Conversa da treta

Logo no início, parecia bastante íngreme, ainda para mais nos vídeos nunca parece tão complicado como é
Subiu bem o kadjar?
Sim, subiu sempre na boa.
Claro que tinha alguma terra solta mas nada de lama nessas subidas.
O piso estava 5* nem duro, nem desmasiado mole.
Nas partes dos vídeos da câmara do @brunopf não tem tanta definição porque é printscreen ao vídeo que ele colocou no YouTube.
@brunopf desbloqueia o link (se quiseres, claro )
Mas nesta segunda parte do vídeo o verdadeiro desafio foram as imensas valas em subidas/descidas, sendo que umas 3 tinham uma profundidade a roçar o limite do ângulo de ataque do Kadjar e ainda que essas valas tivessem alguma terra solta nos topos a tração do Kadjar funcionou sempre na perfeição.

O único sítio onde teve maior dificuldade de tração, pode ser visto entre o minuto 8:05s e o minuto 8:25s porque nesse local tem a seguir a uma pequena vale uma placa tipo xisto lisa e inclinada porque aquilo é a subir.
Ora enquanto a roda esquerda estava entre o buraco e a placa a tentar subir só a roda da frente direta estava a puxar. Como era uma placa lisa e inclinada essa roda não tinha tração suficiente para tirar a do lado esquerdo do buraco e puxar o carro, por isso patinava.
Para conseguir sair só recuando uns cms e dar um lanço ao carro para a roda esquerda não ter tempo de ficar presa no buraco.
Depois das duas rodas da frente estarem em cima da placa, apesar de patinarem um bocado já tiveram força suficiente para tirar o carro dali.
Nesta situação tendo tração às 4 era na boa porque as rodas de trás iam ajudar a roda direita da frente a empurrar o carro.

PS: Não sei se me fiz entender

Portou se bastante bem o Kadjar. A nível de capacidade offroad superou bastante as expectativas para um SUV moderno, ainda por cima 4x2. Acho que realmente o único de motivo de "preocupação" que o Mike terá será só a durabilidade do mesmo, a nível de chassi ou mesmo da electrónica com as sacudidelas.

Não te preocupes.

Desde que não esteja solto, nem com refletores ou farolins partidos é na boa.

Não é preocupação e não aconteceu comigo, mas aconteceu com o meu cunhado. Há dias deu-me um toque na carrinha ao sair de casa do meu sogro e amassou o parachoques. Foi à inspecção e disseram que tinha de ajeitar aquilo senão da próxima não passava. É uma casa na Estela, Póvoa de Varzim, são uns palermas, fui lá 2 vezes e deixei de ir. O outro centro de inspecções que fica mais próximo fica-me a mais 15 minutos de viagem, mas prefiro.
Uma vez estavam a dizer que o parachoques estava meio riscado, estavam a cismar com a manete dos piscas que estava um pouco solta, depois pôs-se a perguntar se no parabrisas não faltavam uns plásticos a tapar as laterais... ainda lhe disse "só se for um modelo exclusivo de 307, porque neste e noutros nunca vi..." "Ai é? Vou ali perguntar a outro inspector para vir ver isto que isto não pode andar assim". Lá veio outro e disse que achava que não.... São uns bois literalmente.

Não é preocupação e não aconteceu comigo, mas aconteceu com o meu cunhado. Há dias deu-me um toque na carrinha ao sair de casa do meu sogro e amassou o parachoques. Foi à inspecção e disseram que tinha de ajeitar aquilo senão da próxima não passava. É uma casa na Estela, Póvoa de Varzim, são uns palermas, fui lá 2 vezes e deixei de ir. O outro centro de inspecções que fica mais próximo fica-me a mais 15 minutos de viagem, mas prefiro.
Uma vez estavam a dizer que o parachoques estava meio riscado, estavam a cismar com a manete dos piscas que estava um pouco solta, depois pôs-se a perguntar se no parabrisas não faltavam uns plásticos a tapar as laterais... ainda lhe disse "só se for um modelo exclusivo de 307, porque neste e noutros nunca vi..." "Ai é? Vou ali perguntar a outro inspector para vir ver isto que isto não pode andar assim". Lá veio outro e disse que achava que não.... São uns bois literalmente.
Se fossem todos como esses 75% do parque automóvel de Portugal estava chumbado

