Crise !? Satus !? Mais Olhos que Barriga???

Por outro lado, fartos de inquilinos que não pagam estão os senhorios fartos, logo também há pouca vontade de alugar.

Aqui, a moda é fazer contratos de 3 meses, ao início. Depois de conhecer o inquilino, já aumentam o prazo. O meu senhorio fez-me de 1 ano (ou 5, se eu quizesse), mas paguei 2 meses de fiança, para evitar dissabores.

Era bom se todos os senhorios fizessem contratos, pelo menos.

Aí em Portugal, há senhorios a pedir fiadores para contratos de arrendamento, por precaução.

Aqui, a moda é fazer contratos de 3 meses, ao início. Depois de conhecer o inquilino, já aumentam o prazo. O meu senhorio fez-me de 1 ano (ou 5, se eu quizesse), mas paguei 2 meses de fiança, para evitar dissabores.

Não sei como é em Espanha, mas em Portugal não adianta que o contrato diga lá 3 meses ou um ano porque o senhorio não pode pôr o inquilino na rua sem ir para tribunal de qq forma.

O meu pai também aluga uns escritórios e no início pagam-lhe dois meses adiantados. Na prática não dá garantia nenhuma - há estafermos que depois desses dois meses nunca pagam mais um chavo. Ou seja, ficam lá um ano pelo preço dos dois meses iniciais.

Não sei como é em Espanha, mas em Portugal não adianta que o contrato diga lá 3 meses ou um ano porque o senhorio não pode pôr o inquilino na rua sem ir para tribunal de qq forma.

O meu pai também aluga uns escritórios e no início pagam-lhe dois meses adiantados. Na prática não dá garantia nenhuma - há estafermos que depois desses dois meses nunca pagam mais um chavo. Ou seja, ficam lá um ano pelo preço dos dois meses iniciais.

Não pode?

Na casa onde estive antes desta, o senhorio fez contracto de 3 meses. E tinha a casa á venda e não me disse[8b] [8b]

Um mês antes do fim do contrato, recebi uma carta a avisar da não renovação...

aí é o mesmo, creio...

realmente essa de comprar casa mais cara do que o necessário é bem verdade e explica muita coisa... a mim até me dava um arrepio quando ouvia falarem que compraram casa de 100 mil euros... sim, porque o exemplo dado pelos bancos é sempre 100 mil euros, vá-se lá saber porquê...

Os sectores que irão ser mais atingidos são os que estão dependentes do custo da energia, muito em especial do petróleo e derivados.

Claro que depois estes começam também a afectar o resto da economia.

Certo também é que as crises são excelentes para muita gente ganhar dinheiro e fazer grandes negócios.

Os sectores que irão ser mais atingidos são os que estão dependentes do custo da energia, muito em especial do petróleo e derivados.

Claro que depois estes começam também a afectar o resto da economia.

Certo também é que as crises são excelentes para muita gente ganhar dinheiro e fazer grandes negócios.

Por exemplo?

O sector dos automóveis novos e das revistas de carros vai sofrer bastante.[:)]

Já o sector das peças para veículos fora da garantia de fábrica via crescer em virtude das pessoas passarem a aguentar os carro durante mais anos.

O negócio dos transportes terrestres comboio / autocarros vai crescer significativamente bem como a industria à volta do fabrico desses veículos.

São exemplos.

Já que se fala aqui do enterranço nos créditos habitação...

Uma coisa feita à pressa sem considerar muitas variáveis tenho o seguinte...

Sem título.JPG

Ou seja um apartamento de 65 000€ com prestação mensal de 373,21€ fica com o preço final de 179 140,80€ -------- fantástico [:D]

Por um apartamento do mesmo valor pago de renda 200€ (nunca foi actualizada em 6 anos) ao fim de 40 anos pago 96 000€ e poupo na mensalidade 173,21€ o que dá ao fim de 40 anos uma poupança de 83 140,80€.

Ou seja poupei o suficiente para comprar o "mesmo" apartamento e ainda sobram uns trocos. [:D]

E se a crise me bater à porta ainda me posso escapar a alugar um quartito que fica por metade do preço... quem comprou a casa (ficou agarrado) vende a casa e fica só com o quarto. [:)]

Agora quero ver a baterem estas contas à merceeiro.:confused:

Se a crise se continuar agravar-se o sector agricola é precisamente o que menos sofre. Aliás poderá até desenvolver-se, a nivel privado principalmente. É simples, as pessoas podem cortar em tudo mas sem comer não vivem logo há um limite para a crise... isto nos países desenvolvidos.

O que mais sofrerá será o ramo automóvel e o da construção.

Já que se fala aqui do enterranço nos créditos habitação...

Uma coisa feita à pressa sem considerar muitas variáveis tenho o seguinte...

Ver anexo 36294

Ou seja um apartamento de 65 000€ com prestação mensal de 373,21€ fica com o preço final de 179 140,80€ -------- fantástico [:D]

Por um apartamento do mesmo valor pago de renda 200€ (nunca foi actualizada em 6 anos) ao fim de 40 anos pago 96 000€ e poupo na mensalidade 173,21€ o que dá ao fim de 40 anos uma poupança de 83 140,80€.

