Criacionismo ou Evolução-Ciência e Espiritualidade

"Os conceitos atuais da relação mente-cérebro envolvem uma absoluta ruptura com as doutrinas materialistas e comportamentais, há muito instituídas, e que dominaram a neurociência por muitas décadas. Em vez de renunciar à consciência ou de ignorá-la, a nova interpretação confere pleno reconhecimento à primazia da percepção consciente interior como realidade causal". Roger Sperry, prêmio Nobel de Medicina em 1981

"Devemos considerar todos os factos objectivos e as experiências subjectivas que digam respeito à mais importante das questões da sobrevivência. Provavelmente, nunca encontraremos "provas científicas" de acordo com um sistema redutor, mas há mais do que bastante "evidência", que deverá levar-nos a procurar novas definições de "prova", no contexto de novos paradigmas". Ernst Senkowski, professor de Física Experimental, autor do livro: “O diálogo com o Desconhecido"

---------------------------------------------------------------

Algumas de ideias de Carlos Antonio Fragoso Guimarães que considero bastante acertadas:

O que é que, dentro do cientista, compreende</u>, escolhe</u>, aprende</u>, "intui"</u> e explica</u>?

Segundo a ciência mecanicista, as maravilhas do pensar humano nada mais são que frutos da complexidade de um cérebro que se desenvolveu de modo casual e acidentalmente </u>através de longos milhões de anos de evolução cega</u>, submetido a um tipo de "seleção natural" igualmente mecânico</u>.

Guardando as proporções, isso é o mesmo que dizer que um satélite espacial de telecomunicações pode muito bem surgir da explosão de uma mina de ferro e de silício.

Mesmo que algo nesta concepção nos deixe meio que desconfiados de que algo de importante está sendo deixado de lado, ela foi amplamente aceita e, por sua força e influência, rejeitou todas as inúmeras evidências de que esta explicação, na verdade, explica muito pouco e mal a realidade em si.

Além disso, existiam certos acontecimentos e fenómenos que não se encaixam de modo algum dentro desta visão de mundo mecanicista global e constituem-se em verdadeiras anomalias desta abordagem.

Através dos séculos, das culturas, das modas e dos acontecimentos, fala-se sempre de um tipo específico de fenômenos psicológicos que escapam gritantemente da abordagem mecanicista da ciência,</u> confirmados por pesquisadores sérios e célebres (Jung, 1987;Grof, 1988; Weil, 1986; Fadiman & Frager, 1986)
.

A ciência convencional ofereceu um grande número de explicações possíveis e prováveis, algumas delas tão complexas quanto realmente fantasiosas, na tentativa de demonstrar que, por não estarem de acordo com o paradigma vigente, estes acontecimentos não passam, na melhor das hipóteses, de equívocos. Vários cientistas de grande competência se alistaram de ambos os lados, dos que reconhecem a veracidade dos fatos transpessoais, e dos que os negam. De qualquer forma, cresceu muito os que engrossam a filas dos primeiros nos últimos trinta anos (Walsh & Vaughan, 1992).

O que mais irrita nestes ditos "fenômenos anômalos" aos cientistas mecanicistas é o fato de que eles parecem confirmar que a mente, esse ser fictício, pode agir directamente sobre os meios físicos. Só que eles se esquecem de que é isso mesmo que ela faz o tempo todo, em nossas vidas.

É a minha decisão mental de andar que me leva daqui para ali, e são minhas atitudes mentais frente à vida e às dificuldades externas que me levam a tomar atitudes, que criam ou atenuam nosso stress e que, em última análise, influenciam todo o meu organismo e meu comportamento, como vemos nas sessões de hipnose, biofeedbak, etc. A mente pode até mesmo causar doenças, como o câncer, como já está mais que suficientemente provado por inúmeras pesquisas, assim como pode levar a melhoras e a cura, como no tal efeito placebo.

Seria muito irreal negar, como fazem os grandes cientistas mecanicistas, especialmente os behavioristas radicais, que a nossa mente não tem qualquer efeito sobre as nossas ações no mundo físico. Assim sendo, o posicionamento de vários cientistas de vanguarda, tais como Carl Jung, Roger Sperry, Fritjof Capra, Stanislav Grof e inúmeros e inúmeros outros ao enfantizar a realidade mental como uma realidade causal traz um impacto semelhante ao de Copérnico ao reformular os sistemas astronômicos no século XVI, dando início à revolução científica que teve nomes como Galileu, Descartes, Newton, LaPlace e tantos outros.

