Criacionismo ou Evolução-Ciência e Espiritualidade

citação:Originalmente colocada por um.dois

Nthor
Eu sou defensor da teoria da evolução e não me faz a minima confusão de que foi assim que apareceu e evoluiu a vida...

O que considero é que é impossivel determinar quando é que começou a existência.

Não se pode determinar quando é que apareceu o universo porque estariamos a dizer que antes de existir não existia nada, aqui é que está a questão "não existia nada ONDE?"
Mas estás a falar do inicio da vida ou do universo?

Quanto ao inicio do universo há duas teorias que são as mais conhecidas que pretendem explicar a sua origem.

Há uma terceira que me parece mais real e menos fantasiosa do que as anteriores.

citação:Originalmente colocada por Firefly

O processo de Miller... Estudei isso na secundária looool.
Está muito ultrapassado.Explica o básico dos básicos e não explica o resto.Quando se sabe que muitas das moléculas orgânicas que originaram a vida na Terra tiveram origem extraterrestre porque é que tudo se deverá resumir a isso, a uma experiência de Miller feita no laboratório? Será que essa experiência retrata como fora da Terra as coisas se passam? Naturalmente que não, apenas retrata uma milésima se tanto...
Acho que vais ter e voltar a secundária, o processo de Miller não pretende que as moléculas orgânicas seja só de origem terrena, apenas justifica como podem ter aparecido as primeiras associações dessas mesma moléculas num processo que originaria mais tarde os primeiros seres unicelulares.

Além de que a hipótese de a Evolução ser um processo utilizado por Deus está a crescer e tem fundamentos muito mais modernos.
Outra coisa Deus não é externo a nada.
Não percebi a ultima frase, quanto a primeira:

A existência de um deus não é incompatível com a ciência e se temos estas características enquanto espécie, que nos permitiram sobreviver e evoluir tecnologicamente até chegar onde estamos hoje, se Ele/Ela/Id existe, a Ele/Ela/Id o devemos, causa da nossa inteligência e a única maneira de O venerar é desenvolvendo ainda mais o nosso conhecimento e expandindo os nosso limites de conhecimento, garantindo a continuidade do grão de areia que somos neste imenso cosmos.

citação:Originalmente colocada por Nthor

O processo de Miller... Estudei isso na secundária looool.
Está muito ultrapassado.Explica o básico dos básicos e não explica o resto.Quando se sabe que muitas das moléculas orgânicas que originaram a vida na Terra tiveram origem extraterrestre porque é que tudo se deverá resumir a isso, a uma experiência de Miller feita no laboratório? Será que essa experiência retrata como fora da Terra as coisas se passam? Naturalmente que não, apenas retrata uma milésima se tanto...
Acho que vais ter e voltar a secundária, o processo de Miller não pretende que as moléculas orgânicas seja só de origem terrena, apenas justifica como podem ter aparecido as primeiras associações dessas mesma moléculas num processo que originaria mais tarde os primeiros seres unicelulares.

Além de que a hipótese de a Evolução ser um processo utilizado por Deus está a crescer e tem fundamentos muito mais modernos.
Outra coisa Deus não é externo a nada.
Não percebi a ultima frase, quanto a primeira:

A existência de um deus não é incompatível com a ciência e se temos estas características enquanto espécie, que nos permitiram sobreviver e evoluir tecnologicamente até chegar onde estamos hoje, se Ele/Ela/Id existe, a Ele/Ela/Id o devemos, causa da nossa inteligência e a única maneira de O venerar é desenvolvendo ainda mais o nosso conhecimento e expandindo os nosso limites de conhecimento, garantindo a continuidade do grão de areia que somos neste imenso cosmos.

