Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Eu passo cerca de 10/14 horas diáriamente no meu local de trabalho ou "para" o trabalho.

Certos postos exigem sacrifícios.

Eu com deslocações faço as 12 horas, mas não lido com máquinas e precisamente por me aperceber que ao final do dia a probabilidade de errar é muito superior, as tarefas que envolvam muito pilim são sempre feitas de manhã. [;)]

Eu passo cerca de 10/14 horas diáriamente no meu local de trabalho ou "para" o trabalho.

Com deslocações é diferente. Só o meu último regresso a casa durou 27,5h... sw vamos calcular assim, já tive muitas semanas este ano, a trabalhar 120 ou mais horas.

O que estas 12h diárias podem significar, são 16h diárias incluindo deslocação. Mas, como já referi aqui, implementam legalmente isto nos que nao têm saida. Os outros, ou continua fora da "folha", ou não o fazem, porque não compensa.

Em três semanas já estive nos Estados Unidos e nos Países Baixos onde ainda estou.
Também é verdade que me pagam de acordo com estas deslocações constantes e nem de outra forma deveria ser, a deslocação para o local de trabalho deve ser remunerada.

Se tributarmos ainda mais o 1%, eles põem-se a andar à velocidade da luz. Não vejo isso acontecer com sucesso sem grandes concessões, e se é para tirar de um lado e dar por outro, o melhor é nem mexer.

É claro que sim, principalmente aquela grande parcela dos que obtiveram os rendimentos de forma ilegal. É por isso que a cooperação é tão importante para evitar as fugas.

Mas há soluções que podemos adaptar em Portugal, de forma transparente e com fiscalização independente, apoiadas na justiça e na legislação europeia (muita desta legislação ainda não foi transposta para a lei portuguesa, apenas porque os partidos não são independentes) que poderiam ser aplicadas. E todos concordamos que uma melhor distribuição da riqueza produzida no país é justo.

Quanto à imigração, também temos limitações óbvias. E no que toca ao Estado Social, acredito que já estamos no limite daquilo que o país consegue sustentar com o nível de geração de valor atual.

Nem por isso, o Estado Social é perfeitamente capaz e funciona bem apesar do delapidar de recursos, de sucessivos governos.

É também verdade que tem um enorme potencial não explorado e é nisso que temos de apostar, por exemplo, utilizando o modelo Suíço de prestação de cuidados de saúde, com hospitais privados com preços tabelados e seguros de saúde. Todo devidamente fiscalizado pelo Estado/s.

Sinceramente, não vejo outra forma de resolver a situação senão pelo desenvolvimento de infraestrutura estratégica todos interligados de forma eficiente.

Temos de tirar proveito da nossa posição geográfica única como a porta atlântica da Europa. Precisamos de transformar Portugal numa plataforma comercial intercontinental, com ligação direta ao centro da Europa e ao mundo atlântico/índico. Isso permitiria reduzir o custo logístico, aumentar a competitividade das exportações e atrair novos fluxos de comércio e investimento.

E, na verdade, isto deveria ser um projeto europeu, há adversários... e contra nós!

Uma infraestrutura moderna que ligue Portugal ao coração industrial da Europa seria um trunfo não apenas para nós, mas para toda a União Europeia, em eficiência, sustentabilidade e segurança económica.

Se não for com capital público, que seja com capital privado. Mas que se faça. Porque não fazer nada é condenar o país a mais uma geração de estagnação disfarçada de estabilidade.​

Estamos de acordo neste ponto.

Eu não acredito que sem um aumento significativo de crescimento económico se possa aumentar salarios significativamente vamos estar sempre assim aos cêntimos... não vai dar em nada.

Eu sou prova do contrário do que afirmas, trabalho numa empresa filha, de uma empresa alemã em Portugal, com excelentes resultados, precisamente porque paga vencimentos europeus.

E isso faz toda a diferença, os trabalhadores bem pagos são bons clientes, são acionistas da empresa e participam nas decisões, todos temos uma cultura de aforro e alguns de nós somos investidores no mercado financeiro.

Tenho colegas alemães, italianos, franceses, holandeses, irlandeses que preferem trabalhar em Portugal e pagar cá os impostos.

É isto que estamos a perder em Portugal, quando as empresas pagam mal, não sabem gerir o capital humano e ainda fazem campanha junto do governo para tornar a legislação laboral mais restrita.

