Conversa da treta

A ideia é ter alguns itens de conforto para viagem entre varios pontos e poder fazer uns estradões, acessos a uma ou outra praia mais remota, ir a um talefe ou moinho algures. Sobretudo Portugal e eventualmente Espanha. Nao penso em construir gavetas e armários. Tudo tem que ser facilmente amovivel para uso geral quotidiano. Sao ideias que andam a marinar...

respondido neste video 1:45m

No geral concordo.
Aliás para o que faço é gosto de fazer não preciso de nada sofisticado nem de grande capacidade Offroad.
Esse @jkoverland têm vários trilhos feitos em Portugal, aliás acho que trilhos portugueses documentados em vídeo eles devem ser os que têm mais.
Mas o que eles fizeram "transportugal" pareceu-me ser o mais complicado que eles fizeram e em que me parece que não é fácil para qualquer mero 4x4 stock.
Acredita que tu fazias o mesmo no teu GV.
A única diferença é que terias de escolher melhor a tua trajectória, secalhar não passavas ali, passavas ao lado.
Já viste o que os discoverys stock faziam nos camel trophy? Os vídeos do pessoal a fazer todo o terreno no início dos anos 90? Nessa altura os pneus não tinham a performance dos atuais, eram muito poucos os carros com bloqueios a 100%, material aftermarket quase inexistente.
Os extras que nós metemos nos carros é para facilitar a nossa capacidade de passar um determinado obstáculo, mas para quem faz overland sozinho, antes de pensar tentar passar dsterminado obstáculo vê se a maneira de o contornar.

Acredita que tu fazias o mesmo no teu GV.
A única diferença é que terias de escolher melhor a tua trajectória, secalhar não passavas ali, passavas ao lado.
Já viste o que os discoverys stock faziam nos camel trophy? Os vídeos do pessoal a fazer todo o terreno no início dos anos 90? Nessa altura os pneus não tinham a performance dos atuais, eram muito poucos os carros com bloqueios a 100%, material aftermarket quase inexistente.
Os extras que nós metemos nos carros é para facilitar a nossa capacidade de passar um determinado obstáculo, mas para quem faz overland sozinho, antes de pensar tentar passar dsterminado obstáculo vê se a maneira de o contornar.

sem dúvida
O overland não é o TT duro que se vê os australianos fazer e mesmo esse não passa de uma pequena % do percurso para efeitos de videos de patrocinadores.

Acho que para quem gosta de flying solo, o guincho pode ajudar a sair de apuros. Especialmente em situações de baixa tração onde para trás é difícil, e para a frente está complicado

Serei so eu a pensar que guincho ja é demasiado hardcore para andar na maioria dos trilhos em portugal?

Não faz falta nenhuma.
Fartei-me de fazer kms offroad sem guincho.
Acima de tudo pneus, depois vem o resto.

Não sei se já viram esta paródia, mas os limites de um TT estão muito para lá de caminhos em mau estado.

Imaginem o mesmo tipo de aceleração/inércia num TT o que pode fazer passar

Acho que para quem gosta de flying solo, o guincho pode ajudar a sair de apuros. Especialmente em situações de baixa tração onde para trás é difícil, e para a frente está complicado

Tenho muitos kms offroad sozinho e nunca senti necessidade do guincho.
Já no que se refere à manutenção sou maníaco. Ter uma avaria que te imobilize no meio do matto é o pior, sem falar nalgum acidente/ferimento obviamente.
Seja como for e estando na Europa é deixar o carro e ir a pé.... alguém há-de aparecer.
Isso chama-se avaliar o terreno e conhecer os limites e medidas do jipe.
Se não há certezas de passares é voltar para trás.
Não é depois de lá estar que vês.
Pode existir pontos onde não tens onde segurar o guincho.

Última edição:
Claro, compreendo exatamente o que vocês mencionam.
No entanto e principalmente para quem faz Overland sozinho, ou seja, só um jipe uma boa preparação é sempre o ideal.
Claro que se não conseguir ir por um lado, faz mais uns kms e vai por outro.
No entanto e vocês que já têm muito andamento disto sabem melhor que eu que os imprevistos principalmente em longas distâncias e caminhos desconhecidos podem ser uma bela dor de cabeça.
Para além disso quase nós todos já passamos por situações em que...
"eu acho que passo" e passamos o pior é se corre mal.

Lembro-me do dia em que me meti sozinho de Kadjar à noite e a chover torrencialmente num trilho completamente desconhecido para mim em que cheguei a um ponto que para o Kadjar não dava mais.
O problema foi:
- noite
- chuva torrencial
- e trilho super estreito e rochoso.

Foi um 31 do caraças, estava perto de casa e se não conseguisse sair dali com o carro saía a pé. Mas se fosse longe de casa...

Claro que estamos a falar de um carro que nem 4x4 é.

Mas há situações que mesmo com um 4x4...

De qualquer das formas o Fastlee já disse que será para algo suave.
O que sem dúvida que o ML será uma escolha acertada.
Luxo, conforto e uma excelente capacidade TT.
Pena que só lhe falte o look de jipe.