Roger Sperry, prêmio Nobel de Medicina em 1981, escreveu um artigo para a Annual Review of Neuroscience, de 1981. Tradicionalmente, esse artigo deveria passar em revista as conquistas da abordagem biomédica na abordagem mecanicista da ciência, reforçando a visão de mundo reducionista convencional. Mas, ao contrário, Sperry tratou da área e da importância da experiência subjetiva, que, de certa forma, ainda era negilgenciada, e demonstrou o progresso em ciências biomédicas em termos do interesse de alguns pesquisadores no estudo da consciência:

"Os conceitos atuais da relação mente-cérebro envolvem uma absoluta ruptura com as doutrinas materialistas e comportamentais,</u> há muito instituídas, e que dominaram a neurociência por muitas décadas. Em vez de renunciar à consciência ou de ignorá-la, a nova interpretação confere pleno reconhecimento à primazia da percepção consciente interior como realidade causal</u>".

Mendes77, isso são teorias muito bonitas, agora só falta comprová-las. Dadas as certezas destas pessoas, certamente que será fácil realizar experiências que comprovem estas alegações.

Força! Façam-as ! Não querem convencer os cépticos? Basta que as experiências demonstrem as alegações...

citação:Originalmente colocada por eu

Mendes77, isso são teorias muito bonitas, agora só falta comprová-las. Dadas as certezas destas pessoas, certamente que será fácil realizar experiências que comprovem estas alegações.

Força! Façam-as ! Não querem convencer os cépticos? Basta que as experiências demonstrem as alegações...

Convencer a quem???

Para que tentar convencer aqueles que NÃO QUEREM ENTENDER?

Achas que os pesquisadores SERIOS vão perder tempo com isso?

Sem querer ofender: É preciso estar a altura!

citação:Originalmente colocada por Mendes77
Convencer a quem???

Também sem ofensa: um investigador que não submete as suas teorias à fase da comprovação factual e independente, não é um investigador sério, é um charlatão.

Convencer a quem???

Também sem ofensa: um investigador que não submete as suas teorias à fase da comprovação factual e independente, não é um investigador sério, é um charlatão.
Ou um crente.
Mas isso não está à altura destas nossas simples mentes[}:)].

Convencer a quem???

Penso que fui claro quando expus as dificuldades de “provar”, da limitação dos cientistas “newtonianos-cartesianos/mecanicistas-reducionistas” em compreender o peso da “prova” dos fenómenos extraordinários. No entanto e como também expus e poderás comprovar existe uma rede de sociedades, instituições pelo mundo todo que se dedicam ao estudo destes fenómenos, que fazem a suas experiências, trocam resultados, algumas delas a mais de 100 anos como é o caso da SPR “The Society for Psychical Research" fundada em 1882, etc, etc, etc.

Será que esses investigadores precisam da “bênção” dos auto intitulados “cépticos” para que suas conclusões sejam validadas?

Não acredites nisso!

Esse investigadores estão se “marimbado” para a sentença desses “inquisidores dos tempos modernos”.

Como os antigos os novos “inquisidores" não entendem, não querem entender e depois pretendem dar palpite num assunto que ignoram.

Santa Paciência!

citação:Originalmente colocada por Firefly
Está generalizado o conhecimento de que a Medicina Ocidental, TAL COMO A CONHECEMOS, é mto mais recente que a Medicina Oriental.
Nunca disse que uma é mais importante que a outra. Antes, ambas se complementam.

Foi por isso que escrevi que a Medicina ocidental, de carácter científico tem cerca de 2.500, mas o início da separação entre medicina e curandeirismo xamânico iniciou-se por volta da mesma época, quer na região do Rio Amarelo (núcleo inicial da civilização chinesa), quer na região do Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) e Nilo (Egipto), sendo as civilizações mesopotâmicas e egípcia, parte do substrato cultural, técnico e religioso do Ocidente (a base é Greco-Romana, com um forte substrato Céltico-Germânico).

