Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Agora tá o PS e amiguinhos com a hipótese do PS ter a maior bancada parlamentar, ou empatado com o PSD, e ter direto de formar governo 😅… agora, os dois caramelos do CDS também não contam

Isso nunca faria sentido, o PSD/CDS foi uma coligação formal prévia às eleições, essas contas não podem ser feitas assim. O PNS também não vai cair numa dessas, deixou bem claro que será oposição e ponto. Delírios do Livre e BE.

Isso nunca faria sentido, o PSD/CDS foi uma coligação formal prévia às eleições, essas contas não podem ser feitas assim. O PNS também não vai cair numa dessas, deixou bem claro que será oposição e ponto. Delírios do Livre e BE.

E de muitos dos PS também… o BE até já convocou uma reunião para discutir a aliança à esquerda…

A velha falácia, "os empregos que os portugueses não querem"... os portugueses estão fartos é de serem explorados há décadas.

Claro que enquanto o objectivo principal for importar migrantes do 3º mundo para lhes pagar um ordenado miserável, isto vai continuar a ir por água a baixo.

Aqui está um dos motivos responsáveis pelo aumento do racismo em Portugal, especialmente nas zonas de maior afluência desta nova vaga de Imigração indostanica.

Eles agora são os culpados de todos os males, os baixos salários, a falta de habitação, a falta de subsídios etc..

Ora se o tecido empresarial português é maioritariamente constituído por empresas de baixa produtividade e pouco valor acrescentado, co.o querem ter salarios elevados?

O crescimento do chega no Sul do país está interligado com o aumento do racismo. O programa do chega nesta matéria é bastante equilibrado e justo, o problema é que ninguém lê os programas dos partidos. A ideia geral é a de que estes imigrantes vêm para mamar subsídios e não para trabalhar e de que o Ventura vai acabar com a mama desta gente e recambiar de volta para os seus países.

Não digo que todos os eleitores do chega sejam todos racistas, longe disso, mas não tenho a menor dúvida que uma boa percentagem votou chega por causa desta recente vaga de imigração.

Nem por isso. É um partido como os outros. Só tem de viabilizar o governo. Depois disso o Montenegro só volta a precisar do CHEGA na aprovação do orçamento. Se o Montenegro negociar com o CHEGA a aprovação do orçamento corre tudo bem. Se o Montenegro persistir na ideia infantil de que pode apresentar um orçamento sem dialogar com ninguém e que os outros têm de o aprovar de cruz, então o CHEGA só tem de se abster. A geringonça de esquerda chumba o orçamento.

Para a história, ou neste caso campanha eleitoral seguinte, fica a ideia de que Montenegro é obtuso e não quer dialogar.

Portanto a tarfa complicada é toda para o PSD.

Para a história pode ficar também a imagem de que o CHEGA é que deixou cair um governo de direita.

Continuo a achar que o Montenegro é o que tem menos a perder em manter a palavra.

Eu gostava de saber o que é mexer a sério na imigração?
Vais tu limpar as sanitas dos shopping? Ou servir nos restaurantes?
Ou trabalhar nas obras?
Trabalhar nas estufas de Odemira?
Podem fazer um floreado qualquer para enganar papalvos, mais que isso duvido. O desemprego continua a zero, mesmo com a chegada de milhares de estrangeiros.

Há falta de mão de obra, a construção precisa de 90 mil, o Algarve de 200 mil para agricultura, restauração, hotelaria, etc...

Não me parece que o AV seja fascista. Aliás a principal característica do AV é uma completa ausência ideológica, é plástico politicamente falando. Basta ler alguma coisa da tese de doutoramento dele para perceber a personagem política que criou e que é radicalmente diferente e até contraditória da que depois o tornou "conhecido" ainda no PSD na campanha em Loures. Que é a questão dos ciganos. Em que, a verdade, é que 90% dos portugueses concordam com 100% do que ele diz, mesmo que não concordem com o tom ou a forma. E que é um dos maiores fuel do crescimento do Chega no Alentejo e no Algarve.

Contudo, boa parte do núcleo duro da militância Chega é saudosista do Estado Novo. Esse eleitor que é residual sempre andou meio escondido e envergonhado, seja em locais obscuros de pequenos partidos, seja no CDS.

Não é por acaso que o AV abriu o discurso no domingo com "isto é um ajuste de contas com o pós-25 de Abril" e a sala ficou em êxtase. Disse-o com um objectivo específico e para um público específico. Que estava ali.