Claro, compreendo exatamente o que vocês mencionam.
No entanto e principalmente para quem faz Overland sozinho, ou seja, só um jipe uma boa preparação é sempre o ideal.
Claro que se não conseguir ir por um lado, faz mais uns kms e vai por outro.
No entanto e vocês que já têm muito andamento disto sabem melhor que eu que os imprevistos principalmente em longas distâncias e caminhos desconhecidos podem ser uma bela dor de cabeça.
Para além disso quase nós todos já passamos por situações em que...
"eu acho que passo" e passamos o pior é se corre mal.

Lembro-me do dia em que me meti sozinho de Kadjar à noite e a chover torrencialmente num trilho completamente desconhecido para mim em que cheguei a um ponto que para o Kadjar não dava mais.
O problema foi:
- noite
- chuva torrencial
- e trilho super estreito e rochoso.

Foi um 31 do caraças, estava perto de casa e se não conseguisse sair dali com o carro saía a pé. Mas se fosse longe de casa...

Claro que estamos a falar de um carro que nem 4x4 é.

Mas há situações que mesmo com um 4x4...

De qualquer das formas o Fastlee já disse que será para algo suave.
O que sem dúvida que o ML será uma escolha acertada.
Luxo, conforto e uma excelente capacidade TT.
Pena que só lhe falte o look de jipe.

O "andamento" só me faz aconselhar que não é preciso gastar rios de dinheiro para fazer TT. antes demais é preciso bom senso na análise das situações.
Overland ou não é um pormenor. Fazer camping ou ficar numa pensão é um pormenor de conforto e gosto pois existem locais baratíssimos.
Com os negócios que existem de restauração por todo o lado e as redes sociais, podes muito bem andar o dia todo e chegando a um local procuras onde comer algo e optares por dormir no carro ou no conforto de uma pensão. Agora o TT em si é uma parte da viagem, não vais andar o tempo todo fora de estrada ou se fores muitos dos trilhos fazem-se sem problemas.
Fazeres TT não tem de ser suave nem forte.Vais num trilho e aparecem coisas. Pode dar para passar ou pode não dar. Se não der voltas atrás e se não der vais de marcha atrás até conseguires virar.
Não se pode pensar que o trilho é sempre em frente e siga pra bingo. Quantos e quantos kms se fazem sem chegar a lado nenhum ou ter de voltar para trás.
Hoje com o wikilock e a partilha está muito mais facilitado e só isso já é um garante do que vais apanhar.

Um guincho da sempre jeito, nem que seja para ajudar alguém ou tirar uma árvore caída do sítio. Claro que é um investimento que tem de ser ponderado.
Também é um investimento que sempre pode ser retirado do carro e passar para um futuro carro. Aliás até acho que os guinchos neste momento não são muito caros. Custa mais a homologação e mão de obra de o instalar que propriamente o guincho.

A mim o que me assusta mais no solo, é a lama. Pode parecer uma pocita perfeitamente banal, e de repente o carro lá ficou. O guincho aí pode ser uma excelente ajuda.

Um guincho da sempre jeito, nem que seja para ajudar alguém ou tirar uma árvore caída do sítio. Claro que é um investimento que tem de ser ponderado.
Também é um investimento que sempre pode ser retirado do carro e passar para um futuro carro. Aliás até acho que os guinchos neste momento não são muito caros. Custa mais a homologação e mão de obra de o instalar que propriamente o guincho.

Lá está, se o problema não forem os euros a malta pode gastar logo de rajada 2000 ou 3000 € em acessórios.
Pneus, suspensão, gps ou outro, rádio cb, bloqueios, grades de tejadilho, cintas, manilhas, guincho, snorkel, luzes adicionais, proteções...o céu é o limite
Mas tem de ser tudo bem medido. Se a malta anda com pneus de estrada vai mesmo meter um guincho para que ?
Nem falo do agarre em TT mas da resistência a furos no fora de estrada.
A preparação tem de ser congruente, apenas e só nesse sentido.
Por exemplo quando coloquei o ARB traseiro no Terrano foi porque tinha ficado pendurado numa subida em cruzamento de eixos num local mesmo à beira de um precipício
O fast lee conhece o local, era uma subida que existe no parque eléctrico de fanhões mesmo ao cima do trilho que passa debaixo da crel e vem do Tojal.
Cada vez que acelerava estava mais perto do declive e a sensação de impotência de ter o jipe em cruzamento de eixos e não se mexer era avassaladora.
Depois lá esgravatei e sai. No dia seguinte fui direito a um preparador da zona para meter um ARB quando fosse possível, mas logo me foi avisando que um bloqueio de diferencial com pneus de ir ao morango, nesta altura tinha uns BF AT, pouco ou nada ganhava. Obviamente não troquei também logo de pneus, mas a seu tempo foi ideia a concretizar entre outras. Com isto passam-se meses e anos.
Agora se a malta num ano quer ter um TT apetrechado e os €uros não são problema, why not ??

Voltar
Superior