Crise !? Satus !? Mais Olhos que Barriga???

A minha área (Hotelaria) vai sofrer muito (ainda mais) com a crise, creio...

É sempre muito vulnerável...

Será que é provável passar-se o mesmo? A Hotelaria MUITO cara, virada para quem tem MUITO dinheiro, vai sofrer menos que a generalidade?

concordo contigo. no fundo, vive na corda bamba da conjuntura economico-social nao so nacional como internacional. Em titulo de exemplo, as imobiliárias de habitaçoes de luxo estão a viver dias de ouro. há muita gente a querer vender devido aos juros crescentes. Queriam ser ricos à força. E quem vai tendo realmente dinheiro, é o momento ideal! [;)]

Por enquanto ainda não tenho despesas fixas...moro com a sogra e de vez em quando pago uma conta ou outra, mas tirando isso...
Vou a pé para o trabalho (+-1500mt),almoço em casa como é óbvio,não tenho vícios nem sou gaja de andar sempre a comprar roupa..
Confesso que na condução não poupo muito, mas como é raro conduzir..:o
Tento todos os meses meter numa conta à parte pelo menos 100€. Até conseguia meter mais, mas gosto de ter dinheiro disponível, não vá o diabo tecê-las...
Compras é tentar sempre que seja da marca branca, e se não houver, é a mais barata.

Dá para ver que após 2 anos passados, ainda estamos a apertar o cinto já de si apertado.

Da minha parte, cortei refeições fora, não tenho Net em casa (uso a portátil da empresa), o spread foi revisto, o pé no acelerador está o mais leve de sempre, etc.

Com estes pequenos sacrificios ainda tenho margem de manobra para poupar, mas sei que há familias que a corda já não aperta mais e tiveram de colocar a casa à venda ou entregá-la ao banco.

Está mau...

Recomendo um método simples: fixar uma percentagem do rendimento a poupar, e transferir esse valor para uma conta poupança diferente da conta do dia-a-dia logo no dia em que se recebe. Deste modo garante-se uma taxa de poupança sempre fixa (por exemplo, 20% do rendimento), e um rendimento disponível que tem que ser gerido desde o primeiro dia do mês de modo a chegar ao fim. Esperar para ver o que sobra no final do mês nunca dá bons resultados.
Outra coisa importante é nunca, mas NUNCA, comprar nada por impulso. Esperar sempre 2 ou 3 dias para amadurecer a ideia e perguntar para si próprio se realmente precisa daquilo.
Pessoalmente uso este método há anos, e tenho-me dado bastante bem.

Já agora uma curiosidade: historicamente verifica-se que as taxas de poupança das famílias aumentam em tempo de crise!

Recomendo um método simples: fixar uma percentagem do rendimento a poupar, e transferir esse valor para uma conta poupança diferente da conta do dia-a-dia logo no dia em que se recebe. Deste modo garante-se uma taxa de poupança sempre fixa (por exemplo, 20% do rendimento), e um rendimento disponível que tem que ser gerido desde o primeiro dia do mês de modo a chegar ao fim. Esperar para ver o que sobra no final do mês nunca dá bons resultados.
Outra coisa importante é nunca, mas NUNCA, comprar nada por impulso. Esperar sempre 2 ou 3 dias para amadurecer a ideia e perguntar para si próprio se realmente precisa daquilo.
Pessoalmente uso este método há anos, e tenho-me dado bastante bem.

Já agora uma curiosidade: historicamente verifica-se que as taxas de poupança das famílias aumentam em tempo de crise!
Significa que não sabem o que é poupar. Poupar é quando se tem, não é quando não se tem.

Com a crise para poupar não faço nada. Sou poupado em qualquer altura.

Epah parece q andamos sempre em crise.

Em relação ao assunto nada faço.

Como nunca fui de desperdiçar ou coisas parecidas, não precisei de alterar nada.

Aliás nestes 6 meses foi qdo gastei mais, mas isso foi a evolução natural da vida.

Tenho, aliás tinha 3 viaturas só para mim, com "bom" valor comercial, vendi 1 e manti 1 carro e 1 moto (estes não vão a nenhum lado), por enquanto estou "bem", agora é juntar o mais possível :sh) .

Tive durante 2 anos 4 viaturas só para mim :sh) , vá... era gosto...

Só em 2 motos: ZX-10R 2006 (ainda a tenho) e Varadero 1000 ´99...

Só em manutenção [:vm)] , mesmo usando uma á vez, não descurava de as ter peck e em dia (manutenções anuais)...

A viver em casa dos pais e com as ajudas deles para o combustível (mania do meu pai [:D]) consigo poupar cerca de 70/80% do que ganho, no mínimo. Há meses que poupo 90%. E os gastos são sempre em coisas que poderia poupar.

Compram-se muitas coisas que não precisamos para nada.

Certas pessoas gostam de fazer vista na rua, com carros novos e caros, e depois devem a tudo e a todos.

Infelizmente, este país tem muita gente que faz uso do "mais vale parecer de que ser"

Vai-se de férias para o estrangeiro e paga-se em 4 anos:confused: , quando nem o próprio país conhecem

Depois de usarem 6 cartões de crédito, com + não sei quantos créditos em cima, enfim....depois fala-se em crise

Mas qual crise?

