Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Nthor, primeiro partes logo do pressuposto errado de que Deus é uma "pessoa". Daí para a frente o raciocínio só pode estar forçosamente errado...pais de Deus?? [8)]...forma de reprodução?? lol [|)]citação:Originalmente colocada por Nthor
Se deus é "causa primária de todas as coisas. Note-se: primária, não primeira" teve de haver uma primeira, (os pais de deus) que ou são mágicos ou tiveram de usar uma forma de reprodução para darem origem aquele que seria "causa primária de todas as coisas" logo pai...
...dos pais dele.
Como não se lhe conhece companheira (a deus) e depois de dizeres que: "Nada pode evoluir sem existir previamente, isto é, sem ter sido criado.", fica a duvida, Onde entra o sexo (reprodução sexual) nessas contas?[/size=2]
citação:Originalmente colocada por mundano
Toda a gente sabe que quem criou o Mundo foi o Flying Spaghetti Monster..
![]()
citação:Originalmente colocada por Foliv
citação:Originalmente colocada por Firefly
Claro que o ADN se altera. O ADN n é complexo? Então como é que só recentemente se teve a informação completa sobre o genoma humano?Estão há tantos anos de volta disto...
E nisto ainda falta tanto por esclarecer, serão certas doenças genéticas ou não, por exemplo...A facilidade e a simplicidade com que pode ser utilizado não nos diz que ele em si, é simples ou fácil...Repare levaram anos, por causa do ADN humano, já viu o que será sobre biliões ou mais de seres vivos? Decerto que por exemplo, o ADN da mosca da fruta será mais rápido de estudar que o de um chimpanzé, mas todos apresentam variações possíveis extraordinariamente complexas. Em alguns casos milhares e milhares possíveis em apenas um ovo fecundads transgénicos fazem-se, mas isso me diz que é fácil de compreender o quê? Que se manipula ADN? E...? Por isso o ADN é um ser vivo diferenciado pela comum interacção com o exterior se diferenciou dos demais...Mas o que construiu as suas estruturas sensitivas, que mecanismos criaram o olho? Foi só por ele ser necessário que apareceu? Foi uma mutação que surgiu e foi apreciado pelo seu possuidor dando-lhe vantagens evolucionistas sobre os demais? O que lhe quero transmitir é a ideia de que as condições básicas celulares tiveram que ser criadas para se desenvolverem... Fale-me em explosão cósmica, mas mesmo nisso houve um « interesse», ou pq não, um princípio físico... Como deve compreender as complexidades não são assim tão óbvias...
A consciência como diz pode ser uma variável, em que aí é plausível, discutir a criação proveniente de algo inteligente. Mas eu vejo isso em todo o lado, nas mais diversas formas ( na Natureza em particular) provavelmente porque tenho essa Consciência.
PS: O seu discurso foi mto interessante e construtivbrigado.
O DNA é simples de compreender e de estudar.
Comparado com a historia da ciência ( secular ) os meros 40 anos de conhecimento genético são insignificantes. A maioria do tempo que demorou a estudar em pormenor o DNA foi tempo de ESPERA por melhores aparelhos científicos que permitissem um melhor estudo e manipulação.
A sequenciação de genomas é um processo MOROSO mas não complexo, é a repetição consecutiva de um processo bastante simples, o nosso genoma é que é grandito ( mas o da simples ameba tem muito mais do DOBRO do nosso material genetico).
O processo embriológico de um organismo é em termos gerais conhecido, a maioria dos passos foi estudada e é explicada factualmente, com lógica, e de forma compreensível....
Eu estou a tentar ser o mais factual e rigoroso possível, é evidente que há muito ainda por saber sobre quase todas as áreas do conhecimento, mas tal desconhecimento não implica automaticamente uma entidade que o sabe, não saber não é transferir a nossa ignorância para uma entidade toda poderosa....
Eu sei que é inutil argumentar contra pessoas cuja unica forma de explicação que aceitam é baseada em crenças, fé, ou entidades supremas.
É impossível argumentar racionalmente contra pessoas para quem a única coisa que faz sentido, é por definição irracional..
É impossível argumentar factualmente com pessoas que se contentam com o "foi assim porque foi e pronto" sem se questionarem do porque de pensarem assim, sem precisarem de provas, sem terem a necessidade de questionar os porquês das coisas...
Para finalizar, devo acrescentar que tudo o que temos materialmente hoje foi conseguido á custa da ciência, não da religião, crenças, ou fé....
Os computadores, comboios, aviões, satelites, telemoveis, medicamentos, edificios etc... tudo isto não existiria naturalmente no nosso planeta, foi consguido á custa da ciencia, e se funcionam é porque a ciencia em que se baseiam funciona...
