Conversa da treta

Por exemplo quando coloquei o ARB traseiro no Terrano foi porque tinha ficado pendurado numa subida em cruzamento de eixos num local mesmo à beira de um precipício
O fast lee conhece o local, era uma subida que existe no parque eléctrico de fanhões mesmo ao cima do trilho que passa debaixo da crel e vem do Tojal.
Cada vez que acelerava estava mais perto do declive e a sensação de impotência de ter o jipe em cruzamento de eixos e não se mexer era avassaladora.
Exactamente pelo mesmo motivo que decidi colocar no meu, só não foi no dia a seguir que fui tratar da coisa!

De resto, eu ando muitas vezes sozinho e em percursos longe de casa, e é como o TerranoII, existe items que são uma mais valia mas a ponderação e análise é o fator determinante.
Se fazes grandes tiradas em passeio é lógico que o estilo de percurso que vais fazer é mais rolante, caso contrário tens uma progressa de poucos Kms dia, e se fazes overland não o fazes para chegares ao fim de cada dia todo amassado, mas sim para desfrutar do passeio.

Última edição:
Lá está, se o problema não forem os euros a malta pode gastar logo de rajada 2000 ou 3000 € em acessórios.
Pneus, suspensão, gps ou outro, rádio cb, bloqueios, grades de tejadilho, cintas, manilhas, guincho, snorkel, luzes adicionais, proteções...o céu é o limite
Mas tem de ser tudo bem medido. Se a malta anda com pneus de estrada vai mesmo meter um guincho para que ?
Nem falo do agarre em TT mas da resistência a furos no fora de estrada.
A preparação tem de ser congruente, apenas e só nesse sentido.
Por exemplo quando coloquei o ARB traseiro no Terrano foi porque tinha ficado pendurado numa subida em cruzamento de eixos num local mesmo à beira de um precipício
O fast lee conhece o local, era uma subida que existe no parque eléctrico de fanhões mesmo ao cima do trilho que passa debaixo da crel e vem do Tojal.
Cada vez que acelerava estava mais perto do declive e a sensação de impotência de ter o jipe em cruzamento de eixos e não se mexer era avassaladora.
Depois lá esgravatei e sai. No dia seguinte fui direito a um preparador da zona para meter um ARB quando fosse possível, mas logo me foi avisando que um bloqueio de diferencial com pneus de ir ao morango, nesta altura tinha uns BF AT, pouco ou nada ganhava. Obviamente não troquei também logo de pneus, mas a seu tempo foi ideia a concretizar entre outras. Com isto passam-se meses e anos.
Agora se a malta num ano quer ter um TT apetrechado e os €uros não são problema, why not ??

Mais rapidamente montava um bloqueio do que um guincho. Porque para andar descansado com um guincho, tinha que andar com uma âncora etc etc...

Quando nao se sabe se passa, é olhar para o terreno a pé e estudar a forma de tentar passar. Se não der, vai-se à volta... O que eu menos gosto mesmo é de andar nos lameiros, por isso guincho para uma utilização TTT está lá para o fundo na lista de prioridades.

Vocês são uns maus feitios do caraças [:D]

o bloqueio está no top da minha lista de prioridades, bem à frente do guincho, mas que pode dar um jeitaço pode [:cool:]

O essencial está dito, não é preciso grande coisa para fazer campismo.
Porque overland na sua essência, poucos irão fazer, mas esta na moda chamar campismo selvagem de overland.
Deixo vos aqui a história de um casal que fez de samurai 1000cc Lisboa - Mongólia.
Vejam a enorme preparação que o carro teve.
https://www.samuraiaventura.com/rally-da-mongolia
https://instagram.com/teamflukelorico?igshid=g7fzbed4dump

Essa tenda 2 seconds fresh and black também está na calha, bem mais que uma rooftop.

E guilty pleasures de material de campismo?

O meu era este:
553c84774d47c91252e7119a7cf50af8.jpg

Tem bom aspeto, eu depois tenho de ver uma coisa dessas, que eu só tenho um bico para meter encima da botija. Fico um pouco limitado.
Mas claro tem de ser coisas funcionais que ocupem pouco espaço.

Tem bom aspeto, eu depois tenho de ver uma coisa dessas, que eu só tenho um bico para meter encima da botija. Fico um pouco limitado.
Mas claro tem de ser coisas funcionais que ocupem pouco espaço.

Este, ja o vi ao vivo e é bem porreiro. Para 2 ou 3 pessoas serve perfeitamente e ocupa uma fracçao do espaço dos de bancada

Eu tenho umas coisitas simples da Campingaz. Fogão de 1 bico, candeeiro e mais uma mesa e cadeiras.
O importante para qualquer viagem mesmo que perto é o planeamento, elaborar uma lista de coisas que se irá necessitar, ter as papeladas em dia, pensar no que pode correr mal e o que se pode fazer para colmatar isso e ter uma viatura bem mantida e sobre a qual se perceba alguma coisa.

Eu tenho umas coisitas simples da Campingaz. Fogão de 1 bico, candeeiro e mais uma mesa e cadeiras.
O importante para qualquer viagem mesmo que perto é o planeamento, elaborar uma lista de coisas que se irá necessitar, ter as papeladas em dia, pensar no que pode correr mal e o que se pode fazer para colmatar isso e ter uma viatura bem mantida e sobre a qual se perceba alguma coisa.
Nem mais. O nosso setup também é esse. Para até uma semana da conforto mais que suficiente. Para além daí já começa a ser cansativo (e monótono).

Nem mais. O nosso setup também é esse. Para até uma semana da conforto mais que suficiente. Para além daí já começa a ser cansativo (e monótono).

Sobre o desatascamento tenho isto já há largos anos. Usei 2 vezes :sh)
cOcZUUf.jpg

partir em expedição / autonomia, além de ter um veículo confiável é ter material para fazer frente a avarias e imprevistos.
Meter o carro na oficina e sair diretamente de lá também não é boa ideia.
a revisão faz-se antes uns meses e não uns dias antes, para se andar com o jipe e ver se está tudo ok
imaginem que o mecânico se esqueceu de lago ?
Depois caixa de ferramentas, água, comida, combustível extra, caixa de primeiros socorros (ter algumas noções desta temática), um aparelho de navegação confiável com informação do terreno e autónomo das redes móveis e é partir à aventura

e3FS9DK.jpg

...não esquecer as papeladas
gRadTt3.jpg

Qualquer "foganacho" serve para ferver uma água para aquecer comida, fazer café.
Enlatados com fartura.
aDdYR5t.jpg

Espírito para ajudar se for caso disso..genica
xIZBeAb.jpg

usufruir com os amigos
Uw5RoyV.jpg

e criar memórias
iKcJxd7.jpg

a7PdLS8.jpg

Última edição:
Levei um fogão desses, mas da Galp... Se tenho sido obrigado a usá-lo, ainda la estava a olhar para a panela, à espera que a água fervesse.

Sorte que um conterrâneo, empresário de gás, levava uma garrafa de 13 kg “pluma” e um adaptador de 2 bicos.

Levei um fogão desses, mas da Galp... Se tenho sido obrigado a usá-lo, ainda la estava a olhar para a panela, à espera que a água fervesse.

Sorte que um conterrâneo, empresário de gás, levava uma garrafa de 13 kg “pluma” e um adaptador de 2 bicos.

Nestas coisa não há pressa [:D]
Uma fogueira no chão resolve isso [;)]

Voltar
Superior