Agora, Firefly, quanto à importância podes dizer que se equivalem e complementam... mas a mais eficaz e a única verdadeiramente científica (logo mais fiável) é a Medicina ocidental!

Mendes77 eu acho muio bem que se estudem todos os fenómenos.

Mas também acho bem que as teorias devem ser demonstradas de forma independente e irrefutável. Caso contrário, até podem ser teorias muito bonitas e positivas, mas podem não passar de ilusões.

Aqueles que a que tu chamas "cépticos" e que eu chamo "investigadores científicos" são os que poêm os factos por cima até das suas próprias convições. Eles não têm problema nenhum em testar as suas teorias e mais importante ainda: deixar que outros as testem !!!

Alguém afirma que a telepatia existe? Óptimo ! Seria uma descoberta fantástica !! Então vamos comprovar essa descoberta de forma independente: seria tão fácil de comprovar... se existisse mesmo!;);););)

citação:Originalmente colocada por Tó

Mendes77, só uns factos:
1- Tal como já "disseram" aqui há um prémio substancial em dinheiro, há vários anos, para ser entregue a quem provar algo sobre a existência do, chama-lhe o que quiseres..., sobrenatural, espiritual...

Já respondi a essa questão 2x.

2- Até agora nunca se conseguiu provar, em condições controladas de teste, a existência de algo para além da realidade da Física e do Material.

E eu te digo que esta provado a imaterialidade da consciência a saciedade, em quantos uns negam ou acreditam, outros tem a certeza. O facto da consciência estar condicionado pelo corpo físico não implica que esta ultima seja a causa da primeira. Tal como as teorias de Copérnico, vão levar muito tempo até serem digeridas.

3- A ligação entre sábios dignos de renome e as áreas mais supersticiosas do conhecimento humano não é novidade alguma desde os tempos de Paracelso e Tycho Brahe!

áreas mais supersticiosas do conhecimento humano? Não subestimes a inteligência desses homens! Onde esta o espírito cientifico? Os “sábios” que referencio NÃO acreditam no sobrenatural ou em superstições, esses “sábios” e outros estudam fenómenos extraordinários da consciência porem: NATURAIS, esses investigadores se dedicam a uma área dificílima, fazem o que mais ninguém faz.

Então, estamos na posse da verdade suprema para nos darmos ao luxo de a dizer o que é possível e impossível? Para dizer o que é digno de estudo e do que não é? É precisamente esse o preconceito</u> a que me referia.

Mendes77 já percebi que és um crente nestas matérias mais esotéricas (nota que não o digo por mofa, é que são mesmo matérias esotéricas!). Respeito a tua opinião mas discordo frontalmente da mesma!

Eu limito-me a analisar as provas produzidas, e o facto é que se fala muito destas "espiritualidades" especialmente desde o século XIX... agora prová-las de forma factual?
Aí é que "a porca torce o rabo!".

Só para terminar este "post" gostaria de sugerir um livro muito interessante, escrito por Carl Sagan; "Um Mundo Infestado de Demónios", acreditem vale a pena lê-lo!

Mendes77 eu acho muio bem que se estudem todos os fenómenos.

Há quem os prefira ignorar.

Mas também acho bem que as teorias devem ser demonstradas de forma independente e irrefutável. Caso contrário, até podem ser teorias muito bonitas e positivas, mas podem não passar de ilusões.

Independente e Irrefutável??? Não sei se existe "demonstrações cientificas" 100% independentes e irrefutaveis.

Sobre a “mediunidade” posso afirmar que existe uma extensa lista de “investigadores científicos” que chegaram as mesmas conclusões, se outros não conordam, paciencia! Fazer o que? Não podemos obrigar o ninguem a pensar igual que nos. Nem é essa a nossa pretensão.

Aqueles que a que tu chamas "cépticos" e que eu chamo "investigadores científicos" são os que poêm os factos por cima até das suas próprias convições.

Deveria ser assim, mas não é!

Eles não têm problema nenhum em testar as suas teorias e mais importante ainda: deixar que outros as testem !!!

Acho muito bem! Agora resta saber se a outra parte tem a disponibilidade</u> para tal.

