Para mim deve sempre existir SNS e escolas públicas. Não querendo dizer que o Estado não dê cheques às pessoas para irem ao privado quando isso for mais rentável para o próprio estado. Mas sou contra a extinção do SNS e de escolas públicas.
Acho é que por exemplo nas escolas o modelo deveria ser completamente diferente. Deveriam ser as escolas a ter autonomia própria mediante determiando orçamento a contratar os seus professores, como uma empresa se tratasse.
Eu vejo pela minha irmã, que é professora, super competente, tem 36 anos e anda todos os anos aflita para ser colocada porque tem N pessoal mais velho à frente dela que não querem fazer um crl. Quando é colocada é sempre ela que fica como diretora de turma e encarregue de todas as reuniões porque a velhada tá-se a lixar para isso. Conta-me cada situação de bradar aos céus.
25MM chega e ainda sobra e dava para reduzir brutalmente a carga de impostos que temos. Além disso fomentava competitividade no resto do mercado com mais empresas (transportes por ex).