Bom , não vamos partir para o campo das ofensas e conversa mesquinha, ainda mais como pelos vistos tiveste aqui um erro de interpretação grave, não enveredes por esse caminho que só te fica mal...
Eu não me referi ao facto em si de que se as moléculas «criadas por Miller» tivessem que ter ou não origem terrena. Eu referi-me a formas orgânicas criadas de formas absolutamente distintas de uns tubos de ensaio, pois ele recriou condições para moleculas unicelulares, que provavelmente poderão ter existido na Terra, mas não se lembrou decerto que além disso muitas existem no espaço-EXTERIOR À TERRA.
O processo de Miller´e eu lembro-me perfeitamente era muito limitado pois como o próprio admitia não permitia uma continuação desde seres unicelulares a formas mais complexas, nem que fosse até a uma paramécia. Mesmo assim repara que ele recriou condições exactas para o fazer, as coisas não acontecem assim tão por acaso...
Concordo com o que dizes depois,realmente é expandindo o nosso conhecimento que o poderemos conhecer melhor, a nós mesmos e a todo o Cosmos... Deus de facto não é ele ou ela, é TUDO.
A existência de Deus nunca foi incompatível com a ciência, concordo ctg.

Bom , não vamos partir para o campo das ofensas e conversa mesquinha, ainda mais como pelos vistos tiveste aqui um erro de interpretação grave, não enveredes por esse caminho que só te fica mal...
Um dos dois, mas se te sentiste ofendido, desculpa não era essa a minha intenção.
Até pq eu gostava muito de voltar ao liceu ;).

citação:Originalmente colocada por Vortice

Não se metam no jogo do copo...
Principalmente se estiver vazio :D ;).

A questão do jogo do copo é realmente muito,muito séria!
Eu compreendo porquê o dizes Vortice.
A minha avó disse à minha irmã para ela nunca mais o fazer!
Ela mais umas amigas fizeram-no e o resultado: apareceu um individuo, creio que tinha morrido num acidente, elas começaram-se a rir dele, e ele simplesmente destruiu-lhe o televisor, atirou as gavetas do armário ao chão com a roupa da miúda, atirou uma vassoura com toda a força contra a parede,foi buscar comida à cozinha e atirou-lhes pra cima, tudo porque elas não conseguiram fechar a sessão e gozaram com o pobre homem...
Isto foi o que a minha irmã contou. Concreto que me lembre sobre o sucedido foi o facto de a minha irmã aparecer em casa em estado de choque,branca de susto e a pedir para dormir no meu quarto... Eu na altura não percebi pq, ela no dia seguinte contou-me isto...
Outro episódio foi com um amigo meu que mora na Epul e ele nem acreditava nisso, apanharam um que não os queria largar e no caminho para casa sempre que passavam os candeeiros da rua fechavam-se e dp quando passavam à frente abria-se de novo... Diz ele que morreu de susto.... Isto são sessões inacabadas feitas por gente inexperiente e algo perigosas.
Uma revelação que me fizeram uma vez: deram-me um nome de um tio meu... ( O nome completo!) Ora eu nem sabia que tinha um tio e avisaram-nos que tinha morrido há pouco tempo. Levámos esse nome aos registos e estava lá!! O meu pai tinha um irmão e eu nunca o conheci, enfim...:(
O que acontece para quem não sabe o que isto é: numa mesa estão letras e invocando devidamente,como uma sessão, com concentração, respeito,a pessoa apresenta-se e o copo move-se sozinho em direcção às letras e alguém dos presentes escreve no papel as mensagens...
Aconselho vivamente a não fazerem isto, porque é perigoso.

Eu não me referi ao facto em si de que se as moléculas «criadas por Miller» tivessem que ter ou não origem terrena. Eu referi-me a formas orgânicas criadas de formas absolutamente distintas de uns tubos de ensaio, pois ele recriou condições para moleculas unicelulares,
E sem querer ofender, mas gostava de saber o que são moleculas unicelulares

(...)mas não se lembrou decerto que além disso muitas existem no espaço-EXTERIOR À TERRA.
Já o tinha referido, muitos dos "tijolos" da vida tem origem extra terrestre, e começaram a cair no nosso planeta logo durante a formação do sistema solar.

O processo de Miller´e eu lembro-me perfeitamente era muito limitado pois como o próprio admitia não permitia uma continuação desde seres unicelulares a formas mais complexas, nem que fosse até a uma paramécia.
:D Mas claro que não, ele não podia esperar que um processo de milhões de anos fosse replicado em poucos dias dentro de um laboratório.