Existem demonstrações 100% irrefutáveis no campo da matemática. Relativamente ao 100% independente, praticamente todas as teorias científicas o são.

Está generalizado o conhecimento de que a Medicina Ocidental, TAL COMO A CONHECEMOS, é mto mais recente que a Medicina Oriental.
Nunca disse que uma é mais importante que a outra. Antes, ambas se complementam.

Foi por isso que escrevi que a Medicina ocidental, de carácter científico tem cerca de 2.500, mas o início da separação entre medicina e curandeirismo xamânico iniciou-se por volta da mesma época, quer na região do Rio Amarelo (núcleo inicial da civilização chinesa), quer na região do Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) e Nilo (Egipto), sendo as civilizações mesopotâmicas e egípcia, parte do substrato cultural, técnico e religioso do Ocidente (a base é Greco-Romana, com um forte substrato Céltico-Germânico).

Agora, Firefly, quanto à importância podes dizer que se equivalem e complementam... mas a mais eficaz e a única verdadeiramente científica (logo mais fiável) é a Medicina ocidental!

A Medicina Oriental como observei é conhecida por ter as suas bases desde há 8.000 anos, penso que perto dos Himalaias. 2500 anos parece-me apropriado para as bases da Medicina Ocidental, logo portanto é bem mais recente. A Med. Oriental é rigorosa e agora até dispôe de tecnologia a apoiá-la. Vários estudos têm confirmado o seu valor.
Para mim é muito mais produtivo se lhe souberem dar o devido espaço nos nossos hospitais.
As listas de efeitos secundários vistas e vividas em vários remédios prescritos pela Medicina Ocidental são vergonhosas e pouco dignas de quem se diz mais fiável, segura ou científica.

A Medicina Oriental como observei é conhecida por ter as suas bases desde há 8.000 anos, penso que perto dos Himalaias. 2500 anos parece-me apropriado para as bases da Medicina Ocidental, logo portanto é bem mais recente. A Med. Oriental é rigorosa e agora até dispôe de tecnologia a apoiá-la. Vários estudos têm confirmado o seu valor.
Para mim é muito mais produtivo se lhe souberem dar o devido espaço nos nossos hospitais.
As listas de efeitos secundários vistas e vividas em vários remédios prescritos pela Medicina Ocidental são vergonhosas e pouco dignas de quem se diz mais fiável, segura ou científica.

Efeitos secundarios supoem a existencia de efeitos PRIMARIOS ( ou curativos )
Os efeitos secundarios são um mal menor, e a sua existencia deve-se há impossibilidade de os eliminar, ou minorar....

Com tamanha critica a tais efeitos suponho portanto que a medicina alternativa, tem alternativas CURATIVAS e eficazes, para os casos em que os efeitos secundarios dos medicamentos ocidentais são "vergonhosos"....

Se não os tiver ( que é o mais porvavel ) então posso dizer que é VERGONHOSO a medicina alternativa não ter sequer um elemento curativo, mesmo que seja carregado de efeito secundarios, para poder fornecer aos pacientes[|)][|)][|)]

Mendes77, só uns factos:
1- Tal como já "disseram" aqui há um prémio substancial em dinheiro, há vários anos, para ser entregue a quem provar algo sobre a existência do, chama-lhe o que quiseres..., sobrenatural, espiritual...

Já respondi a essa questão 2x.

2- Até agora nunca se conseguiu provar, em condições controladas de teste, a existência de algo para além da realidade da Física e do Material.

E eu te digo que esta provado a imaterialidade da consciência a saciedade, em quantos uns negam ou acreditam, outros tem a certeza. O facto da consciência estar condicionado pelo corpo físico não implica que esta ultima seja a causa da primeira. Tal como as teorias de Copérnico, vão levar muito tempo até serem digeridas.

3- A ligação entre sábios dignos de renome e as áreas mais supersticiosas do conhecimento humano não é novidade alguma desde os tempos de Paracelso e Tycho Brahe!

áreas mais supersticiosas do conhecimento humano? Não subestimes a inteligência desses homens! Onde esta o espírito cientifico? Os “sábios” que referencio NÃO acreditam no sobrenatural ou em superstições, esses “sábios” e outros estudam fenómenos extraordinários da consciência porem: NATURAIS, esses investigadores se dedicam a uma área dificílima, fazem o que mais ninguém faz.