Que a dimensão actual da representação social do Chega vai muito além disso, é óbvio.

Neste momento o eleitor mediano (sentido estatístico) do Chega é o descontente de classe média baixa, branco, homem, instrução até ao 12º ano e emprego pouco diferenciado. Isto não é um fascista. Isto é o português mais comum, até. Trabalhador urbano ou rural. Que tanto vota Chega, como antes votava PS ou PCP, consoante a região onde vive e o histórico familiar. Que mete a carteira facilmente à frente de princípios abstractos de valores de democracia liberal, como é perfeitamente natural no seu contexto.

E se fores ler o programa de 2019, 2022 e 2024 vês essa evolução. A deixar cair as medidas mais polémicas, a ficar mais mainstream. De cortar no Estado para engordar o Estado. Do partido que queria acabar com o SNS ao partido que promete mais Estado em todo o lado, aumento generalizado de pensões para o SMN. Tudo em menos de 4-5 anos.

O Chega é um partido populista e de protesto. É conservador. E tem uma índole nacionalista na sua base (cada vez mais fraca).

Mas a grande revolução que está a fazer no sistema político português foi ter retirado à Esquerda comunista, e agora ao PS, o voto trabalhador, dos mais pobres, dos que se sentem injustiçados com o sistema.

Outra coisa socialmente a encaixar aqui bem é como no Norte o Chega tem os piores resultados, exactamente por não há o feeder da Extrema Esquerda e há historicamente muito mais facilidade do voto trabalhador ir para a direita tradicional.

O ridículo de se continuar a narrativa da extrema direita é que para isso ser verdade fica algo difícil explicar que onde o Chega é mais forte são bastiões tradicionais da esquerda, Alentejo, margem sul, áreas suburbanas de Lisboa sobretudo.

Passou tudo de extrema esquerda ou esquerda para a extrema direita? De comunas para fascistas?

Obviamente que não. A dicotomia do esquerda e direita faz cada vez menos sentido para tentar enquadrar esta população e até o sistema político.

Hoje a principal diferença do que distingue as posições políticas faz-se entre conservadores e liberais, seja socialmente seja economicamente, a velha dicotomia da esquerda / direita pouco nada bem explica já.

HA partes do que dizes que nao é verdade
o chega tem maioria entre os 18 e os 35 anos, pelo menos segundo varios estudos, e este é em teoria o eleitorado com mais formaçao, a geraçao mais formada de sempre
mw-1280.webp
A segunda coisa é que a classe media baixa bronca vota PS
image.png

O chega tem uma penetraçao nas camadas com formaçao superioir igual aIL , e tem grande penetraçao nos jovens

Eu acho que o fenomeno tem duas facetas uma economica , o pessoal esta farto de um pais que nao anda esta farto de andar de caso em caso , a segunda esta tudo farto do wokismo .
Eu que voto 95% com a carteira , ja estou farto de activismo bacoco.

Alguma alma consegue me esclarecer onde o chega é fascista e que é contra o 25 de abril ?
E porque que o chamam de ditador ?

É que ainda nao percebi e ainda nao me conseguiram apresentar argumentos

Quanto à sua posição em relação ao 25 Abril é só ir ouvindo o que diz. Ainda no Domingo a forma como abriu o discurso, em que referiu que o resultado obtido era um ajuste de contas com o pós 25 Abril, ou as inúmeras referências abonatórias que vai fazendo a Salazar.

Portanto enaltece uma ditadura e um líder autoritário e ele próprio dentro do seu partido também é assim, o que é o Chega sem ou para além do André Ventura ?

Depois toda a sua postura ultra nacionalista e conservadora defendendo a pena de morte, a castração química, contra a igualdade de género, diz que fala com Deus, todos os sinais estão lá.

A cereja no topo do bolo é que na sombra há toda uma teia de financiamento obscura, do partido, inúmeros dos seus membros activos já tiveram problemas com a justiça e há um constante aproveitamento da actualidade para captar votos, de manhã uma opinião, à tarde outra completamente diferente e sempre a difundir a ideia de que está tudo mal e que os políticos são desonestos.