Mesmo assim repara que ele recriou condições exactas para o fazer, as coisas não acontecem assim tão por acaso...
Havendo as condições certas, simplesmente acontecem ;).

Concordo com o que dizes depois,realmente é expandindo o nosso conhecimento que o poderemos conhecer melhor, a nós mesmos e a todo o Cosmos... Deus de facto não é ele ou ela, é TUDO.
;)

Eu não me referi ao facto em si de que se as moléculas «criadas por Miller» tivessem que ter ou não origem terrena. Eu referi-me a formas orgânicas criadas de formas absolutamente distintas de uns tubos de ensaio, pois ele recriou condições para moleculas unicelulares,
E sem querer ofender, mas gostava de saber o que são moleculas unicelulares

(...)mas não se lembrou decerto que além disso muitas existem no espaço-EXTERIOR À TERRA.
Já o tinha referido, muitos dos "tijolos" da vida tem origem extra terrestre, e começaram a cair no nosso planeta logo durante a formação do sistema solar.

O processo de Miller´e eu lembro-me perfeitamente era muito limitado pois como o próprio admitia não permitia uma continuação desde seres unicelulares a formas mais complexas, nem que fosse até a uma paramécia.
:D Mas claro que não, ele não podia esperar que um processo de milhões de anos fosse replicado em poucos dias dentro de um laboratório.

Mesmo assim repara que ele recriou condições exactas para o fazer, as coisas não acontecem assim tão por acaso...
Havendo as condições certas, simplesmente acontecem ;).

;)

Referi-me a moléculas orgânicas simples, unicelulares...
Ele criou condições químicas exactas e favoráveis e formas super simples surgiram.
O Universo é o tubo de ensaio de Deus.
Quando me referia às limitações dele ( Miller) dei um exemplo dos mais simples seres pluricelulares- a paramécia.Milhões de anos para aparecer uma paramécia?
Repara o quero dizer: será que isso explica tudo? A vida? A consciência humana? O fenómeno que são os espíritos?
Isso explica alguma coisa e sem dúvida que é interessante... Mas é assim tão fácil atribuir a esta experiência à explicação da vida no universo? Não haverão decerto mil e uma formas de fazer vida , e digo mesmo diferentes conjugações de matéria?
Deus não agarrou na varinha mágica e plim meteu-nos cá... Mas sem dúvida que ocorrem coisas curiosas e a ciência demonstra-o como ficou provado nas análises genéticas ( em que se analisou a mitocôndrias) que somos originários todos do mesmo homem.
Sem dúvida que os olhos e o cérebro são estruturas que nos fazem pensar sobre o mistério e a beleza do universo.
Outra das coisas que me fazem ver algo Inteligente na Obra da Vida, é a Consciência, a Consciência que tanto nos faz pensar em Bondade, Paz e Felicidade. Se eu pensar na razão da minha existência penso que é realizar-me pessoalmente e ser feliz, aí penso que sou mais do que um micróbio.

Ele criou condições químicas exactas e favoráveis e formas super simples surgiram.
Pode ser, mas isso acaba com o conceito de algumas religiões de "nós" somos o melhor que deus fez e de que foi para nós que o fez.

Quando me referia às limitações dele ( Miller) dei um exemplo dos mais simples seres pluricelulares- a paramécia. Milhões de anos para aparecer uma paramécia?
a Terra tem cerca de 4,6 bilhões de anos, até a vida se estabelecer definitivamente e finalmente dar origem as paramécias devem ter passado uns "anitos valentes", bastante mais do que uns dias, não concordas?

Repara o quero dizer: será que isso explica tudo? A vida? A consciência humana? O fenómeno que são os espíritos?
Há mesmo muita coisa por explicar e mal explicada e os espíritos parece-me ser uma delas.

