Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Estava a falar da transparência em relação à Directiva (UE) 2023/970

A empresa em questão está preparada para a nova directiva e tem as categorias todas definidas há muito tempo.

Por acaso, quando escrevi, pensava que já tinha sido transposta em agosto para a legislação nacional mas já vi que não foi ainda.

Deve estar para breve.
Qualquer empresa digna desse nome já tem um politica de progressões (que é isso que a diretiva obriga nessa matéria) há décadas.

Qualquer empresa digna desse nome já tem um politica de progressões (que é isso que a diretiva obriga nessa matéria) há décadas.
Daí eu ter dito que era obrigatório por lei🤷
Se calhar é porque o assunto me interessa e estou razoavelmente informado.

Agora efectivamente a directiva não foi transposta ainda.

É a mesma que obriga à divulgação de range salarial...

Daí eu ter dito que era obrigatório por lei🤷
Se calhar é porque o assunto me interessa e estou razoavelmente informado.

Agora efectivamente a directiva não foi transposta ainda.

É a mesma que obriga à divulgação de range salarial...
Não é obrigatório existir progressões!
Estás a interpretar mal a diretiva que ainda nem entrou em vigor.

Será obrigatório uma política de progressões publicada, que pode vir a ser uma política de não progressões. Desde que o que esteja na politica seja legal.

Afinal há progressões de carreira..

Em todas as empresas que trabalhei fora de Portugal, há progressões de escalão e salarial, sustentadas na antiguidade, na avaliação e em resultado desta, no mérito.

E os saltos de vencimentos são sempre substanciais, com os menores a começar nos 900€.

Em Portugal no privado são raras as empresas que fazem progressões de carreira e são mais raras ainda as que fazem aumentos acima dos 600€ numa subida por antiguidade, avaliação e mérito.

No estado a situação ainda é pior com subidas de escalão a representar 25€ que acaba dissolvido no imposto. Mas o tuga gosta de se fazer de parvo...

:ROFLMAO: :ROFLMAO: :ROFLMAO: :ROFLMAO: :ROFLMAO: :ROFLMAO: :ROFLMAO:

Quando eu trabalhei naquela empresa electro-mecânica do Norte em que o Eatado enterrou uns cobres, a minha progressão salarial era pela avaliação do desempenho. Num ano levei zero de aumento, saí no seguinte.

Agora tenho aumentos por antiguidade desde que mudei para o sector dos transportes.

Como se pode ver, não é igual em todo o lado.

Não é obrigatório existir progressões!
Estás a interpretar mal a diretiva que ainda nem entrou em vigor.

Será obrigatório uma política de progressões publicada, que pode vir a ser uma política de não progressões. Desde que o que esteja na politica seja legal.

Já agora qual a utilidade de uma empresa com mais de 250 ( acho que é o número) publicar uma política de não progressão? Honestamente não vejo a relevância de usar essa exceção para invalidar o que eu disse que apesar de não estar totalmente certo, está quase.

Só se for na cooperativa da Vidigueira do PCP onde todos os trabalhadores ganham o mesmo 🤔 não sei.

Mas qualquer que seja o plano de progressão, o que eu quis transmitir é que os jovens não têm paciência para os ciclos. Uma avaliação pode ser anual ou bi anual. Já as revisões de carreiras podem ser até de 2 ou 3 em 3 anos.🤷 Depende da empresa.

Um puto entra hoje na categoria x em muitas empresa, mesmo com conhecimento da progressão, sabe perfeitamente que não é automática e se o regulamento for transparente (como manda a tal diretiva) que estará sujeito a ciclos e a vagas também para lugares.

Não é como na função pública.

Quando eu trabalhei naquela empresa electro-mecânica do Norte em que o Eatado enterrou uns cobres, a minha progressão salarial era pela avaliação do desempenho. Num ano levei zero de aumento, saí no seguinte.
Estas a falar da Efacec?

Agora tenho aumentos por antiguidade desde que mudei para o sector dos transportes.

Claro que não é igual em todo o lado, só o tuga é que acha que sabe tudo e percebe de tudo, sem nunca ter saído da sua rua.

Já agora qual a utilidade de uma empresa com mais de 250 ( acho que é o número) publicar uma política de não progressão? Honestamente não vejo a relevância de usar essa exceção para invalidar o que eu disse que apesar de não estar totalmente certo, está quase.

Só se for na cooperativa da Vidigueira do PCP onde todos os trabalhadores ganham o mesmo 🤔 não sei.