Ou seja poupei o suficiente para comprar o "mesmo" apartamento e ainda sobram uns trocos. [:D]

E se a crise me bater à porta ainda me posso escapar a alugar um quartito que fica por metade do preço... quem comprou a casa (ficou agarrado) vende a casa e fica só com o quarto. [:)]

Agora quero ver a baterem estas contas à merceeiro.:confused:

Esses juros são "normais", os meus pais quando pediram emprestimo para a casa,no inicio a mensalidade era só para pagar juros.

Ao fim de 40 anos não tens casa, e com o dinheiro que poupaste não compras casa nenhuma.
Isto sem contar com os problemas com os arrendatarios.

Agora se as pessoas não querem abdicar de ter um certo estilo de vida durante uns bons 10 aninhos, o arrendamento pode ser um remedeio.

Esses juros são "normais", os meus pais quando pediram emprestimo para a casa,no inicio a mensalidade era só para pagar juros.

Ao fim de 40 anos não tens casa, e com o dinheiro que poupaste não compras casa nenhuma.
Isto sem contar com os problemas com os arrendatarios.

Agora se as pessoas não querem abdicar de ter um certo estilo de vida durante uns bons 10 aninhos, o arrendamento pode ser um remedeio.

Ao fim de 40 anos além de não ter pago os juros ainda tenho uma rentabilidade de 4% capitalizavel.

Mas se calhar com uma conta poupança habitação ainda renderá mais, não sei...:confused:

Edit:E dessas pessoas que compraram casa ao fim do prazo do crédito quantas é que ainda terão casa!?

Então se for uma pessoa a poupar e que saiba investir... ao fim do prazo não só poderá ter dinheiro para comprar uma casa como até duas ou três.

Última edição:
"Se a crise se continuar agravar-se o sector agricola é precisamente o que menos sofre. "

Tens uma ideia do custo de irrigação de um hectare? Sabes quando custa gradar com tractor? O custo dos fertilizantes? O transporte dos produtos?

"E dessas pessoas que compraram casa ao fim do prazo do crédito quantas é que ainda terão casa!?"

Há cerca de 2 anos lembro-me de um tópico em que se falava destas coisas. Na altura, um user atirou a hipótese de os juros chegarem ao 5%, foi logo apodado de alarmista e exagerado. Por este andar, bem podemos estar nos 8% dentro de 2 anos. Ai sim, vamos assistir a situações dramáticas mesmo em grupos mais protegidos da classe média. E não adianta entregar as casas, os bancos não vão quere-las...

"E dessas pessoas que compraram casa ao fim do prazo do crédito quantas é que ainda terão casa!?"

Há cerca de 2 anos lembro-me de um tópico em que se falava destas coisas. Na altura, um user atirou a hipótese de os juros chegarem ao 5%, foi logo apodado de alarmista e exagerado. Por este andar, bem podemos estar nos 8% dentro de 2 anos. Ai sim, vamos assistir a situações dramáticas mesmo em grupos mais protegidos da classe média. E não adianta entregar as casas, os bancos não vão quere-las...

Podemos chegar a um ponto em que as casas desvalorizem até mais de 25% não me admirava muito. Se já actualmente há excesso de habitação imagina com a pressão de venda por "enterranço" (não gosto muito desta palavra mas é bem real, infelizmente)

Só mais uma achega! A casa onde estou actualmente vale menos do que quando vim para cá e ainda aguenta bem mais uns 20 anos sem grandes intervenções. se a fosse a comprar actalmente já estava a ganhar com a DESVALORIZAÇÃO do imóvel.

Última edição:
Ao fim de 40 anos além de não ter pago os juros ainda tenho uma rentabilidade de 4% capitalizavel.

Mas se calhar com uma conta poupança habitação ainda renderá mais, não sei...:confused:

Edit:E dessas pessoas que compraram casa ao fim do prazo do crédito quantas é que ainda terão casa!?

Então se for uma pessoa a poupar e que saiba investir... ao fim do prazo não só poderá ter dinheiro para comprar uma casa como até duas ou três.

Tens muita razão no que dizes mas o mais provavel de acontecer (eu incluo-me no que vou dizer) é que a malta apanha-se com dinheiro e estoiram tudo em ferias,carros,roupas,etc e depois chegam ao fim do prazo com poucas ou nenhumas poupanças.

Tens muita razão no que dizes mas o mais provavel de acontecer (eu incluo-me no que vou dizer) é que a malta apanha-se com dinheiro e estoiram tudo em ferias,carros,roupas,etc e depois chegam ao fim do prazo com poucas ou nenhumas poupanças.

Pois uma coisa é a gestão em numeros outra coisa é conciliar isso com a gestão emocional desses numeros. Aí estamos de acordo, depende do perfil de cada um. O que para mim não faz sentido é, e tenho dito muitas vezes, usar o argumento "mas estou a pagar uma coisa que é para mim", ao gastar o dinheiro em férias roupas etc. também está a ser investido na pessoa mas noutros bens e o rácio de ganho considero que é superior em bens.

Voltar
Superior