Crise !? Satus !? Mais Olhos que Barriga???

A minha área, as TI, vamos entrar numa crise tão profunda que mais parece transe.
precisamos de alguns milhões a fundo perdido já, subsidio para gasolina gforce (já estou a prever o futuro) e uma isenção de contibuição para a SS por 4 decadas

A tua área é muito voltada para quem tem dinheiro - exceptua os pequenos restaurantes e tasquinhos. O preço de uma noite em Hotel é sempre um absurdo, para mais sabendo a diferença de preços que fazem a um particular e a empresas!

Não é bem assim. Há hoteis e restaurantes para quase todas as carteiras.

E não te esqueças dos estrangeiros. Um Hotel que custe 150€ por noite já não é para qualquer português, mas para para alguns estrangeiros não é muito...e esses também serão afectados por uma possível crise...

Vou tentar ir trabalhar para um Hotel ainda mais caro, para ver se a crise não chega lá[:D]

A minha área, as TI, vamos entrar numa crise tão profunda que mais parece transe.
precisamos de alguns milhões a fundo perdido já, subsidio para gasolina gforce (já estou a prever o futuro) e uma isenção de contibuição para a SS por 4 decadas

Pois, eu sei o que tu farias com dinheiro a fundo perdido!![:D]
annonce_45733_0.jpg
[:D] [:D]

Falta de dinheiro na classe média, classe que é fundamental num pais desenvolvido..cada vez pessoas mais pobres, taxas de juros altissimas para quem contraiu empréstimos...etc

Crise é uma miragem para ti[:D]
O tópico em referência afirma que se sente uma preocupação crescente com a crise Bolsista, pois esta constuma anteceder em 6 meses a verdadeira crise económica.

Se leste o mesmo que eu, poderemos agora chegar ao ponto em que divergimos de opinião sobre o que é ou poderá ser a crise.

Porque de repente, toda a gente está alarmada, com a crise.

Mas ninguém ainda me explicou o que é a crise.

Posso ser um pouco cabeça dura, mas não embarco em pânicos colectivos. Desculpem. [;)]

Quanto ao resto, também posso dar a minha opinião.

Não devemos estar a falar da mesma classe média.
Mas de qualquer modo, a ilação imediata para o estado de espírito das pessoas é que se viveu uns tempos no reino da fantasia.

E o problema, não está nos plasmas e outras coisas. É mesmo o da habitação, que consome cerca de 80% dos rendimentos disponíveis dos consumidores.
Ainda ninguém percebeu isso?

Eu passei anos e anos a ver gajos a atolarem-se até ao tutano para comprar uma casa especial, sem olhar a preço, porque podia-se pagar em 50 anos e a taxa de juro finalmente estaria controlada. (Vejam as minhas intervenções no mercado de arrendamento...).

O maior erro que se pode fazer.

Como é que uma família consegue viver com uma média de 80% do seu rendimento afecta à prestação de uma casa?

Vocês ainda não perceberam do que se está a passar?

A crise veio agora de repente e pelas mãos das forças do mal???

Ao menos tentem entender o que se está a passar.

O tópico em referência afirma que se sente uma preocupação crescente com a crise Bolsista, pois esta constuma anteceder em 6 meses a verdadeira crise económica.

Se leste o mesmo que eu, poderemos agora chegar ao ponto em que divergimos de opinião sobre o que é ou poderá ser a crise.

Porque de repente, toda a gente está alarmada, com a crise.

Mas ninguém ainda me explicou o que é a crise.

Posso ser um pouco cabeça dura, mas não embarco em pânicos colectivos. Desculpem. [;)]

Quanto ao resto, também posso dar a minha opinião.

Não devemos estar a falar da mesma classe média.
Mas de qualquer modo, a ilação imediata para o estado de espírito das pessoas é que se viveu uns tempos no reino da fantasia.

E o problema, não está nos plasmas e outras coisas. É mesmo o da habitação, que consome cerca de 80% dos rendimentos disponíveis dos consumidores.
Ainda ninguém percebeu isso?