Isso explica alguma coisa e sem dúvida que é interessante... Mas é assim tão fácil atribuir a esta experiência à explicação da vida no universo? Não haverão decerto mil e uma formas de fazer vida , e digo mesmo diferentes conjugações de matéria?
Há de facto e as nossas fossas abissais mostram-nos parte das possibilidades ;).

Deus não agarrou na varinha mágica e plim meteu-nos cá... Mas sem dúvida que ocorrem coisas curiosas e a ciência demonstra-o como ficou provado nas análises genéticas ( em que se analisou a mitocôndrias) que somos originários todos do mesmo homem.
Da mesma mulher, a chamada Eva Africana, uma vez que as mitocôndrias só se transmitem de mãe para os filhos.

Essa é tb uma maneira de "contar o tempo" uma vez que se conhece a regularidade das mutações do ADN mitocondrial.

Sem dúvida que os olhos e o cérebro são estruturas que nos fazem pensar sobre o mistério e a beleza do universo.
São órgãos úteis evolutivamente e por isso nos foram legados pelos nossos mais remotos antepassados, que rastejaram pelos fundos dos oceanos.

A vontade de questionar o que se vê, é que já faz parte de cada indivíduo.

citação:

citação:

Quando me referia às limitações dele ( Miller) dei um exemplo dos mais simples seres pluricelulares- a paramécia. Milhões de anos para aparecer uma paramécia?

[/quote]

-Não existe tal coisa como "moléculas orgânicas simples unicelulares"
Unicelulares/pluricelulares referem-se a SERES VIVOS.

-A paramécia é UNICELULAR não pluricelular.

- O planeta Terra faz parte do universo, é parte integrante, e partilha dos mesmos constituintes, logo evidentemente que tudo que é constituinte terrestre é igualmente UNIVERSAL, a terra não é independente e separada do universo.

Quando nos tornamos partidários de determinada ideologia, em detrimento de outra, parte-se do principio que conhecemos ambas, mas optamos por uma de acordo com a nossa convicção...

Nestes tópico ficou evidente que há users que escolheram uma teoria "porque sim" sem saberem as razões e lógicas da outra, e comentam sem o MÍNIMO de conhecimento na matéria, e depois saem pérolas destas..

Comentar e opinar sim, qualquer que seja o tema e opção, mas desde que se saiba do que se fala, caso contrario corre-se o risco de cair no ridículo e de prejudicar a propria ideia que se tenta defender...

citação:Originalmente colocada por Foliv

citação:Referi-me a moléculas orgânicas simples, unicelulares...

citação:Quando me referia às limitações dele ( Miller) dei um exemplo dos mais simples seres pluricelulares- a paramécia. Milhões de anos para aparecer uma paramécia?

- O planeta Terra faz parte do universo, é parte integrante, e partilha dos mesmos constituintes, logo evidentemente que tudo que é constituinte terrestre é igualmente UNIVERSAL, a terra não é independente e separada do universo.

Quando nos tornamos partidários de determinada ideologia, em detrimento de outra, parte-se do principio que conhecemos ambas, mas optamos por uma de acordo com a nossa convicção...

Nestes tópico ficou evidente que há users que escolheram uma teoria "porque sim" sem saberem as razões e lógicas da outra, e comentam sem o MÍNIMO de conhecimento na matéria, e depois saem pérolas destas..

Comentar e opinar sim, qualquer que seja o tema e opção, mas desde que se saiba do que se fala, caso contrario corre-se o risco de cair no ridículo e de prejudicar a propria ideia que se tenta defender...
;)

Temos de respeitar as crenças dos outros, por muito pouco fundamentadas ou ilogicas que nos possam parecer.

Pode ser, mas isso acaba com o conceito de algumas religiões de "nós" somos o melhor que deus fez e de que foi para nós que o fez.

a Terra tem cerca de 4,6 bilhões de anos, até a vida se estabelecer definitivamente e finalmente dar origem as paramécias devem ter passado uns "anitos valentes", bastante mais do que uns dias, não concordas?

Há mesmo muita coisa por explicar e mal explicada e os espíritos parece-me ser uma delas.

Há de facto e as nossas fossas abissais mostram-nos parte das possibilidades ;).