Então, estamos na posse da verdade suprema para nos darmos ao luxo de a dizer o que é possível e impossível? Para dizer o que é digno de estudo e do que não é? É precisamente esse o preconceito</u> a que me referia.

Mendes77 já percebi que és um crente nestas matérias mais esotéricas (nota que não o digo por mofa, é que são mesmo matérias esotéricas!). Respeito a tua opinião mas discordo frontalmente da mesma!

Eu limito-me a analisar as provas produzidas, e o facto é que se fala muito destas "espiritualidades" especialmente desde o século XIX... agora prová-las de forma factual?
Aí é que "a porca torce o rabo!".

Só para terminar este "post" gostaria de sugerir um livro muito interessante, escrito por Carl Sagan; "Um Mundo Infestado de Demónios", acreditem vale a pena lê-lo!

Mas se tens tanta certeza do que dizes por falta de provas factuais, basta passares umas noites nas casas assombradas mais conhecidas das Ilhas Britânicas, sozinho, e por experiência própria podes sempre ver algo factual, em vez do que outros dizem observar ou viver...
O problema depois será andar a querer explicar isso matematicamente,entendes agora? Nem toda a realidade é números ou fórmulas... Mas nem é preciso ser tão extremoso e rigoroso indo tão longe... Eu por exemplo, não fosse a revelação dum falecido não sabia da existência dum tio meu e eu preciso lá de provas científicas para saber que isto é verdade...

citação:Originalmente colocada por Foliv

Os efeitos secundarios são um mal menor, e a sua existencia deve-se há impossibilidade de os eliminar, ou minorar....

Com tamanha critica a tais efeitos suponho portanto que a medicina alternativa, tem alternativas CURATIVAS e eficazes, para os casos em que os efeitos secundarios dos medicamentos ocidentais são "vergonhosos"....

Se não os tiver ( que é o mais porvavel ) então posso dizer que é VERGONHOSO a medicina alternativa não ter sequer um elemento curativo, mesmo que seja carregado de efeito secundarios, para poder fornecer aos pacientes[|)][|)][|)]

Ninguém disse que a Medicina Oriental não tinha efeitos secundários, o que se expôs foi que tem muito menos efeitos secundários.
E sim, tem mesmo efeitos CURATIVOS E EFICAZES onde a Medicina Ocidental erra, ao produzir remédios em que os efeitos secundários são numerosos e com efeitos bastante indesejáveis...

As listas de efeitos secundários vistas e vividas em vários remédios prescritos pela Medicina Ocidental são vergonhosas e pouco dignas de quem se diz mais fiável, segura ou científica
.

Ninguém disse que a Medicina Oriental não tinha efeitos secundários, o que se expôs foi que tem muito menos efeitos secundários.
E sim, tem mesmo efeitos CURATIVOS E EFICAZES onde a Medicina Ocidental erra, ao produzir remédios em que os efeitos secundários são numerosos e com efeitos bastante indesejáveis...

[/i]

Alguns pontos que valem a pena sublinhar.....

-na medicina alternativa a suposta inexistência de efeitos secundários é devido a:
---------- Descolnhecimento da existencia dos mesmos mesmos por falta de estudo de quem produz os alternativos, muitos efeitos secundarios quer de medicamentos ocidentais quer dos alternativos, não causam dor, incomodo, lesoes, ou outros sob forma que o paciente possa facilmente identificar, logo existem em ambos, mas nos ocidentais são descritos como tal, enquanto nos alternativos o seu desconhecimento leva a que não sejam declarados.
-----------Há medicamentos ( alternativos e ocidentais ) que independentemente da forma que foram tomados, ou por quem foram recomendados, independentemente de TUDO, tem a MESMA acção no organismo ( é pura química e biologia a funcionar, como TUDO no nosso organismo ) e essa acção desencadeia uma resposta organica por parte do organismo INDEPENDENTEMENTE da fonte da substancia, resposta essa que é um efeito ( secundário ou não ) á utilização de determinada substancia...

