crise vs tdi

eLniNo

Piloto que ensinou o Stig
Hoje, enchi-me de paciência e decidi poupar combustível. Tinha tempo para fazer a viagem, ía sozinho no carro, o tempo estava bom e a temperatura amena, o transito era pouco... enfim... factores que contribuíram para o sucesso da operação.

Então entro no carro, à porta de casa (Viseu), faço reset à média parcial e inicio a marcha. Sempre com um andamento suave, sem arranques bruscos e a trocar de mudança às 2000rpm.

Entro na AE e defino o Cruise Control para uma velocidade que me fizesse sentir seguro... 100km/h foi a velocidade que achei mais indicada. O ponteiro das rotações em cima das 2000rpm em 6ª velocidade, tiravam um bom rendimento do motor cujo binário maximo é de 250nm às 1900rpm.

Fiz uma viagem tranquila, a ouvir musica, luzes e sofagem ligadas...

Chego à garagem (Aveiro), desligo o carro e é altura de fazer contas à vida.

Média total da viagem:
2112081746ow0.jpg

A autonomia restante:
2112081747pg8.jpg

Distancia percorrida:
2112081748zr6.jpg

Velocidade média:
2112081749dp0.jpg

E por fim, o tempo total da viagem:
2112081750kg7.jpg

O velhinho 1.9 tdi, afinal ainda sabe fazer das suas! apr:)

Infelizmente não tenho paciencia para andar muitas vezes com este andamento, de maneira que fazer quase o dobro da média é o normal :sh)

Mas se a crise for mesmo muita, sei que posso contar com ele [;)]

E vocês, que consumos conseguem em situações ideais com os vossos bolides?

Parabéns pelo esforço. Para a próxima não uses o cruise control porque estás bastante longe de aproveitar as capacidades desse motor.
Ah e apresenta resultados de depósitos inteiros ou pelo menos Viseu-Aveiro-Viseu que a descer é fácil.

No passado fim de semana fiz uma viagem de aproximadamente 200km desde guimarães até a montalegre e regresso a guimarães (e mais umas voltinhas). O percurso envolve algumas subidas e descidas e bastantes curvas, tipicas das estradas ded montanha.Na ida, sempre que possivel ultrapassava os carros mais lentos (bastantes) nas pequenas rectas (sempre perseguido por um leon I tdi cinza[:D]) pois queria chegar a montalegre ainda de dia e com algum tempo de brincar um bocado na neve!!
No regresso a condução foi igual à da ida, com excepção dos primeiros km devido à neve presente na estrada.
O carro utilizado foi um nissan note 1.5 dci 86cv e a média final foi de 3.9l/100km, que para o percurso e condução praticada foi excelente.
A média real do carro é de 4.8l/100km no cia a dia.
De notar que o ar condicionado foi utilizado várias vezes, principalmente para desembaciaros vidros!!!!

Eu no meu a fazer assim uma condução despreocupada também já fiz 3,4l aos 100. No renault clioII dci 80 cv. Foi em estrada nacional sempre a 90. Agora andando um pouco mais depressa faço facilmente 4,4. Sem andar a pastelar.

Já consegui fazer media de 2.8 L aos 100 desde Aveiras até Leiria na N1, mas no fim da viagem estava pronto para cortar os pulsos...

Já consegui fazer media de 2.8 L aos 100 desde Aveiras até Leiria na N1, mas no fim da viagem estava pronto para cortar os pulsos...

[:D]

imagino... também não tenho paciência para repetir a dose... mas 2.8l é qualquer coisa!

Quanto é que faria um híbrido nas mesmas condições? [;)]

Parabéns pelo esforço. Para a próxima não uses o cruise control porque estás bastante longe de aproveitar as capacidades desse motor.
Ah e apresenta resultados de depósitos inteiros ou pelo menos Viseu-Aveiro-Viseu que a descer é fácil.

Sem cruise control seria incapaz de vir a 100km/h... :sh)

É óbvio que não vou andar um deposito na poupança, isto foi só um exemplo de que é possível gastar muito pouco, caso haja mesmo necessidade.

O percurso inverso faz-me gastar em média mais meio litro aos 100. [;)]

Por iniciativa própria não sou capaz de andar a pastelar, como diz um user é de cortar os pulsos :)

O ano passado tive um problema com o meu ex-carro (golf 1.9 tdi) e tive que vir de Córdoba a Lx a não mais de 70 km/h, saí lá com luz do dia, cheguei a Lx à 1h30..... foi de morrer, mas a média final foi de 2,7l/100. [:D]

De qualquer forma espero nunca mais gastar tão pouco!

Com o SportCoupe (220cdi) o mínimo que já fiz foi de férias à volta de 300 kms pelo norte de Portugal com média 5,1.

Bem, 3,6 é qlq coisa. Aqui está o grande trunfo dos diesel: conseguem-se faer médias bem abaixo das que são anunciadas pelo fabricante.
No meu caso, com um tdi 105 e depois de uma viagem (+-60km) até a serra tenho no cb 4,4l/100 num ritmo, pode dizer-se, normal.