Eu passei anos e anos a ver gajos a atolarem-se até ao tutano para comprar uma casa especial, sem olhar a preço, porque podia-se pagar em 50 anos e a taxa de juro finalmente estaria controlada. (Vejam as minhas intervenções no mercado de arrendamento...).

O maior erro que se pode fazer.

Como é que uma família consegue viver com uma média de 80% do seu rendimento afecta à prestação de uma casa?

Vocês ainda não perceberam do que se está a passar?

A crise veio agora de repente e pelas mãos das forças do mal???

Ao menos tentem entender o que se está a passar.

Obviamente que a crise não apareceu ontem do nada.....

Já que tanto criticas os emprestimos, diz-me como é que sem eles os porugueses poderiam ter habitação propria?

Não falo no resto, porque carros e férias são um verdadeiro luxo, agora uma casa.

O mercado do aluguer em portugal não é dos melhores, basta ver que na maior parte dos casos se prefere comprar que arrendar[;)]

Um pais está em crise quando tem ordenados baixissimos e mais de 80% da população está endividada até aos cabelos

E num contexto mais global? O que achas?

Num contexto global (mundial)?

Julgo que vai acentuar-se a actual tendência de desvio da riqueza da Europa e EUA para os novos players mundiais, designadamente os BRICs (Brasil, Rússia, India, China) e mais alguns. De certo modo assiste-se a um re-equilibrar da balança da riqueza mundial, com o mundo ocidental a ter que ceder alguma coisa.
O actual cenário de crise vai continuar e entrar por 2009 adentro. Em causa estão aqui factores de peso: aumento dos preços do petróleo, o que pressiona muito as margens das empresas e é desfavorável para as trocas comerciais globalizadas (o mundo torna-se subitamente maior); retracção do consumo privado das famílias europeias e americanas, por efeito do sobre-endividamento, desemprego, etc; continuação da crise financeira na Banca, com falta de liquidez, maior aperto nos critérios de concessão de crédito, e consequente redução das taxas de crescimento do investimento e do consumo.

Mas é preciso não desesperar. A economia anda em ciclos!

Não é bem assim. Há hoteis e restaurantes para quase todas as carteiras.

Hotéis dificilmente (tascos piolhosos não conta).

O que me irrita é ir a um hotel (e aqui estou a contar um caso concreto na primeira pessoa) onde o preço de tabela, ao balcão e por noite é de 200 euros e, através de marcação por meio da empresa (que marca lá um quarto de longe a longe, nem é grande cliente) o preço é de 75 euros!

Ou seja, o preço que é possível praticar é aceitável, mas o preço pedido a um particular é um absurdo!

Não acham que o ramo imobiliário também está a sofrer um abanão valente? :confused:

Cada vez vejo mais anúncios de venda de casa/apartamento e com as condições de crédito concedido pela banca a serem mais rigorosos (ou não?!), cada vez há menos compradores...

ou seja, "crise", gera "crise"...

just my two cents...

Obviamente que a crise não apareceu ontem do nada.....

Já que tanto criticas os emprestimos, diz-me como é que sem eles os porugueses poderiam ter habitação propria?
Tu não me vês a criticar os empréstimos. Vês-me preocupado é com os níveis de endividamento das famílias. Perfeitamente assustador.

E fomentou-se uma opinião generalizada de que compensava comprar casa, de olhos fechados.

1. Em vez de um casal comprar um T1 por 80,000€, aproveitou-se o facto do crédito estar barato e ser bonificado para se comprar casa pelo dobro do preço, sem se exigir o dobro da qualidade. Dramático.

2. As pessoas em todo o mundo atrasam a saída de casa dos pais. Mas como eles são parvos e nós portugas é que somos os que demos o mundo ao mundo, ainda um gajo não dá conta de ter terminado o curso, está a montar casa, casar e ter uma lua de mel nas Caraíbas. Não se pode esperar mais uns anos, para se poderem tomar as opções profissionais mais adequadas ao início de carreira. Não senhor. É de cabeça e de olhos fechados.