A infância não é recuperável. Legislemos como quem sabe disso

https://expresso.pt/opiniao/2025-08...vel.-legislemos-como-quem-sabe-disso-2f63b3e3

"Em 2024, morreram 261 bebés com menos de um ano. São mais 42 do que no ano anterior. E, neste mesmo tempo, propõem-se alterações legislativas que, em vez de protegerem mães, pais e recém-nascidos, os deixam mais vulneráveis.

Numa altura em que assistimos em Portugal ao aumento da mortalidade infantil, que é um dos indicadores mais importantes e sensíveis do desenvolvimento de um país, surpreende e preocupa que, num contexto tão delicado, se avance com propostas de alterações legislativas ao código do trabalho que arriscam recuar noutras conquistas essenciais.
Quando um bebé morre, chora uma família. Mas devia também chorar um país inteiro. A evidência deve guiar a lei, mas, acima de tudo, legislar deve refletir os valores humanos."

...
Sinceramente, não vejo outra forma de resolver a situação senão pelo desenvolvimento de infraestrutura estratégica todos interligados de forma eficiente.

Temos de tirar proveito da nossa posição geográfica única como a porta atlântica da Europa. Precisamos de transformar Portugal numa plataforma comercial intercontinental, com ligação direta ao centro da Europa e ao mundo atlântico/índico. Isso permitiria reduzir o custo logístico, aumentar a competitividade das exportações e atrair novos fluxos de comércio e investimento.

E, na verdade, isto deveria ser um projeto europeu, há adversários... e contra nós!

Uma infraestrutura moderna que ligue Portugal ao coração industrial da Europa seria um trunfo não apenas para nós, mas para toda a União Europeia, em eficiência, sustentabilidade e segurança económica.

Se não for com capital público, que seja com capital privado. Mas que se faça. Porque não fazer nada é condenar o país a mais uma geração de estagnação disfarçada de estabilidade.​

Eu não acredito que sem um aumento significativo de crescimento económico se possa aumentar salarios significativamente vamos estar sempre assim aos cêntimos... não vai dar em nada.

talvez a Alta Velocidade ter tambem uma ligação entre SINES e BEJA e depois com EVORA e/ou SEVILHA+ FARO... só assim se consegue ligar Portugal ao resto da EUROPA com eficiência !

e já agora abrir o TGV a operadores estrangeiros para poderem operar num mercado concorrencial, como fazem em Espanha ou Itália

Click image for larger version  Name:	Spain map major rail connections.adaptive.767.1743304743737.png Size:	115.7 KB ID:	14621917 Click image for larger version  Name:	LAV_Infografias-2024Nov_v2_1150x650a.jpg Size:	186.3 KB ID:	14621919

image.png
iryo-mapa-ambicoes18981879defaultlarge_1024.png

Última edição:
Em três semanas já estive nos Estados Unidos e nos Países Baixos onde ainda estou.
Também é verdade que me pagam de acordo com estas deslocações constantes e nem de outra forma deveria ser, a deslocação para o local de trabalho deve ser remunerada.
As deslocações são pagas concerteza como todas as despesas.

Trabalho em horário livre,tenho que fazer 8h30 por dia e mais nada.

Mas devido ao meu posto tenho sem
pre muitas mais coisas a fazer,reuniões fora de horas,banco de ensaios,problemas ou situações fora de horas,etc.

O meu dia a dia,levanto-me às 03h30/4h00,vou dar uma corrida de 20-30minutos,tomo banho e pequeno almoço e por volta das 05h30 dirijo-me ao trabalho.

Começo às 06h45,faço uma pausa por volta das 10h00,almoço e tal...quando posso sair mais cedo por vezes às 14h00 já estou a caminho de casa.

Ainda na semana passada fiz 34 horas sem ir a casa,há dias assim.

Há tive uma proposta para ir trabalhar para Portugal,mas a continuar para a empresa na qual eu trabalhava aqui.

A nivel de contribuições,IRS,desculpem o calão,mas são uns valentes chulos aí em Portugal.

É meio país a trabalhar literalmente para outro meio.

Antes de vires, lê isto [;)]

2% (!)