Se fossem todos como esses 75% do parque automóvel de Portugal estava chumbado

Pois.
Mas não me parece ser de serem "exigentes". Parece-me bem mais de serem "mete-nojo". Onde costumo ir, são impecáveis, são capazes de dizer que viram alguma fuga de óleo ou um fole roto, para ter cuidado, etc. Claro que há alturas de mais exigência. O ano passado no meu 307 perguntaram pelo triângulo, disse que tinha tudo na mala... costumam deixar andar. Dessa vez, pediram para ver e eu tinha a mala com a cadeira do bebé, tralhas dele, roupas, etc... parecia um cigano a tirar tudo da mala e a colocar no chão só para tirar o triângulo... [:D]

Os centros de inspecção são uma lotaria.
Não se percebe como por vezes criam problemas propositados a veiculos bons e fecham os olhos a tantos outros a cair de maduro.
Uma coisa é problemas evidentes, outra é mesmo querer imbirrar, e parece que há centros mais propícios a estes fenomenos.

O meu jipe chegou a ir enlameado à inspeção (faço a inspeção sempre no inverno) e ninguém implicou. Fizeram o trabalho deles e pronto (pelo menos viram que as escovas limpavam bem).

Mas para ajudar a clarificar a questão do implicar com o parachoques, tudo depende da deformação do mesmo (não temos foto para analisar, e todos temos percepções diferentes), se tiver danos consideraveis é considerado Anomalia Grau 1, significando que na próxima inspeção deve estar reparado.

Aqui vai as verificações feitas ao exterior:

ESTRUTURA DO VEÍCULO – INSPEÇÃO VISUAL
A Inspeção visual consiste em:

- Avaliar visualmente o estado da carroçaria e do chassis na proximidade dos pontos de suporte.
- Verificar se há sinais de acidentes e reparações.
- Verificar o correto funcionamento dos fechos, portas, vidros, espelhos, etc.

CHASSIS – CARROÇARIA
- Os veículos devem estar construídos e equipados para que não tenham no seu exterior adornos ou outros objetos com arestas salientes que apresentem perigo para os seus ocupantes ou para os utentes da via pública. Em concreto, os órgãos mecânicos e os equipamentos complementares devem estar construídos e protegidos de modo a que durante o seu funcionamento e utilização não constituam perigo para as pessoas, ainda que o veículo esteja parado.

- Portanto a carroçaria deve estar livre de defeitos que possam afetar a integridade do veículo ou a segurança das pessoas.

CABINA E CARROÇARIA
- Estado Geral e Fixação

EXTERIOR DO VEÍCULO
- Portas
- Verifica-se o estado de funcionamento e fixação dos montantes;
- Avalia-se o estado de corrosão.
- As portas dos veículos devem ter fechaduras e órgãos de fixação de modo que impeçam a sua abertura e permitam a evacuação dos ocupantes em caso de acidente.
- Os degraus ou estribos e maçanetas devem oferecer a segurança adequada para o uso a que estão destinados, devendo estar livre de arestas cortantes e fendas ou fissuras que podem por em perigo as pessoas ou dificultar a sua função.

É ainda verificado:

- O bom funcionamento das fechaduras que impede a abertura não desejada das portas.
- O estado das dobradiças das portas
- A existência de degraus
- Que os degraus mantenham a sua qualidade antiderrapante
- A existência e estado das maçanetas quando são obrigatórios
- A existência de dispositivos estabelecidos que permitam a abertura e o fecho das portas do veículo, tanto no exterior como no interior do mesmo.
- Vidros – Fixação e estanquicidade nos seus chassis, verificando se obedecem às prescrições regulamentares, verificação do estado do para-brisas, da eventual deformação ótica e da marca de homologação.
- Retrovisores laterais – Quando requeridos, verifica-se a fixação, estado, estabilidade e possibilidade de regulação.

- Para-choques e proteção lateral – Verifica-se a correta posição dos para-choques e da proteção lateral, quando requerida, estado geral, fixação, inexistência ou modelos aplicados, não regulamentares

- Guarda-lamas – Verificar o estado geral, em particular a fixação e corrosão.
- Roda de reserva - No caso de a roda de reserva estar fixada no exterior da carroçaria, o seu suporte deve garantir que não exista risco de se soltar ou desprender.