Da mesma mulher, a chamada Eva Africana, uma vez que as mitocôndrias só se transmitem de mãe para os filhos.

Essa é tb uma maneira de "contar o tempo" uma vez que se conhece a regularidade das mutações do ADN mitocondrial.

São órgãos úteis evolutivamente e por isso nos foram legados pelos nossos mais remotos antepassados, que rastejaram pelos fundos dos oceanos.

A vontade de questionar o que se vê, é que já faz parte de cada indivíduo.

Não concordo com esse princípio que o universo foi feito para nós. Pelo menos segundo Cristo, é referida a existência de outros povos no universo além de nós.O Universo deverá ter sido feito para todos!
Em relação ao tempo que foi necessário até aparecerem, eu não afirmei que precisassem apenas de dias!;) Eu questionei não afirmei.
O que me referi essencialmente foi ao aspecto em que embora aquela experiência fosse interessante e importante, deveriam existir diversas combinações de matéria que igualmente permitiam o aparecimento das primeiras formas rudimentares de vida.As profundidades abissais por vezes têm fontes termais que permitem que oásis de vida prosperem em profundidades escuras em que água é muito fria e algo inóspita.Estas fontes também podem provocar a ascensão de material orgânico para as camadas superiores do oceano tornando essa zona marítima bastante rica em plancton atraíndo por sua vez uma horda de predadores.
Eu sei que a mitocôndrias apenas passa da mãe para os filhos, a mitocôndrias foi uma das formas que se levou à Eva assim como testes de ADN levaram-nos ao mesmo homem, o Adão da Humanidade.Aliás li um artigo que fala sobre o assunto já há alguns anos no livro «Sabia que..?».
Eu falei em olhos e cérebro pela espectacularidade da sua complexidade. Por exemplo,hoje em dia, estamos em 2007 e apenas se conhece 20% sobre o cérebro humano.

citação:Originalmente colocada por Foliv

citação:

citação:

[/quote]

Já vi que demonstra um conhecimento insuficiente sobre outras teorias e também escolheu a sua porque sim.
A paramécia é um ser unicelular ( têm razão nesse pormenor:D) mas com diferenciação estrutural e intracelular.E era a esse ponto que queria chegar.
A evolução de forma exponencial registou um aumento de complexidade,de seres unicelulares mais simples para mais complexos e depois para pluricelulares, o Miller teve pena que as suas experiências não dessem para mais, porque não tinha tempo, mas diga-se que ele também devia ter em conta, que embora a sua descoberta tivesse valor, numerosas condições permitem o aparecimento de vida, que não a dele. Got it now?
- Ninguém disse que a Terra era separada do universo, o que se disse foi o contrário. Mas no processo de Miller existiu a ideia que na Terra se reuniram, há biliões de anos atrás, as condições NA TERRA, sem interferência exterior e por causa disso surgiram as primeiras formas de vida... Ora todos sabemos ( ACTUALMENTE E NÃO NAQUELA ALTURA) das poeiras moleculares que vêm do exterior da Terra e que podem também elas ter tido um papel preponderante no aparecimento da vida na Terra, ou seja foi uma conjugação muito mais compexa de factores. E penso que é prepotência mesmo, tendo os conhecimentos que temos hoje, achar que já sabemos tudo, quando se está SEMPRE a descobrir... A mim assusta-me que como estamos nesta ERA e ainda há quem recorra a modelos incompletos e algo ultrapassados para querer explicar o surgir da vida na Terra.
A mim entristece-me é neste tópico haverem users que denotam desconhecimento total sobre, por exemplo,o rigor e a eficiência na Medicina Oriental e vêm aqui dizer falsidades que denotam desconhecimento total na matéria, desconhecimento total sobre a essência da Religião, confundindo ódio, guerra, ganância com valores demonstrados por pessoas que se sacrificaram por um mundo melhor sendo que valores morais e éticos actuais são muitas vezes baseados nos exemplos dados por essas pessoas, falo de Buda, falo de Cristo,etc, ignorância total sobre Espiritismo, sobre realidades que hoje em dia são cada vez mais evidentes e numerosas.
É de facto de lamentar, que em vez de se corrigir demonstre-se arrogância, e não se tente percebe o porquê de haver DIVERSAS formas de pensar no mundo.;)

Não concordo com esse princípio que o universo foi feito para nós. Pelo menos segundo Cristo, é referida a existência de outros povos no universo além de nós.O Universo deverá ter sido feito para todos!
Se, foi "feito", mas tendo sido feito ou não, concordo que o universo é de todos os seres que nele habitam.

