se o pessoal acha normal um 2.2 gastar 10 litros então sou eu que acho que isso é muito consumo, eu e provavelmente o dono do carro
por 10 litros secalhar ja existe alguns 3 litros a gastar
A questão é que para este 2.2 gastar 10 litros, um motor de 3 litros gastaria mais que isso na mesma situação.
Como é evidente os consumos dependem muito do tipo de percursos e da condução.
A título de exemplo eu tenho um S400 CDI (4 litros, biturbo) que tanto gasta menos de 7 litros/100 km (estrada nacional, a cerca de 80-100 km/h, acelerando apenas o mínimo para manter a velocidade), como se for preciso marca facilmente no C.B. 15 litros/100 km ou mais no pára arranca da cidade ou em deslocações muito curtas com o motor frio.
Portanto, dizer-se que 9 litros é muito ou pouco não tem valor nenhum se não se souber o tipo de percursos e o estilo de condução no qual foi obtido esse consumo.
Aliás, basta o carro estar parado ao ralenti para o consumo no C.B começar sempre a subir (ao fim de muito tempo acaba por se fixar nos 40L/100), pois sendo o consumo uma medição dos litros necessários para fazer uma determinada quilometragem, se o carro está parado está a gastar gasóleo e não está a fazer um único km.
A revista alemã Autobild testou esse motor (250 CDI) num Classe S e conseguiram um consumo médio real de 6.7 L/100 km's em percursos diversificados, incluindo cidade (média geral de 5.7 e consumo em estrada de 5.0 l/100 km declarado pela marca):
http://www.autobild.de/artikel/mercedes-s-250-cdi-im-test-1605507.html
http://www.mercedes-benz.pt/content...exto_1.object-Single-MEDIA.tmp/ao volante.pdf
Os consumos homologados são exequíveis e podem ser reais, no entanto, é necessário um esforço para os fazer, e esse esforço está frequentemente relacionado com o facto da grande maioria dos condutores ignorarem completamente a dinâmica de movimento de um automóvel quando conduzem.
Para quê gastar muitas vezes tanta "energia "para tirar o carro do sítio, e depois voltar a gastá-la para o parar (na forma de travões), sem ter qualquer benefício de tempo no final, em vez de aproveitar o balanço do carro?
Os consumos anunciados são geralmente o consumo mínimo que o carro é capaz de fazer em determinado percurso/velocidade e não o consumo médio feito pela maioria dos condutores nesse percurso.
O estilo de condução de cada um influencia de forma decisiva os consumos e estou certo que em condições "especiais" e usando técnicas de hypermiling, esses consumos anunciados pela marca são passíveis de ser atingidos (
7.4/4.7/5.7 - cidade, estrada, média).
Eu consigo atingir os consumos anunciados pela marca em vários carros se conduzir para isso, mas numa condução "normal" e despreocupada, eles acabam por ser frequentemente um pouco superiores...