o próprio a comandá-lo.
Não tem nada a ver com gostar de chaços velhos ou ser avesso à última tecnologia aplicada à física automóvel ou ao conforto.

No exemplo que deram, abaixo, escolhia certamente o Elise. Mas nunca para carro do dia a dia. Não consigo entrar, nem sair dele, sem ser de gatas [:D]

Claro que para isto, tem que se ter alguma liberdade de escolha. Quando não se tem, guia-se o carro possível e tenta-se gozar ao máximo o melhor que ele nos pode dar [;)]
E não se deixa de ser purista por isso! Nem pelo carro que se guia, nem como se o guia!

Ser purista não será também abdicar das comodidades para melhor sentir o carro? Isto já começa a parecer a conversa do católico não praticante. [:D]

Pá, o w115 não tem nada, mas nada do que vocês chamam de filtrado ou de minimamente utilizável, ou pelo menos assim o entendo[;)] tendo em conta o que hoje em dia se chama de filtrado, aliás este MB para mim é tão filtrado como o meu toyota, mas com a agravante de nao ter apoios de cabeça, os bancos não terem apoio em lado nenhum e a esponja ser mais mole do que um puff!

vamos ver ..

é enorme.......
não tem DA
Não tem AC e as janelas por serem recuadas entra pouco vento
os estofos basta 30segundos ao sol que ficam a arder
não tem sequer encostos de cabeça (sabem o que é fazer 100km numa coisa sem isso???)
tem 4 mudanças apenas e uma vel máx de +-130km/h (conseguem fazer uma viagem de 200km a 80/100?)
Gasta buéeeeeeeeees
Tem mais podres do que a sé [:D]
os retrovisores servem quase tanto como os de uma mota
10º os farois da TDM iluminavam mais
11º faz uma matracada capaz de levar á loucura a mais sã das pessoas (agora compreendo os taxista) [:)]
12º só se pode ouvir rádio
És tão purista que deves usar um Nokia 5100 de telemóvel, usar navalhas para tirar o bigode e fazer os próprios cigarros artesanais.

Cigano!

é enorme.......Mais pequeno que um SUV dos grandes [:D]
não tem DA Cheira-me a mudança mal feita.
Não tem AC e as janelas por serem recuadas entra pouco vento N estraga o penteado [:D]
os estofos basta 30segundos ao sol que ficam a arder Acumulação térmica, poupas no aquecimento [:D]
não tem sequer encostos de cabeça (sabem o que é fazer 100km numa coisa sem isso???) É estarnho, n é dos últimos?
tem 4 mudanças apenas e uma vel máx de +-130km/h (conseguem fazer uma viagem de 200km a 80/100?) Deixa-me adivinhar, a 4ª é mesmo só pa estrada?
Gasta buéeeeeeeeees N gasta nada, cuidado q isso só bebe Gforce e sem diesel das batatas. [:D]
Tem mais podres do que a sé [:D] A/C! [:D]
os retrovisores servem quase tanto como os de uma mota Isso é um taxi, ou esqueceste-te? [:D]
10º os farois da TDM iluminavam mais Bem te disse pa procurares um kit da época, ou então Xénon ! [:D]
11º faz uma matracada capaz de levar á loucura a mais sã das pessoas (agora compreendo os taxista) [:)] É pá sardinha! [:D]
12º só se pode ouvir rádio Faz cmo um q vi uma vez, mete um rádio moderno no porta-luvas c comando!

O q virá a seguir?

Um Talbot Solara!

Ser purista não será também abdicar das comodidades para melhor sentir o carro? Isto já começa a parecer a conversa do católico não praticante. [:D]

Acho que não! Um carro com um bom chassi, uma boa suspensão, 50/50, etc e tal, não tem que partir as costas a ninguém, nem deixar de ter as comodidades modernas do mundo automóvel.

Quando vais para a pista, já tudo é diferente... A performance em pista paga-se caro em comodidade.

Já passeio muito menos no S2000 porque comecei a prepará-lo para a pista. Hoje acho que não vou fazer viagens de 10 mil km com ele, pela Europa fora, como fiz no passado! Mas vou estar no Euromeet 2009 em Itália, isso de certeza [;)]

Acho que não! Um carro com um bom chassi, uma boa suspensão, 50/50, etc e tal, não tem que partir as costas a ninguém, nem deixar de ter as comodidades modernas do mundo automóvel.

Quando vais para a pista, já tudo é diferente... A performance em pista paga-se caro em comodidade.

Já passeio muito menos no S2000 porque comecei a prepará-lo para a pista. Hoje acho que não vou fazer viagens de 10 mil km com ele, pela Europa fora, como fiz no passado! Mas vou estar no Euromeet 2009 em Itália, isso de certeza [;)]

Tou a ver que o entendimento de purista é diferente de pessoa para pessoa. Acho que sou um purista dos teus. [:D]

Então por esta ordem de ideias, os TDI do WTCC não são puristas de todo pois não?

Os Nissan Skyline GT-R, já desde o 33 (bué antigo), que são gadgets sobre rodas, daí a sua eficácia em pista...

Agora a minha questão! Podemos considerar o Corrado VR6 um carro de Purista com P grande?

Que eu saiba este não nem nada a que possamos chamar gadget electrónico!
A sua força bruta provém de um bloco a gasolina ao qual foi acrescentado um compressor 100% mecânico!!!

Como é?

Pessoalmente admiro ambos, o GT-R e o Corrado...
Acho-os deliciosos..