3. As pessoas não estão à procura de um trabalho. Não senhor. Estão à procura de um emprego e o mais estável possível, por favor, pois há contas a pagar, um filhote a caminho.
Puf.... Apagou-se a chama.
Lutar para ter um melhor trabalho, uma carreira exigente? O que é isso?

Acredita, assim não vamos lá.

E como tenho dito no meu tempo de antena, o que é necessário é mudar as mentalidades. E depressa.

.........

É mesmo o da habitação, que consome cerca de 80% dos rendimentos disponíveis dos consumidores.

Eu também não embarco em pânicos colectivos.

A habitação é, de facto, um grande problema.

As pessoas pagam mais do que deviam (e mais do que podem) pelas casas.

Eu nunca tive esse problema, porque em Portugal gastava pouco mais de 25% do que ganhava em despesas de habitação, e aqui em Tenerife gasto menos de 20%.

A especulação imobiliária teve um papel fundamental nessa "crise", e as casa subiram para valores demasiado altos. Antes qualquer pessoa vendia a casa por mais dinheiro do que tinha pago, agora muitas perdem dinheiro...

Além disso, todos queriam uma casa melhor do que a que podiam pagar...

Aqui em España passa-se o mesmo, presumo. Todas as ruas tem MUITAS casa à venda, e há MUITO tempo... não deve estar fácil para vender...

Mas fora a parte da habitação, o custo de vida tem subido muito. Aqui em España, por exemplo, os óleos alimentares e o leite, subiram vinte e tal por cento no último ano (vi nas notícias)...

Os combustíveis estão caríssimos...nas férias, em Portugal, paguei 75€ para atestar um Clio:sh)

Mesmo aqui em Tenerife, desde Janeiro até agora a SC95 subiu de 80 centimos para quase 96:sh)

Os salários não têm tido aumentos significativos, o poder de compra tem diminuido...

Eu, da minha parte, não tenho grandes razões para me preocupar, para já...
Apesar do custo de vida ter aumentado, o meu poder de compra aumentou também. Tenho tentado evoluir em termos profissionais, apostei também na minha formação (tinha um curso nível III, agora sou licenciado) apesar de estar a trabalhar (trabalhador-estudante), continuo em busca de evolução profissional, nem que para isso seja preciso emigrar (foi o que fiz), e quando sair daqui deverei ir para outro país estrangeiro, para que continue a evoluir. Neste momento da minha vida (29 anos), a evolução profissional é o meu maior objectivo.

Hotéis dificilmente (tascos piolhosos não conta).

O que me irrita é ir a um hotel (e aqui estou a contar um caso concreto na primeira pessoa) onde o preço de tabela, ao balcão e por noite é de 200 euros e, através de marcação por meio da empresa (que marca lá um quarto de longe a longe, nem é grande cliente) o preço é de 75 euros!

Ou seja, o preço que é possível praticar é aceitável, mas o preço pedido a um particular é um absurdo!

Aqui em Tenerife tens hoteis, nesta altura, a fazer 50€ por noite com tudo, mesmo tudo, incluido![:D] [:D] Alguns estão na m****, e queixam-se que estão a ter prejuizo, porque os hóspedes ficam as 24h do dia no hotel, a consumir sem pagar, em vez de irem gastar dinheiro fora.[:D] [:)]

Mas a maioria dos particulares não paga o preço de balcão....

Eu não sou frequentador de hotéis, mas o último onde estive, o preço de balcão para uma junior suite era de 700 euros, e paguei 58[:blush:] [kiss] [;)]

Última edição:
Tu não me vês a criticar os empréstimos. Vês-me preocupado é com os níveis de endividamento das famílias. Perfeitamente assustador.

E fomentou-se uma opinião generalizada de que compensava comprar casa, de olhos fechados.

