MikePug82
Well-known member
Não conheço ninguém com Defenders xD
é daquele grupo de expedições, pelo menos foi um que publicou no Facebook [
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Não conheço ninguém com Defenders xD
Pois não duvido, mas dos que conheço nenhum tem LR, mas eles também são muitosé daquele grupo de expedições, pelo menos foi um que publicou no Facebook []
Tem tudo homologado, o que é bom, só nisso estão uns 2k€ penso eu...
Mas por este preços preferia dar mais ou menos o mesmo por um JK mais recente e com menos kms.
Gosto muito das virtudes do defender, mas convivo com dificuldade com os defeitos.
Pois não duvido, mas dos que conheço nenhum tem LR, mas eles também são muitos
Depois de me dizeres que andei muito perto do topo, não resisti a ir dar uma espreitadela. Subi a pé a subida dos penedos para ver o que me esperava do outro lado.Muito bem, pensava mesmo que nao conseguir subir naquela parte dos penedos

Bom dia rapaziada!
![]()
As fotos realmente fazem parecer mais facil do que é []
Mike, continuo a achar que devias ter uma viatura mais dedicada ao offroad. Estás submeter o Kadjar a um trato que deveria ser esporádico em off road.
Uma das primeiras coisas a ceder será concerteza a embraiagem/volante bimassa. Depois como já falado os travões, o Xmod como qualquer outro controlo de tração faz uso dos travões para funcionar e isso trás desgaste acentuado. Depois toda a uma série de vibrações e ruídos parasitas que vão aparecer por todo o carro.
Riscos, pancadas inferiores, folgas na direção é uma questão de tempo até teres de lidar com esses problemas.
Estando tu numa zona propícia ao offroad pensava seriamente num jipe dedicado para essas e outras brincadeiras.
Não se trata de uma questão do avaria/repara-se mas sim de submeter uma viatura a um uso que não é o previsto na sua concepção, podendo desenvolver patologias problemáticas no futuro. Obviamente é a minha opinião e vale o que vale. []
Percebo e entendo o que dizes, mas sendo este um carro que apenas não tem o 4x4 mas que está estruturado para tal porque existe a versão de 4x4, estará em termos de chassis etc a ser submetido a esforço não devido?
Sou sincero, de tudo o que fiz não vi em termos estruturais do carro nenhum ranger nem nenhuma dificuldade do chassis em cumprir com o que devia.
Depois o carro por baixo está muito bem protegido, tem proteção contra choque independente dos braços, tem proteção reforçada do motor e ao longo de toda a estrutura.
Ainda não bateu/raspou nenhuma vez por baixo.
Quanto a riscos, isso sim, tem e estou ciente que terá cada vez mais...
Quanto à embraiagem, a mesma muito raramente é usada, pelo menos pelo meu pé, ou seja, os modos do Xmod, ajustam as rotações em velocidades baixas para evitar de usar a mesma. Não sei se este ajuste eletrónico também influencia o desgaste da mesma.
No tal Duster 4x2 em que fiz o test drive, aí sim, em termos de chassis porta-se lindamente como a versão 4x4, mas obriga ao uso excessivo, inclusive um cheiro a embraiagem absurda, algo que nunca, mesmo nunca aconteceu no meu.
Quanto aos travões aí sim, tenho plena consciência que estão sujeitos a um desgaste muito superior.
A articulação da suspensão (ou a falta dela) influencia as forças exercidas no chassis (e carroçaria dos carros modernos, visto ser tudo integrado). Quanto mais curso tiveres menos pressão o corpo do carro terá de aguentar, porque quem aguenta é a suspensão. Os jipes antigos, por serem do tipo, body-on-frame, ainda aguentam mais porque o chassis está "separado" da carroçaria.
A foto que meteste há um tempo atrás naquela descida em que o Kadjar estava a levantar a pata é um bom exemplo (não para essa situação em concreto, mas para exemplificar a falta de articulação). Quando passas por regos e valas o que acontece é que o chassis está a levar com pressão. Imagina um carro de corrida a passar numa lomba. Os amortecedores e as molas são tão rijas que o impacto vai ser absorvido pelo chassis. Agora, claro que para uso esporádico a utilização que tu fazes não vai fazer diferença, mas todos os dias pode ser algo puxado para o Kadjar no longo-prazo.
Dei um descanso de 1 semana e meia, já está bem bom []
A maioria dos locais que vou ou faço com ele não obrigam a grandes coisa, maioria são locais de terra batida com uma ou outra pedrita e uma ou outra vala.
O pior mesmo são o mato que por aqui, está com muita falta de corte e em qualquer sitio o mesmo invade o caminho, e pronto mais uns risquinhos :sh)
Amanhã vai ser sempre a dar em terra batida até Vieira do Minho [kiss]
Percebo e entendo o que dizes, mas sendo este um carro que apenas não tem o 4x4 mas que está estruturado para tal porque existe a versão de 4x4, estará em termos de chassis etc a ser submetido a esforço não devido?
Sou sincero, de tudo o que fiz não vi em termos estruturais do carro nenhum ranger nem nenhuma dificuldade do chassis em cumprir com o que devia.
Depois o carro por baixo está muito bem protegido, tem proteção contra choque independente dos braços, tem proteção reforçada do motor e ao longo de toda a estrutura.
Ainda não bateu/raspou nenhuma vez por baixo.
Quanto a riscos, isso sim, tem e estou ciente que terá cada vez mais...
Quanto à embraiagem, a mesma muito raramente é usada, pelo menos pelo meu pé, ou seja, os modos do Xmod, ajustam as rotações em velocidades baixas para evitar de usar a mesma. Não sei se este ajuste eletrónico também influencia o desgaste da mesma.
No tal Duster 4x2 em que fiz o test drive, aí sim, em termos de chassis porta-se lindamente como a versão 4x4, mas obriga ao uso excessivo, inclusive um cheiro a embraiagem absurda, algo que nunca, mesmo nunca aconteceu no meu.
Quanto aos travões aí sim, tenho plena consciência que estão sujeitos a um desgaste muito superior.
De qualquer das formas isto são situações pontuais, este último trajeto não tem nada de mais é tudo terra batida e uma ou outra vala ligeira.
Depois tem esta tal subida de penedos que é acentuada mas que passando nos pontos certos ele sobe muito bem e sem esforço.
De tudo o que fiz e que aí sim acho que levei o carro perto do limite foi a tal descida de pendedos/pedras/valas do percurso das montanhas do Minho
Mas lá está, gostava muito de vos encontrar um dia, e que experimentassem o Kadjar para dizerem se acham que aparentemente ele está em subesforço nestas situações. Com a vossa experiência certamente que poderão esclarecer-me e eu achar que não e afinal estar.