Cada vez vejo mais Porsche's, BMW, Mercedes, Audi, muitos de 100 mil euros para cima

A crise é só para alguns, e são aqueles que pouco ganham, que têm um T2 para pagar, mais o colégio dos filhos, etc etc

Não é à toa que essas empresas inundam TV's jornais, revistas, painéis, etc com "Ligue já, tome lá 500€"

Na minha opinião, 80% dos créditos que se fazem são por vaidades, não por necessidade

O crédito serve para comprar coisas de que não precisamos, com o dinheiro que não temos

Compram-se muitas coisas que não precisamos para nada.

Certas pessoas gostam de fazer vista na rua, com carros novos e caros, e depois devem a tudo e a todos.

Infelizmente, este país tem muita gente que faz uso do "mais vale parecer de que ser"

Vai-se de férias para o estrangeiro e paga-se em 4 anos:confused: , quando nem o próprio país conhecem

Depois de usarem 6 cartões de crédito, com + não sei quantos créditos em cima, enfim....depois fala-se em crise

Mas qual crise?

Cada vez vejo mais Porsche's, BMW, Mercedes, Audi, muitos de 100 mil euros para cima

A crise é só para alguns, e são aqueles que pouco ganham, que têm um T2 para pagar, mais o colégio dos filhos, etc etc

Não é à toa que essas empresas inundam TV's jornais, revistas, painéis, etc com "Ligue já, tome lá 500€"

Na minha opinião, 80% dos créditos que se fazem são por vaidades, não por necessidade

O crédito serve para comprar coisas de que não precisamos, com o dinheiro que não temos

O crédito por exemplo para comprar uma casa é necessário. A partir daí quanto muito um carro, mas isso já se pode desenrascar com um pior..

O crédito por exemplo para comprar uma casa é necessário. A partir daí quanto muito um carro, mas isso já se pode desenrascar com um pior..

Achas mesmo que é necessário? Eu não acho. Já fiz ainda há dias aí umas contas à merceiro (nem foi preciso mais) para ver que SÓ FAZ CRÉDITOS QUEM NÃO SABE FAZER CONTAS.

Precisamente. São o essencial, uma casa, obviamente, e um carro.

Também não sou radical, se a coisa estiver + ou -, e se não interferir noutras coisas, pode-se comprar uma ou outra coisa dessa forma[;)]

Achas mesmo que é necessário? Eu não acho. Já fiz ainda há dias aí umas contas à merceiro (nem foi preciso mais) para ver que SÓ FAZ CRÉDITOS QUEM NÃO SABE FAZER CONTAS.

Eu sei fazer as minhas contas, e não tinha 20 ou 30 mil contos para comprar uma casa.
Para não fazer créditos, comprei um óptimo carro, VW Passat(a gasolina), com 60 mil, 1 dono, por 6500€(há 3 anos). Se tivesse a pancada do "diesel é muito mais economico", por um igual dava 15ou 16 mil euros, com o triplo dos kms......

Precisamente. São o essencial, uma casa, obviamente, e um carro.

Também não sou radical, se a coisa estiver + ou -, e se não interferir noutras coisas, pode-se comprar uma ou outra coisa dessa forma[;)]

Precisamente, por isso é que há esta crise! Crise:confused: :confused: não há crise nenhuma os créditos continuam na hora do dia...

Mas tu achas que o exemplo de má gestão de dinheiro, sobre-endividamento e afins aplica-se a essa gente?

É aquele que compra o belo do Clio ou Corsa 1.2 a 8 anos quando já tem n empréstimos para as coisas mais ridículas que é o "alvo" principal desta crise...

E com o credito habitação as coisas ja começam a ficar mesmo MUITO MUITO complicadas para muito boa gente dita...classe média

Precisamente, para circularem carros do preço de casas, em barda, é que a chamada classe média(como quem diz....) está sufocada, literalmente.

E muitos desses carros, meu amigo, somos nós que os pagamos, pois há institutos, ministerios e afins que, por óbvia necessidade pública os compram....
ou amigos de politicos que fazem "negocios" com o Estado e que ficam ricos num abrir e fechar de olhos....

Eu sei fazer as minhas contas, e não tinha 20 ou 30 mil contos para comprar uma casa.
Para não fazer créditos, comprei um óptimo carro, VW Passat(a gasolina), com 60 mil, 1 dono, por 6500€(há 3 anos). Se tivesse a pancada do "diesel é muito mais economico", por um igual dava 15ou 16 mil euros, com o triplo dos kms......

Não tinhas não compras... simples.

E a resposta da praxe "estou a pagar uma coisa que é minha" é o principio da negação da matemática básica.

Pois, eu comprei um carro de 3500€ com 156 000km e podia ter comprado um de mais do dobro e com 1/8 dos km.
Há quem ganhe 500€ por mês tem uma conta seca e compra um carro de 15 ou 20 000€ .............................. VIVAAAAAAA apr:)

Voltar
Superior