Posto isto dêem um pouco mais de credito a quem dedica a sua vida a aumentar o conhecimento, a qualidade e quantidade de vida da humanidade...
citação:Originalmente colocada por Vortice
Quando refiro que Deus é causa primária de todas as coisas e não primeira, digo-o pela natureza de Deus. Se Deus é eterno e imaterial, logo não está sujeito ao constrangimento físico "Espaço-Tempo", uma vez que a sua natureza transcende o físico, pelo que não faz sentido falar em primeiras, segundas ou terceiras...daí ser causa primária.
Se ele não evolui como ficou inteligente?citação:Originalmente colocada por Vortice
Além disso, sendo Deus o princípio inteligente responsável por tudo o que existe, ele é também nesse aspecto causa primária de todas as coisas.
Por outro lado, remetendo-me também à minha frase: "Nada pode evoluir sem existir previamente, isto é, sem ter sido criado.", sendo Deus imutável como o Mendes77 referiu, ele não evolui.
Deus até pode ser um rato almiscarado, ou um de nós , se existe é uma entidade pensante e inteligente que se limita a ser e de acordo contigo "Nada pode evoluir sem existir previamente, isto é, sem ter sido criado.".citação:Originalmente colocada por Vortice
Nthor, primeiro partes logo do pressuposto errado de que Deus é uma "pessoa". Daí para a frente o raciocínio só pode estar forçosamente errado...pais de Deus?? [8)]...forma de reprodução?? lol [|)]
Tó, não é por nada mas essa definição da "Grande Enciclopédia Universal" está incompleta e errada lol, e qualquer espírita dir-te-á o mesmo, além de ser completamente redutora daquilo que é realmente o Espiritismo. Além disso, já tive também a oportunidade de escrever por aí que o sobrenatural na realidade não existe, tudo é NATURAL.citação:Originalmente colocada por Tó
Meu caro Vortice creio que tu não compreendes do que trata esta pseudociência, deixa-me citar estas passagens sobre o espiritismo da "Grande Enciclopédia Universal":
- "Doutrina dos que supõem que, por intermédio do magnetismo animal ou de outros modos, podem ser evocados os espíritos dos mortos para se dialogar com eles."
- "Para os seus adeptos constitui uma religião"
Logo o espiritismo é uma crença que não está muito longe quer do xamanismo, quer da necromancia!
O cérebro humano e charlatães com iniciativa é que arranja todas estas confusões de "espíritos a manifestarem-se por intermédio de um supra-sensível (!)" e o espiritismo quer nos fazer crer que são fenómenos sobrenaturais, quando o que há são fenómenos naturais, por vezes inexplicavéis...
O espiritismo nada mais é que o regresso do arcaico culto dos espíritos sob umas roupagens pretensamente cientifícas!
citação:Originalmente colocada por Tó
Quanto a dois buracos negros se tocarem, apesar dos meus conhecimentos limitados sobre o assunto, julgo que tal é impossível pois as suas forças gravitacionais opostas afastá-los-iam (um pouco como os pólos positivos de dois imãs que se repelem continuamente).
citação:Originalmente colocada por Nthor
citação:Originalmente colocada por mundano
Toda a gente sabe que quem criou o Mundo foi o Flying Spaghetti Monster..
![]()
Claro![]()
Eu não sei com que base podes afirmar que um Espírita possa estar enganado acerca do que é o Espiritismo. Isso é um bocado como dizer que um Físico está enganado acerca do que é a Física. E atenção que não estou a equiparar o Espiritismo à Física. Aliás, eu nem sequer sei onde é que vocês foram buscar a ideia de que o Espiritismo é uma ciência, porque ninguém aqui disse isso. O que aqui foi dito, foi que o Espiritismo surgiu com base na utilização do método científico no estudo de vários fenómenos ditos paranormais. Daí a ser ciência ainda vai um bocado.citação:Originalmente colocada por Tó
Se é assim Vortice então muitos espíritas estão totalmente enganados acerca do espiritismo e o espritismo é uma ciência séria!
Bem... tu acreditas que o espiritismo é uma ciência séria; eu acredito que é uma pseudociência que para disfarçar a sua total falta de substância rouba algumas ferramentas à
Física e a outras ciências, um pouco como a vigarice da astrologia que utiliza algumas coisas da Astronomia!
Respeito a tua opinião mas não concordo com ela!
citação:Originalmente colocada por Vortice
Não é séria? lol Falta de substância?? lol Substância é o que não lhe falta. Antes de se falar de alguma coisa, deve-se conhecer aquilo de que se fala.
Cumps