HA partes do que dizes que nao é verdade
o chega tem maioria entre os 18 e os 35 anos, pelo menos segundo varios estudos, e este é em teoria o eleitorado com mais formaçao, a geraçao mais formada de sempre

A segunda coisa é que a classe media baixa bronca vota PS

Eu acho que o fenomeno tem duas facetas uma economica , o pessoal esta farto de um pais que nao anda esta farto de andar de caso em caso , a segunda esta tudo farto do wokismo .
Eu que voto 95% com a carteira , ja estou farto de activismo bacoco.

impressionante os votos no PS dos mais velhos e com menos escolaridade !!!
nao fazia ideia que fosse ASSIM TANTO !!!!

Para a história pode ficar também a imagem de que o CHEGA é que deixou cair um governo de direita.

Continuo a achar que o Montenegro é o que tem menos a perder em manter a palavra.

Essa agora era o que mais faltava...

TODOS os partidos estão a fazer exigências e linhas vermelhas, e o Chega era aquele que iria ficar mal por isso.

Quem tem de descalçar a bota é o Montenegro e mais ninguém!

Ele que arrisque a ir a eleições, tanto pode esvaziar o Chega como insuflar! E olha pelo que vou vendo e lendo, se calhar insufla.

Uma coisa é certa: a esquerda radical está a organizar-se para apanhar o poleiro à primeira oportunidade...

E os (alguns) IDIOTAS e PARVALHÕES da direita não reagem!

Para dizer a verdade, onde tem andado Montenegro? Não vi nenhuma peça jornalística sobre ele depois da noite eleitoral.

Só se fala em Chega.

Há falta de mão de obra, a construção precisa de 90 mil, o Algarve de 200 mil para agricultura, restauração, hotelaria, etc...

Há falta de mão de obra especializada! Gajos que não sabem fazer nada temos muitos. E as empresas nem os querem contratar porque o SMN já está muito alto par quem não sabe nada.

Aqui em Lisboa, nos bairros mais "chiques", o chega tem uma fraca representatividade. Estou a pensar em Belém, Estrela, Areeiro, Alvalade, Avenidas Novas.

Seja como for é uma realidade que veio para ficar e agora é lidar. PS e PSD (e não só) andaram a brincar com o povo e agora lixaram-se.

impressionante os votos no PS dos mais velhos e com menos escolaridade !!!
nao fazia ideia que fosse ASSIM TANTO !!!!

Sim, há inúmeros estudos que o indicam. Há muito se sabe que o PS tem pela frente um grave problema com a sua base eleitoral que tende a desaparecer.

Last edited:
No dia das eleições tive uma discussão com um familiar que vive no estrangeiro e que tinha lido sobre a ascenção da extrema direita em Portugal.

Segundo essa publicação era a pobreza que marcava o país

Eu dei a minha opinião e mantenho. Não é a falta de dinheiro que faz as pessoas votar no Chega.

É a falta do Estado enquanto instituição.

Falta de profs. Falta de médicos. Falta de bombeiros. Falta de policias.

Quando se chama uma ambulância e não aparece ninguém ou quando há 40 mil alunos sem prof, há uma falha das instituições.

A meu ver a minha teoria até é secundada pelos resultados no Algarve. É a zona onde faltam mais médicos, professores e afins.

Não vejo os resultados do distrito de Faro de outra forma.​​​​

Em 51 anos , 40 dos quais a receber esmola da EU e o salário médio real apenas cresceu 6r% 😅

Muito bom.
fdc0281118ac5c857dc9b449c73a991b.jpg

Last edited:
espero que a salgalhada no parlamento sirva para resolver os vários problemas do país, o que não acredito

principalmente políticas orientadas para os jovens deste país, que emigram cada vez mais

sinto-me triste e contente de o meu filho de 21 anos ter partido hoje para Espanha ( Menorca )

mantém lá o trabalho no ramo da hotelaria/restauração

depois dizem aqui os empresários dos hotéis que os portugueses não querem trabalhar

pois não, a receber 800 euros enquanto lá em Espanha o meu filho recebe mais de 1500 líquidos ?

Dizes que o CHEGA é o partido do povo? [:D]
Claro que é. Das elites não é certamente.

Olha, na Amadora tem 17,07%. Trafaria (Almada) 19,63%...

Um exemplo engraçado: Quinta do Conde vs Oeiras: 30,06% contra 11,61%.

Queres que continue? [;)]

No dia das eleições tive uma discussão com um familiar que vive no estrangeiro e que tinha lido sobre a ascenção da extrema direita em Portugal.

Eu dei a minha opinião e mantenho. Não é a falta de dinheiro que faz as pessoas votar no Chega.

Quando se chama uma ambulância e não aparece ninguém ou quando há 40 mil alunos sem prof, há uma falha das instituições.