[:D]

imagino... também não tenho paciência para repetir a dose... mas 2.8l é qualquer coisa!

Quanto é que faria um híbrido nas mesmas condições? [;)]

Boa pergunta[;)]

Eu acho que, (e falo por mim também pois demorei anos a refinar a minha condução e ainda estou sempre a melhorar), muita gente não sabe/consegue conduzir de uma forma económica!

Os carros hoje em dia (mesmo de concepção até uns 10 anos atrás no caso de alguns Turbo-diesel) ja permitem consumos muito bons desde que se esforce minimamente para isso ou se ajuste a condução pra tal!

É certo que para fazer 2.8L estava quase a pastar (mesmo assim ia a 80-100, por vezes é que descia aos 60) mas consumos na casa dos 4-5 L são relativamente faceis de obter, desde que se queira e não é preciso andar a morrer na estrada[;)]

Bem... de Viseu a Aveiro é a descer... é natural que tenhas feito um bom consumo :) no sentido inverso duvido que faças apenas mais meio litro como dizes...

Eu o ano passado quando fui á Serra da Estrela, no regresso a casa o carro ficou com uma média inferior a 5 litros (Passat 1.9 tdi 115), mas para isso muito contaram aqueles 40 Km a descer em que quase não se tocou no acelerador..

Eu o melhor que fiz a ritmos "normais" foram 40 km de AE entre um pouco antes de Aveiro e Coimbra.
O CB apresentava consumo médio de 4.4 para Velocidade Média de 101 km/h (1.6hdi 110cv)

O mais "giro" disto tudo é que é preciso haver uma crise para se começar a pensar e a agir no sentido da poupança... :sh)

Não tenho CB no meu, por isso médias era todas à mão e de depósitos completos. Ou seja, nada de uma viagem em AE e ver..

TDI 100cv, melhor média de 4.2 L/100km. Ou seja, em AE normalmente ia entre os 90 e 110, por isso teria de fazer esses consumos que apontas, difícil é andar na nacional e cidade, é preciso conhecer muito bem o carro e ter muita paciência [:D]

O mais "giro" disto tudo é que é preciso haver uma crise para se começar a pensar e a agir no sentido da poupança... :sh)

Eu ja estou em "modo poupança" na condução desde 2003, logo a quando dos primeiros sinais do que por ai vinha, quando o gásoleo entrou na casa dos 70 centimos o litro[;)]

Neste momento, nenhum depósito meu (fora viagens de longo curso) me dura menos que 15 dias!

Aliás, este depósito que tenho agora, se tudo correr bem, vai-me durar para bem mais de 20 dias!

Bem, esses 3.6 são bons, mas nesse trajecto não é nada de mais, pois vem-se muito tempo a descer, com o motor sem carga.

Em termos do teste ter sido feito aos 100kmh, aproveitando a faixa de utilização no binário máximo (ou perto), sem dúvida q isso tem reflexos muito significativos na média.
Eu noto perfeitamente q se andar na casa dos 90/100kmh com o CC ligado faço constantermente consumos na casa dos 4.0/4.5 aos 100 no meu C4 1.6 hdi.

Mas os meus parabéns pelo esforço de vir de Viseu para Aveiro só na casa dos 100kmh [:D] apr:)apr:)

No meu velhinho 1.9 JTD (105 cv) o mínimo que alguma vez fiz foram 5.9 litros/100km mas raramente ando com o carro em percursos que ajudam na poupança.

Last edited:
Hoje, enchi-me de paciência e decidi poupar combustível. Tinha tempo para fazer a viagem, ía sozinho no carro, o tempo estava bom e a temperatura amena, o transito era pouco... enfim... factores que contribuíram para o sucesso da operação.

Então entro no carro, à porta de casa (Viseu), faço reset à média parcial e inicio a marcha. Sempre com um andamento suave, sem arranques bruscos e a trocar de mudança às 2000rpm.

Entro na AE e defino o Cruise Control para uma velocidade que me fizesse sentir seguro... 100km/h foi a velocidade que achei mais indicada. O ponteiro das rotações em cima das 2000rpm em 6ª velocidade, tiravam um bom rendimento do motor cujo binário maximo é de 250nm às 1900rpm.

Fiz uma viagem tranquila, a ouvir musica, luzes e sofagem ligadas...

Chego à garagem (Aveiro), desligo o carro e é altura de fazer contas à vida.

Média total da viagem:

A autonomia restante:

Distancia percorrida:

Velocidade média:

E por fim, o tempo total da viagem:

O velhinho 1.9 tdi, afinal ainda sabe fazer das suas! apr:)

Infelizmente não tenho paciencia para andar muitas vezes com este andamento, de maneira que fazer quase o dobro da média é o normal :sh)

Mas se a crise for mesmo muita, sei que posso contar com ele [;)]

E vocês, que consumos conseguem em situações ideais com os vossos bolides?

Já agora qual é o TDI? 110 CV?

apr:)apr:)apr:)

Back