Em relação ao tempo que foi necessário até aparecerem, eu não afirmei que precisassem apenas de dias!;) Eu questionei não afirmei.
A minha opinião é de que é uma excelente questão, mas nos dias de hoje, com tudo o que se sabe sobre a evolução (e vais-me perdoar a franqueza) digna mais dos meus filhos.

O que me referi essencialmente foi ao aspecto em que embora aquela experiência fosse interessante e importante, deveriam existir diversas combinações de matéria que igualmente permitiam o aparecimento das primeiras formas rudimentares de vida. As profundidades abissais por vezes têm fontes termais que permitem que oásis de vida prosperem em profundidades escuras em que água é muito fria e algo inóspita.Estas fontes também podem provocar a ascensão de material orgânico para as camadas superiores do oceano tornando essa zona marítima bastante rica em plancton atraíndo por sua vez uma horda de predadores.
Há formas de vida que vivem sem oxigénio, sem luz e a elevadas temperaturas e pressões nas fossas abissais.

Mas pelo que sabemos, a vida pode ter por base não o carbono, mas outro elemento como o silício ou o nitrogénio, simplesmente aqui no nosso torrão aconteceu assim.

Eu sei que a mitocôndrias apenas passa da mãe para os filhos, a mitocôndrias foi uma das formas que se levou à Eva assim como testes de ADN levaram-nos ao mesmo homem, o Adão da Humanidade.(...)
De um modo muito simples, o que acontece durante a reprodução sexual é o recombinar da informação genética de dois seres (macho e fêmea), obtendo-se como resultado final um novo ser, que tem uma informação genética única, estar a testar o ADN desse (e de outros) indivíduo com a expectativa de encontrar um "pai" ou antepassado primordial não faz muito sentido, pq muito menos de 1% dessa informação genética será do 1º macho de uma determinada espécie.

Eu falei em olhos e cérebro pela espectacularidade da sua complexidade. Por exemplo,hoje em dia, estamos em 2007 e apenas se conhece 20% sobre o cérebro humano.
Sabe-se menos ainda sobre o fundo do mar ou o resto do universo ;).

Se, foi "feito", mas tendo sido feito ou não, concordo que o universo é de todos os seres que nele habitam.

A minha opinião é de que é uma excelente questão, mas nos dias de hoje, com tudo o que se sabe sobre a evolução (e vais-me perdoar a franqueza) digna mais dos meus filhos.

O que me referi essencialmente foi ao aspecto em que embora aquela experiência fosse interessante e importante, deveriam existir diversas combinações de matéria que igualmente permitiam o aparecimento das primeiras formas rudimentares de vida. As profundidades abissais por vezes têm fontes termais que permitem que oásis de vida prosperem em profundidades escuras em que água é muito fria e algo inóspita.Estas fontes também podem provocar a ascensão de material orgânico para as camadas superiores do oceano tornando essa zona marítima bastante rica em plancton atraíndo por sua vez uma horda de predadores.
Há formas de vida que vivem sem oxigénio, sem luz e a elevadas temperaturas e pressões nas fossas abissais.

Mas pelo que sabemos, a vida pode ter por base não o carbono, mas outro elemento como o silício ou o nitrogénio, simplesmente aqui no nosso torrão aconteceu assim.