Podemos debater o que quizerem, alternativo ou ocidental, mas o organismo o é uma maquina quimica e biologica, que não discrimina a fonte do que lhe é administrado.
O organismo não sabe de onde veio algo que lhe foi administrado, mas responde a essa administração, positivamente, negativamente, ou de um modos misto mas onde prevaleça uma vantagem ( o caso dos medicamentos, independentemente da origem)..

POranto o factor mais importante de todo este assunto debate e polemica, é o organismo...

Quem o melhor conhecer e estudar, sober como funciona, como reage e porquê, melhor o poderá utilizar e tirar vantagem para o mesmo...

deste lado temos a medicina, a biologia e a quimica...
do lado dos alternativos temos alguns "entendidos" mas não holisticamente, e pouco sabedores das causas, consequências e porquês
das suas acções....

Eu pessoalmente prefiro trabalhar com que sabe, eu sei que sabe, e pode DEMONSTRAR que sabe, factual mente e da forma mais isenta possível, sem fundamentalismos.....

O que acontece é que o fundamentalismo está por parte dos alternativos, não por parte da ciência....
A ciência apenas e só EXIGE que algo seja testado, demonstrado, reproduzível, e se saiba como e porquê de algo funcionar ou não.

Já reparei que tem alguns preconceitos sobre a medicina alternativa aliás tal acontece com muitas pessoas leigas na matéria, geralmente pensam que isto é chás, xamanismo, esoterismo, , tradicionalismo, culto e pouca ciência.A minha mãe é licenciada em Medicina Chinesa, estagiou na UNIVERSIDADE de Nanquim, em que AMBAS as medicinas são leccionadas, isto é, para os leigos na matéria como o Foliv, AMBAS as Medicinas colaboram e trabalham juntas. A minha irmã foi tratada em acupunctura, eu próprio recebi variados tratamentos na Escola de Medicina Chinesa em Lisboa,é uma realidade em crescimento uma CIÊNCIA muito eficaz e a tecnologia actual apenas o CONFIRMA. Não vejo esoterismo nem xamãs a dar chás indiscriminadamente nisto.
Diz-me que a proveniência não tem importância... Não o tem se o produto administrado ao paciente for o mesmo e nas proporções adequadas. De resto se for um produto «contaminado» claro que faz a diferença... É de conhecimento geral que produtos naturais produzem em regra menos efeitos secundários. Em Medicina Oriental estudam-se evidentemente também os efeitos secundários. Como diz e bem a Química e a Biologia do nosso corpo é que decide tudo, pois é isso que se trata e não coisas que andam a pairar no ar. A resposta orgânica idem, é algo visto, como decisivo, informando-nos inclusivamente se me permitir, se andamos a tomar valentes drogas que só nos inquinam o sangue ou se o produto é natural, EFICAZ e pouco prejudicial em efeitos secundários.
Aqui não há fundamentalismos de qualquer espécie, o fundamentalismo é dos lobbies da Medicina Ocidental persistirem em Portugal ( uma coisa que não irá durar assim tanto) presente inclusive em preconceitos baseados em conhecimentos NÃO CIENTÍFICOS sobre a Medicina Oriental, baseados unicamente em senso comum e sem qualquer RIGOR. Se há reconhecimento por vários médicos da Medicina Ocidental,se há Universidades que leccionam tal matéria, tal como qualquer CIÊNCIA EXACTA e ISENTA DE FUNDAMENTALISMOS presentes em países ditos mais evoluídos que Portugal, sejam Holanda, UK, CHINA, USA, JAPÃO,etc,etc, não vejo o que estará de errado dizer que é algo a ter em conta.
A Medicina Oriental está mais do que testada, reproduzida,ensinada, estudada.
É CIENTÍFICA.

É de conhecimento geral que produtos naturais produzem em regra menos efeitos secundários.
É? Foi feito algum estudo independente sobre isto ou é apenas uma crença?

Já agora, tanto os "produtos naturais" como os medicamentos da medicina ocidental são... produtos químicos. Não existem moléculas "naturais" e moléculas "químicas", só existem... moléculas.

Por isso: tanto os "produtos naturais" como os medicamentos ocidentais podem curar e ter efeitos secundários indesejados. Tudo depende das moléculas que contêm...

PS: a cicuta, os cogumelos venenosos e a cocaína também são produtos naturais;)

Voltar
Superior