Pois, mas no caso, o parachoques amassou um pouco para dentro, sem ter partido, sem estar saído do sítio, sem ter deslocado a aba lateral, nada. Tem uma amassadela para dentro na lateral do carro, mais nada.

Esse modelo é bastante competente no fora de estrada, e tem uma potencia e conforto bastante assinaláveis.
Ahh... pera! E tem os pneus como gostas!

Mas...

- É conhecido por problemas de aquecimento nas cabeças
- Por avarias crónicas na caixa auto e que são dispendiosas.
- Tem um IUC caro, mesmo considerando o ano (devido aos CC)

E atenção que gosto do carro, mas fico com a sensação que é como colocar uma laranja na boca e saber a limão.
Será sempre uma opção de ponderares os riscos. O preço é o normal de venda deles, coisa menos coisa.

Ao comprar um chasso a probabilidade de ter que ter um historial futuro como este teve é elevada... https://www.olx.pt/anuncio/opel-frontera-a-2-5-tds-longo-4x4-IDD2JHO.html#72bdba4567

Espero que me saia um melhorzito

Foge......

Ao menos foi honesto... parece. Sabe-se lá se há outro tanto para mudar.
Também já passei por isso com uma Mercedes Vito. Motor, turbo, injectores... foi quase tudo. Acabei por me querer livrar daquilo o mais rapidamente possível. De momento, anda nas obras, toda desfeita e amassada, mas anda.
Comigo, era tratada como princesa e só dava chatices. Tirou-me anos de vida essa carrinha.

Ao comprar um chasso a probabilidade de ter que ter um historial futuro como este teve é elevada... https://www.olx.pt/anuncio/opel-frontera-a-2-5-tds-longo-4x4-IDD2JHO.html#72bdba4567

Espero que me saia um melhorzito
O gajo mistura aí coisas manhosa para dar a ideia de super honesto. Metade das coisas são uma revisão que se tem de fazer, o resto são coisas que para quem tinha um "cancro" em mãos se deu ao trabalho de o arranjar para o próximo? Ou aquele detalhe que levantou o jipe e pneus e não sei que, ta impecável mas agora não gosto porque é grande. Ou a historinha das ventoinhas, mas que afinal nunca precisou.

Carros usados são sempre melões, podem ser top ou uns pepinos. Tentar fazer de um potencial comprador um lorpa...se está assim tão insatisfeito com o carro porque raio quer tanto dinheiro? Porque supostamente gastou uma fortuna a arranjar um chasso e agora "é muito grande"? Não achou isso durante os alegados meses que teriam demorado essas reparações todas?

Ha carros que quem conhece um bocadinho do mercado exclui naturalmente

Fronteras e Cherokees estao nessa lista
É dificil arranjar um que valha a pena.

Japoneses sao regra geral bastante bons, e por isso os preços que se praticam.
O resto, sem ser os tradicionais Mitsubishi, Nissan, Toyota, e os Suzuki a gasolina, podem ser uns belos limoes.

Os preços andam loucos... é a moda do TT novamente, ate acabarem os jipes de vez.
Curiosamente... Vitaras 1,6 8v andam a vender-se praticamente ao preço a que vendi o meu em 2005 ... andam muitos ali a rondar os 2500 euros.
Barato, bastante competente e fiável.

Outros sao uma questao de sorte. Por exemplo, adoro o Monterey. Ainda ha alguns full stock a rolar por ai, mas a dificuldade em arranjar material ...

Ora comecei hoje a ver opções.
Decidi ir ver sem olhar a valores, acho que depois de ver todo tipo de jipes vou ficar com uma ideia mais concreta sobre qual será a melhor opção para mim.

Comecei por um Samurai Pickup de 4 lugares.

Contra:

1) não caibo lá dentro
2) muitos pontos de ferrugem mas sem podres
3) muitas borrachas da cobertura da caixa ressequidas/quebradas
4) parte debaixo com nossas que evidenciam que já teve uma vida de muito trial

A favor:

1) estética simples mas bonita

Preço: 6500€ - achei que metade deste valor já era bem pago

Voltar
Superior