Last edited:
Olha. Eu percebi fanáticos e votei não.
Mas é sim tá bom?
biggrin.gif

O rosnar de um bom motor juntamente com a estabilidade em curva que possa ofereçer, é o suficiente para por qualquer um com um sorriso de orelha a orelha. Ou qualquer purista. Há que gostar mesmo de carros, perceber de tudo um pouco e umas boas unhas. Não há nada que me divirta mais e me deixe sempre entretido do que um carro, nem que seja a mexer nele parado, na zona onde se coloca os doces :P

Então por esta ordem de ideias, os TDI do WTCC não são puristas de todo pois não?

Os Nissan Skyline GT-R, já desde o 33 (bué antigo), que são gadgets sobre rodas, daí a sua eficácia em pista...

Agora a minha questão! Podemos considerar o Corrado VR6 um carro de Purista com P grande?

Que eu saiba este não nem nada a que possamos chamar gadget electrónico!
A sua força bruta provém de um bloco a gasolina ao qual foi acrescentado um compressor 100% mecânico!!!

Como é?

Pessoalmente admiro ambos, o GT-R e o Corrado...
Acho-os deliciosos..
Não estás a fazer confusão com o G60? Este sim tinha compressor! O VR6 é atmosférico.[;)]

Neps...

mas encontrar um destes otto a preço convidativo é tão dificil como encontrar uma boa peça de roupa nas ultimas semanas de saldos [:D]
Pois.. e encontrá-los.:rolleyes: Isso seria a cereja no topo do bolo. :) Mesmo assim vou seguindo o DB dessa máquina, que sempre foi um carro que sempre me disse muito.[;)]

A sério???? Olha que sempre pensei que fosse ao contrário!!!
E ainda por cima cheguei a conduzir um VR6!!!! OMG tou mesmo ko :S
Apenas uma pequena descrição do VR6.[;)]
- O motor VR6, foi desenvolvido com a intenção de equipar os modelos com motores dispostos na transversal, primeiro foi o Passat 35i, depois o Corrado e finalmente Golf III em 1991, o primeiro hatch compacto com motor de 6 cilindros. A grande vantagem era a redução de tamanho; um 6 em linha teria um comprimento excessivo para ser instalado transversalmente. (apesar da Volvo ter realizado o feito em modelos recentes), um V6 com 60º ou 90º acabaria ficando muito volumoso para o espaço disponível no compartimento do motor; então a VW se inspirou no V4 de ângulo fechado lançado em 1922 no Lancia Lambda e a solução foi aproveitada pelos engenheiros responsáveis pelo projeto, que o conceberam com 6 cilindros, foi apelidado de "V em linha".
Passado algum tempo, mais precisamente em 1999, a eletrônica e o uso de novas técnicas acabaram por lhe tornar mais atual, elástico e eficiente; mantendo os predicados dos VR6 anteriores, ganhou também um irmão menor, o VR5 que posteriormente passou a se chamar V5. Atualmente a linha se expandiu e está disponível também uma variante com 3.2 litros com grande parte dos refinamentos tecnológicos disponíveis atualmente para motores de injeção indireta. Podemos dizer que na prática, com o VR6 a VW permitiu aos preparadores (tuners) alemães, ultrapassarem a marca dos 300 km/h com maior folga, como os 326 km/h do Golf R32 biturbo que desenvolve 600cv e tantos modelos que vemos no cenário internacional.

Continuando no meu papel de advogado do diabo, diria que para mim as performances e a rapidez são importantes.

Ou seja não negando que há alguns carros antigos interessantes em termos de condução apesar de pouco potentes, eu gosto de carros com motores grandes de preferência atmosféricos e gosto de eficácia dinâmica e principalmente de feedback.

Para mim, dentro deste tema, o mais importante são os carros que comunicam connosco, o que está longe de ser verdade para a generalidade dos carros antigos e longe de ser mentira nos recentes.

Ora de tudo o que já conduzi o carro com que verdadeiramente me senti mais em diálogo permanente foi o Cayman S e a cereja no topo do bolo é que é muito rápido, um desafio constante aos sentidos.

Um carro muito dialogante, mas lento não será tão interessante. Mas eu assumidamente gosto de velocidade e apesar de adorar curvas, acho que ter prazer de condução não se reduz a TD ou estradas de montanha. Desde o dar à chave, até o andar devagar, ao andar depressa em AE, ao dar uma volta com alguém de quem gostamos, tudo são cambiantes que tem a ver com prazer. Muito importante é achar-mos que somos nós que comanda-mos mesmo que o carro nos dê uma ou outra ajuda.

Assim como acho que parte da excitação de andar depressa tem a ver com os riscos e com o medo. Achar outra coisa é querer enganar-mo-nos [:cool:]

Last edited:
Neps...

Das poucas vezes em que senti alguma coisa em motores diesel, foi precisamente num W123 240D.
Andava mal, mas o som diesel antigo consegue-me cativar mais do que os modernos.
É um som forte e poderoso que contrasta com os "ruidos" dos modernos.

Das poucas vezes em que senti alguma coisa em motores diesel, foi precisamente num W123 240D.
Andava mal, mas o som diesel antigo consegue-me cativar mais do que os modernos.

Estás mesmo doentinho [:D]

Nestes casos julgo que há um ou outro tratamento que deve dar resultado [:cool:]

Considero-me purista na questão gasolina vs. diesel.
Nada como o rugir de uma boa mecânica a gasolina, a ser puxada até às altas rotações.
O som de um bom 5, 6, 8 e 12 cilindros a gasolina são inigualáveis pelos diesel.
Para mim, carro, só a gasolina...

És tão purista que deves usar um Nokia 5100 de telemóvel, usar navalhas para tirar o bigode e fazer os próprios cigarros artesanais.

Cigano!

fumo ESTRELA (quando há) e o telemovel é um 6230 eheheh

fonix......parece um camião, ainda por cima com o baulho da ventoinha parece um TIR [:D]

mas sobe paredes!!!apr:)

Back