Cozer camarão

Pedrodias8

New member
Pessoal tenho um jantar Sábado e tenho de cozer camarão, ora bem é facil sim, nao digo que nao...

... Mas tenho 2/3 grandes duvidas....

1- Quanto tempo deixar o camarão a cozer?
2- Qual a quantidade de sal ? (para nao ficar muito salgado)
3- Logo após a cozedura como proceder?

Agradeço q me esclareçam :(..

Cumps e obrigados desde já...

é assim_

1º mtas agua a ferver e com um bom bocado de sal (mto)

2º meter lá o camarão e deixar ferver duran 3 ou 4 minutos ou um pouco mais de ser camarao mto grande.

3º tirar o camarao e colocar em agua gelada, tem de arrefecer bruscamente.

ok, muito obrigado...

Sal tipo que? 1 colher de soupa? lol... eu nao sei mesmo....

por no congelador nao dá em vez de por em água fria?

Não concordo com o Nephilim.
1º Muita água a ferver, não por o camarão sem ser em água a ferver

2º O sal pá, isso é um pouco a olho.

3º O Camarão para ficar no ponto (os portugueses não sei porquê pensam sempre que camarão no ponto é camarão mal cozido) deve ficar 30 segundos em água a ferver e de seguida arrefecido em água e gelo. Não ponhas no congelador. Se cozinhares o camarão demais o que vai acontecer é que em vez de camarão comes palha, ou seja, deixa de ser suculento.

Basicamente é isto. Se não quiseres ter trabalho compra uns molhos, (alho, cocktail, etc) e está a andar.
O camarão deve ser consumido o mais rapidamente possível, e mantido em refrigeração até ao seu consumo.

1º Água a ferver
2º Muito sal (tipo duas mãos bem cheias ou três, depende da quantidade de camarão), piri-piri q.b. e dual folhas de louro
3º Camarão pró tacho durante 2/3 minutos (não mais que isto)
4º Tirar o camarão para uma taça com muito gelo

Eu faço assim e costuma ficar no ponto [;)]

Meus amigos, falharam logo na 1ª... [:p]

1ª meter os camarões em água fria, e a partir daí começar a aquecer até ferver durante 5 minutos.

2ª o sal depende da quantidade dos camarões e do gosto de cada um (mais sal ou menos sal), vai provando a água até ter um sabor equilibrado (ao teu gosto).

3ª depois dos 5 minutos a ferver retirar os camarões e coloca-los cá fora a arrefecer, só isso.

4ª depois de arrefecidos podes colocar no frigorífico se assim o desejares.

Uma coisa que nunca percebi: porquê meter o camarão em água fria ou gelo assim que acaba de cozer?

Se os meteres logo em agua com gelo , para alem de parares a cozedura ... eles ficam mais rigos ! É essencial

Quanto á receita já foi dita ... bastante sal e agua ... 4 ou 5M depende do tamanho ... e pronto tá feito ...

Há pessoal que mete umas cascas de cebola (daquelas cascas mais vermelhas) para dar cor ao camarão .

Meus amigos, falharam logo na 1ª... [:p]

1ª meter os camarões em água fria, e a partir daí começar a aquecer até ferver durante 5 minutos.

2ª o sal depende da quantidade dos camarões e do gosto de cada um (mais sal ou menos sal), vai provando a água até ter um sabor equilibrado (ao teu gosto).

3ª depois dos 5 minutos a ferver retirar os camarões e coloca-los cá fora a arrefecer, só isso.

eu, como pessoa ligada ao mar, e vejo muitas x o meu pai a cozer camarões é assim que ele faz!

para 2 kg de camarões 40/60 é 1 punhado bom de sal!

isso da gelos e afins.. não comento... é a gosto! eu prefiro assim que saem do tacho e vêm para a mesa!

Não concordo com o Nephilim.
1º Muita água a ferver, não por o camarão sem ser em água a ferver

2º O sal pá, isso é um pouco a olho.

3º O Camarão para ficar no ponto (os portugueses não sei porquê pensam sempre que camarão no ponto é camarão mal cozido) deve ficar 30 segundos em água a ferver e de seguida arrefecido em água e gelo. Não ponhas no congelador. Se cozinhares o camarão demais o que vai acontecer é que em vez de camarão comes palha, ou seja, deixa de ser suculento.

Basicamente é isto. Se não quiseres ter trabalho compra uns molhos, (alho, cocktail, etc) e está a andar.
O camarão deve ser consumido o mais rapidamente possível, e mantido em refrigeração até ao seu consumo.

entao e é assim que faço e foi como tinha dito:sh)

Quanto À quantidade de sal, e para quem tem dúvidas é o seguinte: a quantidade de sal ideal para cozer camarões é a que está presente na água do mar. Por isso nada melhor que os cozer em água do mar, deixem-na é ferver 1º para garantirem alguma esterilidade[;)]

Podes sempre comprar cozido.

Pode é não haver do tamanho que quiseres, mas não tens de lavar loiças nem estar preocupado com temperos[:)][:)]

Meus amigos, falharam logo na 1ª...

Já cozem bastante antes da água ferver. Mais 5 minutos a ferver. mais o tempo que estão quentes, antes de arrefecerem....é demasiado tempo...

O camarão fica demasiado cozinhado, e já não fica sucolento[br:)] Como disse, e bem, o meu colega Rover_papa_juntas[:D]

Mas 30 segundos parece-me pouco....ok, depende, e muito, do tamanho do camarão...mas 30 segundos, só se for camarão mesmo pequenino.....

Á pala deste post, fiquei extremamente deprimido.......mesmo triste.....[s)][s)][s)]

Há uns dias atrás fiquei a saber que sou alérgico a este bicho simpático[br:)] que é o camarão....[s)][s)]

Grande *****.....adoro, e como (comia[s)]) com bastante frequência.....

Ainda nem me mentalizei que não posso comer....

ohhhhh, vida cruel......[s)]

Já cozem bastante antes da água ferver. Mais 5 minutos a ferver. mais o tempo que estão quentes, antes de arrefecerem....é demasiado tempo...

O camarão fica demasiado cozinhado, e já não fica sucolento[br:)] Como disse, e bem, o meu colega Rover_papa_juntas[:D]

Mas 30 segundos parece-me pouco....ok, depende, e muito, do tamanho do camarão...mas 30 segundos, só se for camarão mesmo pequenino.....

Depende do tamanho do camarão, mas os que habitualmente faço é mesmo os 5 minutos logo que começa a ferver. Se forem um pouco mais pequenos aí uns 4 minutos, nunca menos que isso, e garanto-te que ficam no ponto.
Mas nada melhor que testar... [:D]

Back