1. Em vez de um casal comprar um T1 por 80,000€, aproveitou-se o facto do crédito estar barato e ser bonificado para se comprar casa pelo dobro do preço, sem se exigir o dobro da qualidade. Dramático.

2. As pessoas em todo o mundo atrasam a saída de casa dos pais. Mas como eles são parvos e nós portugas é que somos os que demos o mundo ao mundo, ainda um gajo não dá conta de ter terminado o curso, está a montar casa, casar e ter uma lua de mel nas Caraíbas. Não se pode esperar mais uns anos, para se poderem tomar as opções profissionais mais adequadas ao início de carreira. Não senhor. É de cabeça e de olhos fechados.

3. As pessoas não estão à procura de um trabalho. Não senhor. Estão à procura de um emprego e o mais estável possível, por favor, pois há contas a pagar, um filhote a caminho.
Puf.... Apagou-se a chama.
Lutar para ter um melhor trabalho, uma carreira exigente? O que é isso?

Acredita, assim não vamos lá.

E como tenho dito no meu tempo de antena, o que é necessário é mudar as mentalidades. E depressa.

Tenho de concordar...casais amigos compraram casa XPTO apoiados em ordenados de 600€*2 (1200€ portanto) em que o salário de um não chega para pagar o crédito habitação.
Muitos deles já pagam 700/800€ de crédito habitação....e não vai parar por aqui!

Desculpem, mas não embarquei em aventuras como muitos amigos meus. Felizmente posso continuar a comer uns bifes de vez em quando e a jantar fora quando me dá na telha desde que possa fazê-lo no momento.

A prestação do crédito habitação que tenho, é aprox. 25% do rendimento mensal meu e da minha namorada. E é assim que o pretendo manter.
Se o juro subir? Ainda tenho margem para suportar algumas subidas nos próximos tempos...[;)]

concordo no ponto 1 já ando a dizer isso a algum tempo

já não concordo no ponto 2 e 3

no 2 olha de lá por fora sai-se de casa dos pais mais cedo, mas partilha-se casa com amigos , vivem-se aventuras amorosas e depois assenta-se.
cá compra-se 1º o carro depois a casa, mas primeiro há casório gigantesco.

no 3 concordo em metade, há um pensamento enraizado que trabalho é frete para pagar as contas e não carreira.
mas no caso das mulheres há mesmo uma necessidade de arranjar um trabalho mais estável, é muito complicado ter trabalho precário e ser mãe.
há discriminação negativa no mercado de emprego em relação as mães trabalhadoras,
lembro-me agora de uma noticia que saiu no dia internacional da mulher que: 93% das mulheres trabalhadoras alemãs sentiam que a sua carreira parava quando eram mães.

A malta tem a tara da casa própria, mas qd eu era puto vivia numa casa alugada!!! O aluguer É uma alternativa viável! E dormia na sala de um T1 num móvel escamoteável!
Um casal de amigos enfermeiros comprou um apartamento de 200k€, tem 2 empregos para pagar as contas...pq?
A crise do imobiliario ainda nao chegou a Portugal!!! Qd as taxas de juro aumentarem ainda mais, ainda pra mais agravado pelo facto de existirem muitas mais casas do que aquelas q são necessárias à venda, vou ver muito casa vaga por aí, mesmo muita, e a preços baixos!
A crise foi-se criando na ilusão dos créditos fáceis, por todo o mundo ocidental.

A malta tem a tara da casa própria, mas qd eu era puto vivia numa casa alugada!!! O aluguer É uma alternativa viável!

A prestação bancária, neste momento, ainda consegue ser mais baixa que a renda mensal para o mesmo tipo de habitação.

Não é de estranhar, portanto, que as pessoas prefiram comprar - é mais barato!

Por outro lado, fartos de inquilinos que não pagam estão os senhorios fartos, logo também há pouca vontade de alugar.

Ouvi na TV, que indevidamento de Portugal ao estrageiro era hoje 100% igual ao PIB. Mas....isto é a falência do País!

Oh, que nós chegamos!

Voltar
Superior