Mas qualquer que seja o plano de progressão, o que eu quis transmitir é que os jovens não têm paciência para os ciclos. Uma avaliação pode ser anual ou bi anual. Já as revisões de carreiras podem ser até de 2 ou 3 em 3 anos.🤷 Depende da empresa.

Um puto entra hoje na categoria x em muitas empresa, mesmo com conhecimento da progressão, sabe perfeitamente que não é automática e se o regulamento for transparente (como manda a tal diretiva) que estará sujeito a ciclos e a vagas também para lugares.

Não é como na função pública.
A utilidade é nenhuma, por isso é que há quem não queira trabalhar nessas empresas. Nenhuma empresa deveria ter como politica de progressão uma coisa do tipo, aumentar o SMN de acordo com a lei ou as restantes categorias de acordo com a negociação do contrato coletivo, mas isso é o que há mais em PT, é a larga maioria.
Eu parece-me que há poucos jovens com essa pouca paciência, também porque a maioria da força de trabalho é não qualificada e desempenha funções de baixo valor e substituição barata. Onde isso não acontece, onde a função é qualificada e dispendiosa de substituir, a pouca paciência de um jovem que faz o seu trabalho mantem a balança equilibrada entre as expectativas da empresa e do colaborador, caso contrário um concorrente leva o colaborador. Mas como disse em cima, nem tanto ao mar nem tanto à terra, há de tudo e para tudo, agora, um jovem que ameace e cumpra é maduro.

Mais um grande sucesso do Tó Costa e do Montenão. O regime abrileiro a conduzir a nação para um futuro glorioso! "Quer frô?"
Mesmo com todos os problemas dos governos até PPC inclusive, e não esquecendo o segundo governo Sócrates, eu acho que a partir do Costa/Geringonça temos vindo num voo em espiral....e não é com montenegro que nos safamos.

Será certamente com Carneiro !! haha.

Mas a sério O país até 2015/16 não era perfeito mas desde aí tem sido 1 descalabro.

Sim, também depende das áreas.
No teu caso, motorista de passageiros, se não tens reclamações, a única forma de te ir dando mais valor devido à experiência é por antiguidade, dificilmente te conseguem avaliar da mesma forma que outras carreiras aqui já mencionadas.
Pois cada área tem que ter o seu método.

Mesmo com todos os problemas dos governos até PPC inclusive, e não esquecendo o segundo governo Sócrates, eu acho que a partir do Costa/Geringonça temos vindo num voo em espiral....e não é com montenegro que nos safamos.

Será certamente com Carneiro !! haha.

Mas a sério O país até 2015/16 não era perfeito mas desde aí tem sido 1 descalabro.
Isto é um problema bem mais grave do que o que possa parecer. Porque não é exclusivo de Portugal, na OCDE é geral.

1788946121555.png

Sim mas a questão aqui é a forma como os países se preparam para a crise e já agora como lidam com ela.
Seja que tipo de crise for, não é só económica.

O Jimbo tem vindo a dizer que a Irlanda ( a qual também já teve uma crise séria ) tem vindo nos ultimos 10 anos a criar um fundo para lidar com futuro dissabores.

Em PT que prevenção fazemos? Aumentar cada vez mais os FP e pensionistas e xular a classe média com cada vez mais impostos?

Sim mas a questão aqui é a forma como os países se preparam para a crise e já agora como lidam com ela.
Seja que tipo de crise for, não é só económica.

O Jimbo tem vindo a dizer que a Irlanda ( a qual também já teve uma crise séria ) tem vindo nos ultimos 10 anos a criar um fundo para lidar com futuro dissabores.

Em PT que prevenção fazemos? Aumentar cada vez mais os FP e pensionistas e xular a classe média com cada vez mais impostos?
Pt não tem emenda.
Há uma crise política, o SNS está muito mal, a habitação idem, a educação idem, o povo sufocado com com impostos e como é que os governos reagem? Como sempre reagiram e como este reagiu, vamos dar 150 paus aos reformados e baixar o irs aos pobres.
Como é que o povo reage, como sempre reagiu pela história da humanidade, vamos mudar o voto para quem nos prometer mais.

Pt não tem emenda.
Há uma crise política, o SNS está muito mal, a habitação idem, a educação idem, o povo sufocado com com impostos e como é que os governos reagem? Como sempre reagiram e como este reagiu, vamos dar 150 paus aos reformados e baixar o irs aos pobres.
Como é que o povo reage, como sempre reagiu pela história da humanidade, vamos mudar o voto para quem nos prometer mais.

Com o Chega ao virar da esquina a postos para tomar o poder esse tipo de actos tem tendência a aumentar.

Voltar
Superior