Julguei que se tratasse de uma brincadeira. Ou então, a julgar por outra notícia interessante - Paris Hilton havia sido detida na África do Sul depois de uma sessão de fumos ilegais - pensei que pudessem estar relacionadas e ser mais do que uma mera coincidência temporal.
As vedetas poderiam ter ido beber um copo inocente e acordado algumas horas mais tarde, com um puto sul-africano com um ano de idade de camisola da selecção portuguesa vestida no banco de trás do automóvel. Ronaldo, comovido ao ver o seu nome na camisola, arrumou o miúdo na Louis Vuitton ao lado dos relógios em forma de terrina da Vista Alegre só a abrindo novamente em Portugal. Está feito. Ronaldo é pai. Isto tudo é uma estupidez não é? Eu sei. Fui eu que escrevi. Tenho essa consciência. Mas depois de ler esta do papá Ronaldo a anunciar ao Mundo a sucessão através do Facebook foi o que saiu. Desculpem. Mas para parvoíce, parvoíce e meia.
O rapaz é jogador de futebol. O rapaz é jogador da selecção. O rapaz é capitão da equipa nacional. O rapaz não joga rigorosamente nada num jogo decisivo e recusa-se a dar explicações sobre a fraca prestação da equipa da qual é capitão, a única coisa que pelo menos à minha pessoa interessava ouvir. E o que ouvimos? "Perguntem ao Carlos Queiroz". Como quem diz eu de assuntos de bola hoje não falo. Nem joguei.
E eis que dias depois vem anunciar ao mundo que é pai. Agora pergunto eu: e então? É pai, o Cristiano? Parabéns. E o que é que isso contribui para a felicidade dos portugueses? Qual é a relevância de tal informação? Espanha 1 golo - Cristiano Ronaldo 1 filho? Queres uma taça daquelas dos chineses a dizer "Melhor pai do Mundo a mandar bolas ao poste"?
O que deveria interessar vindo do Cristiano Ronaldo é o que ele faz no futebol. Mais nada. Os filhos do Cristiano são só dele. Mas os golos dele são nossos. Entendo que haja pessoas que gostem de saber quantas vezes ele lava os dentes. Se o miúdo já nasceu com um brinco de diamante na orelha. Se prefere Cérelac ou Nestum. Se a Dona Dolores usa Soflan nas meias do Cristiano para dar velocidade à bola. Enfim um sem número de coisas imprescindíveis a quem ache que há de facto algo mais interessante na vida de um jogador de futebol do que os pontapés que este dá numa bola. Há certamente. Mas para o próprio. Não para o público em geral. A vida privada do Ronaldo é dele. Se ele quiser baptizar o menino de Heinz para dar sorte ninguém tem nada a ver com isso.
Mas já agora e vestindo a pele de advogado do diabo, caso a comunicação social especializada nestes assuntos `ronaldeses´ quiser saber mais alguma coisa sobre o miúdo. Coisas sem importância, como por exemplo, quem é a mãe do rapaz? O que é que fazem? Vão perguntar ao Queiroz?