Um guincho da sempre jeito, nem que seja para ajudar alguém ou tirar uma árvore caída do sítio. Claro que é um investimento que tem de ser ponderado.
Também é um investimento que sempre pode ser retirado do carro e passar para um futuro carro. Aliás até acho que os guinchos neste momento não são muito caros. Custa mais a homologação e mão de obra de o instalar que propriamente o guincho.
Lá está, se o problema não forem os euros a malta pode gastar logo de rajada 2000 ou 3000 € em acessórios.
Pneus, suspensão, gps ou outro, rádio cb, bloqueios, grades de tejadilho, cintas, manilhas, guincho, snorkel, luzes adicionais, proteções...o céu é o limite
Mas tem de ser tudo bem medido. Se a malta anda com pneus de estrada vai mesmo meter um guincho para que ?
Nem falo do agarre em TT mas da resistência a furos no fora de estrada.
A preparação tem de ser congruente, apenas e só nesse sentido.
Por exemplo quando coloquei o ARB traseiro no Terrano foi porque tinha ficado pendurado numa subida em cruzamento de eixos num local mesmo à beira de um precipício
O fast lee conhece o local, era uma subida que existe no parque eléctrico de fanhões mesmo ao cima do trilho que passa debaixo da crel e vem do Tojal.
Cada vez que acelerava estava mais perto do declive e a sensação de impotência de ter o jipe em cruzamento de eixos e não se mexer era avassaladora.
Depois lá esgravatei e sai. No dia seguinte fui direito a um preparador da zona para meter um ARB quando fosse possível, mas logo me foi avisando que um bloqueio de diferencial com pneus de ir ao morango, nesta altura tinha uns BF AT, pouco ou nada ganhava. Obviamente não troquei também logo de pneus, mas a seu tempo foi ideia a concretizar entre outras. Com isto passam-se meses e anos.
Agora se a malta num ano quer ter um TT apetrechado e os €uros não são problema, why not ??