Pouco mais que o ordenado minimo limpo na Suíça

Click image for larger version  Name:	Screenshot_20250807_120219_Facebook.jpg Size:	183.7 KB ID:	14621957

Última edição:
talvez a Alta Velocidade ter tambem uma ligação entre SINES e BEJA e depois com EVORA e/ou SEVILHA+ FARO... só assim se consegue ligar Portugal ao resto da EUROPA com eficiência !

e já agora abrir o TGV a operadores estrangeiros para poderem operar num mercado concorrencial, como fazem em Espanha ou Itália

filedata/fetch?id=14621917&d=1754556798 filedata/fetch?id=14621919&d=1754556908

No tempo dos comunas no governo, o pcp decidiu que a bitola iria ser a ibérica porque assim afastava a concorrência de portugal.

Sabe-se lá porquê, o governo atual decidiu manter essa bitola.
Alem de nos isolar do resto da europa tem outra consequencia.
A ue ja vei dizer que nao contribuía mais financeiramente para esse absurdo.

No tempo dos comunas no governo, o pcp decidiu que a bitola iria ser a ibérica porque assim afastava a concorrência de portugal.

Sabe-se lá porquê, o governo atual decidiu manter essa bitola.
Alem de nos isolar do resto da europa tem outra consequencia.
A ue ja vei dizer que nao contribuía mais financeiramente para esse absurdo.

Por acaso ouvi uma entrevista do Miguel Pinto Luz que o governo não vai fazer mais nenhum estudo, pois dessa forma a coisa nunca mais avança, esta foi a desculpa da utilização da bitola ibérica, acho que por um lado tem alguma razão, mas por outro será um enorme tiro no pé, mas como não percebo nada disto, vou vendo.

Por acaso ouvi uma entrevista do Miguel Pinto Luz que o governo não vai fazer mais nenhum estudo, pois dessa forma a coisa nunca mais avança, esta foi a desculpa da utilização da bitola ibérica, acho que por um lado tem alguma razão, mas por outro será um enorme tiro no pé, mas como não percebo nada disto, vou vendo.

Também não percebo nada do assunto, mas sempre ouvi dizer que a bitola europeia era cerca de 20 cm mais estreita que a iberica. Nao ocupando mais espaço, nao deveriam ser precisos muitos estudos para mudar.
Assim, ficamos islados e ainda mais dependentes de espanha

ps: quanto a miguel pinto luz, para mim é o pior ministro deste governo. A nao ser que tenha interesses ocultos, envergonha qualquer gajo da area das engenharias

Última edição:
Também não percebo nada do assunto, mas sempre ouvi dizer que a bitola europeia era cerca de 20 cm mais estreita que a iberica. Nao ocupando mais espaço, nao deveriam ser precisos muitos estudos para mudar.
Assim, ficamos islados e ainda mais dependentes de espanha

ps: quanto a miguel pinto luz, para mim é o pior ministro deste governo. A nao ser que tenha interesses ocultos, envergonha qualquer gajo da area das engenharias

Pois, não sou muito de politiquices, de qualquer das formas sempre ouvi que as obras da linha da beira-alta, por exemplo, incluem travessas que dão para colocar as 2 bitolas, não sei até que ponto isto é verdade.

Há tive uma proposta para ir trabalhar para Portugal,mas a continuar para a empresa na qual eu trabalhava aqui.

A nivel de contribuições,IRS,desculpem o calão,mas são uns valentes chulos aí em Portugal.

É meio país a trabalhar literalmente para outro meio.

No meu caso a empresa cobre isso, na proposta vinha especificado o valor do salário líquido.

Nem eu estava disponível para sair de onde estava por menos de um determinado valor que apresentei na reunião de recrutamento.

A resposta que deram foi "Nós não somos uma empresa portuguesa, os nossos vencimentos são iguais aos praticados na Alemanha para essa função" e isso disse tudo. De seguida entregaram-me uma proposta para avaliar e responder.

E foram eles que foram ter comigo, a meio mundo de distância.

No meu caso a empresa cobre isso, na proposta vinha especificado o valor do salário líquido.

Nem eu estava disponível para sair de onde estava por menos de um determinado valor que apresentei na reunião de recrutamento.

A resposta que deram foi "Nós não somos uma empresa portuguesa, os nossos vencimentos são iguais aos praticados na Alemanha para essa função" e isso disse tudo. De seguida entregaram-me uma proposta para avaliar e responder.

E foram eles que foram ter comigo, a meio mundo de distância.

Impressionante apr:)[:cool:]

Deves se mesmo top. Imagino que deves até fazer bainhas ziguezague à mão sem maquina de bainhas. Acertei?

1a divisão mesmo.[kiss]

Voltar
Superior