Eu sei que a mitocôndrias apenas passa da mãe para os filhos, a mitocôndrias foi uma das formas que se levou à Eva assim como testes de ADN levaram-nos ao mesmo homem, o Adão da Humanidade.(...)
De um modo muito simples, o que acontece durante a reprodução sexual é o recombinar da informação genética de dois seres (macho e fêmea), obtendo-se como resultado final um novo ser, que tem uma informação genética única, estar a testar o ADN desse (e de outros) indivíduo com a expectativa de encontrar um "pai" ou antepassado primordial não faz muito sentido, pq muito menos de 1% dessa informação genética será do 1º macho de uma determinada espécie.

Sabe-se menos ainda sobre o fundo do mar ou o resto do universo ;).

Existem só aqui algumas coisas que queria que ficassem esclarecidas.
Eu sei que a evolução dura milhões de anos, logo a questão deixa de ser mais digna para os seus filhos.
Não questionei quais os elementos que foram utilizados, se foi o silicio ou não, mas apenas referi o facto de diferentes combinações de elementos poderem dar origem à vida e formas de colonização de vida diferentes:por exemplo,supondo que a Terra reunia condições perfeitas, desde a distância ao sol como a presença de água,alguns elementos básicos e devido à chegada de poeiras cósmicas que continham formas orgânicas iniciou-se a colonização da vida...
Um estudo recentissimo patrocinado pela National Geographic, protagonizado por geneticistas, em que recolheram amostras de ADN um pouco por todo o mundo, recolheram resultados muito interessantes: levaram-nos inevitavelmente a um Adão africano. Isto são informações actualizadas.
Em relação ao comparativo em relação ao desconhecimento existente entre o cérebro e o mar ou o universo, eu não o fiz, pois sei que se desconhece muito mais o universo e o mar, do que o cérebro.
Mas o facto é que nós ainda nem a nós mesmos nos conhecemos bem,quanto mais...;)

citação:Originalmente colocada por Mendes77

Deviam estudar mais Filosofia.

Filosofia e Ciência são uma combinação explosiva! Provoca um “big bang” nas nossas mentes, amplia os nossos horizontes muuuuuuuuuuuito para lá de qualquer sectarismo.

Pois... Mas antes de providenciarem o fatal «Big Bang» mental, passa-se pelo «Big Horizont» em formato "scope", onde se constata deus como inexistência, o artifício mental (daí o irrefutável deus ex-machina) que a arqueologia das ideias há muito evidenciou através do grande Zenão do Ponto Euxino:

«Ao homem nada mais resta de significativo -- depois de Demócrito ter intuído a enregia pelo átomo, depois de Parménides ter desmascarado o logro da alma, e depois de Pitágoras ter conseguido medir o real.-- senão um longo e contemplativo silêncio»

O processo mental constitutivo do conceito de deus está perfeitamente formalizado no famoso «TOTEM E TABU» de Freud. Nada de magia, nada de transcendente; apenas uma regra simples:

«Monkey see, monkey do (as seen)»

3221837d.jpg

Um estudo recentissimo patrocinado pela National Geographic, protagonizado por geneticistas, em que recolheram amostras de ADN um pouco por todo o mundo, recolheram resultados muito interessantes: levaram-nos inevitavelmente a um Adão africano. Isto são informações actualizadas.

Não sabia.

Estive a ver a informação sobre o marcador M91 que estabelece a linhagem do cromossoma Y no haplogrupo A, datado de há 55000 mil anos, que é o mais antigo.

Muito interessante, obrigado pela info.

Não sabia.

Estive a ver a informação sobre o marcador M91 que estabelece a linhagem do cromossoma Y no haplogrupo A, datado de há 55000 mil anos, que é o mais antigo.

Muito interessante, obrigado pela info.

Devido a isto surgem questões, uma das explicações que eles arranjaram foi que provavelmente devido a alguma catástrofe ( fome, doença,etc) a raça humana quase terá sido exterminada, sendo que apenas o mais dotado nas técnicas de caça e com melhores genes, que foi o Adão da Humanidade, sobreviveu e se reproduziu.
Daqui surgem questões contraditórias como a consaguinidade...
E assim pode-se partir para realidades incertas em se pode fazer numerosas especulações...;)

Voltar
Superior