A meu ver a minha teoria até é secundada pelos resultados no Algarve. É a zona onde faltam mais médicos, professores e afins.

​É tudo por junto. Por isso é entendido como partido de protesto.

Last edited:
espero que a salgalhada no parlamento sirva para resolver os vários problemas do país, o que não acredito

principalmente políticas orientadas para os jovens deste país, que emigram cada vez mais

sinto-me triste e contente de o meu filho de 21 anos ter partido hoje para Espanha ( Menorca )

mantém lá o trabalho no ramo da hotelaria/restauração

depois dizem aqui os empresários dos hotéis que os portugueses não querem trabalhar

pois não, a receber 800 euros enquanto lá em Espanha o meu filho recebe mais de 1500 líquidos ?

Eles cá são uns forretas.

Fartam-se de dizer à boca cheia que o Algarve factura isto e aquilo mas pagar a sério tá de chuva.

É mais facil pagar pouco a imigrantes ou a nativos saidos das escolas de hotelaria dispostos a fazer horários manhosos e a desdobrarem-se em 20.
Pobres coitados, miudos bem formados e dispostos a trabalhar e têm logo de aturar cada coisa...

" lei da oferta e da procura " lol, tratar tudo como apenas numeros depois dá que a qualidade desce por aí abaixo mas também porque há turistas ou mesmo tugas que adoram pagar muito e ter pouca qualidade de serviço.

Eu passo férias em espanha a metade do preço ( ou menos !! ) que no algarve e a quantidade de funcionários , simpatia e motivação são de longe bem melhores.

Também ajudava o facto do estado não comer tanto em impostos para as empresas e trabalhadores mas não é só isso.

Uma parte disso poderá ser verdade e outra está fortemente insuflada.

A questão dos professores e médicos que é antiga sim, há espaço para melhorar e portanto também gastar mais, já de bombeiros e policias não creio que haja falta.

Mas é engraçado que esses 4 sectores para melhorarem dificilmente não implicam mais custos e portanto esqueçam lá o "menos impostos".

Uma parte disso poderá ser verdade e outra está fortemente insuflada.

A questão dos professores e médicos que é antiga sim, há espaço para melhorar e portanto também gastar mais, já de bombeiros e policias não creio que haja falta.

Mas é engraçado que esses 4 sectores para melhorarem dificilmente não implicam mais custos e portanto esqueçam lá o "menos impostos".

Gastar mais no SNS? Mais do que se tem gasto A MAIS nos ultimos 8 anos?

Não há falta de policia?

Então faz-se centenas de KM nas estradas e não se vê uma unica patrulha?

Carros a fazer disparates todos os dias, fumo, pneus carecas, malta sem carta ou com álcool, imaginem que vocês eram um desses, há quantos anos o faziam sem serem abordados pelas autoridades? Eu ja nem me lembro da ultima vez que me mandaram parar.

E patrulhas a pé na rua?

Agora já sei, vem aí o exército dos 2 argumentos:

1- somos o país mais seguro do mundo logo não precisamos mais autoridades
2- eu ainda a semana passada fui mandado parar em operação stop por isso sim temos policias suficientes

E as queixas das proprias autoridades relativa a falta de efectivos é certamente imaginação minha.

Essa agora era o que mais faltava...

TODOS os partidos estão a fazer exigências e linhas vermelhas, e o Chega era aquele que iria ficar mal por isso.

Quem tem de descalçar a bota é o Montenegro e mais ninguém!

Ele que arrisque a ir a eleições, tanto pode esvaziar o Chega como insuflar! E olha pelo que vou vendo e lendo, se calhar insufla.

Uma coisa é certa: a esquerda radical está a organizar-se para apanhar o poleiro à primeira oportunidade...

E os (alguns) IDIOTAS e PARVALHÕES da direita não reagem!

Para dizer a verdade, onde tem andado Montenegro? Não vi nenhuma peça jornalística sobre ele depois da noite eleitoral.

Só se fala em Chega.

O Montenegro não tem de descalçar nada, foi a eleições com a condição de que não se ia aliar ao Ventura, foi a palavra que deu e repetiu muitas vezes.

Vai agora enganar quem o elegeu para conseguir uma maioria?

Fala-se em ter de dar valor ao milhão que votou no Ventura e não se diz nada aos milhões que votaram no Montenegro e que não querem aproximações ao Ventura? É que esses são em maior numero.

Back